quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Anapolina vence Villa Nova-MG na ida das oitavas

Por Mateus Vilar Schuler (@reportermateus)
Após todo a confusão na Série D, o Anapolina finalmente pode entrar em campo pela fase de oitavas-de-final. Na noite desta quinta-feira, o time de Anápolis recebeu o Villa Nova (MG), fez o dever de casa e venceu por 1 a 0. Com a vitória, o Anapolina jogará por um empate no jogo de volta, em Minas Gerais.

A participação do time goiano nas oitavas-de-final, só foi possível após decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, determinar que o jogo do "cai-cai" contra o Tocantinópolis fosse realizado novamente. Diante disso, o Anapolina enfrentou o time de Tocantins novamente e venceu por 6 a 1, resultado que o colocou nas oitavas. Agora, o jogo de volta diante do Villa Nova será no próximo domingo, em Nova Lima (MG), a partir das 17 horas.

Jogando diante dos seus torcedores, o Anapolina começou o jogo dominando a posse de bola e explorando as laterais para chegar à meta do Villa Nova. Aos nove minutos, Flávio cruzou, mas antes que os atacantes do Anapolina pudessem chegar, a zaga afastou. Aos 12 minutos, Flávio avançou novamente e cruzou, mas a zaga jogou para escanteio. Na cobrança, Fabricio subiu e cabeceou, mas a a bola foi para linha de fundo.

Aos 21 minutos, mais uma vez o lateral-direito Flávio fez boa jogada, chegou a linha de fundo e cruzou para a área. O atacante Nonato chegou livre, para cabecear, mas mandar para fora, na primeira grande chance do Anapolina.

Na sequência o jogo caiu de produção, principalmente para o Anapolina, que apesar de mandar no primeiro tempo, pecou no último passe e não conseguiu abrir o placar no Estádio Jonas Duarte. O Villa Nova veio com uma postura defensiva e praticamente não chegou ao ataque, salvo em bolas paradas, mas que não ofereceram risco ao goleiro Edinho do Anapolina.

Na segunda etapa, o Anapolina voltou ainda mais ofensivo e pressionando o Villa Nova. Aos dez minutos, Jadílson dominou na intermediária, limpou a jogada e mandou a bomba para o gol. A bola tinha endereço, mas desviou na zaga e foi para a linha de fundo. Na cobrança do escanteio, o goleiro Fred ficou com ela.

Aos 17 minutos, o time de Anápolis seguiu no ataque e conseguiu o gol com sua principal jogada. O lateral direito Flávio fez mais uma jogada pela ala direita de ataque, foi a linha de fundo e cruzou na medida para o atacante Nonato, cabecear e abrir o placar.

Mandando no jogo, o Anapolina quase chegou ao segundo gol aos 27 minutos. Nonato recebeu de Valdanes e bateu forte, Fred fez a defesa e espalmou para escanteio. O Villa Nova chegou aos 33 minutos, quando Gustavo recebeu na intermediária, ajeito e bateu para o gol. O goleiro Fred foi na bola, mas ela tocou na trave e foi para linha de fundo. Mas foi só, o time de Minas Gerais não conseguiu reagir e deixou o Anapolina ficar em vantagem para o segundo jogo.

Fifa faz definições da Copa das Confederações e da Copa do Mundo

Por Mateus Vilar Schuler (@reportermateus)

DEFINIÇÕES DA COPA DAS CONFEDERAÇÕES DE 2013
A Fifa surpreendeu nesta quinta-feira e, numa crítica indireta ao atraso nas obras no Brasil, divulgou um calendário incompleto da Copa das Confederações, que acontecerá em 2013 e serve como teste para o Mundial de 2014. Apenas quatro sedes foram confirmadas oficialmente: Rio, Brasília, Fortaleza e Belo Horizonte. Enquanto outras duas, Recife e Salvador, dependem da conclusão dos estádios para receber a competição.

Apesar da indefinição sobre as sedes, a Fifa já definiu os palcos dos principais jogos da Copa das Confederações. Assim, Brasília terá a abertura do torneio em 2013, enquanto o Rio ficará com a grande final. Já Belo Horizonte e Fortaleza irão receber uma semifinal cada um.

Durante o anúncio feito nesta quinta-feira, em Zurique, na Suíça, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e do Comitê Organizador Local da Copa, Ricardo Teixeira, deixou claro que a participação de Recife e Salvador na Copa das Confederações dependerá da conclusão dos estádios até junho do ano que vem. Mas não adiantou se as duas cidades podem ser substituídas por outras caso não consigam cumprir tal prazo.

Emblema Oficial
DEFINIÇÕES DA COPA DO MUNDO DE 2014
A Fifa finalmente acabou com as especulações e anunciou nesta quinta-feira que São Paulo será mesmo a sede da abertura da Copa de 2014. Ao divulgar o calendário oficial das partidas do Mundial, em evento realizado em Zurique, na Suíça, a entidade confirmou que o novo estádio do Corinthians, o Itaquerão, receberá o jogo inaugural. E, como já era previsto, o Maracanã, no Rio, foi escolhido como palco da final do campeonato, assim como aconteceu em 1950.

Desde que o Brasil foi definido como a sede da Copa de 2014, há cerca quatro anos, começou uma disputa nos bastidores pelo direito de receber a abertura - mesmo porque, a final esteve sempre reservada ao Rio. Essa batalha ganhou força quando São Paulo, a escolha natural para o jogo inaugural, passou a enfrentar problemas com seu estádio. Belo Horizonte, Brasília e Salvador também se candidataram, sonhando com o privilégio de abrir o Mundial.

São Paulo, no entanto, conseguiu resolver a questão do estádio, descartando o Morumbi e escolhendo o Itaquerão, que já começou a ser construído pelo Corinthians na zona leste da cidade. Assim, a Fifa acabou definindo a capital paulista como palco da abertura, o que foi confirmado oficialmente apenas nesta quinta-feira, quando foi divulgado o calendário completo da Copa de 2014, com a definição das sedes e das datas de todos os jogos da competição.

Além da abertura, marcada para o dia 12 de junho, às 17 horas (horário de Brasília), São Paulo receberá mais cinco jogos do Mundial, incluindo uma semifinal - Belo Horizonte terá a outra. Assim, fica atrás apenas do Rio e de Brasília, que terão sete partidas cada. Todas as 12 sedes terão pelo menos um jogo de seleção que for cabeça de chave, sendo que Curitiba, Natal, Manaus e Cuiabá participam apenas da primeira fase do torneio.

A Fifa também definiu nesta quinta-feira todos os horários dos jogos da Copa. Na primeira fase, serão quatro horários diferentes: 13 horas, 16 horas, 19 horas e 22 horas (sempre no horário de Brasília). Nas oitavas e nas quartas de final, serão às 13 horas e às 17 horas. Nas semifinais e na disputa do terceiro lugar, às 17 horas. E a grande final, no dia 13 de julho, acontecerá às 16 horas.

Ao todo, foram elaboradas 57 versões da tabela dos jogos da Copa para chegar ao desenho definitivo. E, pela programação divulgada pela Fifa, a seleção brasileira irá atuar em São Paulo, Fortaleza e Brasília na primeira fase da competição. Depois, se for confirmando o favoritismo, o Brasil jogaria em Belo Horizonte, nas oitavas de final, em Fortaleza, nas quartas de final, novamente em Belo Horizonte, na semifinal, e no Rio, na final.

Passado mais um importante estágio na organização do Mundial de 2014, as 12 cidades-sede trabalham agora para que os estádios fiquem prontos dentro do prazo prometido e as obras de infraestrutura sejam realizadas. Enquanto isso, a Fifa se concentra nas negociações com o governo brasileiro para acertar os detalhes da Lei Geral da Copa, que já foi enviada ao Congresso Nacional e tem provocado um certo atrito entre a entidade e o Palácio do Planalto.

Confira o que cada uma das 12 sedes receberá na Copa:
Rio (Maracanã) - 4 jogos da primeira fase, 1 das oitavas, 1 das quartas e a final

Brasília (Estádio Nacional) - 4 jogos da primeira fase, 1 das oitavas, 1 das quartas e a disputa do terceiro lugar

São Paulo (Itaquerão) - 4 jogos da primeira fase (incluindo a abertura), 1 das oitavas e 1 da semifinal

Belo Horizonte (Mineirão) - 4 jogos da primeira fase, 1 das oitavas e 1 da semifinal

Fortaleza (Castelão) - 4 jogos da primeira fase, 1 das oitavas e 1 das quartas

Salvador (Fonte Nova) - 4 jogos da primeira fase, 1 das oitavas e 1 das quartas

Porto Alegre (Beira-Rio) - 4 da primeira fase e 1 das oitavas

Recife (Arena Pernambuco) - 4 da primeira fase e 1 das oitavas

Curitiba (Arena da Baixada) - 4 jogos da primeira fase

Manaus (Arena Amazônia) - 4 da primeira fase

Natal (Arena das Dunas) - 4 da primeira fase

Cuiabá (Arena Pantanal) - 4 da primeira fase

Rodada com surpresas e goleadas

Por Mateus Vilar Schuler (@reportermateus)
Com gols marcados já aos 42 e aos 48 minutos do segundo tempo, a Udinese derrotou o Atlético de Madrid por 2 a 0, nesta quinta-feira, em Udine, na Itália. A vitória em casa levou a equipe italiana à liderança isolada do Grupo I da Liga Europa, agora com sete pontos, três a mais do que o adversário espanhol, que ficou na segunda colocação.

No primeiro gol da vitória, aos 42 minutos, Benatia aproveitou uma sobra de bola na área e, mesmo chutando prensado com o defensor, abriu o placar para a Udinese. Depois disso, o Atlético de Madrid tentou pressionar em busca do empate, mas acabou levando o contra-ataque. Aí, já aos 48, Floro Flores avançou em velocidade e fez 2 a 0.

Além de ganhar do Atlético de Madrid no confronto direto pela liderança, a Udinese ainda foi beneficiada pelo resultado do outro jogo da chave, também disputado nesta quinta-feira. Rennes e Celtic empataram por 1 a 1, na França, o que deixou ambos com apenas dois pontos, dividindo a última colocação do Grupo I da Liga Europa.

Ainda nesta quinta-feira, destaque para o Anderlecht, que venceu mais e manteve o aproveitamento 100% no Grupo L da Liga Europa. Dessa vez, a equipe belga ganhou fora de casa do Sturm Graz, por 2 a 0, e chegou aos nove pontos. No outro jogo da chave, o Lokomotiv Moscou derrotou o AEK Atenas por 3 a 1, ficando em segundo lugar, com seis pontos.

O Tottenham assumiu a liderança isolada do Grupo A da Liga Europa, nesta quinta-feira, ao derrotar o Rubin Kazan, da Rússia, por 1 a 0, diante de sua torcida, em Londres. Pavlyuchenko, conterrâneo do time visitante, marcou o gol da vitória aos 34 minutos de jogo.

Com o triunfo, o time inglês chegou aos sete pontos e desbancou o próprio Kazan da primeira colocação. O time russo estacionou nos quatro pontos e caiu para o terceiro lugar, por conta da vitória do PAOK Saloniki sobre o Shamrock Rovers por 2 a 1. Os gregos chegaram a cinco pontos na tabela. O Shamrock segue sem pontuar.

Pelo Grupo D, a Lazio desperdiçou uma boa chance de se reabilitar na competição. O time do brasileiro Hernanes empatou por 1 a 1 com o Zurich, na Suíça, e se manteve na terceira colocação, com apenas dois pontos. O líder da chave é o Sporting Lisboa, que venceu o Vaslui por 2 a 0 e disparou na primeira colocação, agora com nove pontos.

O Paris Saint-Germain, uma das sensações da temporada europeia, também decepcionou. Empatou sem gols com o Slovan Bratislava, fora de casa, e estacionou na terceira posição do Grupo F, com quatro pontos. A liderança pertence ao Athletic Bilbao, que empatou com o Salzburg por 2 a 2 e alcançou os oito pontos.

Confira todos jogos da terceira rodada da Liga Europa:
3ª RODADA
20/10 - 14h00Lokomotiv Moscou3 x 1AEK Atenas
20/10 - 15h00AZ Alkmaar2 x 2Áustria Viena
20/10 - 15h00Odense1 x 4Twente
20/10 - 15h00AEK Larnaca0 x 5Schalke 04
20/10 - 15h00Maribor1 x 1Braga
20/10 - 15h00Sturm Graz0 x 2Anderlecht
20/10 - 15h00Malmö1 x 4Metalist Kharkiv
20/10 - 15h00Wisła Cracóvia1 x 0Fulham
20/10 - 15h00Rennes1 x 1Celtic
20/10 - 15h00Club Brugge1 x 2Birmingham
20/10 - 15h00Maccabi Haifa5 x 0Steua Bucareste
20/10 - 15h00Udinese2 x 0Atlético de Madrid
20/10 - 17h05Rapid Bucuresti0 x 1Legia
20/10 - 17h05Standard Liège0 x 0Vorskla
20/10 - 17h05Athletic Bilbao2 x 2Red Bull Salzburg
20/10 - 17h05Zurich1 x 1Lazio
20/10 - 17h05Hapoel Tel-Aviv0 x 1PSV Eindhoven
20/10 - 17h05PAOK2 x 1Shamrock Rovers
20/10 - 17h05Stoke City3 x 0Maccabi Tel-Aviv
20/10 - 17h05Sporting2 x 0Vaslui
20/10 - 17h05Hannover2 x 2Copenhague
20/10 - 17h05Slovan Bratislava0 x 0PSG
20/10 - 17h05Tottenham1 x 0Rubin Kazan
20/10 - 17h05Dínamo de Kiev1 x 0Besiktas

Grupo A
 ClubePGJGVIEMDEGPGCSG%A
1 Tottenham7321041377.8
2 PAOK5312043155.6
3 Rubin Kazan4311153244.4
4 Shamrock Rovers0300328-60.0
 
Grupo B
 ClubePGJGVIEMDEGPGCSG%A
1 Standard Liège5312030355.6
2 Hannover5312043155.6
3 Copenhague4311135-244.4
4 Vorskla1301213-211.1
 
Grupo C
 ClubePGJGVIEMDEGPGCSG%A
1 PSV Eindhoven93300514100.0
2 Legia6320143166.7
3 Rapid Bucuresti3310224-233.3
4 Hapoel Tel-Aviv0300325-30.0
 
Grupo D
 ClubePGJGVIEMDEGPGCSG%A
1 Sporting93300615100.0
2 Lazio2302145-122.2
3 Vaslui2302146-222.2
4 Zurich2302135-222.2
 
Grupo E
 ClubePGJGVIEMDEGPGCSG%A
1 Stoke City7321062477.8
2 Dínamo de Kiev5312032155.6
3 Besiktas3310264233.3
4 Maccabi Tel-Aviv1301229-711.1
 
Grupo F
 ClubePGJGVIEMDEGPGCSG%A
1 Athletic Bilbao7321063377.8
2 Red Bull Salzburg4311165144.4
3 PSG4311133044.4
4 Slovan Bratislava1301215-411.1
 
Grupo G
 ClubePGJGVIEMDEGPGCSG%A
1 Metalist Kharkiv7321073477.8
2 AZ Alkmaar5312074355.6
3 Áustria Viena4311155044.4
4 Malmö03003310-70.0
 
Grupo H
 ClubePGJGVIEMDEGPGCSG%A
1 Club Brugge6320153266.7
2 Birmingham6320155066.7
3 Braga4311154144.4
4 Maribor1301225-311.1
 
Grupo I
 ClubePGJGVIEMDEGPGCSG%A
1 Udinese7321052377.8
2 Atlético de Madrid4311133044.4
3 Rennes2302134-122.2
4 Celtic2302124-222.2
 
Grupo J
 ClubePGJGVIEMDEGPGCSG%A
1 Schalke 047321081777.8
2 Maccabi Haifa6320173466.7
3 Steua Bucareste2302116-522.2
4 AEK Larnaca1301217-611.1
 
Grupo K
 ClubePGJGVIEMDEGPGCSG%A
1 Twente7321093677.8
2 Fulham4311132144.4
3 Odense3310247-333.3
4 Wisła Cracóvia3310237-433.3
 
Grupo L
 ClubePGJGVIEMDEGPGCSG%A
1 Anderlecht93300817100.0
2 Lokomotiv Moscou6320154166.7
3 Sturm Graz3310235-233.3
4 AEK Atenas0300339-60.0

Arsenal se classifica, Flamengo envergonha torcida e São Paulo se salva com gol do Fabuloso

Por Mateus Vilar Schuler (@reportermateus)
ARSENAL-ARG 3x2 OLIMPIA-PAR
Depois de empate por 0 a 0 no jogo de ida, o Arsenal venceu o Olimpia por 3 a 2, em Sarandí, na Argentina e passou para as quartas de final da Copa Sul-Americana de 2011.

O Arsenal começou atropelando o time paraguaio. Aos 15min, Cristian Trombetta abriu o placar de cabeça. Quatro minutos depois, Zelaya fez o segundo da equipe argentina, para festa da torcida no Estádio Júlio Humberto Grondona.

Porém, o clube tricampeão da Libertadores da América reagiu. Aos 34min da etapa inicial, Zeballos cobrou falta na entrada da área e diminuiu para os paraguaios. Oito minutos depois, novamente Zeballos, empatou a partida.

Mas aos 39min da etapa complementar, o time argentino cobrou falta de longe e Blanco, em posição duvidosa fez de cabeça e deu a vitória para o Arsenal. O clube argentino jogará com o vencedor entre Flamengo e Universidad do Chile (veja abaixo como foi a partida de ida).

FLAMENGO 0x4 UNIVERSIDAD DE CHILE
O Flamengo praticamente deu adeus à Copa Sul Americana. Jogando no Engenhão, na noite de quarta-feira (19), o rubro-negro foi surpreendido pela Universidad de Chile e perdeu por 4 a 0, no jogo de ida das oitavas de final da competição continental.
Atuando com um time misto, o Flamengo foi dominado pela equipe chilena, que já ao fim do primeiro tempo vencia por 2 a 0. Para piorar a situação, a equipe treinada por Vanderlei Luxemburgo ainda teve o volante Airton expulso na primeira etapa.
Com a vitória, assegurada com os gols de Rojas, Lorenzetti e Vargas, duas vezes, a Universidad de Chile vai tranquila para o confronto de volta, que acontece dia 26, em Santiago. Para se classificar, o Flamengo precisa golear os chilenos por 5 a 0.
Agora, praticamente eliminado da Sul Americana, o Flamengo se dedica exclusivamente ao Campeonato Brasileiro, onde ainda sonha em alcançar a liderança. No domingo (23), o time da Gávea encara o Santos, no Engenhão, sem poder contar com Ronaldinho Gaúcho, ThiagoNeves e Renato Abreu, suspenso.

SÃO PAULO 1x0 LIBERTAD-PARO faro de gol do atacante Luis Fabiano, do São Paulo, fez a diferença na noite da última quarta-feira (19) pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa Sul-americana contra o Libertad-PAR.

O primeiro gol do Fabulso no retorno ao São Paulo finalmente saiu e foi o único da vitória de 1 x 0 do Tricolor em cima da equipe paraguaia. Milton Cruz foi quem comandou a equipe e está com 100% de aproveitamento em 2011 com três jogos comandando o time e três vitórias.

A equipe paraguaia do Libertad entrou em campo com apenas uma proposta: não levar gols. O time jogava com quase todos os atletas atrás da linha de bola e o São Paulo aceitava a marcação e não conseguia criar.

Na segunda etapa a equipe melhorou e aos 31 minutos Juan lançou para Dagoberto, que ajeitou de cabeça para Luis Fabiano dentro da área. O camisa 9 dominou no peito e fuzilou, fazendo seu primeiro gol, o da vitória, com a camisa do São Paulo.


Gostou? Compartilhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More