quarta-feira, 12 de outubro de 2011

LDU se classifica às quartas

Por Mateus Vilar Schuler (@reportermateus)
Com gol de Nuñez, o Independiente venceu a LDU em Avellaneda, mas ficou de fora da Copa Sul-Americana, perdendo a chance de conquistar o bicampeonato do torneio e a vaga na Libertadores 2012. O placar foi insuficiente para compensar os 2x0 sofridos na partida de ida. Agora o time equatoriano enfrenta São Paulo ou Libertad nas quartas.

GOL DA PARTIDA

Com um jogador a menos, Brasil vira para cima do México com dois golaços

Por Heitor Barros

Slide1

Não foi no talento. Mas foi na raça. A seleção brasileira conseguiu uma importante vitória sobre a seleção do México no estádio Corona no México. Antes do início do jogo, uma homenagem para o goleiro mexicano Osvaldo Sanchéz, jogador do Santos Laguna (equipe mandante do estádio) que participou de 3 Copas do Mundo (1998, 2002 e 2006) pela seleção local. Inspirado pela festa no estádio, o México buscou logo a vitória, dominando o jogo. Até que veio a ajuda brasileira: após cruzamento de Barrera, David Luiz cortou mal e colocou para as próprias redes.

Depois do gol o Brasil acordou na partida e até chegou com perigo, após boa troca de passes entre Hulk e Neymar, que perdeu o gol. Aos 44 minutos, um novo golpe: Chicharito Hernandéz foi derrubado na área por Daniel Alves, que já possuía um cartão amarelo e foi expulso. Mas Jefferson evitou o pior para a seleção, evitando o gol de Guardado na cobrança da penalidade.

Jefferson pegou pênalti e deu sobrevida para a seleção brasileira. (Foto: Rafael Ribeiro)

O Brasil voltou para a partida explorando as bolas paradas, já que a seleção do México não facilitava na marcação. Em uma delas, Ronaldinho bateu com perigo, para boa defesa do goleiro mexicano. Era o ensaio para o que viria a acontecer.

O méxico chegava com perigo nos contra-ataques, mas Jefferson fazia boas defesas e evitava o 2º gol dos mexicanos. Até que o Brasil teve mais uma falta. desta vez, sem chances para o goleiro Sánchez. Ronaldinho cobrou com maestria e voltou a marcar depois de 4 anos pela seleção brasileira.

O resultado já era lucro para a seleção, já que estava com um a menos e o jogo era na casa do adversário. Mas não para Marcelo. Aos 38 do 2º tempo, o lateral esquerdo fez grande jogada, marcando um bonito gol. A vitória foi a 2ª seguida da seleção, que parece estar começando a “entrar nos eixos”.

MÉXICO 1X2 BRASIL

México: Sánchez (Talavera); Juárez (Pérez), Rodríguez, Torres (Moreno) e Salcido; Rafa Marquez, Castro, Barrera (Andrade) e Guardado; Giovanni dos Santos (Peralta) e Chicharito. Técnico: José Manuel de la Torre

Brasil: Jefferson; Daniel Alves, David Luiz, Thiago Silva e Marcelo; Lucas Leiva, Fernandinho e Ronaldinho Gaúcho (Hernanes); Lucas (Adriano), Neymar (Elias) e Hulk (Jonas). Técnico: Mano Menezes

Árbitro: Marlon Mejía (El Salvador). Assistentes: Daniel Williamson (Panamá) e Octavio Jara (Costa Rica).

Gols: David Luiz, contra, aos nove do primeiro tempo; Ronaldinho Gaúcho, aos 33 do segundo tempo; Marcelo, aos 38 do segundo tempo

Cartões amarelos: Juárez, Torres, Salcido, Chicharito, Rafa Marquez (México); Daniel Alves, Lucas Leiva (Brasil). Cartão vermelho: Daniel Alves (Brasil)

Uruguai empata, fica líder e Argentina vacila

Por Mateus Vilar Schuler (@reportermateus)
CHILE 4x2 PERU
O Chile se recuperou nesta terça-feira da derrota sofrida para a Argentina, sexta-feira, na primeira rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2014. Jogando em casa, o time chileno conquistou a primeira vitória na competição ao superar o Peru, por 4 a 2, em Santiago, nesta noite.

A partida foi bastante movimentada e contou com boa participação de Valdivia, que deu uma assistência e sofreu um pênalti, permanecendo em campo por 90 minutos (o palmeirense só foi substituído nos acréscimos).

Dos pés de Valdivia nasceu o primeiro gol chileno, marcado por Ponce, logo no primeiro minutos de jogo. Ainda na primeira etapa, Eduardo Vargas ampliou para 2 a 0. No início da segunda etapa, Gary Medel fez o terceiro e deixou a situação aparentemente tranquila para o Chile.

O Peru descontou com Pizarro, aos 4, e Farfán, aos 14, deixando o placar com um perigoso 3 a 2. Mas, aos 18, Valdivia foi derrubado por Valverde. Suazo foi para a cobrança do pênalti e fechou a contagem em 4 a 2.

PARAGUAI 1x1 URUGUAI
Na reedição da final da última Copa América, Paraguai e Uruguai empataram em 1 a 1, nesta terça-feira. O jogo, realizado em Assunção, e válido pela segunda rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2014, estava sendo vencido pelos atuais campeões continentais até os 47 minutos do segundo tempo, quando Riveros deixou tudo igual.

Apesar do gol levado nos acréscimos, o resultado é bom para o Uruguai, uma vez que, até aqui, o único time que não perdeu jogando fora de casa foi a Colômbia, equipe que, mais cedo, venceu a Bolívia em La Paz. Na estreia, os uruguaios haviam vencido os bolivianos por 4 a 2, enquanto o Paraguai perdeu de 2 a 0 do Peru.

No momento em que o Paraguai era melhor, aos 22 minutos do segundo tempo, o Uruguai abriu o placar em jogada de suas duas principais estrelas. Suárez deu o cruzamento e Forlán marcou.

Apoiado pela torcida, o Paraguai pressionou e chegou ao empate no segundo dos três minutos dados de acréscimo pelo árbitro. Após escanteio batido da esquerda, muito bate-rebate até que Riveros marcou.

BOLÍVIA 1x2 COLÔMBIA
Novo técnico da Colômbia, Leonel Álvarez causou espanto ao decidir que o principal jogador do país, Falcao Garcia começaria no banco de reservas o jogo desta terça-feira contra a Bolívia, na estreia dos colombianos nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2014. O centroavante do Atlético de Madrid mostrou que seu treinador estava errado. Saiu do banco e, com um gol aos 47 minutos do segundo tempo, deu a vitória à Colômbia por 2 a 1 em La Paz.

Contra aquele que deve ser o saco de pancadas dessas Eliminatórias, a Colômbia saiu vencendo, apesar de toda a pressão dos donos da casa na primeira etapa. Dorlan Pabón marcou, tocando na saída do goleiro, aos 3 minutos da segunda etapa.

A vitória que parecia tranquila ficou sob risco com um gol de Walter Flores, aos 39 minutos, fazendo a festa da torcida em La Paz. Saído do banco para substituir Téo Gutiérrez aos 33 minutos, Falcao comprovou por que é a estrela da equipe, marcando o gol da vitória, aos 47.

VENEZUELA x ARGENTINA
A Argentina não conseguiu repetir, nesta terça-feira, a mesma atuação encantadora que teve na primeira partida das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2014, sexta-feira passada, contra o Chile. Em Puerto La Cruz, o trio de ataque formado por Higuain, Messi e Di Maria não conseguiu impedir a derrota por 1 a 0 para a Venezuela, pela segunda rodada das Eliminatórias.
Esta foi a primeira derrota da Argentina para a Venezuela em toda a história do confronto entre as duas equipes.

O resultado deixa tudo embolado na briga pela classificação à Copa do Mundo. Com exceção do Paraguai, que empatou com o Uruguai, e da Bolívia, que perdeu para a Colômbia, todos os times que jogaram em casa saíram com a vitória nas duas primeiras rodadas. Assim, a liderança é do Uruguai, único com quatro pontos, a laterna da Bolívia, com zero, e logo acima dela está o Paraguai, com um. Todos os demais, inclusive Argentina e Venezuela têm três pontos.

A vitória venezuelana em Puerto La Cruz refletiu o que foi o jogo. Sem repetir a mesma atuação da primeira rodada, o trio de ataque argentino pouco criou. A Venezuela, que também não havia brilhado na primeira etapa, ficou mais perigosa na volta do intervalo e deu trabalho a Andujar. O goleiro pegou três bolas difíceis de Arango em 15 minutos.

Mas ele não conseguiu segurar o cabeceio preciso de Amorebieta, aos 16 minutos. O jogador tem uma história curiosa. Nascido na Venezuela, ele se mudou ainda criança para a Espanha, sendo convocado diversas vezes para as seleções de base espanholas. Defendeu também a seleção do País Basco, atuando em três amistosos, dois deles contra a Venezuela. Com a mudança de treinador no Athletic Bilbao, seu clube - o antigo não autorizava que ele defendesse a Venezuela - e a confirmação de que dificilmente teria chances na seleção principal da Espanha, o jogador decidiu aceitar a convocação venezuelana.

CLASSIFICAÇÃO
 ClubePGJGVIEMDEGPGCSG%A
1 Uruguai4211053266.7
2 Argentina3210142250.0
3 Equador31100202100.0
4 Colômbia31100211100.0
5 Peru3210144050.0
6 Chile3210156-150.0
7 Venezuela3210112-150.0
8 Paraguai1201113-216.7
9 Bolívia0200236-30.0

RESULTADOS DAS 2 PRIMEIRAS RODADAS
1ª RODADA
7/10 - 17h00Uruguai4 x 2Bolívia
7/10 - 18h05Equador2 x 0Venezuela
7/10 - 20h10Argentina4 x 1Chile
7/10 - 22h15Peru2 x 0Paraguai
2ª RODADA
11/10 - 17h00Bolívia1 x 2Colômbia
11/10 - 19h45Paraguai1 x 1Uruguai
11/10 - 19h45Chile4 x 2Peru
11/10 - 21h50Venezuela1 x 0Argentina
ARTILHARIA
3 GOLS
Argentina - Higuain

2 GOLS
Peru
- Guerrero
Uruguai - Lugano

1 GOL
Argentina
- Messi
Bolívia - Cardozo, Marcelo Moreno e Flores
Chile - Fernández, Ponce, Vargas, Medel e Suazo
Colômbia - Pabon e Falcao
Equador - Corozo
Paraguai - Ortiz
Peru - Pizarro e Farfán
Uruguai - Cavani, Luis Suárez e Diego Forlán
Venezuela - Amorebieta


Gostou? Compartilhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More