Por Heitor Barros
A 1ª parte da fase de grupos acabou hoje. A Inter massacrou o Tottenham no 1º Tempo mas no segundo dormiu e deixou o Tottenham encostar no placar. Philippe Coutinho teve boa atuação no 1º tempo e Gomes foi expulso. O Barça venceu o Copenhague e assumiu a liderança de seu grupo. Destaque também para vitórias do Manchester sobre o Bursaspor e a vitória do Lyon sobre o Benfica. Vamos aos jogos: (em breve os gols dos jogos)
GRUPO A:
Inter de Milão 4X3 Tottenham=> Com um 1º tempo impecável a Inter venceu o Tottenham (aos 15 minutos já estava 3X0 com um jogador a mais). Philippe Coutinho jogava bem. Driblava, tocava bem, quase marcou e foi até aplaudido. Porém o time parou no 2º tempo e o Tottenham marcou 3 gols (Togos com o bom jogador Gareth Bale). Acredito que o Tottenham poderia ter vencido se tivesse em campo Van der Vaart e Defoe.
FICHA TÉCNICA:
Local: Estádio San Siro, em Milão (Itália)
Data: 20/10/2010, quarta-feira
Horário: 16h45 (de Brasília)
Árbitro: Damir Skomina
Assistentes: Primoz Arhar e Marko Stancin
Cartão Amarelo: Chivu (Inter), Palacios (Tot)
Cartão vermelho: Gomes (Tottenham)
Gols: INTER: Zanetti, 1 min, Eto'o, aos 11 e 34, e Stankovic, aos 14 minutos do primeiro tempo
TOTTENHAM: Bale, aos 7, 44 e 45 minutos do segundo tempo.
INTERNAZIONALE: Júlio César; Maicon, Lúcio, Samuel e Chivu; Stankovic, Zanetti, Sneijder, Philippe Coutinho e Biabiany; Eto'o. Técnico: Rafa Benítez.
TOTTENHAM: Gomes; Hutton, Gallas, Bassong e Assou-Ekotto; Jenas, Huddlestone, Lennon, Modric (Cudicini) e Bale; Crouch. Técnico: Harry Redknapp.
(Foto: AFP)
Twente 1X1 Werder Bremen=> O Tottenham se safou com esse jogo. Twente e Werder podiam ultrapassa-lo na tabela. Mas não aproveitaram essa chance. No próximo jogo favoritismo para o Werder Bremen.
FICHA TÉCNICA:
Local: Twente Stadium, em Enschede (Holanda)
Data: 20/10/2010, quarta-feira
Horário: 16h45 (de Brasília)
Árbitro: Claus Bo Larsen
Assistentes: Henrik Sonderby e Anders Norrestrand
Cartão amarelo: Fritz (Werder), Brama e Tiendalli (Twente)
Gols: Janssen (Twente) e Arnautovic (Werder)
TWENTE: Mihaylov; Rosales, Wisgerhof (Bengtsson), Douglas e Tiendalli; Landzaat, Janssen e Brama; Ruiz, Chadli e Janko. Técnico: Michel Preud'homme.
WERDER BREMEN: Wiese; Fritz, Mertesacker, Prödl e Pasanen; Frings, Wesley, Bargfrede e Hunt; Pizarro e Hugo Almeida. Técnico: Thomas Schaaf.
(Foto: AFP)
GRUPO B:
Lyon 2X0 Benfica=> No futebol, os times tem que vencer seus adversários diretos. E o time que está fazendo isso melhor até agora é o Lyon. Eu não apostava numa classificação francesa para a próxima fase (pelos reforços dele e de Benfica e Schalke). Mas isso está próximo de acontecer pois o Lyon venceu mais uma e foi a 9 pontos contra 3 de Benfica e 6 de Schalke. Michel Bastos não marcou, mas deu 1 assistência para gol. O Benfica para se classificar precisa vencer o Lyon para ainda depender de si mesmo.
FICHA TÉCNICA
Local: Estádio Gerland, em Lyon (França)
Data: 20/10/2010, quarta-feira
Horário: 16h45 (de Brasília)
Árbitro: Alberto Undiano Mallenco
Assistentes: Fermin Martinez Ibanez e Juan Carlos Yuste Jiménez
Cartões amarelos: Réveillère (Lyon); Gaitán, Garcia e Carlos Martins (Benfica)
Cartão vermelho: Gaitán (Benfica)
Gols: LYON: Briand, aos 21 minutos do primeiro tempo. Lisandro López aos sete da segunda etapa
LYON: Lloris; Réveillère, Cris, Diakhaté e Cissokho; Gonalons, Gourcuff (Kallstrom), Pjanic, Briand e Michel Bastos (Pied); Lisandro López (Gomis). Técnico: Claude Puel
BENFICA: Roberto; Maxi Pereira, Luisão, David Luiz e Fábio Coentrão; Javi Garcia, Gaitán, Carlos Martins (Salvio) e Aimar (Jara); Saviola (César Peixoto) e Alan Kardec. Técnico: Jorge Jesus.
(Foto: AFP)
Schalke 04 3X1 Hapoel Tel Aviv=> Com direito a gol relâmpego de Raúl (marcou 2 na partida), o Schalke deu passo importante para a classificação. O clube alemão (que assim como o Lyon, vai mal em seu campeonato nacional) vai levar desvantagem no final da fase de grupos, pois encara os teoricamente mais fortes Benfica e Lyon.
FICHA TÉCNICA
Local: Arena AufSchalke, em Gelserkischen (Alemanha)
Data: 20/10/2010, quarta-feira
Horário: 16h45 (de Brasília)
Árbitro: William Collum
Assistentes: George Drummond e Keith Sorbie
Cartão amarelo: Farfán (Schalke); Vermouth (Hapoel)
Gol: SCHALKE: Raúl, aos 3 minutos do primeiro tempo e aos 13 minutos do segundo. Jurado, aos 23 minutos da segunda etapa.
HAPOEL: Shechter, aos 45 minutos do segundo tempo.
SCHALKE 04: Neuer; Uchida, Howedes, Metzelder e Schmitz; Jones (Matip), Farfán (Junmin), Moritz (Rakitic) e Jurado; Huntelaar e Raúl. Técnico: Felix Magath.
HAPOEL TEL-AVIV: Enyeama; Kende, Badier, Douglas da Silva e Shish; Abutbul (Toama), Yadin (Fransman), Vermouth e Zahavi; Tamuz (Sahar) e Shechter. Técnico: Eli Gutman.
(Foto: Reuters)
GRUPO C:
Manchester United 1X0 Bursaspor=> A 1ª vitória do Manchester em casa veio com Nani. A vitória serviu para acalmar os ânimos em Manchester depois dos acontecimentos envolvendo Rooney, em que o jogador teria pedido para sair dos Red Devils (inclusive gerou brincadeiras da parte azul de manchester). Se Rooney sair, um jogador conhecido desembarcará em Manchester…
FICHA TÉCNICA
Local: Estádio Old Trafford, em Manchester (Inglaterra)
Data: 20/10/2010, quarta-feira
Horário: 16h45 (de Brasília)
Árbitro: Gianluca Rocchi
Assistentes: Elenito di Liberatore e Luca Maggiani
Cartões amarelos: Nani (Manchester); Ozan Ipek e Ali Tandogan (Bursaspor)
Gol: MANCHESTER: Nanu, aos 7 minutos do primeiro tempo
MANCHESTER UNITED: Kuszczak; Rafael, Smalling, Vidic e Evra; Carrick, Fletcher e Anderson; Nani, Park Ji-Sung e Macheda.
Técnico: Alex Ferguson.
BURSASPOR: Ivankov; Ali Tandogan, Omer Erdogan, Stepanov e Gokcek Vederson; Svensson, Ergic, Volkan Sen, Insúa e Ozan Ipek; Sercan Yildirim.
Técnico: Ertugrul Saglam.
(Foto: Reuters)
Rangers 1X1 Valência=> Os gols das equipes foram marcados pelo mesmo Jogador: Maurice Edu. 1 a favor para o seu clube (Rangers) e outro contra. No 1º tempo o Rangers parou no Goleiro Sanchez e no 2º tempo o jogo, ao contrário do que se esperava, foi aberto. O empáte foi um bom resultado devido a igualdade das 2 equipes.
FICHA TÉCNICA
Local: Ibrox Stadium, em Glasgow (Escócia)
Data: 20/10/2010, quarta-feira
Horário: 16h45 (de Brasília)
Árbitro: Nicola Rizzoli
Assistentes: Renato Faverini e Andrea Stefani
Cartão amarelo: Bougherra, Edu e Weir (Rangers); Mata e Aduriz (Valencia)
Gol: RANGERS: Edu, aos 34 minutos do primeiro tempo VALENCIA: Edu (contra), aos 2 do segundo tempo
RANGERS: McGregor; Foster, Bougherra, Weir, Papac e Whittaker; Naismith, Davis, Edu e Weiss; Miller. Técnico: Walter Smith.
VALENCIA: César Sánchez; Bruno Saltor, David Navarro, Ricardo Costa e Mathieu; Mehmet Topal, Costa, Pablo Hernández, Domínguez e Mata; Aduriz.
Técnico: Unai Emery.
(Foto: Reuters)
GRUPO D:
Barcelona 2X0 Copenhague=> O Barcelona não deu show. O lance mais bonito da partida foi até do Copenhague (um chute do meio de campo que quase foi gol). Mas Messi garantiu a vitória do Barça com 2 gols. Agora as coisas voltam ao normal no grupo d, com o Barcelona na liderança do grupo.
FICHA TÉCNICA
Local: Estádio Camp Nou, em Barcelona (Espanha)
Data: 20/10/2010, quarta-feira
Horário: 16h45 (de Brasília)
Árbitro: Stéphane Lannoy
Assistentes: Eric Dansault e Laurent Ugo
Cartões amarelos: Iniesta (Barcelona); Pospech e N'Doye (Copenhagen)
Gols: BARCELONA: Messi, aos 19 minutos do primeiro tempo e aos 46 minutos do segundo tempo
BARCELONA: José Pinto; Daniel Alves, Piqué, Puyol e Abidal; Mascherano, Busquets, Maxwell (Pedro), Iniesta (Keita) e Messi; David Villa (Xavi). Técnico: Josep Guardiola.
COPENHAGEN: Wiland; Pospech, Zanka, Antonsson e Wendt (Larsson); Kvist, Claudemir, Vingaard (Bolaños) e Gronkjaer; Santin (Zohore) e D'Doye. Técnico: Stale Solbakken.
(Foto: Reuters)
Panathinaikos 0X0 Rubin Kazan=> O único jogo da rodada sem gols. O Panathinaikos continua decepicionando, e o Rubin ainda não venceu.
FICHA TÉCNICA
Local: Estádio OACA Spiros Louis, em Atenas (Grécia)
Data: 20/10/2010, quarta-feira
Horário: 16h45 (de Brasília)
Árbitro: Manuel Gräfe
Assistentes: Volker Wezel e Markus Häcker
Cartões amarelos: Simão (Panathinaikos); Karadeniz e Noboa (Rubin)
PANATHINAIKOS: Tzorvas; Vyntra, Boumsong, Sarriegi e Spyropoulos, Katsouranis (Plessis), Simão, Marinos (Mavrias), Karagounis (Christodoulopoulos) e Luis García; Cissé. Técnico: Nikos Nioplias.
RUBIN KAZAN: Ryzhikov; Kaleshin, Bocchetti, César Navas e Ansaldi; Noboa, Natcho, Kasaev (Bystrov) e Ryazantsev; Karadeniz (Martins) e Kornilenko (Sibaya). Técnico: Kurban Berdyev.
Artilheiros: