sábado, 17 de julho de 2010

Quem serão os próximos? O novo Camisa 1





É natural que após uma copa do mundo comecemos a pensar na renovação da seleção brasileira. Natural também é que iniciamos as especulações. Agora vamos começar as especulações em torno do novo (ou não) camisa 1 da seleção brasileira. Tudo aponta pra 5 nomes: Victor (Grêmio), Diego Alves (Almería-ESP), Felipe (Santos), Diego Cavalieri (Liverpool-ING) e Renan (Internacional). Temos que deixar bem claro que o titular em 2014 terá que construir sua "casinha" aos poucos e aproveitar ao máximo as convocações que serão em menor número e menor quantidade de jogos, visto que não teremos eliminatórias porque o Brasil já está classificado para a copa como anfitrião. Além de que o Camisa 1 para o próximo mundial vai ter que agüentar uma pressão incrível por parte da mídia e dos torcedores brasileiros.

Vamos conhecer cada um deles:

1.Victor (Grêmio)

Victor é um Goleiro brasileiro. Começou no Paulista-SP e foi levado para o grêmio pelo técnico Vágner Mancini. No Grêmio rapidamente assumiu a titularidade e se tornou ídolo da torcida tricolor. Desde que chegou ao time gaúcho cresceu muito tecnicamente, sendo hoje considerado por muitos o melhor Goleiro em atuação no Brasil e o melhor em atuação nas américas ao lado de Guillermo Ochoa do América do México. Já teve convocações para a seleção brasileira. Uma delas foi na copa das confederações, onde foi reserva imediato de Júlio César. Em 2014 terá 31 anos.





2. Diego Alves (Almería-ESP)

Diego é um excelente goleiro brasileiro. Começou no Botafogo-SP, onde disputou torneios internacionais com este time, e em todos foi eleito o melhor goleiro dos campeonatos. Em 2004 chamou a atenção e o Atlético Mineiro o contratou e por lá passou um tempo sendo reserva de Bruno e após a saída deste último para o Corinthians Alves assumiu a titularidade e ajudou o Galo a subir para a primeira divisão fazendo uma ótima série B em 2006. Em 2007 foi eleito o melhor goleiro do campeonato Mineiro com ótimas atuações chamando a atenção do Almería da espanha. No time do espanhou tem mantido a regularidade com grandes atuações, chamando a atenção dos times gigantes da Europa. Em 2014 terá 29 anos.

Site de Diego Alves


3. Felipe (Santos)

Felipe é um goleiro formado no Santos. Ainda nos juniores desta equipe teve passagens pelas seleções de base do Brasil, e em 2006 foi promovido ao time profissional do Santos. Naquele ano fez boas atuações no gol da vila, no entanto foi pego no exame antidoping, no entanto foi absorvido. Após uma sucessão de atuações medianas foi emprestado ao Paraná e depois à Portuguesa Santista. Em 2009 ganhou destaque após voltar dos empréstimos. Quando Fábio Costa se machucou, Felipe ganhou a confiança do então técnico do Santos Vanderlei Luxemburgo, tendo feito atuações brilhantes no Brasileirão 2009, sendo elogiado por seu técnico, que afirmou que Felipe poderá ser goleiro da seleção brasileira. Palavra de Luxemburgo! Em 2014 terá 26 anos.



4. Diego Cavalieri (Liverpool-ING)

Cavalieri começou no Palmeiras, e é assumidamente palmeirense de coração. Foi destaque nas categorias de base onde treinava com o pentacampeão Marcos. Ofuscado pela estrela do eterno camisa 1 do Palmeiras ele foi reserva de Marcão até uma contusão sofrida pelo titular. Entrando naquela partida e fazendo grandes jogos em seguida. Não demorou muito, assumiu o gol do verdão onde foi considerado um dos melhores goleiros do brasileirão 2007. Transferiu-se para o Liverpool da Inglaterra em 2008, e lá ficou sendo reserva do ídolo Pep Reina, embora muitos contestem esta condição. Cavalieri deve sair do Liverpool nesta temporada 2010/2011, o que aumentará suas chances de Brilhar em outra equipe. Em 2014 terá 31 anos.

Site de Diego Cavalieri



5. Renan (Internacional)

Renan é um goleiro revelado pelo Internacional. Fez parte das seleções de base do Brasil, sendo inclusive convocado para a seleção nas olimpíadas de 2008. Fez um ótimos brasileirões em 2006 e 2007. Na temporada 2006 foi campeão da Libertadores e do Mundial interclubes pelo time porto-alegrense, embora tenha sido reserva do ídolo Clêmer. Em 2007 foi campeão da recopa sul-americana, desta vez como titular. Em 2008 foi para o Valencia-ESP, onde foi titular incontestável até sofrer uma lesão. Em 2009 foi emprestado ao Xerez-ESP defendendo o clube azulino por uma temporada. Durante a copa 2010, Renan foi emprestado ao Inter, onde vai disputar a semifinal da Libertadores contra o São Paulo. Renan é jovem e tem experiência e qualidade sulficiente para ser titular em várias equipes grandes do mundo. Em 2014 terá 29 anos.

Site de Renan

QUEM SERÃO OS PRÓXIMOS? - SÉRIE SOBRE NOVOS JOGADORES PARA A SELEÇÃO



Exatamente Como veio a duvida de que tecnico seria o proximo, veio a duvida também: e os novos jogadores? 80% do nosso time titular da copa da africa nao vai jogar mais a copa do brasil em 2014, segue aqui uma série sobre bons jogadores que gostariamos de ver usando a camisa canarinha.

SÉRIE SOBRE TÉCNICOS PARA A SELEÇÃO: CORDA NO PESCOÇO


Site do Mano

Mano Menezes, 49 anos, 1,78m, Passo de Sobrado (RS), Atual Treinador do Corínthians (SP)

Títulos como Treinador:
Guarani-RS
Campeonato Gaúcho Série A2: 2002
Copa Sul-Minas - seletiva: 2002

Grêmio
Campeonato Brasileiro Série B: 2005
Campeonato Gaúcho: 2006, 2007

Corinthians
Campeonato Brasileiro de Futebol - Série B: 2008
Campeonato Paulista: 2009 (Invicto)
Copa do Brasil: 2009

Grandes Campanhas:

15 de Novembro (RS)
Copa do Brasil: 3º lugar - 2004

Grêmio
Copa Libertadores da América: 2º lugar - 2007
Campeonato Brasileiro: 3º lugar - 2006

Corinthians
Copa do Brasil: 2º lugar: 2008
Copa Libertadores: Oitavas-de-final: 2010

Mano Menezes é Outro Técnico Exemplar. Ofensivo, Mais sem medo de Retrancar, Todo time comandado por ele acaba por ter uma Grande Campanha. Ele entra na Qualificação de "Treinador Super-Determinado".
Começou Sua Carreira com o Guarany (RS), Em abril de 2005, Mano Menezes foi contratado pelo Grêmio para ser o responsável por trazer o Grêmio novamente à Série A do Campeonato Brasileiro, pois o clube havia sido rebaixado no ano anterior. A meta foi cumprida e além de levar o "tricolor gaúcho" de volta à elite do futebol brasileiro, Mano conquistou o título de Campeão da Série B daquele ano em uma partida que ficou conhecida como "A Batalha dos Aflitos" devido aos acontecimentos que se desenrolaram ao longo da partida e ao fato desta ter sido realizada no Estádio dos Aflitos, estádio do Náutico, em Recife, Pernambuco.
Este episódio posteriormente virou um filme exatamente com o nome "A Batalha dos Aflitos", lançado em 2007. Naquela histórica partida, o Grêmio teve 4 jogadores expulsos, dois penaltis contra a sua meta, os dois perdidos pelo Náutico. Anderson, hoje no Manchester United, da Inglaterra, marcou o gol do Grêmio, que retornou o clube à Série A. Em 2006, Mano levou o Grêmio ao título do Campeonato Gaúcho com vitória sobre o arquirival Internacional, título que o tricolor não conquistava desde 2001.
Mano Menezes deixou o Grêmio no final de 2007. Após 169 jogos, obteve 89 vitórias, 35 empates e 45 derrotas, o que representa um aproveitamento de 59,56%. Foram 302 pontos conquistados de um total de 507.
Logo Depois, Apareceu Um Oportunidade no Corínthians. Este Rebaixado, Vivendo a Pior fase da História do Clube. Mano Administrou Perfeitamente, Levando o Corínthians ao Título da Série B, o Segundo de Sua Carreira. E para marcar essa grande fase, Contratou o Jogador Ronaldo, que causou uma repercussão internacional. Contratou ainda Roberto Carlos, Causando Mias Repercussão Ainda. é Atualmente o tecnico que mais permaneceu em um clube do Brasileirão (2 anos e 7 meses aproximadamente), e o Seu Time Tem o Segundo Ataque Mais Forte do Brasileirão, Perde Apenas pro Santos (SP). Mano tem 64,4% de Aproveitamento de Vitórias Sobre Derrotas no Corínthians. No Grêmio conseguiu 59,5%.

SÉRIE SOBRE TÉCNICOS PARA A SELEÇÃO: CORDA NO PESCOÇO

                     Adilson Batista, 43 anos, Adrianópolis (PR), 1,83m, Atualmente Sem Clube

Títulos como treinador:
América/RN
Campeonato Potiguar: 2002
Figueirense
Campeonato Catarinense: 2006
Cruzeiro
Campeonato Mineiro: 2008, 2009
Torneio de Verão no Uruguai: 2009

Adilson Batista é um Treinador que prefere a Organização Tática de seus Times, Dividindo-os perfeitamente nos seus setores : Defesa, Meio-Campo e Ataque. Ele é fã dos 3 volantes
 e de um meio de campo Versátil. Ele Gosta do 4-4-2 e ganha os jogos no Meio-Campo.
 Com um Meio-Campo forte com e sem bola
 Ele Se Baiseia também em volantes que sabem armar as jogadas.
 Com essa Metodologia, Ganhou 4 campeonatos estaduais, 2 deles com o Cruzeiro (MG). Além de Também conseguir, com o Cruzeiro, uma vaga para a Copa Libertadores da América de 2009, após o 3o Lugar no Brasileirão.
Após ganhar do Santos por um placar de 2 a 1 (06/12/2009), jogando com um jogador a menos e com quatro zagueiros, Adílson conseguiu a classificação do Cruzeiro para a Copa Libertadores da América de 2010. Considerado por Muitos um Grande Treinador, é uma opção válida para tecnico da seleção, pois está  atualmente sem clube. No Cruzeiro (o time em que mais tempo permaneceu) foram 170 jogos, com 97 vitórias, 34 empates e 39 derrotas, com 324 gols a favor e 193 contra. São 63,72% de aproveitamento de pontos.

4-2-3-1. Que esquema é esse?

Arsenal dos invencíveis 2003/2004, Brasil Campeão da Copa das Confederações 2009, Corinthians campeão da copa do Brasil 2009, Flamengo campeão Brasileiro 2009, Barça como o "melhor time da história", Inter do Mourinho campeã da Champions, Espanha campeã do Mundo... Ufa! Se eu fosse falar de todos os títulos conquistados neste esquema tático talvez passasse uma semana postando!
Popularizado por Arsène Wenger durante a temporada 2003/2004 da premier league quando o Arsenal ficou quase 50 jogos sem perder, este esquema com o passar dos anos começou a ser implantado em muitas equipes, e quase sempre conseguindo sucesso em todas elas. Hoje já é um dos esquemas mais usados no mundo, e a julgar pelos resultados alcançados recentemente a tendência é dele abranger cada vez mais equipes. Mas chega de blá, blá, blá e vamos analisar este esquema.




Goleiro, Lateral Direito, zagueiros, Lateral esquerdo, 2 volantes, 3 meias (1 centralizado e 2 meias extremos) e 1 atacante.

É um esquema tático muito interessante. Pois defensivamente o ultilizador fica com 5 jogadores no meio campo distribuídos em uma linha de 3 logo a frente dos 2 volantes, se houver uma recomposição rápida e uma compactação dos setores eficiente além de um posicionamento correto (claro!) há praticamente um corte na zona de articulação do adversário. Vale salientar que este esquema protege tanto as laterais quanto o meio de forma equilibrada. Outra forma de se posicionar no 4-2-3-1 é armar uma linha de 5 no meio. Desta forma este esquema é considerado por mim o mais completo. A maior vantagem dele é a boa utilização dos espaços.

Já ofensivamente este esquema também oferece muitas alternativas, principalmente pelas laterais. Antes de qualquer coisa é preciso que o time que usa esse esquema tenha dos meias extremos (wingers) com boa criatividade, poder de drible e velocidade para arrastar a marcação e abrir espaço por dentro para a ultrapassagem dos laterais poderem penetrar no espaço vazio e fazer cruzamentos ou até finalizar. Um bom exemplo ofensivo do 4-2-3-1 é a Holanda da copa 2010 com wingers de pés invertidos. Robben canhoto fazendo infiltrações diagonais para dentro pelo lado direito arrastando a marcação e abrindo espaço para Van der Wiel passar nas suas costas e ir à linha de fundo. E Kuyt destro idem, mas para a passagem de Van Brockhorst ou Sneijder como se pode notar no gol da Holanda no jogo contra o Japão. Uma alternativa tática encontrada pelo flamengo campeão no Brasileirão do ano passado me chamou muito a atenção. Andrade percebeu que Pet poderia fazer a diferença e montou o esquema tático para aproveitar o melhor de Petkovic. Centralizou o meia e o colocou às costas dos volantes adversários para ele ter o tempo necessário para pensar na jogada certa sem se cansar enquanto Zé Roberto e Williams faziam trabalhavam pelas laterais. Dessa forma Pet passou a atuar como um autêntico camisa 10, organizando o jogo, distribuindo jogadas, aparecendo pro chute e chamando a responsabilidade. Foi esse o posicionamento que também consagrou Sneijder na copa do mundo, com a diferença que este jogador fazia mais ultrapassagens.


Gostou? Compartilhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More