Por Heitor Barros
No único jogo indefinido da volta, O Manchester venceu o Chelsea no Old Trafford por 2 a 0, com grande jogo de Giggs. No resto dos jogos, nada de “milagres”. Schalke, Barcelona e Real Madrid confirmaram o favoritismo obtido pelos grandes resultados no jogo de ida, e até venceram os jogos de volta. Alguns até com ajudinhas adversárias…
Hernández abriu o placar para o Manchester (Foto:Reuters)
Manchester United 2X1 Chelsea => O Chelsea veio partindo para o ataque. Mas Carlo Ancelotti preferiu começar com Fernando Torres, contratado a peso de ouro (50 milhões de Euros) , do que começar com Drogba, cotado para sair no final do ano para uma possível renovação de elenco do Chelsea. No Chelsea, Ramires, A.Cole e Malouda conduziam os “Blues” para o ataque e criaram bons lances de gol. O Manchester se defendia e contra atacava. Mas o Manchester mudou de estratégia e passou a pressionar Petr Cech. Giggs fez boa jogada e Chicharito Hernández, 6 milhões de Euros e 18 gols na temporada 1 a 0. Depois do gol, os “Red Devils” continuaram pressionando, mas ficou no 1 a 0 no 1º tempo. No 2º tempo o Chelsea mudou. Saiu o criticado Torres e entrou Drogba. A mudança foi notável. Com vontade, o marfinense levou perigo e balançou a meta de Van der Sar, após lançamento de Lampard. Minutos antes do gol, Ramires foi expulso, no que complicaria a vida do Chelsea. Porque logo depois do gol de Drogba, Park marcou o 2º após passe do imnterminável Ryan Giggs. Vaga para o Manchester que enfrenta o Schalke.
FICHA TÉCNICA
MANCHESTER UNITED 2 x 1 CHELSEA
Local: Estádio Old Trafford, em Manchester (Inglaterra)
Data: 12/04/2011, terça-feira
Horário: 15h45 (horário de Brasília)
Árbitro: Olegário Benquerença (POR)
Assistentes: Bertino Miranda e João Santos (POR)
Cartões amarelos: O’Shea e Evra (UTD) Ramires, Malouda e Terry (CHE)
Cartão vermelho: Ramires (CHE)
Gols: UNITED: Chicharito, aos 44min do 1° tempo, e Park, aos 33min do 2° tempo
CHELSEA: Drogba, aos 32min do 2° tempo
CHELSEA: Cech; Ivanovic, Alex (Paulo Ferreira), Terry e Ashley Cole; Ramires, Essien, Malouda e Lampard; Anelka (Kalou) e Fernando Torres (Drogba). Técnico: Carlo Ancelotti.
MANCHESTER UNITED: Van der Sar; O'Shea, Ferdinand, Vidic e Evra; Nani (Valencia), Park Ji-Sung, Carrick e Giggs; 'Chicharito' Hernandéz e Rooney. Técnico: Alex Ferguson.
Messi quebrou recorde de Ronaldo e chegou a artilharia da Champions (Foto: Reuters)
Shakhtar 1X0 Barcelona => Um filme repetido para o torcedor do Shakhtar. O time ucraniano dominou parte do jogo e pecou nas finalizações. Coisa que o Barça raramente faz. O Barça aos poucos conseguiu controlar a posse de bola e mandar o Shakhtar na defesa, que não é a marca forte do time. E o Barcelona conseguiu marcar o gol. Messi, que não havia marcado no 5 a 1 no Camp Nou, fez seu 48º gol na temporada, chegando ao recorde de gols em uma temporada pelo clube catalão (A marca quebrada foi de Ronaldo,com 47 gols em 1996/1997) e a artilharia isolada da Champions (também é o artilheiro da Copa do Rei e do Campeonato Espanhol) com os adversários mais próximos eliminados (Mario Gomez [Bayern] e Eto’o [Inter de Milão]). Depois disso o jogo não teve muitas emoções e ficou no 1 a 0. Barcelona faz o clássico na semifinal da Champions contra o Real Madrid.
FICHA TÉCNICA
SHAKHTAR DONETSK 0 X 1 BARCELONA
Local: Donbass Arena, em Donetsk (Ucrânia)
Data: 12/04/2011, terça-feira
Horário: 15h45 (de Brasília)
Árbitro: Florian Mayer (ALE)
Assistentes: Holger Henschel e Christoph Bornhorst (ambos ALE)
Cartões amarelos: Mkhitaryan e Ishchenko (Shakhtar); Gabriel Milito (Barcelona)
Gol: BARCELONA: Messi, aos 43 minutos do primeiro tempo
SHAKHTAR: Pyatov; Kobin, Ishchenko, Rakitskiy e Shevchuk; Hubschmann (Fernandinho), Mkhitaryan, Jadson, Douglas Costa (Eduardo) e Willian; Luiz Adriano (Marcelo Moreno). Técnico: Mircea Lucescu.
BARCELONA: Victor Valdés; Daniel Alves, Piqué (Gabriel Milito), Busquets e Adriano; Mascherano, Xavi (Pedro Rodríguez) e Keita; Afellay, Messi e David Villa (Jeffren). Técnico: Josep Guardiola.
Raúl comemora o seu 73º gol em competições europeias (Foto: AP)
Schalke 04 2X1 Inter de Milão => O Schalke venceu a Inter de Milão por 2 a 1 e se confirmou como a surpresa do ano na Champions League. O feito inédito para o clube foi conquistado sobre a atual campeã Inter de Milão, que já foi derrotado pelo clube alemão na final da Copa da UEFA 1996/1997. E a boa campanha do Schalke se deve muito a presença de Raúl. O espanhol aproveitou o sucesso do clube e virou o maior artilheiro da história da Champions League. E foi o espanhol que abriu o placar do jogo, após passe de Jurado. Com o gol, a missão da Inter ficou mais difícil. Com a pressão a Inter chegou ao empate. Sneijder cobrou falta, Lúcio tocou, e Thiago Motta mandou pro gol. Com o gol o Inter passou a atacar mais e a levar mais contra ataques. E foi em um desses contra ataque que Raúl achou o zagueiro Höwedes livre para mandar para o gol de Julio César. Schalke classificado e enfrentará o Manchester United, que foi eliminado justamente nessa fase para um alemão, o Bayern de Munique.
FICHA TÉCNICA
SCHALKE 2 X 1 INTERNAZIONALE
Local: Arena AufSchalke, em Gelsenkirchen (Alemanha)
Data: 13/04/2011, quarta-feira, 15h45 (de Brasília)
Árbitro: Damir Skomina (ESL)
Assistentes: Primoz Arhar e Marko Stancin (ESL)
Cartões amarelos: Raúl e Papadopoulos (Schalke); Lúcio e Thiago Motta (Inter)
Gols: SCHALKE: Raúl, aos 45 do primeiro tempo, e Howedes, aos 36 minutos do segundo tempo; INTER: Thiago Motta, aos 4 do segundo tempo
SCHALKE: Neuer; Uchida, Metzelder, Howedes e Sarpei; Papadopoulos, Matip, Jurado (Schmitz) e Baumjohann (Draxler); Edu (Chatisteas) e Raúl. Técnico: Ralf Rangnick
INTER: Júlio César; Maicon, Ranocchia, Lúcio e Nagatomo; Thiago Motta, Stankovic (Pandev), Zanetti e Sneijder (Philipe Coutinho); Eto’o e Milito. Técnico: Leonardo
Gomes falhou feio no gol do Real Madrid (Foto: Reuters)
Tottenham 0X1 Real Madrid => Real Madrid e Tottenham vinham fazendo jogo morno. No 1º tempo o Real aproveitava os contra ataques e o Tottenham dependia de Bale e Lennon. No 2º tempo acontecia a mesma coisa até o fatídico lance. Chute de Cristiano Ronaldo no meio do gol e falha do goleiro brasileiro Gomes. O gol definiu o confronto. O Tottenham ainda tentou jogar no ataque para pelo menos vencer, mas Mourinho, esperto, tirou os jogadores pendurados e ao mesmo tempo mexeu no meio com Kaká e Granero, que passaram a dominar o meio-campo. Quase classificado desde o jogo de ida, o Real confirmou a classificação para as semifinais contra o Barcelona.
FICHA TÉCNICA
TOTTENHAM 0 x 1 REAL MADRID
DATA: 13/04/2011, quarta-feira
LOCAL: Estádio White Hart Lane, Londres, Inglaterra
ÁRBITRO: Nicola Rizzoli (ITA)
ASSISTENTES: Luca Maggiani e Andrea Stefani
CARTÕES AMARELOS: Ricardo Carvalho e Granero (RMA)
GOL: Cristiano Ronaldo, aos 5min do 2° tempo
TOTTENHAM: Gomes; Corluka, Gallas, Dawson e Assou-Ekoto; Huddlestone (Sandro), Modric (Kranjcar), Lennon (Defoe), Bale e Van der Vaart; Pavlyuchenko
Técnico: Harry Redknapp
REAL MADRID: Casillas; Sérgio Ramos (Granero), Albiol, Ricardo Carvalho e Arbeloa; Xabi Alonso (Benzema), Khedira, Marcelo, Özil e Cristiano Ronaldo (Kaká); Adebayor
Técnico: José Mourinho