Por Heitor Barros
Uma das maiores novelas do futebol brasileiro teve o seu fim hoje. Neymar, melhor jogador brasileiro em atividade, deixará o Brasil e rumará para a Espanha, onde jogará pelo Barcelona. O atacante anunciou a transferência em sua conta no Instagram. Não se sabe ainda os valores do negócio, porém algumas fontes afirmam que o valor da transferência girou em torno de 28 milhões de euros (cerca de 75 milhões de reais), em um contrato de 5 anos. Neymar receberá 7 milhões de euros por temporada. Alguns amistosos entre Santos e Barcelona podem ser incluídos na negociação.
Com receio de perder seu maior craque de graça em 2014, o Santos decidiu negociar o atacante para evitar maiores prejuízos. O alvinegro praiano receberá cerca de 55% do valor da negociação, parcela referente a participação do clube nos direitos econômicos do atleta. Os outros 45% estão divididos entre o grupo Dis Esporte (40%) e uma empresa formada por conselheiros do clube, a Terceira Estrela Investimentos (5%). Com o dinheiro gerado por esses amistosos, pode haver uma alteração na divisão do valor da transferência.
A notícia não chegou a ser uma surpresa. O Barcelona sempre teve interesse em Neymar. Nos bastidores, especula-se que o clube catalão pagou cerca de 10 milhões de euros por uma preferência na negociação com o jogador santista, e que se essa preferência não fosse dada, o Barcelona teria que receber uma indenização de 40 milhões de euros.