sexta-feira, 12 de abril de 2013

Favoritos garantem vaga na Copa do Brasil

Por Gabriel Pontes (@gabrielpontes14)

A Primeira Fase da Copa do Brasil não vem sendo marcada por muitas surpresas. Até agora, quase todos os favoritos nos duelos se classificaram, como Internacional e Ponte Preta, que já haviam garantido vaga semana passada, ao vencerem suas partidas de ida por dois ou mais gols de diferença. Nessa quarta (10), Goiás, Bragantino, Figueirense, Cruzeiro, Atlético-GO e Paysandu, e na quinta, o ABC e Bahia conseguiram vagas antecipadas e se juntaram a Inter e Ponte.

O Goiás bateu o Oratório, no Amapá, por 3 a 1. Até saiu atrás no placar, com gol de Júnior, mas virou com Walter, duas vezes, e Hugo. Já o Braga superou o Águia Negra, no Mato Grosso do Sul, por 2 a 0, com Léo Jaime e Robertinho marcando. O time paulista enfrentará a Ponte na fase seguinte.

O Figueirense goleou o Desportiva Ferroviária, no Engenheiro Araripe, por 4 a 1. Flavio Santos inaugurou o marcador para a Desportiva, aos 15. Ele, porém, viu o Figueira dar show, virar e golear. Thiego, Douglas, Maylson e Botti fizeram os gols que garantiram o time catarinense na segunda fase.

O Cruzeiro, por sua vez, superou o CSA, em Maceió, vencendo-o por 3 a 0. Diego Souza, Dagoberto e o destaque Roberto Goulart fizeram os gols no estádio Rei Pelé.

Quem fez a festa, porém, foi o Atlético Goianiense. Com gols de Robston (duas vezes) John Lennon (também em duas vezes), Hernandes, Caio e William Barbio, o Atlético goleou o Cametá por 7 a 0 e não teve sustos para passar de fase antecipadamente. Já o Papão fez o simples, venceu por 2 a 0 o São Raimundo-RR (Eduardo Ramos e Heliton marcaram) e espera o adversário do confronto entre Resende e Caxias.

Na quinta, o ABC venceu o Parnahyba, no Piauí, por 3 a 1. Marcílio e Rodrigo Silva (em dois momentos) marcaram, enquanto Daniel, de pênalti, fez o gol de honra. Já o Bahia foi a São Luís e bateu o Maranhão por 2 a 0. Magal e Diones fizeram, e o veterano Jackson, meia do MAC, ainda teve a oportunidade de levar o duelo a um segundo jogo, em Salvador. Em cobrança de pênalti, porém, o craque desperdiçou a oportunidade.

SANTA, CEARÁ E NACIONAL SE GARANTEM NO SEGUNDO JOGO

Entre as equipes que precisaram de segundo jogo, três classificados. O Santa não teve dificuldades e, diante do Guarani de Juazeiro do Norte, no Arruda, venceu por 2 a 0. Dênis Marques, de pênalti, e Éverton Sena, marcaram. O Tricolor do Arruda pega o Internacional na fase seguinte.

Já o Ceará fez jogo confuso com o Ceilândia e venceu apertado o time do Distrito Federal, no Castelão, por 4 a 3. Clécio fez o primeiro do jogo para o Ceilândia, mas viu Lulinha, Magno Alves, Potiguar e Vicente virarem. Rodriguinho e Cássio ainda marcaram para a equipe da capital federal, mas o Vovô segurou a vitória.

Já o Nacional do Amazonas venceu, mais uma vez, o Águia de Marabá. Dessa vez atuando no Zinho de Oliveira, o Nacional viu Felipe marcar duas vezes e abrir um 2 a 0 que garantiria, com tranquilidade, a vaga aos amazonenses. Danilo Galvão, no fim, fez o gol de honra para o Águia: 2 a 1, e vaga ao time de Manaus.

SURPRESAS TAMBÉM MARCARAM A QUARTA-FEIRA

Santos, Náutico, Avaí e Vitória foram surpreendidos na primeira partida da fase atual. O Santos, de Neymar, visitou o Flamengo do Piauí. O craque santista jogou bem, mas apenas assistiu a Giva e Motillo abrirem o marcador para os paulistas. Apesar da desvantagem, o Flamengo não recaiu e com o estrelado Edson Dí, que marcou duas vezes, deixou tudo igual e garantiu jogo de volta em São Paulo.

Já o Timbu foi surpreendido pelo CRAC e, em Goiás, perdeu por 3 a 1. Pantico foi o destaque, marcando duas vezes. Danilo ampliou a vantagem dos goianos, mas Alcides diminuiu a vantagem do time mandante. O Vitória, porém, perdeu para o Mixto, no Mato Grosso. Até saiu na frente, com gol de Luiz Alberto, mas viu Soares e Odail virarem.

O Avaí também decepcionou. No Rio de Janeiro, foi derrotado para o Volta Redonda, por 1 a 0. André Alves marcou, no final do jogo, no estádio Raulino de Oliveira.

Outros jogos de ida da quarta-feira (10):

Campinense 0 x 1 Sampaio Corrêa
Santa Cruz-RN 0 x 0 ASA
Gurupi 2 x 3 América-MG
Salgueiro 2 x 0 Boa Esporte
Fast Clube 1 x 1 CRB
Ji-Paraná 0 x 1 América-RN
Arapongas 1 x 0 São Caetano
Aracruz 1 x 1 Joinville
Tupi 1 x 0 Luverdense
Luziânia 0 x 0 Fortaleza

Jogos da quinta (11):

São Bernardo 1 x 1 Paraná Clube

Semifinais definidas na Liga Europa. Veja os confrontos

Por Gabriel Pontes (@gabrielpontes14)

Falta pouco, muito pouco. Nessa quinta-feira (11), foram confirmadas as quatro equipes restantes que brigarão pelo título da Liga Europa da temporada 2012/2013. Tivemos favoritos, como Chelsea e Benfica, e os surpreendentes Fenerbahçe e, principalmente, Basel, garantidos na próxima fase da competição. Os suíços jogaram contra a equipe de Oscar, enquanto o Fener enfrentará os portugueses, na briga pela presença, no dia 15 de maio, à final na Arena Amsterdã.

O Chelsea, grande favorito atual ao título, teve dificuldades diante do Rubin Kazan. Jogando na Rússia, mais precisamente no estádio Luzhniki, em Moscou, os blues abriram o placar logo aos quatro minutos de jogo. Fernando Torres foi o autor do gol que enfreou a pressão inicial do Rubin. Acomodados com o placar, os londrinos não esperavam pelo empate: Marcano, aos 6 da segunda etapa, igualava o placar.

Victor Moses, porém, não deixou por menos. Aos 20 minutos, o nigeriano colocou o Chelsea na frente novamente. A vantagem, porém, durou poucos minutos. Karadeniz, sete minutos após, empatou. Não durou muito, e, de pênalti, Natkho virou o jogo para o Rubin Kazan. Mas o Chelsea conseguiu segurar a vantagem e, assim, a classificação foi confirmada, mesmo com a derrota por 3 a 2, já que, no Stamford Bridge, houve vitória do time azul por 3 a 1.

Na Itália, o Fenerbahçe segurou o empate diante de uma das equipes indicadas à conquista do torneio, a Lazio, e assim passou às semifinais. Lulic ainda fez o primeiro gol do jogo para a equipe de Roma, com 15 minutos da segunda etapa rolados. Mas Erkin, aos 28, fechou o marcador: 1 a 1, e com a vitória no jogo de ida por 2 a 0, a classificação turca foi garantida.

Jorge Jesus viu o Benfica enfrentar dificuldades para empatar com o Newcaslte (Foto: Getty Images)
Outra partida finalizada com o mesmo placar foi Benfica e Newcastle. Os lusos já haviam superado o time de Saint James Park em Lisboa por 3 a 1. Na Inglaterra, apenas a confirmação da vaga. Papiss Cissé até colocou o Newcastle na frente, mas nos minutos finais, o argentino Salvio tranquilizou a torcida benfiquense.

O duelo mais emocionante, porém, foi entre Basel e Tottenham. Após empate de 2 a 2 em White Hart Lane, as equipes novamente ficaram no empate (o mesmo escore do primeiro jogo), desta vez atuando no Saint Jakob Park, na Basileia. Dempsey marcou duas vezes para os ingleses, que viram Salah e Dragovic marcarem para o Basel. Na prorrogação, nada de gols, mesmo com o Tottenham sem Vertonghen, expulso aos 45 da etapa final. Conclusão: decisão nos pênaltis. Desta vez, os spurs não suportaram. Com Adebayor e Huddlestone desperdiçando suas cobranças, e com os suíços aproveitando todas as chances, o Tottenham foi superado por 4 a 1 nos penais e deu adeus à competição.

Basel comemora vaga garantida às semis (Foto: Getty Images)
DUELOS CONFIRMADOS NESSA SEXTA:

O sorteio dos confrontos válidos pelas semifinais da Liga Europa ocorreram hoje (12), na sede da UEFA em Nyon, na Suíça. Nele, os seguintes jogos foram combinados:

Fenerbahçe x Benfica, 25/04
Benfica x Fenerbahçe, 02/05

Basel x Chelsea, 25/04
Chelsea x Basel, 02/05

As duas equipes que conseguirem superar seus adversários nessa fase, se enfrentarão na grande final do dia 15 de maio, na Arena Amsterdã.


Gostou? Compartilhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More