Por Heitor Barros
Último capítulo da série Estádios a Seguir Exemplo. Mas ainda teremos mais estádios alemães. E em breve a nova série será: Estádios Fora da Europa. Fecharei essa saga com os estádios do Resto da Europa. Alguns de países com tradição, outros nem tanto. Vamos aos estádios!
Estádio Lujniki: É o maior estádio da Rússia e super cotado para receber a final da copa de 2018. Localizado em Moscou, este estádio tem capacidade para 78.360 torcedores. Foi o estádio oficial da União Soviética e recebe os jogos da Seleção russa e do Spartak de Moscou. Já sediou os jogos olímpicos e a Final da Champions League de 2007-2008, na qual o campeão foi o Manchester United. É um estádio 5 estrelas segundo a UEFA. O Spartak tem planos de substituí-lo por um novo estádio que também seria usado para a copa.
Projeto do Novo estádio do Spartak: (42.000 pessoas)
Estádio Estrela Vermelha: Localizado em Belgrado, na Sérvia, é a casa do clube Estrela Vermelha. Apelidado por seus torcedores de Marakana, Em homenagem ao gigante do Rio. Sua capacidade é de 54 mil pessoas Já recebeu quase 100 mil torcedores em um único jogo (Nessa época foi quando recebeu o apelido de Marakana). Já recebeu a final da Euro 1976 e a final da Champions de 1972-1973, vencida pelo Ajax.
Aviva Stadium: Localizado em Dublin, na Irlanda, será a sede da final da atual edição da UEFA Europa League, vencendo o Emirates Stadium para sediar a competição. É a casa da seleção da Irlanda de Futebol e Rugby. Sua capacidade é de 51.700. Também é conhecido como Arena de Dublin. Seu 1º jogo foi em 4 de agosto de 2010, e o 1º jogador a marcar gol neste estádio, foi Park Ji-Sung, meio campista do Manchester United.
Estádio Ullevi: Também, conhecido como Nya Ullevi, este estádio é localizado em Gotemburgo, na Suécia. Sua capacidade é de 43.000 pessoas e já sediou jogos de futebol, atletismo, rugby, hockey e boxe. Sediou a copa de 1958, a Euro de 1992, 2 finais da recopa europeia e a final da Copa da UEFA de 2004. No atletismo sediou os campeonatos Mundial de 1995 e da Europa de 2006. Recebw alguns jogos da seleção sueca e os jogos internacionais do IFK Göteborg. É um estádio 4 estrelas segundo a UEFA.
Rasunda Stadium: Localizado na cidade de Solna, (Região Metropolitana de Estocolmo) Suécia, foi o palco da final masculina da Copa de 1958 e da final feminina de 1995 (um dos 2 únicos estádios a realizar esse feito). Sua capacidade é de 35.000 pessoas. É a casa da seleção sueca e do AIK. Já existem projetos para um novo estádio, com capacidade para 50.000 pessoas. É um estádio 4 estrelas segundo a UEFA.
Projeto do Novo Estádio:
Parken Stadium: Localizado em Copanhage, na Dinamarca. Foi inaugurado em 1992, num confronto entre Dinamarca e Alemanha, e sua capacidade é de 42.358 torcedores. É a casa da seleção da Dinamarca e do F.C Copanhagen. Recebeu as finais da Copa da UEFA 1999/2000 e da Recopa Europeia 1993/1994. Em português, Parken significa parque.
Estádio Eden: Localizado em Praga, na República Tcheca, é a casa do Slavia Praha e também recebe alguns jogos da seleção checa. Foi inaugurado em 2008 e é o mais moderno estádio de futebol da República Checa. Sua capacidade é de 21.000 pessoas. Sua construção sofreu devido as mudanças de regime da Iugoslávia, quando entrou e saiu do comunismo, quando parou de vez. Custou 1 bilhão de coroas checas (atualmente esse valor corresponde a R$ 94.400.000).
Generali Arena: localizado em Praga, República Tcheca, é a casa do Sparta Praga. Também é conhecido como Estádio Letná. Foi fundado em 1933 sua capacidade é de 21.000 pessoas aproximadamente.. Recebe o nome da companhia de seguros, e já teve como nomes outras empresas como Toyota Arena e AXA Arena. Recebe alguns jogos da seleção Tcheca.
Polijud Stadium: Localizado na cidade de Split, Croácia. O clube mandante do estádio é o Hajduk Split. Inaugurado em 1979, recebeu os jogos do Mediterrâneo do mesmo ano. Em 1990 recebeu o Campeonato Europeu de Atletismo. Há um projeto para reconstruir do estádio, que passaria a contar com 44.000 lugares, no intuito de receber a Euro 2012 (Ucrânia e Polônia levaram a melhor) junto com a Hungria. Porém mesmo sem sediar a competição, o projeto pode sair do papel.
Stade Louis II: Fica no príncipado de Mônaco. É a casa do Mônaco, time que recentimente foi rebaixado da Ligue 1, a primeira divisão da França. O estádio, desde 1998 sedia as finais da UEFA Super Cup, única competição europeia com final em estádio fixo. Além disso recebe competições de atletismo e lançamento de martelo. Sua capacidade atual é de 18.523 pessoas.
Sportni Park Stozice: É localizado em Liubliana, na Eslovênia. Tem capacidade para 16 mil pessoas. Sua construção foi iniciada em 2009 e inaugurado em 2010. É a casa da seleção eslovena e do time de futebol e basquete do Olimpija. Possui um estádio de basquete perto do campo de futebol e também um centro comercial.
Ljudski vrt Stadion: Localizado em Maribor, na Eslovênia. Tem capacidade para somente 12.500 pessoas, mas é um estádio moderno e bonito. Nele, a Eslovênia conseguiu se classificar para a copa de 2010, conseguindo resultados expressíveis como ganhar de Eslováqui e Rússia e empatar com R.Tcheca .Também é a casa do NK Maribor. Sediará jogos da Universíada de Inverno de 2013. Surgiu no lugar de um parque (Daí o nome vrt Ljudski, que quer dizer “Jardim Popular”).
Veja os Outros Episódios: