segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Retrospectiva 2010 - parte 2

Comecei a retrospectiva ontem, falarei de cada tema em um dia cada, ontem, foram os estaduais, hoje será a Copa do Brasil. Revejam a parte 1

Com um futebol envolvente e “moleque”, o Santos passou pelo o Vitória na grande final e se sagrou pela primeira vez na história do clube, campeão da Copa do Brasil, além de garantir uma vaga na Libertadores de 2011.


Para conquistar o título da Copa do Brasil, o Santos Futebol Clube realizou 11 partidas, com sete vitórias e quatro derrotas. O time marcou 39 gols e sofreu 15, tendo um saldo de 14. O artilheiro do time na disputa e da competição foi Neymar, com 11 gols e o craque do campeonato foi Paulo Henrique Ganso, além de André, que se destacou e  foi parar no Dínamo Kiev da Ucrânia.


Caminhada dos “Meninos da Vila”
O primeiro desafio do Santos na Copa do Brasil aconteceu diante do Naviraiense, do Mato-Grosso do Sul. O jogo foi complicado, mas com um gol de Marquinhos a equipe do Peixe venceu a primeira. Na partida de volta, na Vila Belmiro, o time da Baixada Santista aplicou uma goleada histórica, por 10 a 0.

Na segunda fase, o Santos eliminou a partida de volta, ao vencer o Remo, do Pará, por 4 a 0, gols de Neymar e André, ambos marcaram dois gols. O jogo aconteceu no Estádio Mangueirão, em Belém-PA.

Duelo paulista

Já nas oitavas-de-final, o Santos encarou um time da elite do Campeonato Brasileiro, o Guarani. Só que jogando em casa, na primeira partida, o Peixe não deu mole e goleou fácil por 8 a 1, levando uma grande vantagem para o segundo jogo.

Na segunda partida em Campinas, o Santos poupou vários jogadores titulares e escalou um time misto, talvez por isso, a equipe perdeu para o Guarani por 3 a 2, mas sem grandes sustos de ser eliminado.

Sufoco e alívio!

A partir das quartas-de-final, o bicho pegou para o Santos. No primeiro jogo, em Belo Horizonte, o Santos perdeu para o Atlético-MG, por 3 a 2, com três gols do Galo sendo marcado por Diego Tardelli.

Apesar da derrota, o resultado foi comemorado pelos dois gols marcados fora de casa. Na Vila Belmiro, o Santos não teve grandes dificuldades e venceu por 3 a 1, com gols de André, Neymar e Wesley.

Gaúcho no caminho
Na semifinal, o Santos fez um dos jogos mais disputados e um dos melhores do ano de 2010, quando enfrentou o Grêmio, no primeiro jogo sendo no Olímpico e foi derrotado por 4 a 3, onde narradores gaúchos disseram que o Peixe iria ser eliminado.

Na partida de volta, na Vila Belmiro, o Santos fez uma verdadeira “blitz” e com shows de Robinho e Paulo Henrique Ganso venceu por 3 a 1, se credenciando a jogar a final da competição, onde se sagraria campeão.

A finalíssima

Na grande final, após o sorteio, ficou estabelecido que o primeiro jogo seria na Vila Belmiro. Em casa e com o apoio do torcedor, o Santos venceu o Vitória por 2 a 0, com gols de Neymar e Marquinhos, levando para Salvador uma boa vantagem.

No Barradão, os santistas aproveitaram que o Vitória foi para cima e conseguiu abrir o placar. Mas no segundo tempo, o clube baiano conseguiu virar o jogo e venceu por 2 a 1, mas como na soma do resultado, o Santos venceu por 3 a 2, acabou ficando com o caneco.

Retrospectiva 2010

A Retrospectiva que será feita, irá falar dos campeonatos disputados no Brasil ou em que os times Brasileiros participaram. Começarei falando dos Estaduais, depois Copa do Brasil, Libertadores, Sulamericana, Brasileirão e Mundial.

A seguir, resumo de alguns estaduais e os campeões estaduais de 2010.

Nesta temporada, seis times conquistaram pela primeira vez um campeonato estadual. Em Alagoas, o Murici derrotou ASA, para felicidade dos poucos mais de 25 mil habitantes da cidade, levando o título para o interior do estado após quatro anos.

Quem também levantou a taça pela primeira vez, foi o Ceilândia no Distrito Federal. Com um elenco estrelado comando pelos veteranos Dimba e Allan Dellon, a equipe bateu o Brasiliense na final para levar o título para Ceilândia.


Ainda conquistaram o caneco pela primeira vez, Penarol-AM, União Rondonópolis-MT, Comercial-PI e River Plate-SE. Se por um lado times conquistaram título pela primeira vez, outras seguem aumentando seu domínio sobre os rivais.
No campeonato pernambucano, ao derrotar o Náutico pelo terceiro ano seguido, o Sport sagrou-se pentacampeão estadual. Da mesma forma, outros dois clubes do nordeste seguem levando vantagem sobre os rivais. No Ceará, o Fortaleza se tornou tetracampeão estadual, enquanto na Bahia, o Vitória chegou a mesma sequência de título.

Ainda em 2010, duas equipes conquistaram o título estadual e quebraram jejum sem títulos. Aproveitando a ausência do principal rival Moto Club, que estava disputando a segunda divisão, o Sampaio Corrêa conquistou o Campeonato Maranhense, último estadual de 2010 terminando no mês de novembro, depois de sete anos.

Porém, quem quebrou o maior jejum sem títulos foi o Rio Branco-ES. A última conquista do time da Capa Preta aconteceu em 1985, época em que a equipe disputava a elite do Campeonato Brasileiro. Neste ano, depois de terminar a primeira fase na segunda colocação, o Rio Branco passou pelo Rio Bananal nas semifinais por ter a melhor campanha. Na final, venceu a primeira partida diante seus torcedores e segurou o empate para levantar seu 36º título estadual.

Confira TODOS os campeões estaduais de 2010:
Acre-AC - Rio Branco-AC

Alagoas-AL - Murici
Amazonas-AM - Penarol

Amapá-AP - Trem
Bahia-BA - Vitória
Ceará-CE - Fortaleza
Distrito Federal-DF - Ceilândia

Espírito Santo-ES - Rio Branco-ES
Goiás-GO - Atlético Goianiense

Maranhão-MA - Sampaio Corrêa
Minas Gerais-MG - Atlético Mineiro
Mato Grosso do Sul-MS - Comercial
Mato Grosso-MT - União Rondonópolis
Pará-PA - Paysandu
Paraíba-PB - Treze
Pernambuco-PE - Sport
Piauí-PI - Comercial-PI
Paraná-PR - Coritiba
Rio de Janeiro-RJ - Botafogo
Rio Grande do Norte-RN - ABC
Rondônia-RO - Vilhena
Roraima-RR - Baré
Rio Grande do Sul-RS - Grêmio
Santa Catarina-SC - Avaí
Sergipe-SE - River Plate

São Paulo-SP - Santos 
Tocantins-TO - Gurupi


Gostou? Compartilhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More