terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Brasil perde o jogo para a Argentina e a liderança para o Uruguai.

Por Heitor Barros

A seleção brasileira perdeu a invencibilidade no sulamericano sub-20. Mas o resultado poderia ter sido outro se Juan (que pediu para não ser taxado como o “Felipe Melo” desse Brasil) que cometeu um pênalti bobo e foi expulso. Bom para o Uruguai, que venceu o Chile por 1X0, novamente com gol de falta de Adrián Luna, que vem provando ser um especialista no quesito. O outro jogo foi o empate de Colômbia e Equador (0X0). Jogos:

Uruguai 1X0 Chile => A seleção do Uruguai venceu a seleção do Chile, novamente com gol de falta, novamente bem cobrada por Adrian Luna, que já havia cobrado uma falta certeira contra a Colômbia. E essa falta teve valor de ouro: com a vitória o Uruguai assumiu a 1ª posição do hexagonal. Mas por pouco o Chile não marcou o 1º ponto no sulamericano: aos 7 minutos depois do gol, Reyes pegou um cruzamento de letra, mas a bola subiu um pouco.

Colômbia 0X0 Equador => Já classificada por ser o país sede do mundial sub-20, a Colômbia praticamente se despediu das chances de disputar as olímpiadas. A equipe empatou com o Equador, que segue invicto no Hexagonal (1V e 2E). Ó Equador encara o Brasil na próxima rodada.

Sebastian Viafora colombia Marlon de Jesus Eauqdor (Foto: Reuters)

Sebastian Viafora, da Colômbia, e Marlon de Jesus na disputa de bola

(Foto: Reuters)

Argentina 2X1 Brasil => O Brasil perdeu sua invencibilidade no sulamericano sub-20 justamente para seu maior rival: a Argentina. Porém, mesmo com 1 a menos e perdendo o jogo, a seleção brasileira foi melhor que a Argentina. E o Brasil também teve o azar como adversário. O zagueiro e capitão Bruno Uvini se machucou no 1º lance da partida. Logo depois o zagueiro Juan foi expulso, originando um pênalti, que foi convertido por Funes Mori. Portanto, o Brasil estav com um jogador a menos, perdendo por 1X0 e com a zaga reserva. Mesmo com isso, o Brasil chegou perto do empate, numa cabeçada de Neymar. Mas no 2º tempo veio o empate, com um belo chute de William José. depois, o Brasil criava chances com Neymar e Lucas (melhor do Brasil na partida). Porém, o Brasil apresentou cansaço e a Argentina chegou a vitória com Iturbe, o “novo Messi”, tristeza para os brasileiros que perderam Neymar, com o 2º cartão amarelo para o jogo contra o Equador.

Tabela do Hexagonal:

Seleção P J V E D GP GC SG
Uruguai 7 3 2 1 0 3 1 2
Brasil 6 3 2 0 1 8 3 5
Argentina 6 3 2 0 1 5 4 1
Equador 5 3 1 2 0 2 1 1
Colômbia * 1 3 0 1 2 0 3 -3
Chile 0 3 0 0 3 3 9 -6

O 1º e o 2º colocado se classificam para as Olímpiadas

Do 1º ao 4º colocado se classificam para o Mundial

*Colômbia classificada para o Mundial pio ser o país sede.

Próximos Jogos:

Seleção 1 X Seleção 2 Data Hora Local
Colômbia X Chile 06/02/2011 19h50 Arequipa
Uruguai X Argentina 06/02/2011 22h00 Arequipa
Equador

X

Brasil 06/02/2011 00h10 Arequipa

CBF pode oficializar Torneio Norte/Nordeste de 68 à 70




O Torneio Roberto Gomes Pedrosa foi uma competição nacional de futebol no Brasil disputada de 1967 à 1970, antes da criação do Campeonato Brasileiro. O torneio passou a ser considerado nacional a partir de 1967, quando o antigo Torneio Rio-São Paulo (cujo nome oficial era Torneio Roberto Gomes Pedrosa) foi ampliado, passando assim a ser conhecido como "Robertão".


Em 1967, este campeonato ainda foi organizado pelas federações carioca e paulista de futebol, e a partir de 1968 pela C.B.D. (Confederação Brasileira de Desportos, precursora da atual CBF). Seguindo a cronologia do Robertão, um paralelo importante.

Como uma forma de integrar os outros clubes do Brasil que ficavam longe da centro desportista do Pais na época, Entre 1968 e 1970, a Confederação Brasileira da Desportos (CBD, antecessora da CBF até 1979) organizou o Torneio Norte-Nordeste, disputado simultaneamente com o Roberto Gomes Pedrosa.

Na primeira edição, em 1968, o certame reuniu campeões e vices de diversos estados dessas regiões. Não havia cruzamento ou rebaixamento tanto no N/NE quanto no Robertão. A logística do país na época (aeroportos, por exemplo) impedia longas disputas reunindo todo o Brasil.

Ao campeão, detalhe importante, foi atribuído o status de “Campeão do Norte do Brasil”. O Sport venceu a primeira competição, após ganhar a fase nordestina, contra o Santa Cruz, e a interregional, contra o Remo.

1968 - Sport: 
Campeão; Remo: Vice-Campeão
1969 - Ceará: Campeão; Remo: Vice-Campeão
1970 - Fortaleza: Campeão; Sport: Vice-Campeão


Como vai ficar se oficializar: teremos 19 campeões nacionais

8 Titulos: Palmeiras e Santos

6 Títulos: São Paulo

5 Títulos: Flamengo

4 Títulos: Corinthians e Vasco

3 Títulos: Internacional e Fluminense

2 Títulos: Bahia, Botafogo, Cruzeiro, Grêmio e Sport

1 Título: Atlético-MG, Atlético-PR, Ceará, Coritiba, Guarani e Fortaleza.




O problema maior de tudo isso, é que torcedores de Sport, Ceará e Fortaleza se perguntam, será que a CBF vai mesmo oficializar? Estamos no Nordeste e como gostam de beneficiar o Sul-Sudeste, tememos isso diante aos mandatários do futebol nacional. Ricardo Teixeira, presidente da confederação, inclusive, foi "forçado" a admitir o título conquistado pelo mesmo Sport em 1987 em cima do tão protegido Flamengo.


Alguns jornalistas de lá consideram o time nordestino como campeão depois da vitória em cima do Guarani-SP. Já outros... são totalmente parciais ao defender os times que torcem, exemplos disso são Neto (BAND), Corinthians-SP; Renata Fan (BAND), Inter-RS; Milton Neves (BAND), Santos-SP, Atlético-MG, Bahia-BA; Marcelo Barreto (SPORTV), Flamengo-RJ; Paulo Brito (RBS), Internacional-RS; Mauro Naves (GLOBO), Corinthians-SP; Mauro Beting (BAND), Palmeiras-SP; Luís Carlos JR (SPORTV), Fluminense-RJ; Milton Leite (SPORTV), Corinthians-SP; Fernando Vanucci (REDETV), Botafogo-RJ.


Estou aqui no Nordeste, sou ainda muito jovem, gostaria muito ser um jornalista de sucesso como alguns dos descritos acima, mas sério, leal e competente, independente do time que eu torcia na infância e passei a ter admiração para o resto da vida.


Agora a lição que deixo, não importa o que você defenda, tenha sua própria opinião.


Para mais informações do torneio N-NE: Norte-Nordeste 1968

Resumo da Rodada dos Campeonatos Mineiro e Carioca.

Por Heitor Barros

image_thumb1

Cariocão:

A Rodada do Cariocão começou no sábado, dia 5/02. E esquentou a briga por uma das vagas do grupo A. O Resende perdeu em casa para o Nova Iguaçú por 2X1, deixou o rival encostar na tabela. A outra equipe do Grupo A que briga pela vaga é o Boa Vista, que perdeu para o Flamengo por 3x2. Esse jogo marcou o 1º gol de Ronaldinho Gaúcho com a camisa do Flamengo. Além disso, o Vasco venceu a 1ª partida do Cariocão. Já no comando de Ricardo Gomes, novo técnico da equipe cruzmaltina. O Vasco venceu o Americano por 3X0. O outro jogo do grupo foi Volta Redonda 2X0 América-RJ.

gol Ronaldinho Flamengo x Boavista (Foto: Mauricio Val / VIPCOMM)

Ronaldinho comemorando o 1º gol com a camisa do Flamengo.

(Foto: Mauricio Val / VIPCOMM)

Já no grupo B, o principal jogo foi o clássico entre Botafogo e Fluminense. As equipes, que foram as melhores do Rio de Janeiro no brasileirão (sendo o Fluminense campeão). Quem se deu melhor foi o Botafogo, que venceu o Fluminense por 3X2. Loco Abreu provou que é mesmo “Loco”. Após perder um pênalti de cavadinha, o atacante bateu novamente de cavadinha, só que para o canto esquerdo de Cavalieri. Além do gol de Loco Abreu, Herrera e Renato Cajá. Pelo Fluminense, Rafael Moura marcou os 2 gols do Fluminense. Detalhe: estreiou no jogo. Ainda pelo grupo, tivemos: Bangu 2X2 Cabofriense; Macaé 2X2 Madureira e Duque de Caxias 4X2 Olaria.

Conca Fluminense x Botafogo (Foto: Photocamera)

Renato Cajá (10) foi um dos destaques do Fogão na partida.

(Foto: Photocamera)

Confira a tabela do campeonato carioca, clicando aqui

Próximos Jogos:

Grupo A:

América-RJ X Vasco (12/02 – 19h30)

Flamengo X Resende (13/02 – 17h00)

Nova Iguaçú X Boa Vista (13/02 – 17h00)

Americano X Volta Redonda (13/02 – 17h00)

Grupo B:

Madureira X Fluminense (13/02 – 17h00)

Olaria X Bangu (13/02 – 17h00)

Cabofriense X Duque de Caxias (13/02 – 17h00)

Botafogo X Macaé (13/02 – 17h00)

Mineirão:

A 2ª rodada do campeonato mineiro começou na quarta-feira. A equipe do Caldense perdeu a 2ª seguida, dessa vez para o América-MG, por 2X0 (com direito a golaço de Fábio Júnior e um gol de Luciano). Vale lembrar que o Caldense só enfrentou equipes da série A de Minas Gerais (Cruzeiro e América). Mas, dos times sem muito conhecimento em Minas, o melhor é o Guarani-MG. Depois da vitória sobre o Ipatinga por 5X0, o Guarani foi a Governador Valadares e derrotou o Democrata por 2X0, assumindo a liderança do mineirão.

Renan Oliveira Atlético-MG (Foto: Ag. Estado)

Renan Oliveira teve boa atuação pelo Atlético-MG (Estado)

O 2º colocado é o Atlético-MG. O Galo derrotou o Tupi por 4X1 (2 gols de Neto Berola e 2 gols de Magno Alves) nesse o jogo, Richarlyson foi expulso e desfalcará a equipe do Atlético no clássico sobre o Cruzeiro. O Cruzeiro é o 3º colocado e venceu o Villa Nova por 1X0 com gol do estreante André Dias. Além desse jogos, tivemos: Ipatinga 1X1 Funorte e o jogão entre Uberaba 3X5 América TO.

Gilberto Cruzeiro x Villa Nova (Foto: Washington Alves / VIPCOMM)

Gilberto ajudou o Cruzeiro a vencer. (Foto: Washington Alves / Vipcomm

Próximos Jogos:

Cruzeiro X Atlético-MG (12/02 – 19h30)

Tupi X Democrata (12/02 – 17h00)

América TO X Caldense (12/02 – 17h00)

Funorte X Villa Nova (13/02 – 17h00)

América-MG X Ipatinga (13/02 – 17h00)

Guarani-MG X Uberaba (13/02 – 17h00)

Confira a tabela do campeonato mineiro, clicando aqui

Clássico termina empatado e Avaí cai fora da disputa

A rodada do Catarinense foi como todas as outras, bem disputada. A seguir, os resultados, classificação, artilharia e os detalhes de Figueirense 2x2 Avaí, jogo que movimentou a rodada.

Resultados da rodada















Pos.  ↓Clube  ↓P  ↓J  ↓V  ↓E  ↓D  ↓GP  ↓GC  ↓SG  ↓AP  ↓
1Figueirense1373401991061,9%
2Criciúma127331146857,1%
3Chapecoense1173221313052,4%
4Joinville1073131113-247,6%
5Marcílio Dias107241118347,6%
6Brusque972321413142,9%
7Imbituba97232810-242,9%
8Metropolitano8722378-138,1%
9Avaí57124511-623,8%
10Concórdia571241021-1123,8%


8 Gols


Têti (Brusque)

6 Gols


Aloísio (Chapecoense)

5 Gols


Selmir (Concórdia)

4 Gols


Lincom (Criciúma)
Heber (Figueirense)
Maicon (Marcílio Dias)
Jônatas (Metropolitano)
Ramon (Joinville)

3 Gols


Leandrinho (Brusque)
Neílson (Chapecoense)
Roni (Criciúma)
Renato, Wellington (Figueirense)
Lima (Joinville)

2 Gols


Rafael Coelho (Avaí)
Schwenck (Criciúma)
Juninho, Tobias (Concórdia)
Breitner (Figueirense)
Alan (Imbituba)
Rincon, Leandro Branco (Marcílio Dias)

1 Gol


Marquinhos, William (Avaí)
Kito, Aloísio Chulapa, Tiago Couto (Brusque)
Marcos Alexandre, Leandro, Everton Cezar (Chapecoense)
Pirão, Carlinhos Santos, Diogo Oliveira, Lucca, Pirão (Criciúma)
Torres (Concórdia)
Washington, Fernando Gabriel, Túlio, Reinaldo, Maicon, Fernandes (Figueirense)
Cris, Roger, Luan, Baiano, Tomaz, Matheus (Imbituba)
Aldair, Fernandinho, Pantico, Jocinei (Joinville)
Anderson Planta, Vítor, Dudu (Marcílio Dias)
Rafinha, Odair, Mateus (Metropolitano)

1 Gol contra


Marcelo Ramos (Chapecoense para o Avaí)
Kleber Goiano (Chapecoense para o Figueirense)


Figurando a Série A do Campeonato Brasileiro de 2011, Figueirense e Avaí, maiores adversários em Santa Catarina, fizeram o primeiro grande clássico entre eles, neste domingo. De um lado, o líder Figueira, do outro, o vice-lanterna da competição, o time avaiano. Com esses e outros fatores, era prometido um grande clássico. E o público chegou junto no Orlando Scarpelli, apoiando suas equipes.

E logo aos 3 minutos de jogo, o Figueirense, que começou melhor, abriu o placar. Heber recebeu na área, girou pra cima da marcação e bateu rasteiro no canto esquerdo: 1 a 0. O Avaí tentou uma reação, com um lance de Fabiano, defendido pelo goleiro Wilson. Com 6 minutos, de novo Heber, de carrinho, quase marca o segundo para o Figueira.

No lance seguinte, veio o gol de empate do Avaí. Aos 11, Rafael Coelho recebeu um presente da zaga alvinegra e bateu rasteiro na saída do goleiro Wilson: 1 a 1. O restante do primeiro tempo foi marcado por lances mais fortes, com melhor aplicação tática das duas equipes, sem muitas surpresas.

No segundo tempo, o Avaí voltou melhor e conseguiu a virada aos sete minutos. Após contra-ataque, Rafael Coelho recebeu na direita e deu passe para William mandar de primeira pro fundo da rede: 2 a 1, para delírio da torcida avaiana no Scarpelli.

O Figueirense, depois de tomar a virada, partiu para cima. No primeiro ataque, Zé Carlos defendeu chute de Heber. No segundo, porém, a história foi outra. Aos 13 minutos, após cobrança de escanteio de Breitner, o atacante subiu e testou pra rede: 2 a 2.

Aos 23, o atacante Rafael Coelho recebeu cruzamento de Marquinhos e cabeceou na trave a chance do terceiro gol avaiano. Aos 29, Maicon errou passe na frente da área e entregou a bola nos pés de Rafael Coelho, que finalizou para boa defesa de Wilson.

Nos minutos finais, o Figueirense foi buscar o terceiro gol e conseguiu a expulsão do zagueiro Gian, aos 41 minutos, por falta em cima de Heber. Mas foi o Avaí quem teve a melhor chance para vencer. Aos 43, em contra-ataque, Maurício Alves tentou encobrir o goleiro Wilson e mandou pra fora.

Ficha técnica: Figueirense 2 x 2 Avaí

Local: Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC).
Data: 06/02/2011 (domingo).
Horário: 19h30 (de Brasília).
Público: 18.600
Arbitragem: Ronan Marques da Rosa, auxiliado por Marco Antônio Martins e Kleber Lúcio Gil.
Cartões vermelhos: Gian (Avaí).
Cartões amarelos: Diogo Orlando, Marquinhos, Gian, Acleisson³, Gustavo (Avaí); Túlio, Renato³, João Paulo³ (Figueirense)
Gols: Heber, aos 3’/1º tempo, Wellington, aos 13’/2º tempo (Figueirense); Rafael Coelho, aos 11’/1º tempo, William, aos 7’/2º tempo (Avaí).

Figueirense
Wilson; Bruno, João Paulo, Renato e Juninho; Ygor, Túlio (Dudu), Maicon (Helder) e Breitner (Fernandes); Heber e Wellington.
Técnico: Márcio Goiano.

Avaí
Zé Carlos; Gustavo, Emerson Nunes, Gian e Pará (Julinho); Bruno, Diogo Orlando, Fabiano (Acleisson) e Marquinhos; Rafael Coelho e William (Maurício Alves)
Técnico: Vágner Benazzi.

A seguir, outras fichas de jogo do estadual.

Local: Domingos Machado de Lima, em Concórdia.
Data: 06/02/2011 (domingo).
Horário: 19h30 (de Brasília).
Arbitragem: Jayson Giorgio Bernardi, auxiliado por André Eduardo da Silveira e Neuza Inês Back
Cartões amarelos: Teti, Pedro Ayub – Brusque. Tiago Cristian, Selmir – Concórdia.
Gols: Leandrinho, aos 36/1T, Teti, aos 43/1T – Brusque. Selmir, aos 11/2T, Tobias, aos 22/2T – Concórdia.

Concórdia
Segala; Cássio (Evandro), Wagner, Sig e Mazinho (Juliano); Dedimar, Juninho, Tobias (Tiago Estevão) e Thiago Cristian; Torres e Selmir.
Técnico: Jorge Anadon.

Brusque
Wender; Rogério Souza (João Neto), Vinícius, João Vitor e Cris; Leandro Leite, Pedro Ayub (Guto), William e Têti (Marcelinho); Leandrinho e Kito.
Técnico: Paulo Turra.

Local: Hercílio Luz, em Itajaí (SC).
Data: 06/02/2011 (domingo).
Horário: 17h (de Brasília).
Arbitragem: Edmundo Alves do Nascimento, auxiliado por Cleidy Mary Santos Nunes Ribeiro e Antonio Lourival da Luz.
Cartões amarelos: Xaro e Sílvio Bido (Chapecoense); Rodrigo Couto (Marcílio Dias).
Cartões vermelhos: Xaro (Chapecoense); Rodrigo Couto (Marcílio Dias).
Gols: Rincón, aos 9/1T; Leandro Branco, aos 13/2T; Maicon, aos 24/2T (Marcílio Dias). Neílson, aos 43/2T (Chapecoense).

Marcílio Dias
Márcio Kessler; Dudu, Flávio Luiz e Ferreira; Adans (Rodrigo Couto), Gilberto, Teco, Maicon (James) e Willian; Leandro Branco e Rincón (Cristiano).
Técnico: Gelson Silva.

Chapecoense
Juliano (Alencar); De Lazzari, Sílvio Bido e Marcos Alexandre; Thoni, Everton Garroni (Neném), Everton Cezar, Xaro e Cléverson; Valdanes e Rogério (Neílson).
Técnico: Mauro Ovelha.

Local: Estádio do SESI, em Blumenau (SC).
Data: 06/02/2011 (domingo).
Horário: 17h (de Brasília).
Arbitragem: João Fernando da Silva, auxiliado por Fabiano Coelho da Silva e Cristiane Agatha Souza Silveira.
Cartões Amarelos: Souza, Leonardo – Metropolitano; Bruno Sabino, Guilherme, Tomaz – Imbituba.
Gols: Odair aos 29/2ºT e Mateus aos 38/2ºT – Metropolitano; Tomaz aos 32/1T, Matheus aos 41/1ºT e Alan aos 24/2ºT - Imbituba

Metropolitano
Flávio; Marcus Vinícius (Odair), Téio e Dênis; Diego Pitbull (César), Leandro Melo, Alex Albert, Leonardo e Rafinha; Jonatas (Mateus) e Souza.
Técnico: Joceli dos Santos

Imbituba
Sérgio; Roberto Dias, Cris e Vinícius; Guilherme (Giovane), Anderson, Bruno Sabino, Tomaz e Luan; Roger (Alan) e Matheus (Márcio Martins).
Técnico: Müller.

Local: Arena Joinville, em Joinville.
Data: 06/02/2011 (domingo).
Horário: 17h (de Brasília).
Público: 7.224 (total)
Renda: R$ 70.390,00
Arbitragem: Célio Amorim, auxiliado por Rosnei Hoffman Scherer e Josué Gilberto Lamim.
Cartões amarelos: Fernando – Joinville. Toninho, Andrey, Roni – Criciúma.

Joinville
Paulo Sérgio; Daniel, Fernando, Souza e Eduardo; Tiago Soller, Dias, Jocinei (Marcelo Silva) e Ramon; Lima e Pantico (Aldair).
Técnico: Giba.

Criciúma
Andrey; Fábio Santana, Rogélio, Toninho e Pirão; Kenik, Carlinhos Santos, Pedro Carmona (Lucca) e Roni; Valdo (Diego Felipe) e Schwenck.
Técnico: Guilherme Macuglia.


Gostou? Compartilhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More