quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Europa League começa com algums tropeços

Heitor Barros


A Uefa Europa League começou hoje com tropeços de alguns tropeços de times grandes. A Juventus só empatou em casa contra o polonês Lech por 3X3 (Rudnevs fez os três gols do time polonês). O atual campeão, Atlético de Madrid, perdeu fora de casa para o Aris, da Grécia, por 1X0 fora de casa. Um jogo interessante foi o do Borussia Dortmund contra o Kapaty-UCR. Após perder por 2X0, o time Ucraniano virou para 3X2, mas no final levou uma virada por 4X3. O Liverpool venceu com um gol de Lucas, e o Metalist goleou por 5X0 com 4 gols brasileiros. Os clubes que ganharam a Champions e disputam essa edição da Eurpoa League são: Juventus, Liverpool, Porto, Steua Bucareste, PSV, Borussia Dortmund. Irei comentar sobre os jogos desses times, além do Manchester City e Atlético de Madrid (atual campeão).

undefinedJuventus 3X3 Lech-POL

A Juve decepcionou seus torcedores (mais uma vez) após empatar em casa com o Lech Poznan por 3X3. O destaque da partida foi do atacante Rudnevs que fez 3 gols. A Juventus ainda chegou a vira o jogo (estava perdendo por 2X0). O jogo jogo teve dois gols que “valeram o ingresso”. O de Del Piero e o último de Rudnevs.

Com gol relâmpago e 'torpedo' de Lucas, Liverpool goleia Liverpool 4X1 Steua Bucareste

O Liverpool, ao contrário do Juventus, deu alegria aos seus torcedores. O time inglês venceu por 4X1 com um gol de Joe Cole, 2 gols de…N’gog (eu também não acreditei!) e do brasileiro Lucas. O Liverpool confirma que é um dos (se não o) grandes favoritos ao título da Uefa europa League.

Jô, Manchester CiyRB Salzburg 0X2 Manchester City

No duelo entre os ricaços, o o vencedor no duelo foi o dinheiro vindo do petróleo. O Red Bull Sazlburg, apesar do dinheiro vindo da marca, não consegue grandes jogadores por conta do fraco campeonato austríaco. O City, que não tem nada haver com isso venceu com um ataque “corintiano”: Jô e Tevez. Jô fez um gol e deu passe para o outro (quem fez o gol foi David Silva).

Dzsudzsák nega vitória à Sampdória PSV 1X1 Sampdoria

No outro jogo que tinha um clube-empresa, o PSV (da Philips) empatou com o bom time da Sampdoria. Os gols foram marcados por Cacciatore (Sampdoria) e Dzsudzsak (PSV).

Rolando Fonseca, PortoPorto 3X0 Rapid Vienna

Hulk não fez gol nesse jogo, mas o Porto venceu o Rapid Vienna por 3X0. Na minha opinião, Porto, Atlético de Madrid, Liverpool, Manchester City e Juventus (pela tradição) são os favoritos para conquistar o título (sem contar com os clubes que vão entrar da Champions League). Os gols foram de Rolando, Falcão e Micael.

Kapaty 3X4 Borussia Dortmund

image

No jogo mais eletrizante dessa primeira rodada o Borussia venceu na Ucrânia o Kapaty por 4X3. O Borussia fez 2X0. Mas o Kapaty virou o jogo aos 34 min para 3X2. Mas Lucas Barrios (aos 42min) e Mario Götze (47min) viraram o jogo para o Borussia.

Atual campeão, Atlético de Madri perde na estreia; Bayer Leverkusen goleia RosenborgAris 1X0 Atlético de Madrid

Apesar da presença de Forlán, o atual campeão da Liga Europa, estreou com o pé esquerdo, que curiosamente é o pé do marcador da partida Javito. O Atlético não contou com o genro de Mardona, Agüero.

Confira os resultados da primeira rodada da Liga Europa: (Em Breve a Classificação)

Grupo A
Juventus 3 x 3 Lech Poznan
RB Salzburgo 0 x 2 Manchester City

Grupo B

Aris 1 x 0 Atlético de Madri
Bayer Leverkusen 4 x 0 Rosenborg

Grupo C

Levski Sofia 3 x 2 Gent
Lille 1 x 2 Sporting

Grupo D

Brugge 1 x 1 PAOK
Dínamo de Zagreb 2 x 0 Villarreal

Grupo E

AZ Alkmaar 2 x 1 FC Sheriff
Dínamo de Kiev 2 x 2 BATE Borisov

Grupo F

Lausanne Sports 0 x 3 CSKA
Sparta Praga 3 x 2 Palermo

Grupo G

AEK 3 x 1 Hajduk Split
Anderlecht 1 x 3 Zenit

Grupo H

Getafe 2 x 1 OB Odense
Stuttgart 3 x 0 Young Boys
Grupo I

Debrecen 0 x 5 Metalist
PSV 1 x 1 Sampdoria

Grupo J

Karpaty Lviv 3 x 4 Borussia Dortmund
Sevilla 0 x 1 PSG

Grupo K

Liverpool 4 x 1 Steaua Bucareste
Napoli 0 x 0 FC Utrecht

Grupo L

Besiktas 1 x 0 CSKA Sofia
Porto 3 x 0 Rapid Vienna

Marcelo Nicácio engana Fortaleza e acerta com Ceará

Por Gabriel Lago


Destaque do Fortaleza na campanha que resultou no rebaixamento do clube à Série C em 2009, o atacante Marcelo Nicácio acertou, no início do ano, com o Figueirense, mas uma contusão fez com que o jogador pouco atuasse, perdendo qualquer chance de jogar no time. No início de setembro, porém, o atleta acertou sua volta ao Fortaleza. No dia 5 de setembro, uma festa foi preparada para recebê-lo.


Mas hoje, dia 16 de Setembro de 2010, o mesmo Nicácio, que nem chegou a estrear, acaba de ser anunciado como novo reforço do grande rival do Fortaleza, nada mais, nada menos, que o Ceará. O atleta ficará no clube até o final do ano, mas ainda não pode estrear por não estar regularizado.

O motivo pelo jogador "virar a casaca" foi o fato de que o Fortaleza deve dinheiro ao jogador, e foi acertado que o pagamento ia ser imediato. Só que o dinheiro não veio.

UM PANORAMA DO PASSADO: Os Primórdios

 COLETÂNIA DE INFORMAÇÕES FEITA POR DANTON BRASIL



A atividade mais antiga que se assemelha ao futebol moderno da qual se tem conhecimento data dos séculos III e II a. C. Estes dados são baseados em um manual de exercícios correspondentes à dinastia Han da antiga China. O jogo era chamado ts'uh Kúh , e consistia em lançar uma bola com os pés para uma pequena rede. Uma variante incluía uma modalidade onde o jogador deveria passar pelo ataque dos seus adversários. Também no Extremo Oriente, embora cerca de cinco ou seis séculos depois do cuju, existia uma variante japonesa chamada kemari, que tinhe um caráter mais cerimonial, sendo o objetivo do jogo manter uma bola no ar passando-a entre os jogadores. O kemari até hoje é praticado no Japão, em eventos culturais.
No Mediterrâneo destacaram-se duas formas de jogo: o harpastum, em Roma, e o epislcyros, na Grécia, sobre o qual se tem pouca informação. O primeiro era disputado por duas equipes em um terreno retangular demarcado e dividido pela metade por uma linha. Os jogadores de cada equipe podiam passar uma pequena bola entre eles, e o objetivo do jogo era enviá-la ao campo contrário. Esta variante foi muito popular entre os anos 700 e 800, e, apesar de ter sido introduzida nas Ilhas Britânicas, sua ascensão até o futebol moderno é incerta.
Durante a Era dos Descobrimentos, começou-se a conhecer desportos provenientes do Novo Mundo. Estima-se que o pok ta pok da cultura maia teria 3 000 anos de história. Na Groenlândia também se jogava um desporto que se assemelhava ao futebol, ao passo que o jogo denominado marngrook, da Oceania, tinha características que o assemelhava ao futebol americano. Onde hoje se localizam os Estados Unidos os índios praticavam outros jogos: o pasuckuakohowog na área continental central e o asqaqtuk no Alasca. Nos finais da Idade Média e séculos posteriores desenvolveram-se nas Ilhas Britânicas e em zonas circunvizinhas distintos tipos de jogos de equipe, os quais eram conhecidos como códigos de futebol. Estes códigos foram se unificando com o passar do tempo, mas foi na segunda metade do século XVII que ocorreram as primeiras grandes unificações do futebol, que deram origem ao rúgbi, ao futebol americano,  etc. e ao desporto que hoje é conhecido em grande parte do mundo como futebol.
Os primeiros códigos britânicos se caracterizavam por terem poucas regras e por sua extrema violência. Um dos mais populares foi o futebol escolar. Por esta razão o futebol escolar foi proibido na Inglaterra por um decreto do Rei Eduardo III, que alegou ser um desporto não-cristão, e a proibição perdurou por 500 anos. O futebol escolar não foi a única forma de jogo da época; de fato existiram outras formas mais organizadas, menos violentas e inclusive que se desenvolveram fora das Ilhas Britânicas. Um dos jogos mais conhecidos foi o calcio fiorentino, originário da cidade de Florência, na Itália, no período da renascença, no século XVI. Este desporto influenciou em vários aspectos o futebol atual, não somente por suas regras, mas também pelo ambiente de festa em que se jogavam estas partidas.
Os clubes britânicos se dividiram em relação ao jogo denominado rúgbi, e enquanto vários decidiram segui-lo, outros decidiram rejeitá-lo, devido ao fato que nestes a prática de não tocar a bola com a mano era mais aceita. Entre estes últimos se encontravam os clubes de Eton,Harrow, Winchester, Charterhouse e Westminster. Em meados do século XIX foram dados os primeiros passos para unificar todos as regras e formas de jogo do futebol em um único desporto. A primeira tentativa foi em 1848, quando na Universidade de Cambridge, Henry de Winton e John Charles Thring convocaram membros de outras escolas para regulamentar um código de regras, o Código Cambridge, também conhecido como as Regras de Cambridge. As regras tinham uma semelhança significativa com relação as regras do futebol atual. Talvez o mais importante de todos foi a limitação das mãos para tocar a bola, passando a responsabilidade de mover a mesma aos pés. O objetivo do jogo era fazer passar uma bola entre dois postes verticais e debaixo de uma fita que os unia, ato chamado golo, e a equipe que marcava mais golos era a vencedora. Também foi criada uma regra de impedimento similar à atual. Os documentos originais de 1848 se perderam, mas é conservada uma cópia das regras do ano 1856.
Entre 1857 e 1878 foi utilizado um conjunto de regras de futebol que também deixaria características ao futebol moderno: o Código Sheffield, também conhecido como as regras de Sheffield. O código, criado por Nathaniel Creswick e William Prest, adotou regras que ainda hoje são utilizadas, como o uso de um travessão (poste horizontal) de material rígido, no lugar da fita que se usava até o momento. Também foi adotada a utilização de tiros livres, escanteios e arremessos laterais como métodos de reintrodução da bola ao jogo.
Embora estas unificações de futebol levaram a vários avanços para a criação do futebol moderno, 26 de outubro de 1863 é considerado por muitos como o dia do nascimento do futebol moderno. Nesse dia, Ebenezer Cobb Morley iniciou uma série de seis reuniões entre 12 clubes de distintas escolas londrinas na Taberna Freemason's, com o objetivo de criar um regulamento de futebol universal e definitivo, que tivesse a aceitação da maioria. Concluídas as reuniões, em 8 de dezembro, onze dos doze clubes chegaram a um consenso para estabelecer 14 regras do novo regulamento, o qual recebeu o nome deassociation football, para diferenciá-lo de outras formas de futebol da época. Somente o clube Blackheath se negou a apoiar a criação destas regras, e acabou mais tarde se tornando um dos criadores de outro famoso desporto, o rúgbi.
Já com as regras do futebol bem definidas, começou-se a disputar os primeiros jogos e torneios com esta nova modalidade. Em 30 de novembro de 1872, Escócia e Inglaterra disputaram a primeira partida oficial entre seleções nacionais, jogo que acabou num empate sem golos. A partida foi disputada no Hamilton Crescent, atual campo de críquete, em Partick, Escócia. Entre janeiro de março de 1884 foi disputada a primeira edição do British Home Championship, que até seu fim foi o torneio entre seleções mais antigo da história. O primeiro título foi ganho pela Escócia.
Em 20 de julho de 1871, um jornal britânico propôs a criação de um torneio que fosse organizado pela Football Association, o primeiro passo para a criação da Copa da Inglaterra. Esse ano, a Football Association era composta por 30 equipes, mas somente 15 decidiram participar da primeira edição do torneio, a FA Cup 1871-1872, que foi ganha pelo Wanderers F.C. A primeira competição de liga chegou na temporada 1888/1889 com a criação da Football League. Participaram 12 equipes afiliadas à FA, e cada uma jogou 22 partidas. Este torneio foi vencido pelo Preston North End Football Club, que conseguiu o feito de vencer invicto. 
Retratação do Primeiro Jogo entre seleções: 
Inglaterra 0x0 Escócia

Seleção Inglesa de 1908



UM PANORAMA DO PASSADO: Série sobre o Futebol de Antigamente


POR DANTON BRASIL

O que o futebol é, afinal? só o maior esporte do mundo? não. não so ísso. o futebol é o maior socializador do mundo. aquele que junta ricos e pobres, jovens e velhos, na mesma paixão. o futebol é a mais sublime forma de se encontrar a diversão, o social, a emoção, a raiva, a alegria, a paixão, a euforia! não é so um jogo, é a emoção expressa em forma de jogo! é arte, é cultura! e tentando entender essa paixão, essa verdadeira arte tangível em forma de bola, é que nós do Quem Não Faz... Leva! estamos escrevendo esta série, que vai falar sobre os primórdios do futebol, sobre o ínicio, até o futuro, do mundo da bola, esse mundo que não tem 365 dias. que tem mais de 140 anos!... Vamos aos Fatos!

Rapidinhas do dia no futebol. (16/09/2010)


Por Ícaro Alysson

- Neymar: O jogador fez a jogada e sofreu o pênalti no jogo contra o Atlético-GO. Ele mesmo queria bater, mas devido ao seu recente baixo aproveitamento nessas cobranças, Dorival Júnior mandou Marcel cobrar a penalidade. O garoto de ouro da vila ficou furioso com o seu técnico e proferiu palavras de xingamento para ele. A situação esquentou e virou notícia nos principais tablóides internacionais. Júnior mostrou sua insatisfação e chamou o presidente do Santos, Neymar e seus pais para conversar e resolver a situação. Neymar foi multado e ganhou uma mancha na carreira. Veja o vídeo do que acontece:



-Corinthians: Após a vitória sobre o Fluminense, o Coringão apresentou o seu novo CT. Vale salientar que ele ainda não está totalmente pronto, falta a construção dos alojamentos, mas campos, vestiários e sala de imprensa já estão prontos. A estrutura é de primeiro mundo, comparável até mesmo ao CT do Real Madrid.

-Copa 2022: O Catar, um dos principais candidatos à sede da copa 2022, apresentou hoje as maquetes dos possíveis estádios. Os estádios possuem estilos arquitetônicos extremamente arrojados, posteriormente faremos um post sobre eles. Zidane aprova a candidatura do Catar, tanto que foi escolhido para ser o embaixador dessa candidatura. Veja o vídeo com os primeiros 5 estádios revelados: Bem... Dinheiro não vai faltar..!



-Armero: O ex-palmeirense foi apresentado na Udinese, clube que disputa a primeira divisão Italiana. O colombiano irá jogar com a camisa 27. Pablo disputará uma vaga pela titularidade com Damiano Ferronetti e Giovani Pasquale.

-Flamengo: Até que enfim a maior torcida do mundo pôde comemorar uma vitória. Esta veio na base da raça, numa virada sobre o Grêmio Prudente no prudentão. Com direito a gol aos 49 do segundo tempo. Esta vitória ratifica o trabalho de Silas, que logo mais começará a render os frutos pro Mengão.

-Europa League: Nesta tarde, tivemos jogos. Confira os principais resultados:

Juventus 3 x 3 Lech Poznan-POL
Salzburg-AUS 0 x 2 Manchester City
Aris-GRE 1 x 0 Atlético de Madrid
Bayer Leverkusen 4 x 0 Rosenborg-NOR
Lille 1 x 2 Sporting
Dinamo Zagreb 2 x 0 Villareal
Dinamo de Kiev 2 x 2 BATE-BIE
Laussane Sports-SUI 0 x 3 CSKA Moscou
Stuttgart 3 x 0 Young Boys-SUI
PSV 1 X 1 Sampdoria
Sevilla 0 x 1 PSG
Liverpool 4 x 1 Steua Bucareste-ROM
Besiktas 1 x 0 CSKA Sofia-RUS
Porto 3 x 0 Rapid Viena-AUS


Gostou? Compartilhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More