domingo, 12 de junho de 2011

Sábado de igualdades na Série B

Por Gabriel Pontes (@GabrielPontes14)


Se pudéssemos definir o sábado de Série B em apenas uma palavra, a ideal seria igualdade. Isto pelo motivo que, de todas as cinco partidas que deram fim à quarta rodada, apenas uma teve um vencedor. Com 4 rodadas já disputadas, temos três equipes dividindo a primeira colocação, com oito pontos, e várias equipes que necessitam de reforços para melhorarem a parte técnica. O nível da competição ainda está baixo, como esperado, mas tudo indica que haverá melhoras.

Na cidade de Arapiraca, o ASA saiu comemorando um empate com o Sport, por 1 a 1. Isso porque a equipe alagoana, durante quase todo o segundo tempo, assistiu aos recifenses jogarem e desperdiçarem chances claras de gol. Quem saiu vencendo, porém, foi o ASA. Com 14 minutos jogador, Raul deu belo passe para Alexsandro fazer o primeiro gol do jogo. O time de Arapiraca foi bem durante toda a primeira etapa. Aos 45, Rithely, que fazia estreia pelo Leão de Recife, perdeu excelente oportunidade de empatar a partida.

Na volta à segunda etapa do jogo, o Sport começou a pressionar a frágil equipe do interior de Alagoas e conseguiu chegar ao empate, com Rithely se redimindo do lance perdido no primeiro tempo. O Sport cresceu em campo, Hélio dos Anjos decidiu colocar Paulista e Wellington Saci no lugar de Carlinhos Bala e Willians, respectivamente. A equipe ganhou força ofensiva, mas não foi o suficiente para fazer o gol da vitória. Os pernambucanos ficaram com a terceira colocação, enquanto os alagoanos, com a 18ª.



No Recife, o Náutico, em crise, recebeu o Bragantino, no estádio dos Aflitos. A equipe alvirrubra começou muito bem em campo, marcando dois gols que garantiam três preciosos pontos. Mas um apagão em toda a equipe fez esses pontos tornarem-se apenas 1. Um minuto de jogo, e a partida já não estava mais em 0 a 0. Rogério bateu forte, Gilvan defendeu mal e deixou a bola entrar lentamente ao gol. Mas o gol foi um dos poucos acontecimentos do primeiro tempo monótono.

Já na segunda etapa, um pouco mais de emoção. Com 3 minutos, Kieza quase marcou o segundo gol Timbu. Kieza iria fazer isso 3 minutos depois. Ele recebeu lançamento de Derley e tocou no canto esquerdo de Gilvan, para a alegria da torcida do Náutico. A torcida alvirrubra começava a se acalmar nas arquibancadas, com o bom resultado. Juninho Quixadá, para o Bragantino, e Kieza, para o Náutico, perderam boas oportunidades de gol. Isso antes do início do "apagão Timbu".

Aos 21, Juninho Quixadá marcou para o Braga, após falha da zaga da equipe recifense. A equipe paulista começou a pressionar a lenta zaga do Náutico, mas deixava espaços para o ataque forte do Timbu. Aos 32, Rogério bateu forte e Gilvan quase que leva. Aos 45, porém, após de tanto tentar, o Bragantino empatou. Bruno Iotte chutou forte, sem chances para defesa de Glédson. 2 a 2 indigesto para os torcedores, que saíram mais que vaiando a equipe. O Náutico ficou em décimo quarto, e o Bragantino, em décimo nono.



Grêmio Barueri e Portuguesa fizeram outra partida que terminou em empate pela Série B. O 1 a 1 foi decidido em duas cobranças de pênaltis e por cinco minutos de jogo. Aos 13 do segundo tempo, Marcos Pimentel cometeu pênalti e Pedrão abriu o placar para o Barueri. Dois minutos depois, foi a vez de Douglas fazer pênalti, e Marcelo Cordeiro empatar para a Lusa. E aos 17, Marcos Pimentel, que recebeu cartão amarelo ao cometer o penal, fez mais uma falta e recebeu mais um cartão amarelo, sendo expulso de jogo. O Barueri é décimo quinto e a Portuguesa é nona.



Na única partida que não acabou em empate no dia, o Vila Nova superou fácil o Criciúma, em casa. O primeiro tempo foi bem disputado, com ambas as equipes errando passes em demasiado. Aos 38 minutos, após cruzamento rasteiro de Luiz Fernando, Betinho furou e a bola sobrou para Roni marcar para o Vila. No segundo tempo, o meia Ricardinho, da equipe de Goiás, cresceu em campo e ajudou decisivamente à equipe sair vitoriosa. Ele recebeu passe de Betinho, e marcou o segundo gol do jogo, o gol da vitória goiana. 2 a 0 que pôs o Vila em quinto e o Criciúma em 12º.



Para fechar a rodada, às 21h, o Icasa recebeu o Americana no Romeirão e deixou escapar uma excelente oportunidade de sair da zona de rebaixamento. Dodô abriu o placar para o Americana, aos 45 do primeiro tempo. Fábio Lopes, aos 2 e 23 minutos do segundo tempo, virou a partida para a equipe cearense. Mas aos 27, Reinaldo, que tinha acabado de entrar, deixou tudo igual. 2 a 2. O Americana é décimo primeiro, e o Icasa, apenas décimo sétimo.

Significado das siglas dos times de futebol

Por Mateus Vilar Schuler (@reportermateus)

Já pararam para pensar qual a lógica da sigla de alguns times brasileiros? Eu mesmo não. Mas como sou curioso, pesquisei algumas informações e fiquei até surpreso, porque alguns chegam a ser inimagináveis, espero também que se surpreendam, pelo fato de conhecermos melhor as equipes que temos em nosso país.

Abaixo seguem as siglas e a explicação ao lado.
Já dizia o ditado, curiosidade matou o gato
ABC: é uma homenagem ao tratado diplomático entre a Argentina, Brasil e Chile.
Cidade: Natal/RN


ADESG: Associação Desportiva de Senador Guiomard
Cidade: Senador Guiomard/AC



AGA: Associação Garanhuense de Atletismo
Cidade: Garanhuns/PE



ASA: Agremiação Sportiva Arapiraquense
Cidade: Arapiraca/AL



ASSU: Associação Sportiva Sociedade Unida
Cidade: Assu/RN



CENE: Clube Esportivo Nova Esperança
Cidade: Campo Grande/MS



C.I.P*: Cia Industrial de Phosphoros
Cidade: Itajaí/SC



CRAC: Clube Recreativo e Atlético Catalano
Cidade: Catalão/GO



CRB: Clube de Regatas Brasil
Cidade: Maceió/AL



CSA: Centro Sportivo Alagoano
Cidade: Maceió/AL



CSE: Centro Social Esportivo
Cidade: Palmeira dos Índios/AL



Sinop: Sinop Futebol Clube
Sinop significa, literalmente, Sociedade Imobiliária Noroeste do Paraná, empresa que loteou a cidade e deu o nome (em sua abreviatura) a mesma.
Cidade: Sinop/MT



SOCREMO: Sociedade Cultural Recreativo de Monteiro
Cidade: Monteiro/PB



Ta-Guá: Tabajara Guaíba Futebol Clube
Cidade: Getúlio Vargas/RS



URT: União Recreativa dos Trabalhadores
Cidade: Patos de Minas/MG

*Extinto


Além dos brasileiros, os internacionais também têm sua explicação, coincidentemente são curiosos e nos deixam na vontade de saber.


AEK Athens: Athlitiki Enosi Konstantinoupoleos
Cidade: Atenas - País: Grécia



A.I.K.: Allmänna Idrottsklubben
Cidade: Estocolmo - País: Suécia



ASEC Abidjan: Association Sporting Employees Commercials Mimosas Abidjan
Cidade: Abidjan - País: Costa do Marfim



CSKA Moscou: Centralnyi Sportvnyi Klub Armyi
Cidade: Moscou - País: Rússia



Emelec: Club Sport Emelec
Obs: O nome Emelec é a abreviação de "Empresa Electrica del Ecuador"
Cidade: Quito - País: Equador



Espoli: Espoli Club
Obs: O nome Espoli significa "Escuela Superior de Policia del Ecuador"
Cidade: Atahualpa - País: Equador



GI: Gotu Itrottarfelag
Cidade: Sydrugota - País: Ilhas Faröe



HJK Helsinque: Helsingin Jalkapallo Klubi
Cidade: Helsinque - País: Finlândia



IFK Gotemborg: Idrottsföreningen Kamraterna Göteborg
Cidade: Gotemburgo - País: Suécia



LDU Quito: Liga Deportiva Universitária
Cidade: Quito - País: Equador



MTK Budapest: Magyar Testnevelök Köre Hungária Fútbol
Cidade: Budapest - País: Hungria



NAC Breda: Noad Advendo Combinatie Breda
Cidade: Breda - País: Holanda



Persib: Persatuan Sepakbola Indonesia Bandung
Cidade: Bandung - País: Indonésia



Petro Atlético: Atlético Petróleo de Luanda
Cidade: Luanda - País: Angola



PSV Eindhoven: Philips Sport Vereniging
Cidade: Eindhoven - País: Holanda

Sexta-feira de festa para Guarani, Paraná e Vitória

Por Gabriel Pontes (@GabrielPontes14)


É, a noite foi excelente para essas três equipes. Na sexta-feira, às 21h, essas equipes enfrentaram Boa (antigo Ituiutaba), Duque de Caxias e Salgueiro. O Bugre assumiu a có-liderança, o Vitória se aproximou dos primeiros colocados, e o Paraná espantou a crise e a possibilidade de dormir na zona de rebaixamento.

Dentro de casa, o Guarani recebeu o Ituiutaba. Ou melhor dizendo, o Boa. A equipe minera mudou de cidade desde o final do ano passado, saindo de Ituiutaba e a Fazendinha, com capacidade para 4000 pessoas, e chegando à Varginha e o estádio do Melão, que recebe 15000 pessoas. A mudança seria provisória, até o Fazendinha receber uma reforma completa. Mas a diretoria optou em permanecer na cidade de Varginha e continuar a jogar no Melão, e decidiu trocar o nome, ficando com o apelido antigo de Boa.



Voltando à partida, o Guarani recebeu o novo Boa. Mas quem saiu de boa mesmo foi a equipe paulista. Aos 3 minutos, Chiquinho marcou contra, a favor do Guarani. Aos 10, Higo foi expulso após receber o segundo cartão amarelo. Dois minutos depois, João Paulo driblou o marcador e, de longe, marcou um golaço. Foi o gol que definiu, em menos de 15 minutos, a partida.

O Vitória visitou o Duque de Caxias e sofreu para sair do Engenhão com os 3 pontos. Na estreia de Valdiram pelo Duque e de Fernandinho, Zé Luís e Rodrigo Mancha pelo Vitória, quem marcou seu nome no jogo foi o zagueiro Maurício. Aos 24, ele cometeu erro fatal, deixando a bola para Somália tabelar com Valdiram e Erick Flores até marcar o primeiro gol do jogo.



O zagueiro da equipe baiana, porém, iria se redimir. Foi ele o autor do gol de empate. Rildo, que entrou no lugar de Xuxa, cruzou para o zagueiro fazer seu primeiro na partida. Aos 3 minutos do segundo tempo, a virada, mais uma vez Maurício. A partida ficou amarrada, com o Vitória se segurando e partido com contra-ataques. Aos 34, Geovanni tocou para Neto Baiano fazer o terceiro gol da equipe baiana. No lance seguinte, após pênalti em Tony, Somália acertou excelente cobrança e diminuiu o sofrimento carioca. O Vitória é oitavo lugar da competição e o Duque permanece em último.

Na outra partida do dia, o Paraná Clube recebeu o Salgueiro e venceu com um simples e único gol. Aos 20 minutos do primeiro tempo, em cobrança de escanteio de Wellington, a zaga do Carcará falhou, o zagueiro do Paraná Cris tocou e Luciano Castán tocou para o gol. O Tricolor Paranaense é sexto colocado, enquanto o Salgueiro caiu para o décimo lugar.


Gostou? Compartilhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More