BRASIL 2 x 0 EGITO
O futebol não chegou a ser brilhante, mas ao menos a Seleção Brasileira, mesmo sem suas principais estrelas, terminou 2011 de forma positiva. Com uma vitória tranquila e com dois gols do atacante Jonas, o Brasil bateu o Egito, por 2x0, na tarde desta segunda-feira, no Estádio Al Rayyann, em Doha, no Catar. Este foi o último amistoso brasileiro no ano.
Esta foi a quinta vitória consecutiva do time de Mano Menezes. Antes, a Seleção já vinha de resultados positivos contra Gana (1x0), Argentina (2x0), Costa Rica (1x0), México (2x1) e Gabão (2x0). Além disso, chegou a sete jogos de invencibilidade. A última derrota aconteceu há três meses, quando o Brasil perdeu para a Alemanha, por 3x2, em Stuttgart.
Apesar de dar poucos chutes a gol e apresentar uma troca de passe muito lenta, o Brasil apresentou alguns aspectos positivos no primeiro tempo contra o Egito. Primeiro, o time de Mano Menzes conseguiu manter uma posse de bola de quase 65%. Além disso, a defesa e os volantes mantiveram-se seguros o tempo todo e o atacante Hulk foi o destaque individual.
Antes dos dez minutos, cada seleção chegou com perigo uma vez cada, em cobrança de falta. Aos cinco minutos, o meia Shikabala bateu falta colocada e o goleiro Diego Alves espalmou para fora. Aos oito, Hulk soltou uma bomba da intermediária, a bola desviou na defesa e saiu rente à trave esquerda do goleiro El Shenawy.
A primeira chance clara com a bola rolando veio aos 26 minutos. Após receber lançamento longo de Lucas, Hulk matou bonito no peito, passou por dois marcadores e invadiu a área. Na hora da conclusão, porém, o atacante do Porto-POR preferiu encher o pé e acabou mandando por cima do gol.
Mesmo sem um futebol empolgante, o gol brasileiro foi amadurecendo com um bom toque de bola da Seleção. Aos 31 minutos, por exemplo, Hulk apareceu em nova jogada individual. O jogador ajeitou de calcanhar para o lateral-esquerdo Alex Sandro, que disparou em velocidade, tocou entre as pernas do zagueiro e bateu colocado para grande defesa de El Shenawy.
Após tanto insistir, a seleção finalmente chegou ao primeiro gol aos 38 minutos e novamente contando com jogada de Hulk. O jogador fez grande jogada pela direita e cruzou na medida para o atacante Jonas, quase na linha do gol, apenas completar para as redes.
Após passar quase todo o primeiro tempo apagado, Jonas decidiu acordar na segunda etapa. Logo no 1º minuto, o atacante do Valencia-ESP quase ampliou o marcador. Ele recebeu belo passe do meia Fernandinho, driblou o goleiro egípcio e mandou para o gol. Para sorte da seleção africana, o zagueiro Hegazi salvou em cima da linha.
Aqpós alguns minutos de monotonia, o Brasil chegou ao segundo gol aos 13. Em cobrança de falta, o meia Bruno César cruzou da esquerda e Fernandinho cabeceou. El Shenawy não conseguiu segurar e Jonas mostrou oportunismo para pegar o rebote e marcar.
Diego Alves, Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Alex Sandro; Lucas Leiva, Fernandinho (Elias), Hernanes e Bruno César (Willian); Jonas (Kleber) e Hulk (Dudu). | El Shawani, El Mohamadi, Hegazi, Gomaa e Nassef; Fathi, Rabo (Hassan), Ghaly (Salah) e Elrazak (Saeed); Zidan (Soleman) e Methab (El Gabas). |
Técnico: Mano Menezes | Técnico: Bob Bradley |
Gols: Jonas, aos 39 minutos do primeiro tempo; Jonas, aos 13 minutos do segundo tempo. | |
Árbitro: Banjar Al Dosari (Qatar) Auxiliares: Mohammed Dharman (Qatar) e Hassan Al-Thawadi (Qatar) | |
Local: Al Rayyan Stadium, em Doha (Qatar) |
Gols: