quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Mercado da Bola 18

Por Gabriel Lago

> Náutico: a novela Bruno Meneghel está muito próximo de ter um final. O presidente alvirrubro, Berillo Junior, anunciou que vai esperar por uma resposta do jogador até as 19h de hoje. O empresário do jogador, Pedro Pereira, e o Náutico já teriam acertado as bases salariais e os detalhes de parcelamento das luvas, faltando apenas Pereira avisar a Meneghel sobre a proposta. Paralelo à situação do de Bruno Meneghel, o Náutico confirmou mais um nome para o setor ofensivo: Rogério, jovem de 20 anos, que marcou seis gols pelo Porto-PE no último Pernambucano. Especula-se que ainda nesta semana, o Timbu acerte com o meia Luciano Henrique, o lateral/volante Derley, renove com o meia Erick Flores. O atacante Ricardo Xavier recebeu uma proposta financeira superior ao do Náutico e não acertará com o clube.

> Sport: após assinar contrato com o Sport, o meia Elvis mostrou toda sua gratidão em vestir a camisa rubro-negra. Ele diz que acertou sua transferência ao Sport por intermédio do dirigente Adelson Wanderley. Afirmou não ter problema algum em vestir a camisa do Sport, rival de seu antigo clube, o Santa Cruz. Falou que terá, como primeiro objetivo, levar o Sport ao 40º título estadual, e disse que buscará fazer história no Leão. Quanto à outras contratações, estas deverão ser anunciadas em breve. Nomes especulados são dos zagueiros Vinicius Simon e Aílson e do lateral Thiaguinho.


> Cruzeiro: em busca de um lateral-direito que substitua Jonathan, que foi pro Santos, o Cruzeiro acertou com o zagueiro Naldo. Edinaldo Gomes Pereira é natural de Santo André, tem 22 anos, e era titular da Ponte Preta na Série B deste ano. Enquanto isso, o também zagueiro Leonardo Silva não acertou renovação e esta de saída do clube. Seu destino pode ser o São Paulo.

> Figueirense: sem chances na zaga do Corinthians, o jovem Renato Chaves foi confirmado como reforço do Figueirense para a temporada 2011. Renato de Araújo Chaves Júnior, foi emprestado por pouco tempo ao Bahia e voltou ao Corinthians, mas não teve sucesso. Ele já participou de seleções brasileiras de base e, por isso, o Timão preferiu emprestá-lo a vendê-lo, na esperança que volte a atuar bem.


> Fluminense: chegou ao fim mais uma novela do futebol brasileiro. O goleiro Diego Cavalieri, ex-Palmeiras, Liverpool e que estava na Cesena, é o novo reforço do Flu para a temporada 2011. Diego é paulistano e tem 28 anos, e foi a maior revelação palmeirense na posição, depois de Marcos. Ele conseguiu a liberação do Cesena-ITA e atuará por três temporadas no Tricolor Carioca. Outros próximos de fechar com o clube são o meia Souza, o volante Edinho e o atacane Araújo, que, enfim, recebeu liberação do Al Gharafa para poder jogar no clube carioca. Para completar as notícias do Flu, o jovem atacante Dori será emprestado, por uma temporada, aos chineses do Changchun Yatai FC, enquanto o argentino Equi González estaria perto de se transferir à LDU.

> Atlético-MG: o Galo realmente irá liberar o zagueiro paraguaio Cáceres. Julio César Cáceres López fez sua segunda passagem pelo Atlético da forma mais discreta possível, mesmo assegurando vaga à Copa do Mundo de 2010. Com isso, os dirigentes do alvinegro correm para poder acertar com Leo Silva, que não permaneceu no Cruzeiro.

> Colo-Colo-CHI: sem ter feito boas atuações no Flamengo, após lesões, o volante Maldonado poderia estar de saída do clube. A informação foi desmentida, mas o site chileno Deportes.13, o volante titular do Pentacampeonato Brasileiro afirmou que o Colo-Colo estaria interessado na sua volta.

> Santa Cruz: após ter acertado com o goleiro Thiago Cardoso, o Santa sofreu uma baixa. O mesmo goleiro está perto de ser anunciado como novo reforço do Ceará e está de saída do Arruda, sem mesmo ter feito uma partida. Ele treinou normalmente nesta tarde, e deverá anunciar saída em coletiva. Rodolpho, ex-Náutico, pode ser o nome substituto.

> Bahia: o meia Ramón, do CSKA-RUS, afirmou, pelo seu twitter, que está a uma liberação do clube russo para acertar com o Bahia. O ex-meia do Corinthians e do Flamengo estava em uma conversa com o amigo e atacante do Manchester City, Jô. O nome de Ramon seria como substituição ao de Morais, que voltou ao Corinthians. Ontem, o atacante Jael confirmou permanência no clube. Pelo menos até maio, onde seu contrato deverá ser renovado.

> Corinthians: mais um jogador confirmou saída do clube. E outro zagueiro. Após emprestar Renato ao Figueirense, o Corinthians liberou Thiago Heleno para poder acertar com qualquer clube. Ele alegou mal estar no clube, pediu rescisão de contrato e a diretoria atendeu ao seu pedido.


> Vasco: dois jogadores acertaram com o Vasco. O volante Eduardo Nascimento da Costa, 28 anos, e que já estava acertado com o clube. O outro reforço, vindo por empréstimo, é o meia Misael Silva Jansen, 23 anos, do Ceará. Outro que despertou interesse vascaino é o argentino Enzo Hernán Gutiérrez. Enzo Gutiérrez foi revelado no Boca, é destaque do O'Higgins e pode ser reforço do clube. O chileno Milovan Mirosevi, do Univ. Católica, também estaria perto de ser reforço do Vasco.

> Manchester City: sondado por Real Madrid, Inter de Milão, Manchester, entre outros, o atacante bósnio Edin Dzeko, do Wolfsburg, pode receber uma mega proposta do Manchester City. O ex-time de Robinho ofereceu 30 milhões de euros de imediato ao clube alemão. As negociações deverão ter conclusão em breve.


> Barcelona-EQU: após más atuações no Sport, o meia Marcelinho Paraíba pode tornar-se o novo reforço do Barcelona. Mas de Guayaquil, no Equador. Marcelinho, porém, não deverá aceitar a proposta. Clubes do Nordeste e da Arábia sondam o jogador.

> Ponte Preta: após perder o zagueiro Naldo para o Cruzeiro, a Macaca acertou, por empréstimo, com o meia Renatinho. Renato Ribeiro Calixto jogou pelo Coritiba e pelo Atlético-GO no ano de 2010.

> América-RJ: sem espaço no Atlético-GO, o meia Diguinho pode retornar ao América. O clube comandado por Romário está interessado no atleta, que foi destaque na campanha de retorno da equipe à Série A, em 2009.

> América-MG: sem ter jogado com frequência na Série B de 2010, o zagueiro Wellington Paulo não permanecerá no clube para a Série A. Esta era a terceira passagem de Wellington Paulo da Silva Barros pelo Mequinha. O zagueiro foi revelado no próprio América e disputou 307 jogos com a camisa do clube.

> São Caetano: enfim a torcida do Azulão pode comemorar a vinda de reforços. Um pacotão de sete jogadores foi anunciado. Dois conhecidos são o zagueiro Júlio Santos (Tours-FRA e ex-Portuguesa) e o meia Walter Minhoca (Ipatinga). Os outros reforços são o zagueiro Fred (Oeste), o lateral-esquerdo Berg (América-RN), o meia Heberty (Juventus-SP), e os atacantes Leozinho (Icasa) e Fábio Miguel (Vitória-ES).

> Botafogo: dois jogadores do Figueirense acertaram ida ao Botafogo. O lateral-direito Lucas Rios Marques, de 22 anos, assinou um contrato de seis anos de duração. Já o zagueiro João Filipe Rabelo da Costa e Silva, também de 22 anos, assinará contrato de 25 anos. Além deles, renovou contrato com o clube o zagueiro Antônio Carlos.

> Manchester United: o titular mais reserva do Real pode ser o próximo reforço do Manchester United. O meia Lass Diarra é o favorito da lista de reforços montada pelo treinador do Red Devils, Alex Ferguson. O valor do jogador gira em torno de R$ 30 milhões.

> Al-Ahli: o clube árabe acertou com o meia-esquerda Artur Pereira Neto, o Netinho, do Atlético-PR. Netinho se juntará a Pinga, ex-Inter, aos únicos jogadores brasileiros da equipe. O contrato é de 18 meses.

Estádios a Seguir Exemplo - Itália e França:

Por Heitor Barros

Depois de Espanha e Portugal e Alemanha, a Série Estádios a Seguir Exemplo continua a toda vapor. Os estádios agora são de dois pólos futebolísticos: Itália e França. Ambas sediaram copas do Mundo (Itália em 1934 e 1990 e França em 1938 e 1998). Inclusive, todos os estádios de que falarei (menos o Stade de France) sediaram as duas copas. Portanto são estádios antigos, mas modernos. A França será a sede da Eurocopa de 2016 (derrotando a própria Itália e a Turquia). A França já sediou a Euro de 1960 e 1984. A Itália sediou a Euro em 1968 e 1980.

ITÁLIA:

Estádio San Siro (Giuseppe Meazza): O estádio recebe duas denominações. San Siro, porque é o nome do distrito onde ele se localiza, e Giuseppe Meazza, por conta de um grande ídolo da história do Inter de Milão. O estádio é usado pelo Milan e pela Inter de Milão. Pertence a prefeitura de Milão e tem capacidade para 80.000 pessoas. Além das copas de 34 e 90, sediou 3 finais da Champions e o último jogo oficial do Rei Pelé. Nunca sediou uma Eurocopa.

Stadio Olimpico Stadium in RomaEstádio Olímpico de Roma: O Estádio Olímpico de Roma sofreu 3 grandes reformas. A última devido a copa de 1990. O estádio inaugurado em 1910 tem capacidade para quase 83.000 e recebe os jogos da Lazio e Roma. Sediou (Além das copas de 1934 e 1990)  a final da Champions de 2008/09, vencida pelo Bracelona, e as Eurocopas de 1968 e 1980.  Também recebe algumas competições de Atletismo.

Stadio Olimpico di Torino Stadium in TorinoEstádio Olímpico de Turim: Era o principal estádio de Turim até a construção do estádio Delle Alpi (Foi demolido em 2008). Porém, com a reforma para as Olímpiadas de inverno (onde sediou a abertura), foi modernizado e voltou a ser o principal estádio da cidade. Além da abertura das olimpíadas de inverno, a Eurocopa de 1980. Sua capacidade é de 27.500 torcedores. Com o novo estádio da Juventus, o Torino se tornou o único mandante do estádio.

Stadio Olimpico di Torino Stadium in Torino

Juventus Arena in TorinoJuventus Arena: No local do antigo estádio Delle Alpi, a Juventus construiu seu estádio particular. Com capacidade para 41.000 pessoas, a inauguração oficial do estádio acontecerá na 1ª rodada do italiano, quando a Juventus enfrentar. A Juventus se tornou o 1º gigante italiano com estádio próprio. O estádio custou 276 milhões, mas barato que todos os estádios do Brasil para a copa, com exceção da Arena da Baixada. Estádio bom, nem sempre é estádio caro…

Juventus Arena in Torino

Stadio Luigi Ferraris in GenovaEstádio Luigi Ferraris: Estádio localizado na cidade de Gênova. No estádio atuam as equipes da Sampdoria e do Genoa. Têm Capacidade para um pouco mais de 36.500 torcedores. Têm esse nome em homenagem a um capitão do Genoa e herói da Itália na 1ª guerra.

Stadio Luigi Ferraris in Genova

Outros estádios importantes: San Paolo (Nápoles), Artemio Franchi (Florença), Estádio San Nicolas (Bari)

FRANÇA:

Stade de France Stadium in Saint DenisStade de France: Único estádio desta seleção que não sediou 2 copas, o Stade de France foi o palco de uma das maiores decepções da seleção brasileira: A final da Copa de 1998. O estádio é mais utilizado pela seleção francesa, devido a preferência dos clubes pelo Parc des Princes. Sediou também a Final da Copa do Mundo de Rugby em 2007 (3º evento esportivo mais assistido no mundo). Será sede da Eurocopa de 2016 (Sua 1ª Eurocopa)

Stade de France Stadium in Saint Denis

Stade Vélodrome Stadium in MarseilleStade Vélodrome: Estádio localizado na cidade de Marselha. Seu proprietário é o Olympique de Marselha. Seu nome é devido a pista de ciclismo que existia em volta do campo. Sediou as Copas do Mundo de Futebol de 38 e 98 e da Copa do Mundo de Rugby de 2007. Sua capacidade é de 60.000 pessoas. Também será sede da Eurocopa de 2016. Será sua 3ª participação na Eurocopa (1960 e 1984).

Stade Vélodrome Stadium in Marseille

Stade de Gerland Stadium in LyonStade Gerland: É a casa do Lyon na França, localizado na cidade que dá nome ao time. Têm capacidade para 43.000 pessoas. Foi nesse estádio que o jogador de camarões, Marc-Vivien Foé, morreu durante o confronto entre Camarões e Colômbia. Sediou Eurocopa (1960 e 1984) e será uma das sedes da Euro-2016. Além das copas de 38 e 98, e do Campeonato Mundial de Rugby. Uma das curiosidades desse estádio, é que ele foi terminado por prisioneiros alemães da 1ª guerra.

Stade de Gerland Stadium in Lyon

Stade Parc des Princes Stadium in ParisStade Parc des Princes: Traduzido como Estádio Parque dos Princípes, O estádio tem como proprietário o Paris Saint-German (PSG), antigo clube de Ronaldinho e principal clube de Paris. Inaugurado em 1897, o estádio fica mais perto do centro de Paris. Por isso, tem mais jogos durante o ano do que o Stade de France. Sua capacidade é de 48.500 pessoas. Existe um projeto de ampliação do estádio para 54.000 pessoas. Sediou 3 finais da Champions League (56, 75 e 81), A copa do mundo de Rugby de 2007 e foi o palco da Final da Eurocopa de 1984.

Stade Parc des Princes Stadium in Paris

Outros estádios sedes de 1998: Stade Félix-Bollaert (Lens), Stade de la Beaujoire (Nantes), Stadium Municipal de Tolouse (Tolouse), Stade Geoffroy-Guichard (Saint-Ettiene), Stade Chaban-Delmas (Bordeaux), Stade de la Mosson (Montpellier).

Semana que vem teremos os Estádios da Inglaterra. Até lá!


Gostou? Compartilhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More