Por Mateus Vilar Schuler (@reportermateus)
Santa Cruz 2x1 Belo Jardim
Ypiranga 1x0 Central
América 0x4 Serra Talhada

Araripina 1x1 Sport
O leão foi até Araripina encarar o bode e até que não começou tão mal. Empate justo por 1x1, visto que, na 1ª etapa, só deu Araripina e não é a toa que fizeram 1x0, com Vanderlei, aos 39. No 2º tempo, o leão foi faminto em busca do empate, o que conseguiu, através do lateral-direito Renato, aos 28. Depois disso, as equipes chegavam ao ataque em busca do 2º gol, mas não conseguiram e o placar continuou empatado.
Porto 0x2 Náutico
Time do interior que foi o 4º colocado em 2011 pretendia ver um 2012 melhor ainda, para isso, precisaria começar vencendo o Náutico, que subiu para a 1º divisão do futebol nacional e trouxe bons reforços e manteve alguns dos principais jogadores do acesso. Nada deu certo para o gavião do agreste, pois o Náutico teve melhor domínio do jogo e venceu tranquilamente, mesmo botando bolas perigosas. Os gols saíram ainda no 1º tempo, com Ronaldo Alves, aos 18 (1º gol do campeonato), e Souza, estreante, aos 38.
Santa Cruz 2x1 Belo Jardim
Por pouco o atual campeão não viu a zebra entrar em campo logo na 1ª rodada. O Belo Jardim, que veio da 2ª divisão estadual, já poderia ter surpreendido o Santa Cruz. Em um jogo sem emoção alguma, Candinho resolveu assustar a torcida tricolor presente no Arruda. Aos 40 do 1º tempo, abriu o placar para o calango. Na 2ª etapa, jogo diferente. Como o alviverde teve um atleta expulso, a vida coral ficou até mais fácil. E foi com 2 gols de pênalti, ambos com Weslley, que a vitória veio. O primeiro gol saiu aos 5 minutos, já o segundo, aos 34.
Ypiranga 1x0 Central
No duelo do agreste, a máquina de costura resolveu aprontar para cima da patativa, mesmo jogando em casa. Um jogo bem disputado, diga-se de passagem, mas Ludemar, que jogou a Série D apagadíssimo pelo Santa Cruz, foi quem salvou a equipe de Santa Cruz do Capibaribe, aos 30 do 1º tempo.
América 0x4 Serra Talhada
O América, que trouxe Larissa Riquelme para apresentar os novos uniformes, parece até que ficou "abestalhado" com a situação. Dentro de casa, permitiu que o Serra Talhada fosse uma surpresa. Goleada por 4x0, com gols de Júnior Mineiro (2x), aos 23 do 1º e 27 do 2º, Enedesi, aos 39 do 1º e Caio, aos 47 do 2º.
Petrolina 3x1 Salgueiro
No duelo sertanejo, o Carcará, que participou da Série B do Brasileiro, até que começou bem no calor de Petrolina. Aos 29 do 1º tempo, Élvis abriu o placar. Porém, nada de festa para o Salgueiro. No 2º tempo, 4 minutos foram suficientes para a festa acabar. O tigre virou com gols de Daniel, no 1º minuto, Anderson, aos 4 e Juninho, de pênalti, aos 20, fechou a conta.