sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Flu leva Vanderlei à demissão e Avaí se complica na Série A

Por Gabriel Lago


Duas partidas encerraram a 24ª rodada do Brasileirão. E nove gols foram marcados por três das quatro equipes que entraram em campo ontem. Uma delas, inclusive, foi uma goleada que decidiu o cargo de um grande treinador de futebol, reconhecido mundialmente: Vanderlei Luxemburgo.

O torcedor tricolor que compareceu ao Engenhão para assitir à partida entre Fluminense e Atlético-MG não teve o que contestar no final. O começo já foi animador, pois o público soube que o craque Darío Conca, um dos melhores jogadores do campeonato, e que tinha jogado todas as partidas da competição, estava confirmado para mais uma, depois de ser liberado pelo departamento médico.

E foi o argentino que cruzou para Leandro Euzébio abrir o placar para o Fluminense. O Galo foi buscar o resultado, e veio com Daniel Carvalho. Em perfeita cobrança, o meia empatou a partida. Alívio para Vanderlei Luxemburgo, que levou um time ofensivo em busca de uma vitória que animasse o torcedor atleticano. A partir daí, o Flu buscou desesperado o gol de desempate, que veio apenas aos 35, com chute de fora da área de Carlinhos, no qual Fábio Costa aceitou. 2 a 1, e final de primeiro tempo meio desanimador.

Na volta para a segunda etapa, entrada de Diego Souza no lugar de Obina e Neto Berola no lugar de Serginho. Mas de nada adiantou. O Flu voltou querendo o resultado, e o Galo, lento em campo, viu Alê ser expulso por segundo cartão amarelo, após falta em Rodriguinho aos 17. Dois minutos depois, o prêmio pelo melhor futebol apresentado: Gum, de cabeça, faz 3 a 1.

Depois disto, só deu Flu, que fez com Carlinhos, após tabelar com Washington. Era o segundo gol do lateral-esquerdo na noite. 4 a 1, para desespero de Luxa, que pouco pôde fazer. E depois disto, o treinador ainda teve que ver Diego Souza, em péssima apresentação na noite, ser expulso. Aos 46, Marquinhos, que entrou no lugar do maestro Conca, fez 5 a 1, e encerrou o placar. O Flu é vice-líder, com 45.

Depois do jogo, o técnico Vanderlei foi demitido pela diretoria atleticana, após vários tropeços. Os números do mestre não foram tão positivos, desta vez: na 18ª colocação, com 21 pontos, a 4 de sair da zona da degola. Em 24 jogos, foram 6 vitórias, 3 empates e incríveis 15 derrotas, algo que não se faz valer ao treinador de mais títulos Nacionais do país.

Na outra partida da noite, duelo dos desesperados. Depois de um primeiro semestre promissor e de status de que poderiam conquistar algo no ano, Vitória e Avaí, literalmente, decaíram no segundo semestre, e encostaram nos últimos colocados da Série A. A partida valeria uma reabilitação no campeonato para qualquer uma das equipes.


Mas logo no começo da partida, o público já teria uma noção de quem sairia mais feliz do Barradão na noite da quinta-feira. Júnior, depois de defesa desajeitada do goleiro Renan, abriu o placar para o Vitória. Eram apenas 3 minutos de jogo decorridos naquele momento. E o Vitória não iria parar, até o final da primeira etapa. Melhor em campo, os donos da casa não conseguiram aumentar o placar no 1° tempo.

Na volta ao segundo tempo, mesmo que o Avaí tentasse, foi o Vitória que fez o seu. Elkeson, depois de falha do defensor Gabriel, fez 2 a 0. Eram 16 minutos da segunda etapa. E aos 22, o mesmo Elkeson quase marcou mais uma vez, raspando a trave de Renan.

Três minutos depois, em cobrança de falta de Jéferson, bola na trave de Lee. Mas para quem pensava que o Avaí tivesse força de chegar ao empate, viu Thiago Humberto fazer 3 a 0, acabando com as poucas chances dos visitantes. O rubronegro baiano é 10°, com 31. O Leão da Ilha segue se aproximando dos últimos, mas desta vez não saiu da 16ª posição, com 25.

Andrade no Brasiliense e Uendel no Grêmio

Por Gabriel Lago


O técnico Andrade, depois de um longo tempo desde sua demissão do Flamengo, encontrou um novo time para treinar. Campeão Brasileiro em 2009 pelo rubronegro carioca, o treinador acertou com o Brasiliense. Mesmo seu clube ser o 16° colocado com 27 pontos, Andrade diz que gosta de experiências deste tipo.

- É uma nova experiência, um desafio e gosto desse tipo de desafio. É uma experiência que vai enriquecer meu currículo. Apesar de ser novo nisso, a vida do treinador é assim, você não pode ficar escolhendo onde vai trabalhar. Onde tiver uma proposta interessante você tem de aceitar o trabalho - afirmou Andrade.

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS

O lateral-esquerdo Uendel, que atuou no Avaí ano passado e estava no Grêmio, acertou com o Flamengo para o restante da temporada. A contratação aconteceu por intermédio do treinador Silas, que levou Uendel para o Grêmio na época em que comandava o clube gaúcho, e agora traz o jogador junto com ele ao Flamengo.

- Estou muito feliz. O Flamengo é um grande clube, vai ser uma ótima chance para mim e estou muito motivado para corresponder dentro de campo. Estou bem fisicamente, estava treinando normalmente. Se tiver necessidade e tudo correr bem com a documentação já estarei à disposição no sábado.


Do lado gremista, duas contratações que serão apresentadas apenas na próxima semana. Os atacantes Júnior Viçosa (ex-ASA) e Diego Clementino (ex-América-MG) tiveram problemas com suas documentações, e só poderão se apresentar oficialmente no Olímpico na segunda e na terça, respectivamente.

O Figueirense acertou nos últimos dias com o atacante Vinícius Pacheco. O atleta estava com poucas chances no Flamengo, e prefiriu vir trabalhar no clube catarinense, onde encontrará um ambiente mais calmo. Outro reforço do clube é o meia Evandro, que estava no Vitória e já atuou no Palmeiras, Atlético-MG, Goiás e Atlético-PR. O atleta ficará até o final do ano, por empréstimo, no clube.

O Duque de Caxias confirmou três contratações para o restante da temporada. Sonhando com uma possível classificação para a Série A do ano que vem, o clube se reforçou, trazendo o meia Lenílson, que estava no Vitória, e os atacantes Léo Itaperuna, do Fluminense, e Frontini, do Remo. Vale lembrar que o acerto com o atacante Léo foi devido à ida do atacante Marquinhos, ex-Duque, para o Fluminense, que cedeu Itaperuna ao clube.

O Sport, animado com a atual campanha que vem realizando, acertou com o destaque do Sporting Braga, de Portugal, o atacante brasileiro Adriano Louzada. O jogador, que estava sem clube depois de não ter acertado uma renovação com o vice-campeão português Braga, foi um dos destaques da última edição do Campeonato Português. Ele ficará no clube até o final do ano.

A Portuguesa, uma das equipes que mais possui goleiros na Série B, acertou com mais um. Trata-se de Fernando, que estava no Botafogo-SP jogando a Série D Nacional. Vale lembrar que a Lusa já possui Andrey, Weverton e Lúcio, e já havia perdido o titular Fábio para o Goiás.


Gostou? Compartilhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More