Por Heitor Barros
Com gol de Edu Dracena em boa jogada de Neymar, o Santos venceu o cerro Porteño do Paraguai por 1 a 0. Com o resultado obtido no Pacaembu, o peixe joga por um empate para obter a classificação para a final da Santander Libertadores.
Neymar fez boa jogada no gol do Santos (Foto: Miguel Schincariol / Globoesporte.com)
Apesar da vitória, o Santos não obteve uma grande atuação. Com uma marcação mais frouxa do que a aplicada contra o Once Caldas, o alvinegro praiano deixava o Cerro criar alguns lances de perigo. No começo do jogo, o Santos chegava no chutão, mais conforme o tempo passava, mais a estrela de Neymar aumentava. Aos 43 minutos, a jovem revelação passou por quatro marcadores do clube paraguaio e cruzou para Edu Dracena cabecear para o gol. Léo testou para garantir o gol, mais a cabeçada do capitão santista já havia entrado.
Capitão do Santos marcou o gol da vitória alvinegra (Foto: Agência Reuters)
No 2º tempo o Cerro passou a pressionar mais o Santos. Porém, o clube santista controlou a posse da bola e tocava no campo de ataque, acabando com o ímpeto do Ciclón. Porém, o clube brasileiro não conseguia criar chances claras de gol. Essa situação melhorou com a entrada de Maikon Leite no lugar do criticado Zé Eduardo. A modificação deu mais velocidade ao time, que teve uma chance clara no finalzinho com Alan Patrick (que entrou no lugar de Elano), mas o meia escorregou antes de finalizar. o jogo terminou 1 a 0 para o Santos, que agora decide a vaga na final no Paraguai, jogando pelo empate.
Ficha Técnica:
Local: Pacaembu. Data: 25/5/2011 Público e renda: 31.434 pagantes/R$ 1.286.140,00
Árbitro: Jorge Larrionda (URU). Auxiliares: Pablo Fandiño (URU) e William Casavieja (URU).
SANTOS: Rafael, Pará, Edu Dracena, Durval e Léo (Alex Sandro); Adriano, Arouca, Danilo e Elano (Alan Patrick); Neymar e Zé Eduardo (Maikon Leite) Técnico: Muricy Ramalho.
CERRO PORTEÑO: Barreto, Piris, Uglesich, Pedro Benítez e César Benítez; Cáceres, Júlio dos Santos, Villareal (Burgos) e Ivan Torres (Nuñes); Fabbro e Bareiro (Nanni) Técnico: Leonardo Astrada.
Gols: Edu Dracena, aos 43 minutos do primeiro tempo;
Cartões amarelos: Villareal, Cáceres, Ivan Torres, Nanni (Cerro Porteño), Arouca, Neymar (Santos)