Por Gabriel Pontes (@gabrielpontes14)
Passado 1 mês desde sua abertura, em 20 de Junho, chegamos ao dia 20 de Julho, sexta-feira, último dia de compras (e vendas) de jogadores de fora para as equipes brasileiras. Os mais de 30 dias de negociações foram bastante positivos para nossos clubes. Destaques como Seedorf, Forlán, Guerrero, Juan, Cicinho, Wendel, Cáceres, Obina entre outros, acertaram com equipes nacionais. Outros conhecidos, como Riquelme, Diego, Yacob e Lugano, ainda podem surpreender ao final do dia.
Aliado ao número de reforços, as equipes também negociaram seus atletas para equipes de fora. O Inter praticamente acertou a venda de Oscar ao Chelsea, e ainda pode perder Leandro Damião, cogitado por várias equipes. O Corinthians, após conquistar sua primeira Libertadores, viu a perda de William, para o Metalist, e Leandro Castán, para o Roma. Em fase irregular no Bota, o meia Maicosuel jogará pela Udinese na próxima temporada. Muitos outros ainda podem ceder ao sonho de jogar na Europa.
Parceiros no Milan, Ibrahimovic e Thiago Silva jogarão pelo PSG |
Esta janela de transferências não foi só positiva para os brasileiros. Nela, vimos surgir um novo "bicho-papão" europeu: o Paris Saint-Germain. A equipe da capital francesa, atual vice-campeã de seu país, que já possuía jogadores como Alex, Lugano, Nenê, Pastore e Thiago Motta, acertou, primeiramente, com o argentino Ezequiel Lavezzi, por uma provável bagatela de 26 milhões de euros (pouco mais de R$ 67 milhões), com contrato até junho de 2016. Depois, veio o zagueiro brasileiro Thiago Silva, líder da zaga do Milan, por uma quantia que gira em torno dos 40 ou 45 milhões de euros, valor alto quando consideramos que a transação mais cara da história envolvendo um zagueiro foi a de Rio Ferdinand, em sua saída do Leeds para o Manchester United, por quase 44 milhões de euros. E, para fechar (até agora) com chave de ouro, o atacante sueco Ibrahimovic, também do Milan. O custo da compra de Ibra teria chegado aos 20 milhões de euros, algo em torno de 50 milhões de reais.
Contratação de Oscar pelo Chelsea já é dada como certa |
Além do PSG, outras equipes poderosas da Europa também tiveram que se movimentar para não fazer feio na nova temporada. O Arsenal acertou com Giroud, do Montpellier, e Podolski, do Colônia. O Barça, apesar de perder Keita para o Dalian Aerbin, da China, acertou com o lateral Jordi Alba, destaque do Valencia e revelação da seleção espanhola. O Bayern, vice-campeão da Champions, venceu dois reservas: Pranjic para o Sporting, e Petersen para Werder Bremen. Em compensação, acertou com Shaqiri, Mandzukic, Starke, Weiser, Pizarro e o desconhecido brasileiro Dante. Já o campeão da Champions, o Chelsea, não vem fazendo feio. Contratou De Bruyne, destaque belga do Genk, Marko Marin, principal nome de Werder Bremen, e o craque do Lille, o também belga Eden Hazard. Oscar, meio-campo do Inter e da Seleção Brasileira, está praticamente acertado com a equipe. Nomes mais conhecidos, como Hulk, Cavani, Lewandowski, Maicon, Sneijder e mais recentemente Willian, do Shakhtar Donetsk (que deseja atuar pela equipe londrina), também foram especulados. As únicas perdas, até agora, foram de Drogba, acertado com os chineses do Shangai Shenhua, e Kalou, novo reforço do Lille.
Kagawa e Powell, novos nomes do Manchester United |
A Inter, que sonda vender Júlio César, acertou com Handanovic, goleiro da Udinese, e Palacio, atacante argentino do Genoa. Porém, vendeu Lúcio a Juventus. A mesma Juventus, campeã nacional, contratou Asamoah e Isla e acertou a volta de Giovinco. A equipe, assim como tantas outras, ainda sonha com o atacante van Persie, do Arsenal. O campeão alemão, Borussia Dortmund, teve uma janela mais discreta. Apesar de perder o xodó, o japonês Kagawa, para o Manchester United, a equipe acertou com a revelação Marco Reus. Para o Liverpool, a janela poderia renovar seu elenco. A ideia, porém, não foi executada. A equipe perdeu nomes como Kuyt, para o Galatasaray, e Maxi Rodríguez, para o Newell's. Fora Borini, do Roma, não houve contratações, e as esperadas dispensas não foram feitas. O mesmo ocorreu com o Manchester City. A equipe inglesa, campeã nacional, apesar de não perder nenhum de seus jogadores, também não contratou. Seus rivais, o United, acertaram a venda do sul-coreano Park Ji-Sung e do brasilerio Fábio para o QPR. Em compensação, trouxeram Nick Powell, fora Kagawa. A investida de quase R$ 100 milhões em Lucas, do São Paulo, até agora, não deu certo.
Tudo certo: Montolivo, craque da Itália e da Fiorentina, jogará no Milan |
Para o Milan, o momento foi de renovar seu elenco. Caras conhecidas, como Gattuso, Zambrotta, Nesta, Seedorf, Inzaghi e van Bommel, não jogarão mais pela equipe. Thiago Silva e Ibra, como sabemos, acertaram com o PSG. Robinho vem sendo especulado por equipes do Brasil, como Santos e Atlético Mineiro, e Maxi López acertou com o Sampdoria. Acertaram com a equipe, até agora: Kevin Constant, Montolivo, Acerbi, Mesbah, Bakaye Traore e o goleiro brasileiro Gabriel, do Cruzeiro. Leandro Damião, Kaká, Dedé e Anderson são nomes especulados. O Porto, que já acertou com Jackson Martínez, Lucho González e o brasileiro Dellatorre, corre sérios riscos de perder Hulk. Para o poderoso Real Madrid, pouca movimentação. Com a perda de Altintop para o campeão turco Galatasaray, o período de contratações não foi utilizado. As investidas em cima de Gareth Bale, Lahm, Modric e Schweinsteiger não deram certo, e a equipe deve sofrer pouquíssimas modificações para a nova temporada. Por último, o Tottenham, que perdeu o treinador Redknapp e o atacante Saha, demonstrou interesse em brasileiros como Júlio César, Kaká, Leandro Damião e Hulk, fora o francês Hugo Lloris e o português Ricardo Carvalho. De contratações, apenas o norueguês Sigurdsson e o belga Vertonghen.
Ao final do dia, como informamos, informaremos tudo o que ocorreu neste último dia de transferências internacionais. Fique ligado!