Por Heitor Barros
Santos conquista Tri da Libertadores (Foto: Efe)
Quem viu o começo do Santos na Libertadores poderia não imaginar esse final: A nova geração dos Meninos da Vila garantiu o título da Libertadores, o terceiro. Com a nova conquista, o Santos se igualou ao São Paulo como os brasileiros que mais venceram a competição.
(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
No primeiro tempo, o Santos não pressionou muito a zaga do Peñarol, que fazia uma boa marcação dos jogadores santistas. Apesar do domínio, o Santos chegava com perigo em bola parada ou quando Ganso aparecia com perigo. O Peñarol também não criou muito e não levava perigo.
No segundo tempo, o Santos se transfomou e o castigo ao clube uruguaio veio rápido. Com um minuto e meio, Arouca arrancou tocou para Ganso eue devolveu de calcanhar para o volante, que levou a bola até Neymar. A jóia santista bateu forte e de primeira, sem chances para Sosa. 1 a 0, e o título próximo da Vila.
Com o gol o Peñarol passou a atacar e deixar espaços para o Santos. Aproveitando isso, Danilo recebeu de Elano e bateu colocado. 2 a 0 Santos.
Sem criatividade, o clube uruguaio chegou ao gol em falha da defesa santista. Após cruzamento da esquerda, Durval tentou cortar mas acabou mandando a bola para o gol. 22 a 1 faltando quase 10 minutos para o fim do jogo. O Santos não se abateu e quase marcou o terceiro, mas Zé Eduardo não aproveitou as chances que teve.
Mas não era necessário. O Santos voltava a pintar a América de preto e branco, emocionando os torcedores, os brasileiros e Pelé.
FICHA TÉCNICA:
Santos: Rafael; Danilo, Edu Dracena, Durval e Léo (Alex Sandro); Adriano, Arouca, Elano e Paulo Henrique Ganso (Pará); Neymar e Zé Eduardo. Técnico: Muricy Ramalho
Peñarol: Sosa; González (Albín), Valdéz, Guillermo Rodríguez e Darío Rodríguez; Corujo, Aguiar, Freitas e Mier (Urretaviscaya); Martinuccio e Olivera. Técnico: Diego Aguirre
Gols:
Neymar, a 1min e Danilo, aos 23min e Durval (contra), aos 34min do 2º tempo
Cartões amarelos: Neymar e Zé Eduardo (Santos); González e Corujo (Peñarol)
Renda e Público: R$ 4.266.670,00 / 37.894 pagantes
Data: 22/06/11. Local: Pacaembu, em São Paulo. Árbitro: Sergio Pezzotta (ARG). Auxiliares: Ricardo Casas (ARG) e Hernán Maidana (ARG).
Quem já se Garantiu no Mundial de Clubes no Japão: (Foto: ArteEsporte)