Por Heitor Barros
Tem coisas que nunca mudam. Em 2011 foi a estreia do Vasco no campeonato carioca. Depois da derrota para o Resende na Taça Guanabara, o Vasco estreou na Taça Rio com derrota para o Macaé por 3 a 1. Depois de goleadas seguidas (que deram ânimo aos vascaínos), a equipe cruzmaltina começou o jogo levando pressão de time da casa, mais depois conseguiu controlar o jogo. Porém, o Macaé saiu na frente aos 33 minutos do 1º tempo, com uma cabeçada de Luís Mario. O Macaé chegou ao 2º gol após o Vasco perder boa chance de empatar. Siston, revelado em São Januário, marcou para o Macaé. O Vasco chegou a melhorar no jogo e fazer um gol com élton, mas Bill (outro jogador revelado em São Januário) marcou o 3º e fechou o caixão cruzmaltino.
Mas, se o Vasco fez feio, Botafogo, Fluminense e Flamengo não fizeram feio. O Botafogo por exemplo, venceu o Volta Redonda por 4 a 2. Mas nem tudo foram flores nesse jogo. O Botafogo abriu 2 a 0 com Herrera e Caio, mas o Voltaço empatou com Jhonattann e Ávalos. O Botafogo só desempatou no 2º tempo. Rodrigo Mancha e Alex fizeram a alegria do torcedor do Botafogo voltar.
Já o campeão da Taça Guanabara, o Flamengo, também estreou com vitória. A equipe rubro-negra venceu o Olaria por 3 a 2. Mas quem saiu na frente foi a equipe da Rua Bariri. Danilo, aproveitando falha de Felipe, marcou para o Olaria. O Flamengo só empatou aos 46 do 1º tempo. Bottinelli chutou mal e Thiago Neves mandou para o gol. No 2º tempo, Thiago Neves deu boa bola para Ronaldinho Gaúcho, que marcou o 2º. O 3º gol surgiu após uma marcação de falta errada contra o próprio Flamengo. Na cobrança de falta, a bola sobrou para Léo Moura, que lançou Fierro. O chileno percebeu Thiago Neves avançando e rolou para o jogador que marcou o 3º gol do Flamengo. O Olaria ainda diminuiu com Rafael. 3 a 2 para o Flamengo.
O Fluminense suou mais venceu o Resende em São Januário. Araújo marcou primeiro para os tricolores, após cruzamento de Mariano. O gol acabou sendo importante por que logo em seguida Fernando Bob seria expulso de maneira exagerada. Porém, logo no início do 2º tempo, Edinho afastou mal e Kim aproveitou para empatar. Porém, Muricy resolveu agir. Colocou Emérson Sheik no lugar de Rafael Moura e Diogo no lugar de Souza. Com isso o Fluminense desmpatou. Leandro euzébio, aproveitando zobrança de falta de Marquinhos, colocou longe do alcance de Eduardo. a partir daí só deu Resende… e Ricardo Berna. O arqueiro tricolor fez boas defesas e grantiu a vitória tricolor.
Ainda tivemos: América-RJ 2 a 0 Cabofriense; Boa Vista 3 a 1 Bangu; Madureira 3 a 1 Nova Iguaçú e Duque de Caxias 2 a 2 Americano.
Curtas:
Após a rodada, o Duque de Caxias contratou Waldemar Lemos para o comando técnico da equipe.