sexta-feira, 10 de junho de 2011

Semana agitada para clubes europeus

Por Gabriel Pontes (@GabrielPontes14)


Em preparativo para a pré-temporada, que deverá ter início em julho, os clubes europeus estão em férias, sem disputar nenhuma partida oficial. Mas se depender dos dirigentes, o ambiente nos clubes está funcionando como um dia normal de temporada, sem nenhum intervalo no trabalho. Este é o momento das contratações, das dispensas, das negociações. O mercadão da bola está aberto, e muitos clubes já estão se movendo, em busca de reforços. Vejamos alguns casos:

• Liverpool: o alvo do clube da cidade dos Beatles, agora, é o lateral-esquerdo francês Gaël Clichy, de 25 anos, revelado no Cannes, da França, mas que desde 2003 é jogador do Arsenal. O Liverpool estaria oferecendo apenas cinco milhões de euros pelo jogador, que termina seu contrato no próximo janeiro. O Arsenal está interessado em se desfazer do atleta, que não vem rendendo há tempos. Caso fique, ele sairá do Gunners em janeiro a custo zero, pois terá o contrato terminado e não renovado. Por isso, os dirigentes da equipe londrina estão apressados a negociar o francês.

• Manchester United: Os Diabos Vermelhos teriam acertado, na quarta-feira, a contratações do excelente meia inglês Ashley Young. Ashley Simon Young tem 25 anos, foi revelado pelo Watford em 2003, e em 2006 acertou com o Aston Villa, clube onde estava atuando, e onde conseguiu ser destaque da equipe e figurar, por muitas vezes, na seleção nacional. O valor a ser pago pelo United seria algo em torno dos 18 milhões de euros, recebendo ainda cerca de 146 mil euros por semana.

• Lille: depois de ter perdido Gervinho, que negociará individualmente com algum clube da Inlgaterra, o Lille saiu em busca de reforços para o ataque. Mas hoje garantiu a contratação de um goleiro. Vincent Enyeama, 28 anos, era goleiro do Hapoel Tel Aviv, maior equipe de Israel, ao mesmo tempo que era titular da seleção nigeriana de futebol, que disputou a Copa do Mundo de 2010. Enyeama, naquele evento, destacou-se por excelentes defesas. O melhor para o Lille que, além de ter adquirido um goleiro em desenvolvimento, não pagou nada, pois Vicent havia terminado contrato com o clube israelense. O campeão francês estaria perto de acertar, também, com Dimitri Payet (Saint Etienne) ou Marvin Martin (Sochaux). Les Dogues contrataram Ronny Rodelin, atacante jovem, de 21 anos, que estava no Nantes, da segunda divisão francesa. O valor da negociação girou em torno de 1 milhão e meio de euros, e ele chega pra ser suplente e ajudar o elenco.


• Manchester City: dois jovens atacantes que se destacaram na última temporada estão muito próximos de acertar com o Sky Blues. Um deles viria da Udinese. É o atacante chileno Alexis Sánchez. Alexis Alejandro Sanchéz Sanchéz, de 22 anos, foi a revelação da equipe italiana no campeonato nacional, onde ficou garantido na Champions League. O problema é que Sánchez é disputado por vários clubes, muitos desses de nome forte no mercado, como o Barcelona. Segundo o diário Sky Sport, da Itália, o proprietário da Udinese, Giampaolo Pozzo, afirmou que o Manchester City fez a única oferta que realmente o seduziu. O outro reforço a estar em negociação é o marfinense Gervinho, de 24 anos, que disputou o Campeonato Francês pelo campeão Lille. O Manchester City teria oferecido 17,4 milhões de euros pelo jogador.

• Juventus: após a desconfortável situação que ficou no clube, após não ter sido titular diante do Barcelona na final da Liga dos Campeões e ter reclamado após a partida, o meia português Nani está se preparando para deixar o Manchester United. E o destino pode estar na Inglaterra, na cidade de Turim. A Juventus, desde muito cedo, já está de olho no atleta, e com sua provável saída do United, crescem as chances do jogador vestir a camisa da Velha Senhora. Mas, se depender da proposta feita, o acordo poderá não sair. A Juve propôs 4,5 milhões de euros (R$13 milhões), segundo imprensa italiana, mas os ingleses só aceitam a partir dos 14 milhões de euros, o que já seria abaixo do valor de 19 milhões pagos ao Sporting em 2007 para trazer o jogador ao Manchester.


Gostou? Compartilhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More