Por Mateus Vilar Schuler (@reportermateus) - texto da assessoria de imprensa da ONG "love.fútbol
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Marta, Tatu-bola e representantes da ONG Educap, do Complexo do Alemão |
O evento também marcou o anúncio de que a Copa Coca-Cola — competição que conta com mais de 10 mil crianças e adolescente de todo o País — premiará seus campeões feminino e masculino com a construção de campos nas suas respectivas comunidades. Um grupo de jovens que estão na disputa do torneio se juntou a Marta e a Mano Silva, cofundador da love.fútbol, para jogar bola. A surpresa foi a presença do Tatu-Bola, mascote da Copa do Mundo 2014, que participou também da descontraída roda de dois toques.
A reforma do Campo do Sargento é feita em um projeto desenvolvido pela love.fútbol com a participação dos moradores, em parceria com a Coca-Cola Brasil, a patrocinadora. Marta, que atualmente defende o Tyresö, da Suécia, veio ao Brasil especialmente para o evento e afirmou que a reforma do campo no Complexo Alemão é muito importante para o fortalecimento da comunidade.
“É uma iniciativa excelente que deve servir de exemplo para todo o Brasil. São necessários espaços com infraestrutura adequada para as pessoas terem uma vida ativa e saudável. E o melhor deste projeto é a oportunidade da comunidade participar da construção. Assim, eles valorizam ainda mais a conquista e a emoção é muito maior”, disse Marta, que em sua infância e adolescência disse jogar em locais que não tinham boas condições, na cidade de Dois Riachos, em Alagoas.
Envolvimento e legado. Com as obras em fase inicial, o envolvimento dos moradores do Complexo do Alemão tem aumentado paulatinamente. Já são 75 voluntários, número que pode aumentar, nas obras que devem ir até a terceira semana de dezembro. Lideranças locais têm ajudado nessa mobilização, como a ONG Educap (Espaço Democrático de União, Convivência, Aprendizagem e Prevenção), sediada ao lado do campo. Cerca de três mil crianças e adolescentes serão beneficiados. A inauguração ainda não tem data marcada, mas a presença de Marta já está confirmada.
“As lideranças da comunidade estão ajudando na mobilização das pessoas, que começam a acreditar e a se sentir parte do projeto. Já existe uma identidade e um sentimento de propriedade por parte das pessoas. Elas estão chamando os seus vizinhos, seus parentes e amigos. Todas essas experiências e momentos de trabalho duro farão com que esse espaço, no fim, represente mais do que um campo de futebol", afirmou Mano Silva, cofundador da love.fútbol.
Patrícia Esteves, gerente de marketing da Coca-Cola, destacou que a construção de campos nas comunidades das equipes vencedoras da Copa Coca-Cola, em parceria com a love.fútbol, mostra um legado social do torneio.
“A construção de campos nas comunidades de onde são os times vencedores é uma premiação coletiva. Ganham todos: os jogadores e a população local que passa a ter um espaço para prática de atividades físicas. O principal objetivo da Copa Coca-Cola é estimular a vida ativa”, afirmou Patrícia Esteves.
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Marta, Patricia Esteves, Tatu-bola, Mano Silva |
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Marta, Tatu-bola e Mano |