quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Estádios a Seguir Exemplo–Áustria e Suíça

Por Heitor Barros

Antipenúltima parada da série. Estamos nas sedes da Euro 2008, Áustria e Suíça. Vamos falar sobre todos os estádios usados na Euro, vencida pela Espanha. Além disso, alguns estádios da Suíça sediaram a Copa do Mundo de 1954. Vamos começar!

Áustria

Ernst Happel Stadion in Wien (Vienna)Ernst-Happel-Stadion: Único estádio 5 estrelas da Áustria, foi o estádio que sediou a final da Euro 2008, vencida pela Espanha, além de 2 quartas de finais, 1 semifinal e 3 partidas da fase de grupos. Sua capacidade é de 53.000 pessoas. É a casa da seleção da Áustria e também dos principais clubes do país nas copas européias: O Rapid Viena e o Áustria Viena. Além da da final da Euro, sediou 4 finais da Champions, 3 ainda com seu antigo nome (se chamou Prater Stadium desde sua inauguração até 1992). Foram as finais de 1964 (Inter de Milão), 1987 (Porto), 1990 (Milan) e 1995 (Ajax).

Ernst Happel Stadion in Wien (Vienna)

Hypo Arena in KlagenfurtHypo-Arena: Localizado na cidade de Klagenfurt, é a casa do Áustria Kärnten. Surgiu no local do Wörthersee Stadion, que tinha sido construído em 1960. a Hypo-Arena tem capacidade para 32.000 espectadores, mas sua capacidade poderá ser reduzida para 12.500 pessoas.. Sediou os seguintes jogos: Alemanha 2-0 Polônia, Croácia 2-1 Alemanha e Polônia 0-1 Croácia.

Hypo Arena in Klagenfurt

Bullen Arena in SalzburgEstádio Wals Siezenheim: Também conhecido como Bullen Arena, este é o estádio do Red Bull Salzburg. Como o nome do clube diz, fica na cidade de Salzburg. Inaugurado em 2003, teve sua capacidade ampliada para 30.000 lugares. É o único estádio austríaco a usar grama artificial. Sediou os seguintes jogos: Grécia 0-2 Suécia; Grécia 0-1 Rússia e Grécia 1-2 Espanha.

Bullen Arena in Salzburg

Tivoli Neu Stadion in InnsbruckTivoli-Neu Stadium: Localizado na cidade de Innsbruck, é a casa do Wacker Innsbruck. Inaugurado para 17.400 pessoas em 2000, foi temporariamente expandido para 30.000 pessoas, com o intuito de sediar a Euro 2008. Sua capacidade ainda é de 17.400 Recebeu os jogos: Espanha 4-1 Rússia; Suécia 1-2 Espanha e Rússia 2-0 Suécia.

Tivoli Neu Stadion in Innsbruck

Suíça:

St. Jakob Park Stadion in BaselSt. Jakob Park: Localizado na Basileia, é o estádio do FC Basel. Foi o principal estádio suíço da Euro 2008, sediando 1 semifinal, 2 quartas de final e 3 partidas da fase de grupos, inclusive o jogo de abertura da Euro. É um estádio 4 estrelas segundo a UEFA. Além de sediar a Eurocopa 2008, sediou a Copa do Mundo de 1954, inclusive o histórico Hungria 8-3 Alemanha Ocidental. Foi inaugurado oficialmente em 1954, sendo demolido em 1998 para ser terminado em 2001, custando 220 milhões de francos suíços.

St. Jakob Park Stadion in Basel

Stade de Suisse Wankdorf in BernStade de Suisse: Este estádio fica em Berna e seu time é o Young Boys. Foi construído no lugar do antigo Estádio Wankdorf, palco da final da Copa do Mundo de 1954. Sua capacidade é de 32.000 pessoas e este estádio possui uma particularidade: ele conta com um sistema de painéis solares, capazes de gerar 700.000 kWh de energia. as partidas que sediou da copa foram: Holanda 3-0 Itália; Holanda 4-1 França e Holanda 2-0 Romênia.

Stade de Suisse Wankdorf in Bern

Stade de Genève Stadium in GenèveStade de Genéve: Localizado na cidade de Genebra, possui uma capacidade para 30.000 pessoas. É a casa do Servette F.C e sua construção foi concluída em 2003. Antes da Euro 2008, abrigou alguns amistosos como Argentina e Inglaterra em 2005 e Brasil e Nova Zelândia em 2006. Seus jogos na Euro 2008 foram Portugal 2-0 Turquia, República Tcheca 1-3 Portugal e Turquia 3-2 República Tcheca.

Stade de Genève Stadium in Genève

Letzigrund Stadion in ZürichEstádio Letzigrund: Localizado em Zurique, este estádio é mais famoso por causa do atletismo, já que este estádio é a sede do Weltklasse Zürich, uma das provas que compõe a Golden League. No futebol, é a casa do FC Zürich. São 26.500 lugares, mas para a Euro 2008 foram 30.000 lugares. Sediou os seguintes jogos: Romênia 0-0 França; Itália 1-1 Romênia e França 0-2 Itália.

Letzigrund Stadion in Zürich

Veja os Outros Episódios:

Bélgica e Holanda

Turquia e Grécia

Ucrânia e Polônia

Reino Unido

Itália e França

Espanha e Portugal

Alemanha (EM BREVE MAIS ESTÁDIOS!)

1ª Rodada do Carioca. Vasco perde e Flamengo Vence.

Por Heitor Barros

Começou o Campeonato Carioca! Serão 16 clubes, divididos em dois grupos. Ontem só tivemos três jogos mais dois grande em ação: Vasco e Flamengo.

1º Jogo do Cariocão:

América-RJ x Boavista (Foto: Antônio Carlos Abreu) Boa Vista e América fizeram o 1º jogo do Cariocão. Resultado foi 1X1. (Foto: Antônio Carlos Abreu)

Porém o 1º jogo do carioca não envolveu os dois. Boa Vista e América-RJ jogaram em Saquarema. Quem saiu na frente foi o visitante. Leandrinho recebeu cruzamento de Felipe Adão (filho de Cláudio Adão) e fez o 1º gol do Carioca. 1X0 América. Mas aos 43 minutos, o Boa Vista teve um pênalti a seu favor. Frontini bateu e selou o empate. No 2º tempo o Boa Vista chegou a empatar com Frontini, mas ele estava impedido. O América não se entregou e quase chegou ao 2º gol, mas Thiago, goleiro do Boa Vista fez boas defesas e garantiu o empate.

FICHA TÉCNICA
BOAVISTA 1 X 1 AMÉRICA-RJ
Local:
Eucyr Resende, em Saquarema (RJ)
Data/horário: 19/01/2010 - 17h
Árbitro: Grazianni Maciel Rocha (RJ)

Boavista: Thiago; Pessanha (Joílson), Santiago, Gustavo e Paulo Rodrigues; Roberto Lopes, Thiaguinho (Júlio César), Erick Flores e André Luís; Tony (Jonathas) e Frontini. Técnico: Alfredo Sampaio.

América: Mota; Edson (Josimar Junior), Victor, Ronan e Bruno Santos; Rodolpho Fukamati, Ives, Luiz Araújo (Allanzinho) e Leandrinho; Hugo e Felipe Adão (Wellington). Técnico: Gílson Gênio.

Vasco Perde na Estreia:

Vasco x Resende - (Foto: Bruno de Lima)

Meia jogou bem no 1º, mas caiu de produção no 2º. (Foto: Bruno de Lima)

O 2º jogo da noite foi entre Vasco e Resende em São Januário. E não foi legal para o Vascão. A equipe perdeu por 1X0, gol de Alexandro, deixando sua torcida apreensiva. No final do jogo sua torcida ficou revoltada com a atuação da equipe, e chamaram a equipe de “time sem vergonha”. No time do Vasco, só um jogador que não estava em 2010 foi titular (Marcel). E isso acabou pesando no mesmo problema de 2010: Penetrar na área e colocar a bola na rede. O melhor jogador do Vasco foi o capitão Carlos Alberto. Foi ele que criou as melhores chances de gol para o Vasco, inclusive uma que deu traalho para o oleiro Eduardo, ex-Náutico.

No 2º tempo, Carlos Alberto caiu muito de produção, e com isso o Ataque do Vasco caiu também. A paciência da torcida durou até 30 minutos, quando a equipe começou a trocar passes para o lado. E 10 minutos depois piorou: Alexandro ex-Botafogo marcou o gol da vitória do Resende. Em 4 anos, o Vasco estreou com derrota 3 vezes. Só no ano passado estreou com vitória sobre o Tigres.

FICHA TÉCNICA:
VASCO 0 X 1 RESENDE
Estádio: São januário, Rio de Janeiro (RJ)
Data-Hora: 19/11/2011 - 19h30 (de Brasília)
Renda/Público: R$138.780 / 6.305 pagantes
Árbitro: Felipe Gomes da Silva (RJ)
Auxiliares: Wagner de Almeida Santos (RJ) e Jackson Lourenço Massarra dos Santos (RJ)

VASCO: Fernando Prass; Fagner, Cesinha, Douglas e Ramon; Rômulo, Allan (Misael, 11'/2ºT), Felipe e Carlos Alberto; Eder Luis e Marcel. Técnico: PC Gusmão.


RESENDE: Eduardo, Wellington, Anderson Conceição (Anderson Domingues, intervalo), Rogério e Kim (Thiago Bastos, 9'/2ºT); Ramon, Leonardo (Fábio, 20'/2ºT), Marcel e Gabriel; Alexandro e Marcelo Régis. Técnico: Paulo Campos.

Flamengo Vence com Gols de Esreantes:

Vander gol Flamengo

Vander comemora seu gol. 1º do Flamengo no Campeonato. (Foto: Allexandr Loureiro/FOTOCOM.NET)

Com Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves no estádio, O Flamengo venceu o Volta Redonda no Engenhão. Os gols foram marcados por Vander, ótima reveleção do Bahia, e Wanderley, outra contratação. O Volta Redonda conta com bons jogadores como Radamés (ex-Flu e Náutico), Jean (ex-Flu, Vasco e Fla), Jonilson (ex-Bota e Vasco) e Lopes (ex-Fla e Flu), Mauro (Ex-Santos) e Ávalos (ex-Santos).

O começo de jogo foi de trabalho para os goleiros, Felipe e Mauro. O Flamengo só voltou a atacar aos 32, com um bom chute de Léo Moura. Mas o bola só acabou entrando quando Vander passou pela marcação de Radamés e cruzou. A bola desviou no zagueiro Padovani e entrou.

No 2º tempo o Volta Redonda voltou melhor. E colocou Felipe para trabalhar em dois lances seguidos: 1º defendeu um chute de Gláuber, colocando para escanteio. depois defendeu a cabeçada de Ávalos. O Volta Redonda pressionou o Flamengo até os 10 minutos. Aos 11, veio a resposta do Flamengo. Egídio chutou e quase acertou o ângulo de Mauro. Mas o gol veio. Wanderley que entrou no lugar de Deivid, fez de cabeça o 2º do Flamengo. Após o gol, surgiram espaços para a equipe rubro-negra. Mas o plcar ficou no 2X0.

FICHA TÉCNICA FLAMENGO 2 x 0 VOLTA REDONDA

Local: Estádio Engenhão
Data: 19 de janeiro de 2011
Horário: 22 horas (Brasília)
Árbitro: Pathrice Maia
Assistentes: Rodrigo Pereira Joia e Silbert Faria

FLAMENGO : Felipe; Léo Moura, Wellinton, David Braz e Egídio; Fernando, Willians, Fierro (Marquinhos) e Renato; Vander e Deivid (Wanderley)
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

VOLTA REDONDA: Mauro, Thiago Maciel, Ávalos, Padovani e Fabinho; Jonilson, Radamés (Adenir), Leandrinho e Lopes (Glauber); Jean e Gilmar (Tassio)
Técnico: Márcio Bitencour

Próximos Jogos:

Grupo A:

Americano X Nova Iguaçú – 17:00

Grupo B:

Olaria X Madureira – 17:00

Botafogo X Duque de Caxias – 17:00

Bangu X Fluminense – 19:30

Macaé X Cabofriense – 19:30

Jogador = Levou Cartão Amarelo


Gostou? Compartilhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More