sábado, 28 de janeiro de 2012

Santa perde no Sertão e Sport vence o clássico

Por Mateus Vilar Schuler (@reportermateus)
Araripina 2x0 Santa Cruz
A 1ª etapa foi fraca de grandes lances, mas o principal ocorreu nos dez minutos iniciais de jogo. Aos 5, cruzamento de Vassoura, falha da zaga coral e Vanderlei abre o placar para o bode. Aos 9, reação tricolor com um pênalti. Weslley bateu e o goleiro defendeu. O 2º tiro penal consecutivo perdido pelo meia. Na 2ª etapa, Santa melhorou, mas de nada adiantou pressionar. Aos 44, Cristóvão aproveitou cruzamento e fechou o placar em 2x0.

América 1x3 Belo Jardim
No duelo das equipes que ainda não haviam vencido, o periquito foi engolido pelo calango. O América começou ganhando com gol de França, aos 10 do 1º tempo, mas 5 minutos foram suficientes para a virada. Aos 30, Fábio Recife empatou. Aos 35, Fábio Silva virou para o calango. Aos 26 do 2º, David, contra, pela 2ª vez no campeonato, fez o 3º do Belo Jardim, fechando o placar.


Sport 4x3 Náutico
No melhor jogo do campeonato, o leão tirou a invencibilidade do timbu em um placar apertado. Com um começo arrasador, o Sport fez 3x0 em menos de 15 minutos. Logo aos 6, o primeiro gol. Cruzamento da esquerda, bate-rebate na área e Roberson manda para o fundo do barbante abrindo o placar. Aos 11, cruzamento da direita e William Rocha cabeceia fazendo 2x0. Dois minutos depois, em contra-ataque, Roberson marca pela 2ª vez, e o 3º do Sport. Depois disso, time esfriou na partida. Não é a toa que, aos 27, Souza, numa excelente cobrança de falta diminuiu. Depois disso, o 2º tempo foi agitado. Aos 15, Tobi aproveita cruzamento de escanteio e faz de voleio baixo. Após o quarto gol, o rubro-negro tem Montoya expulso e caminho fica fácil para o alvirrubro. Aos 28, Jéferson chuta de perna trocada e fora d'área no ângulo. Muitos pensavam que a reação parava por aí, pelo fato do mesmo Jéferson ser expulso, mas se enganaram. Aos 40, Lenon chuta de esquerda, bola desvia em Rivaldo e engana Magrão, fazendo o placar encerrar em 4x3.


Central 1x1 Petrolina
No jogo entre intermediários, a patativa desanda cada vez mais no campeonato. Começou perdendo para o Petrolina, com gol de Anderson, aos 7 do 1º tempo. Aos 16, reação alvinegra. Ricardo deixou o dele. O jogo em que nada deu certo para o Central.


Serra Talhada 1x2 Salgueiro
No jogo que tornou o carcará líder da competição, o Serra Talhada perdeu a segunda em casa. O Salgueiro aproveitou-se da derrota do Náutico e da sua vitória para ficar no topo. Vitor Caicó abriu o placar para a equipe salgueirense. Clébson ampliou e Felipe Calumby ainda diminuiu, mas a reação parou por aí.


Ypiranga 1x4 Porto
O gavião deu um voo altíssimo em Santa Cruz do Capibaribe. Surpreendendo a torcida da máquina de costura, a equipe teve um início de jogo bom. Aos 15, Kiros abriu o placar. Aos 23, Joélson aumenta para 2x0. Aos 32, Kiros já fazia o 2º dele e o 3º do Porto. Na 2ª etapa, jogo ficou mais tranquilo e só saíram 2 gols. Adelino para o Ypiranga aos 5 e Jeferson Renan para o Porto aos 18.

As Lendas: Ademir da Guia

POR DANTON BRASIL (@dantonbrasil)
ADEMIR DA GUIA
Caro leitor, antes de falar sobre outro jogador que fez a história do futebol, queria comentar algo muito curioso. Eu tenho uma teoria, de que o futebol, não é apenas uma arte. É algo muito maior, é como um algo mais indefinível. Ele é o segundo empreendimento mais lucrativo, perde apenas para o petróleo. Ele ressalta os sentimentos do torcedor, e ressalta as características morais dos jogadores e pessoas que compõe o jogo. Mas isso todo mundo sabe. O que mais me fascina é que, seria o futebol algo que já nascemos? Muitos diriam sim e que está no nosso código genético. Muitos jogadores de hoje são filhos ou parentes de jogadores do passado. É o caso de Neymar, e de vários outros, e isso nos leva de volta a Ademir da Guia.

Ele, maior ídolo da história do Palmeiras, é filho de Domingos da Guia, outro grande ídolo que fez história no futebol (que também está presente nesta série). Seria o talento com a bola algo genético? Se seguirmos o exemplo de Domingos e Ademir, sim. Mas podemos ver ainda mais longe. O irmão de Domingos, foi Ladislau da Guia, maior artilheiro do Bangu, clube que revelou os três. Mesmo em posições diferentes, o estilo de Ademir sempre foi refinado, por isso, "herdou" o apelido "Divino" do pai, que era chamado de "Divino Mestre".

Ademir nasceu no Rio de Janeiro em 3/4/1942 e foi titular absoluto no Palmeiras por 16 anos seguidos.
Também é tido como um dos craques mais injustiçados da história do futebol brasileiro, pois durante toda a sua longa carreira, foi convocado apenas 14 vezes para a seleção, disputando apenas uma partida em Copas do Mundo, a de 1974, quando o Brasil já estava desclassificado, na disputa pelo 3º lugar contra a Polônia.

Ademir distribuía a bola com passadas largas e lançamentos precisos. Fez uma dupla de meio campo com Dudu, que gerou até uma biografia. O Divino foi um dos alicerces da academia palmeirense, que ganhou muitos títulos nos anos 60. Ademir fez 153 gols em 901 jogos no Palmeiras, sendo o total de gols ser 165. Jogou nas categorias de base do Céres, depois jogou no Bangu onde foi revelado e em seguida e jogou o resto da carreira no Palmeiras.

Ele ganhou os títulos: Paulistão em 1963, 66, 72, 74, 76. Ganhou o Brasileirão em 1972 e 73. Ganhou o Roberto Gomes Pedrosa em 1967 e 69, o Rio-São Paulo em 1965 e a Taça Brasil em 1967.
Depois da carreira, Ademir foi eleito vereador pela cidade de São Paulo em 2004 pelo PCdoB, indo depois para o PR.


PRÓXIMA POSTAGEM: DAVID BECKHAM

Agenda de hoje

JOGOS DE HOJE (28/01/2012)
Agenda de sábado (28/01/2012) para o plantão de resultados no @quemnaofazleva

9h - FA Cup - Inglaterra
Queens Park Rangers x Chelsea

9h45 - FA Cup - Inglaterra
Liverpool x Manchester United

11h30 - Bundesliga - Alemanha
Augsburg x Kaiserslautern
Bayern de Munique x Wolfsburg
Werder Bremen x Bayer Leverkusen
Borussia Dortmund x Hoffenheim
Hertha Berlim x Hamburgo

12h - FA Cup - Inglaterra
Blackpool x Sheffield Wednesday
Bolton x Swansea
Derby County x Stoke City
Hull City x Crawley Town
Leicester City x Swindon Town
Millwall x Southampton
Sheffield United x Birmingham
Stevenage x Notts County
West Bromich x Norwich

13h - Copa Africana de Nações - África
Botsuana x Guiné

14h - La Liga e Série A - Espanha e Itália
Espanyol x Mallorca
Rayo Vallecano x Athletic Bilbao
Catania x Parma

14h15 - FA Cup - Inglaterra
Brighton x Newcastle

14h30 - Bundesliga - Alemanha
Colônia x Schalke 04

15h - Ligue 1 - França
Auxerre x Nancy
Brest x Paris Saint Germain
Lorient x Sochaux
Lyon x Dijon
Nice x Montpellier
Toulouse x Caen

15h30 - Liga Zon Sagres - Portugal
Rio Ave x Acadêmica

16h - Copa Africana de Nações, La Liga, Carioca, Goiano, Paranaense e Paulista - África, Espanha e Brasil
Gana x Mali
Real Madrid x Zaragoza
Bonsucesso x Madureira
Macaé x Flamengo
Friburguense x Bangu
Goiás x Vila Nova
Coritiba x Iraty
São Paulo x São Caetano
Oeste x Mirassol

16h45 - Série A - Itália
Juventus x Udinese

17h - Ligue 1 - França
Lille x Saint Etienne

17h30 - Liga Zon Sagres - Portugal
Feirense x Benfica

18h - La Liga e Pernambucano - Espanha e Brasil
Villarreal x Barcelona
Araripina x Santa Cruz

18h30 - Carioca e Paulista - Brasil
Volta Redonda x Fluminense
Portuguesa x Guaratinguetá
Botafogo x Comercial
XV de Piracicaba x Bragantino

19h30 - Gaúcho - Brasil
Ypiranga x Cruzeiro

20h - Gaúcho - Brasil
Internacional x Veranópolis


Gostou? Compartilhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More