Por Heitor Barros
O Vasco voltou a liderança do Brasileirão. O clube carioca aproveitou-se do empate do então líder Corinthians contra o Internacional e retomou a ponta da competição. Os cruzmaltinos ganharam do Bahia, no estádio de Pituaçú. Felipe, jogando de lateral esquerdo, e Diego Souza marcaram para o Vasco. Com a derrota, o Bahia segue perto da zona da degola.
O Corinthians até poderia ter um prejuízo maior na rodada. Com um a menos (Alessandro foi expulso), o clube paulista saiu atrás dos gaúchos com gol de Nei. Mas D’Alessandro fez falta violenta e recebeu o vermelho, igualando o número de jogadores na partida. E logo depois, Alex igualou também o placar, faltando pouco para acabar a partida, para alívio dos corintianos que evitaram uma derrota para um rival direto no torneio.
Dos que lutam pelo título, só o Vasco venceu. Botafogo e Fluminense, que jogaram no sábado, perdaram para clubes que lutam para não cair. Os alvinegros perderam para o Avaí, em Florianópolis. Loco Abreu abriu o placar para o Botafogo, mas Róbson e Cleverson, de bicicleta, colocaram o Avaí na frente. No 2º tempo, Renato empatou para o Botafogo. Mas após o lateral direito Lucas ser expulso, o Avaí aproveitou a vantagem numérica e marcou com Robert, aos 40 minutos, decretando a derrota do Botafogo.
Já o Fluminense perdeu em casa. Jogando contra o Atlético-MG, de Cuca (treinador que evitou o rebaixamento do clube em 2009), o tricolor carioca jogou mal, ajudando o Galo, que com gols de Daniel Carvalho e André, garantiu sua saída da zona de rebaixamento.
Mas para o Galo continuar fora do Z4, precisava secar Ceará e Cruzeiro. O Ceará fez o que o Atlético queria. Ou melhor, os Atléticos. O alvinegero nordestino perdeu para o Atlético-PR por 1 a 0, gol de falta de Paulo Baier. Já o Cruzeiro venceu de virada o outro Atlético, o goianiense. Thiago Feltri e Felipe marcaram para o Dragão. Farias e Anselmo Ramón (2X) marcaram para a Raposa.
O outro time de Minas segue na lanterna. O América lutou, mas não passou de empate com o Grêmio. Thiago Carleto abriu o placar para o Coelho, mas André Lima, empatou e virou o jogo para o tricolor gaúcho. Mas Anderson, aos 41, conseguiu um empate, que em nada muda a situação do clube mineiro, que parece ser irreversível.
O Figueirense e Palmeiras, que não devem lutar mais por muita coisa no campeonato, jogaram em São Paulo. Melhor para os catarinenses, que com gols de Wellington Nem e Júlio Cesar, garantiu mais alguns pontinhos fora de casa. Ricardo Bueno diminuiu para os paulistas.
Já nos duelos entre Flamengo X Santos e São Paulo e Coritiba, empates. No 1º, Neymar e Deivid marcaram para Santos e Flamengo, respectivamente. Já no duelos entre paulistas e curitibanos, 0 a 0, com destaque para o goleiro Vanderlei que fez boas defesas, garantindo o empate para o Coritiba.
Nota: São Paulo e Ceará anunciaram mudanças na parte técnica. Emerson Leão foi contratado pelo São Paulo. Já no Ceará, Estevam Soares foi demitido. Dilmas Figueiras deve substituí-lo.