Por Heitor Barros
Borges não cansa de fazer gols. Atacante, artilheiro do Brasileirão com 17 gols marco contra o Timão (Foto: Marcos Ribolli/Globoesporte.com)
Em rodada de alguns clássicos, com a maioria terminando empatado, o Corinthians deixou escapar a chance de voltar a liderança do Brasileirão. O clube paulista perdeu para o Santos de virada. Liédson abriu o placar para o Timão, mas Henrique, Borges e Chicão (contra) colocaram o Santos na frente do marcador. O resultado confirmou a reação do Santos, que com todos os clubes da frente tropeçando e por ter 2 jogos à menos, pode até sonhar com o título do campeonato. Além disso, o Santos tem uma vantagem em comum com o Vasco na luta pelo título: não tem a pressão de conseguir uma vaga na Libertadores, troféu tão cobiçado pelo rival Corinthians.
No clássico carioca, entre Botafogo e Flamengo, mais um empate. Porém sem o tão costumeiro 2 a 2. Loco Abreu abriu o placar para o Botafogo, que dominou o 1º tempo inteiro, gerando pânico entre os rubro-negros. Mas um jogador vindo do banco salvou o time rubro-negro da derrota. Jael substituiu Deivid e empatou a partida. O Flamengo segue caindo na competição e chegou na 9ª rodada sem vitória. Já o Botafogo, que sentiu falta de Elkeson, não conseguiu se recuperar depois da goleada sofrida diante do Coritiba. Mas ainda possui um jogo à menos e pode brigar pelo título.
Souza foi decisivo para o Bahia, marcando 2 vezes. Uma delas de pênalti (Foto: Felipe Oliveira/Agência Estado)
Outro clube que luta pela Libertadores é o Fluminense. Mas o tricolor não obteve um bom resultado. Longe disso. O clube das Laranjeiras perdeu para o Bahia no estádio de Pituaçú. Souza (2X) e Gum (contra) deram a vitória ao time do Bahia (a 1ª sobre o comando de Joel Santana), que com o resultado saiu da zona de rebaixamento, empurrando o Galo para a zona da degola.
Quem parece gostar da ideia de disputar a Série B é o Avaí. O clube catarinense fez um jogo fraco contra o Palmeiras. O Leão da Ilha até saiu na frente com Batista, mas Chico conseguiu empatar para o clube do Palestra e deixou o Avaí em situação crítica na competição (5 pontos atrás do Bahia, 1º fora do Z4). Já o Palmeiras segue na luta pela Libertadores e sonhando com o título.
Damião dá assistência a Oscar, colocou bola na trave, mas não conseguiu dar vitória ao Inter (Foto: Lucas Uebel/Vipcomm)
Outro clube que luta pela Libertadores é o Internacional. O clube de Porto Alegre até saiu na frente do Coritiba, com Oscar. Leandro Damião perdeu uma chance que não costumava perder. Resultado? Emerson, após cobrança de falta de Marcos Aurélio, empatou o jogo. O inter ainda perdeu um pênalti (inexistente) com Kléber, e o empate foi um resultado justo.
Cruzeiro e América-MG, Atlético-PR e Figueirense são os jogos que ficaram no 0 a 0 na rodada. Cruzeiro e América confirmaram a fraca participação mineira no ano, com dois clubes na zona de rebaixamento. Já o Atlético-PR também faz fraca campanha no campeonato, ficando 4 pontos atrás do Bahia.
Confira a postagem dos jogos de sábado
Classificação, após a 24ª rodada: