Por Heitor Barros
E as quartas de final da Champions foram repletas de gols. E já temos praticamente 3 times classificados para as semifinais. Real Madrid, que venceu o Tottenham por 4 a 0, o Schalke, que calou a boca de todo mundo ao vencer a Inter por 5 a 2 no Giuseppe Meazza (se preferir San Siro). Hoje foi a vez do Barcelona, que venceu o Shakhtar por 5 a 1, numa boa atuação de Daniel Alves. O único confronto indefinido é entre Manchester e Chelsea, com vitória para os Red Devils por 1 a 0 em Londres. Na teoria, o Schalke aguardaria o vencedor de Manchester United e Chelsea, enquanto Barcelona e Real Madrid se enfrentariam. Se confirmado este confronto, haverá, num intervalo de 20 dias, quatro clássicos entre as equipes (dois pela Liga dos Campeões, um pelo Campeonato Espanhol e outro pela Copa do Rei). Mas como futebol é uma caixinha de surpresas…
Jogadores comemoram gol de Adebayor, o 1º da partida. (Foto: Reuters)
Real Madrid 4X0 Tottenham => O Real Madrid venceu o Tottenham por 4 a 0 no Santiago Bernabéu e praticamente garantiu sua passagem para as Semifinais da Champions League. Um a vitória foi construída desde o início do jogo. Preocupado com os avanços de Bale, improvisado na lateral direita (melhorou quando foi para a esquerda, sua posição de origem), Mourinho deu orientações a Marcelo, que foi um dos melhores em campo. Mas o grande destaque foi Adebayor. O togolês marcou dois gols e teve boa atuação no jogo. O Tottenham não jogou bem, principalmente com a expulsão de Crouch. Os outros gols foram de Dí Maria e Cristiano Ronaldo, com passe de Kaká. Para se classificar, o Tottenham precisa vencer por 5 gols de diferença. 4 a 0 pênaltis e qualquer outro placar dá Real Madrid.
FICHA TÉCNICA
REAL MADRID 4 X 0 TOTTENHAM
Local: Estádio Santiago Bernabéu, em Madri (Espanha)
Data: 05/04/2011, terça-feira
Horário: 16h45 (de Brasília)
Árbitro: Felix Brych (ALE)
Assistentes: Thortsen Schiffner e Mark Borsch
Cartões amarelos: Pepe e Adebayor (REA) Van der Vaart e Defoe (TOT)
Cartão vermelho: Crouch (TOT)
Gols: REAL: Adebayor, aos 4min do 1° tempo, e aos 11min do 2° tempo, Di María, aos 32min, e Cristiano Ronaldo, aos 43min do 2° tempo
REAL MADRID: Casillas; Sérgio Ramos, Pepe, Ricardo Carvalho e Marcelo; Xabi Alonso, Khedira (Lass Diarra), Özil e Di María (Kaká); Cristiano Ronaldo e Adebayor (Higuaín)
Técnico: José Mourinho
TOTTENHAM: Gomes; Corluka (Bassong), Gallas, Dawson e Assou-Ekoto; Sandro, Modric, Lennon, Van der Vaart (Defoe) e Bale; Crouch
Técnico: Harry Redknapp
Edu (ex-Náutico) foi o destaque do Schalke com dois gols, na goleada por 5 a 2 (Foto: AFP)
Inter de Milão 2X5 Schalke 04 => Quem viu o começo do jogo não imaginaria o que ocorreria no final. Stankovic, do meio de campo, fazia um golaço logo no início do jogo. O Schalke demorou, mas conseguiu empatar com Matip, de cabeça, aos 15 minutos. Mas aos 33, Diego Milito em boa troca de passes marcou o 2º da Inter. Ainda no 1º tempo, Edu empatou o jogo. 2 a 2 no 1º tempo. No 2º tempo só deu Schalke. Raúl, aos 8 do 2º tempo, marcou o seu 70º gol na Champions League em 139 partidas. O 4º veio rápido: Jurado disparou e cruzou na área para Ranocchia mandar contra. Dominando o jogo, o Schalke 04 mudaria de nome. Se tornaria 05. Edu, aos 30, fecharia o caixão da Inter. Antes do 5º, Chivu seria expulso pelo 2º jogo seguido (foi expulso contra o Milan). Vantagem para o Shakhtar, que jogo em Gelsenkirchen. Pode perder por 3 a 0 ou até 4 a 1. A repetição do placar a favor da Inter leva o jogo para a prorrogação. Vitórias por 6 a 3 em diante dá o clube italiano.
FICHA TÉCNICA
INTERNAZIONALE 2 x 5 SCHALKE
Local: Estádio Giuseppe Meazza, em Milão (ITA)
Data: 5 de abril de 2011
Horário: 15h45 (Brasília)
Árbitros: Martin Atkinson (ING)
Assistentes: Michael Mullarkey (ING) e Peter Kirkup (ING)
Assistentes adicionais: Michael Jones (ING) e Lee Mason (ING)
Cartões amarelos: Stankovic, Chivu (Inter); Farfán, Sarpei, Papadopoulos e Raúl (Schalke)
Cartão vermelho: Chivu (Inter)
Gols: Stankovic, aos 25 segundos, Matip, aos 17 minutos, Milito, aos 34 minutos e Edu, aos 40 minutos do primeiro tempo; Raúl, aos 8, Ranocchia (contra), aos 12 e Edu, aos 30 minutos da segunda etapa.
INTERNAZIONALE: Júlio César; Maicon, Ranocchia, Chivu e Zanetti; Thiago Motta, Stankovic (Kharja), Cambiasso e Sneijder; Eto’o e Milito
Técnico: Leonardo
SCHALKE: Neuer; Uchida, Matip, Howedes e Sarpei; Papadopoulos, Jurado, Farfán e Baumjohann; Edu e Raúl
Técnico: Ralf Rangnick
Daniel Alves, ao lado de Iniesta, foi um dos melhores em campo pelo Barcelona contra o Shakhtar (Foto: AP)
Barcelona 5X1 Shakhtar => O Barcelona goleou o Shakhtar Donetsk por 5 a 1. Apesar do placar elástico, o ataque do Shakhtar foi bem e conseguiu criar várias chances de gol, principalmente com a má atuação da zaga do Barça (Pique e Busquets). Mas a zaga do clube ucraniano conseguiu ser pior. Os dois primeiros gols do Barcelona foram falhas da defesa do Shakhtar. No 1º a zaga afastou mal e Iniesta mandou na saída de Pyatov. No 2º, a zaga deixou em boa condição Daniel Alves, que livre tirou o goleiro da jogada e marcou o 2º. E o Shakhtar seguia perdendo chances, principalmente com Luiz Adriano. E o nome deste blog não é a toa. Piqué, marcou o 3º do Shakhtar. O Shakhtar ainda conseguiu um momento de alegria na partida. Rakitiskiy desviou para o gol de Victor Valdes. Mas durou pouco. No lance seguinte, Keita marcou um golaço e fez 4 a 1. No finalzinho, Xavi ainda fez o 5º e sacramentou a vitória. O Shakhtar se classifica só com uma vitória de 5 gols de diferança ou um 4 a 0. Só isso contra um mísero Barcelona….
FICHA TÉCNICA
BARCELONA 5 X 1 SHAKHTAR
Local: Estádio Camp Nou, em Barcelona (Espanha)
Data: 06/04/2011
Horário: 15h45 (horário de Brasília)
Árbitro: Craig Thomson (ESC)
Assistentes: Francis Andrews e Graham Chambers
Cartões amarelos: Iniesta (BAR) Rat, Rakitskiy e Fernandinho (SHA)
Gols: BARCELONA: Iniesta, aos 2min, e Daniel Alves, aos 33min do 1° tempo, Piqué, aos 8min, Keitá, aos 16min, e Xavi, aos 41min do 2° tempo
SHAKHTAR: Rakitskiy, aos 14min do 2° tempo
BARCELONA: Váldes; Dani Alves, Piqué, Busquets e Adriano (Maxwell); Mascherano, Keitá, Xavi e Iniesta; Messi e Villa (Pedro)
Técnico: Pep Guardiola
SHAKHTAR: Pyatov; Srna, Ishchenko, Rakitskiy e Rat; Hubschman (Eduardo), Mhkhitaryan, Douglas Costa, Jadson (Fernandinho) e William (Alex Teixeira); Luiz Adriano
Técnico: Mircea Lucescu
Contratação mais cara do futebol inglês, Torres segue sem marcar pelo Chelsea, enquanto o veterano Giggs sgue decidindo para o Manchester (Foto: AP)
Chelsea 0X1 Manchester United => No único jogo em que não temos um clube quase definido é entre Manchester e Chlesea. A vantagem é do Manchester, que venceu com gol de Wayne Rooney, com bom passe do incansável Ryan Giggs. Apesar disso, o domínio do jogo foi do Chelsea, que perdeu muitos gols. O resultado foi bom para o Manchester ainda mais porque o jogo foi em Londres, levando vantagem para o Old Trafford. O resultado poderia ser diferente se um pênalti em Ramires cometido por Evra tivesse sido apitado no finzinho do jogo.
FICHA TÉCNICA
CHELSEA 0 X 1 MANCHESTER UNITED
Local: Estádio Stamford Bridge, em Londres (Inglaterra)
Data: 06/04/2011, terça-feira
Horário: 15h45 (horário de Brasília)
Árbitro: Alberto Undiano Mallenco (ESP)
Assistentes: Fermin Martinez Ibanez e Juan Carlos Yuste Jiménez (ambos ESP)
Cartões amarelos: Zhirkov, Ramires, Essien e Fernando Torres (Chelsea); Van der Sar e Vidic (United)
Gol: UNITED: Rooney, aos 24 minutos do primeiro tempo
CHELSEA: Cech; Bosingwa (Mikel), Ivanovic, Terry e Ashley Cole; Essien, Ramires, Zhirkov (Malouda) e Lampard; Torres e Drogba (Anelka). Técnico: Carlo Ancelotti.
MANCHESTER UNITED: Van der Sar; Rafael (Nani), Ferdinand, Vidic e Evra; Carrick, Park Ji-Sung (Smalling), Valencia, Javi Hernández (Berbatov) e Giggs; Rooney. Técnico: Alex Ferguson.
Próximos Jogos:
Manchester United X Chelsea (12/04 15h45) – Old Trafford
Shakhtar Donetsk X Barcelona (12/04 15h45) – Donbass Arena
Tottenham X Real Madrid (13/04 15h45) – White Hart Lane
Schalke 04 X Inter de Milão (13/04 15h45) – Veltins Arena
Artilheiros: