Por Heitor Barros
Depois da Alemanha chegou a vez de mostrar os estádios da penísula Ibérica. Vamos aos estádios!
Espanha:
Camp Nou: O estádio do Barcelona é um dos maiores em capacidade do mundo. A capacidade do estádio é de quase 98.000 pessoas sentadas. No complexo esportivo, possui um museu com a história do Barça, a sede patrimonial e administrativa do clube e um “Mini Estádio”(20.000 pessoas), um ginásio multiuso (8.000 lugares) e dormitórios para os jogadores da base. Sediou a copa do mundo de 1982 e a eurocopa de 1964. Já existe um projeto para reforma.
Santiago Bernabeu: O estádio do poderoso Real Madrid faz jus ao clube. Se o estádio tiver lotação máxima, terá 80.354 espectadores. Foi o estádio da final da Eurocopa de 1964, da final do mundial de 1982 e da Liga dos Campeões de 2009/2010. Tem uma estação de metro própria, e por 15 euros, turistas podem fazer um “tour” pelo estádio. Também tem um museu no complexo.
Vicente Calderón: O Estádio Vicente Calderón, que pertence ao Atlético de Madrid, é um estádio 5 estrelas da UEFA. Tem capacidade de receber quase 55.000 pessoas (54.851). Foi o 1º estádio do mundo a ter seus assentos totalmente cobertos, o qualificando para muitos torneios internacionais da época, inclusive a copa do mundo de 1982.
Estádio Olímpico Lluís Companys: Outro Estádio 5 estrelas na Espanha, é o Estádio Olímpico Lluís Companys. Situado em Barcelona, foi reconstruído para os jogos olímpicos de Barcelona. Tem capacidade para 56.000 pessoas. E foi a casa do Espanyol depois da demolição do estádio Sarriá. Outra curiosidade do estádio, foi a utilização do estádio como paddock no Grande Prêmio Barcelona de Fórmula 1, em 1972.
Estádio Conellà-El Prat: Se vocês perceberam no texto acima, o Estádio Olímpico foi a casa do Espanyol. A casa do Espanyol agora é o Estádio Cornellà-El Prat. Construído em 2009, custou 60 milhões de euros. e tem capacidade para 40.500 pessoas. O estádio tem esse nome pois fica nos limites das cidades de Cornellà e El Prat. O clube planeja vender o direito de nomeação do estádio, Mas, após a morte do capitão Daniel Jarque, outras pessoas tem a proposta de homenagea-lo com o nomeação do estádio. Apesar de mais moderno, o estádio não é considerado 5 estrelas.
Estádio Mestalla: O Próximo estádio também não é 5 estrelas, mas é um dos mais conhecidos. O Estádio Mestalla pertence ao Valência. Inaugurado em 1923, tem capacidade de 55.000 pessoas. está vivendo seus últimos anos de existência, já que o Valência está construindo um novo estádio: o Nou Mestalla, com capacidade para 75.000 pessoas. As obras estão paradas, devido o Valência apresentar uma crise financeira. Ainda não se sabe quando o estádio será terminado.
Veja Como ficaria o Nou Mestalla:
Aproveito para deixar um aviso. Alguns estádios da copa de 2014 (Pernambuco, Cuiabá, Manaus) correm risco de, depois da copa, se transformarem em “Elefantes Brancos”. O exemplo vem da Espanha. O Estádio Olímpico de Sevilha ou Estádio de La Cartuja fica vazio quase que 320 dias ao ano. O estádio é considerado 5 estrelas pela UEFA e tem capacidade para 57.619. O estádio foi usado até para jogos da Copa Davis (Tênis). Porém, o estádio pode ter dias melhores. Sevilla e Bétis têm intenção de reformar seus estádios (razão pela qual o estádio não é usado) e prometem mandar os seus jogos no local.
A Causa lembra Pernambuco. Clubes grandes do estado se negando a jogar no local por já possuirem seus estádios. O Trio de Ferro (Sport, Náutico e Santa) e Sevilla e Bétis. Distantes, mas iguais nesse aspecto.
Portugal:
Estádio do Dragão: O estádio do Porto foi contruído para a Eurocopa de 2004. Foram investidos 98 milhões de euros (atualmente, quase 227 milhões de reais). A capacidade dele é de 50.399 torcedores. Foi o 1º estádio europeu a ganhar o prêmio Green Light (uso racional de energia e qualidade de iluminação). Tem 1.186 lugares de estacionamento. É considerado um estádio padrão A, podendo sediar qualquer envento futebolístico do mundo.
Estádio da Luz: O Estádio da Luz é considerado pelo Inter de Porto Alegre a inspiração para o novo Beira-Rio. Foi o Palco da final da Euro 2004 e custou 120 milhões de euros. A capacidade do estádio é 65.647 pessoas. Já atingiu 6 milhões de torcedores. Pertence ao Benfica de Lisboa. E é um estádio 5 estrelas segundo a UEFA. Além da final da Euro 2004, foi o palco da apresentação pública das novas sete maravilhas do mundo.
Estádio José Alvalade: Pertence ao Sporting Lisboa. O estádio possui a capacidade de 52.000 lugares, todos sentados e cobertos Além de 1600 vagas de estacionamento (30 para deficientes físicos). Faz parte do estádio um complexo poliesportivo, uma loja, denominada Alvaláxia, uma academia famosa em Portugal e uma Clínica. Foi o 1º estádio português a ter 5 estrelas da UEFA. O estádio também recebe shows. Já recebeu os Guns n’ roses, Micheal Jackson, ACDC e U2. Custou quase 154 milhões de euros e foi sede da Euro 2004 e da final da Copa da UEFA (atual liga europa) 2004/2005.
Estádio Municipal de Braga: Pode ser considerado uma obra prima da arquitetura portuguesa. Utilizado pelo Braga, o estádio é conhecido como “A Pedreira”, pelo fato de ser construído em um monte e presevar parte do monte. Seu teto foi inspirados em pontes incas. Sediou a Euro 2004. Sua capacidade é de 30.154 lugares sentados e o estádio custou 161 milhões de euros. Atualmente, uma empresa chamada AXA dá nome ao estádio.
Em Portugal, ainda podemos destacar os estádios: Algarve, Cidade de Coimbra, Aveiro, D. Afonso Henriques, Dr. Magalhães Pessoa.