Por Gabriel Pontes (@gabrielpontes14)
Foram definidos, nesta quinta-feira (21), todos os classificados às oitavas-de-final da Liga Europa. Entre certezas e surpresas, as 16 equipes jogarão no dia 7 de Março, pelos confrontos de ida, tendo a volta sido marcada para 14 do mesmo mês.
A maratona de jogos de volta começou com o duelo entre Rubin Kazan e Atlético de Madrid. Mesmo não jogando em seu estádio (o Tsentralny), por falta de segurança, os russos do Rubin conseguiram passar pelos favoritos do Atlético. Atuando no Luzhniki, os mandantes perderam por 1 a 0, gol de Falcao García. Como haviam vencido no Vicente Calderón por 2 a 0, a classificação foi para o time do argentino Ansaldi. Na próxima fase, a equipe enfrentará outro espanhol, o Levante. O time de Valencia venceu, mais uma vez, o Olympiakos, agora na Grécia, pelo placar de 1 a 0 (na ida, vitória por 3 a 0).
Dnipro e Basel ficaram no 1 a 1, em jogo realizado na Ucrânia. Como venceu, em casa, por 2 a 0, o Basel passou sem problemas, e agora enfrentará o Zenit. A equipe russa perdeu por 3 a 1 para o Liverpool, mas com a vitória, em St. Petersburgo, por 2 a 0, e o gol fora de casa (marcado pelo brasileiro Hulk), conseguiram classificação sobre a equipe do volante Gerrard.
 |
Capitão Gerrard não impediu desclassificação do Liverpool (Foto: Getty Images) |
Outro confronto confirmado é Stuttgart e Lazio. Os alemães fizeram bonito, ao vencer, fora de casa, a equipe belga Genk. O empate no jogo de ida não atrapalhou a vitória por 2 a 0 nesta quinta. Já a Lazio, que havia feito um eletrizante jogo com o Borussia Mönchengladbach e empatado por 3 a 3 na Alemanha, venceu o adversário por 2 a 0, no estádio Olímpico. Os gols da partida foram marcados por Candreva e Alvaro Gonzalez.
Outra agremiação italiana classificada é a Inter de Milão. Os milaneses venceram o Cluj, de novo, desta vez na Romênia, por 3 a 0, gols de Guarin (duas vezes) e Benassi. A Inter terá pela frente a forte equipe do Tottenham, que conseguiu um empate com o Lyon, fora de casa, por 1 a 1. Gonalons havia feito 1 a 0 para os franceses, mas Dembélé deixou tudo igual e classificou os ingleses.
 |
Dembélé comemora ida às oitavas, onde enfrentará a favorita Inter (Foto: Getty Images) |
Benfica e Bordeaux será outro confronto das oitavas. Ambos definiram classificação em casa. O Benfica, que já havia vencido o Bayer Leverkusen por 1 a 0 na Alemanha, superou-o novamente, no estádio da Luz, por 2 a 1. Já o Bordeaux teve uma tarefa mais difícil. Diante do Dynamo de Kiev, os franceses venceram apertado, por apenas 1 a 0. Placar suficiente para garanti-los na próxima fase, já que empatar em 1 a 1 no confronto de ida.
O Anzhi encontrou poucas dificuldades. Depois de ganhar do Hannover por 3 a 1, o time de Eto'o conseguiu um empate na Alemanha e passou de fase. O adversário dos russos, agora, é o Newcaslte. Mesmo numa fase de altos e baixos, o ex-time de Demba Ba conseguiu um 1 a 0 fora de casa, diante do Metalist (gol de Ameobi).
 |
Hazard salvou o Chelsea de possível vexame no Stamford Bridge (Foto: AFP/ Getty Images) |
Se o ex-time de Ba conseguiu a classificação, o mesmo pode ser dito de sua atual equipe, o Chelsea. Com dificuldades, após estar perdendo por 1 a 0 para o Sparta Praga (resultado que poderia levar a decisão aos pênaltis), os Blues conseguiram classificação, com gol de Hazard, no último minuto de jogo. O empate garantiu que o Chelsea enfrentasse, na próxima fase da Liga Europa, o Steaua Bucareste. Os romenos, que perderam o jogo de ida para o Ajax por 2 a 0, tiraram a diferença na volta, levando o jogo aos penais. Com 4 marcados e apenas 2 para os holandeses, o Steaua conseguiu o feito.
Por fim, a surpresa Vitoria Plzen venceu o Napoli pela segunda vez. Na terra da cerveja, os tchecos ganharam de 2 a 0. O adversário da equipe nas oitavas será o Fenerbahçe, que passou com vitória magra de 1 a 0 sobre o BATE Borisov, na Turquia.