quarta-feira, 25 de abril de 2012

Sonho espanhol chega ao fim: Bayern e Chelsea decidirão Champions League

Por Heitor Barros

O sonho espanhol acabou. Bayern e Chelsea garantiram a vaga para a final da Champions League. Uma final menos esperada é verdade. Mas com todos os ingredientes para ser uma grande final de Champions League. Confira como foram os jogos de volta pelas semifinais da Champions:

  • Barcelona X Chelsea

Pressionado pela derrota no 1º jogo e no clássico espanhol, o Barcelona encarou o destemido Chelsea, do interino Roberto de Matteo. A equipe catalã, como sempre garantiu uma grande posse de bola, mas não conseguia criar boas chances de gol. Até que por volta dos 20 minutos, o Barcelona conseguiu uma maior troca de passes com Messi e Fábregas, mas o argentino não aproveitou. Aos 34, Daniel Alves tocou para Cuenca que, dentro da área, achou Busquets, livre, tocar para dentro do gol. 1 a 0 Barça.

O Barcelona aproveitou a vantagem numérica para aumentar a placar (Terry foi expulso após lance infantil com Sánchez). Messi lançou Iniesta que bateu sem chances para Cech. 2 a 0 e vaga indo para a Catalunha.

Porém, a classificação do Barça durou pouco. Lampard meteu excelente bola para Ramires, que a lá Messi, deu de cavadinha encobrindo Valdés. Golaço do brasileiro que dava a vaga ao Chelsea.

No 2º tempo, mais posse de bola do Barcelona, porém a marcação do Chelsea voltou mais forte, com os atacantes voltando para marcar. A tática não deu certo no começo: Drogba derrubou Fábregas na área. Messi bateu e mandou… no travessão, desperdiçando uma boa chance.

Perdido, o time da posse de bola começou a, ironicamente, mandar chuveirinho para a área dos blues. Sem sucesso. O Barça voltaria a carimbar a trave, novamente com Messi. Aos 46, o castigo. Torres recebeu após um chutão de Bosingwa, driblou o goleiro e sacrementou a classificação do Chelsea. E o melhor do mundo ficará sem Champions e Espanhol.

  • Real Madrid X Bayern de Munique

Com um início arrasador, o Real mostrava que poderia vencer a partida facilmente. Aos 14 minutos, vencia por 2 a 0, dois gols de Cristiano Ronaldo. Mas quando o clube madrileño abriu essa vantagem, os bávaros equilibraram o jogo e descontaram com Robben, de pênalti. Depois do gol do Bayern, as duas equipes apresentaram um bom futebol faziam um bom jogo, até o fim do 1º tempo.

Até metade do 2º tempo, os dois clubes jogavam de igual para igual, até perceberem que levar um gol poderia ser mortal. Logo, alemães e espanhóis deixaram de atacar com frequência e mantiveram o placar ao longo do 2º tempo.

Na prorrogação, quem venceu foi o cansaço. As duas equipes não atacaram muito na prorrogação. Kaká, apesar de ter entrado no 2º tempo, errava muito e irritava os torcedores madrleños. O jogo acabou indo para os pênaltis.

Nas penalidades, pior para o Real. Alaba converteu a primeira para o Bayern. Cristiano Ronaldo comprovou o azar nas disputas de pênalti e perdeu a sua cobrança. Melhor para o goleirão Neuer. Depois, Mario Gomez marcou o seu. Kaká bateu no mesmo canto que Cristiano e teve o mesmo resultado: defesa de Neuer.

Kroos, na sequência, perdeu a primeira do Bayern e Xabi Alonso marcou o primeiro do Real. Lahn perdeu mais uma para os alemães. Sergio Ramos, com a chance de empatar, mando na arquibancada. Com isso, Schweinsteiger marcou e garantiu os bávaros na final da Champions League em sua casa.

  • Curiosidades:

Se o Chelsea vencer, será o 1º Londrino a ganhar uma UEFA Champions League.

Desde a Internazionale, em 1965 contra o Benfica, que um clube não conquista a Champions League em seu próprio estádio. O último clube a conquistar a Champions em seu país foi a Juventus que ganhou em Roma do Ajax.

A última conquista do Bayern na Champions foi em 2001, contra o Valencia. O melhor resultado do Chelsea foi no vice contra o Manchester United.


Gostou? Compartilhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More