segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Brasileirão vai para a última rodada ainda indefinido

Por Heitor Barros (@Heitor_qnfl)

Série A - 2011

E com a rodada final do Brasileirão chegando, farei uma postagem diferente. Em vez de comentar jogo por jogo, falarei da situação dos clubes em cada uma de sua pretensões no campeonato, comentando o que aconteceu com o clube na última rodada ocorrida. Vamos começar pela luta pelo título:

Título:

Corinthians: o Corinthians bateu o Figueirense fora de casa por 1 a 0, gol de Liédson, e com a vitória, o clube paulista está perto do título. Basta um empate contra o rival Palmeiras, que o clube do Parque São Jorge garante seu quinto título brasileiro. Mesmo assim, se o Vasco não vencer o Flamengo, o alvinegro paulista pode até perder que é campeão.

Vasco: o Corinthians só não garantiu o título de forma antecipada porque o Vasco conseguiu uma vitória no finzinho do jogo contra o Fluminense, e evitou, pelo menos temporariamente, o título dos paulistas. Alecsandro abriu o Vasco. Fred empatou para o Flu, e Bernardo, aos 45 minutos, desempatou para o Vasco. O clube da Colina precisa vencer o Flamengo e torcer para que o Palmeiras derrote o Corinthians.

Libertadores:

Fluminense: com a derrota no clássico contra o Vasco, o Fluminense abandonou a luta pelo título do brasileiro. Em compensação, o clube já havia garantido a vaga na Libertadores.

Flamengo: Com a vitória sobre o Internacional por 1 a 0, gol de Ronaldinho Gaúcho, o Flamengo se tornou o clube mais próximo da Libertadores. O clube carioca precisa só de um empate para garantir a vaga na competição sul-americana. E o empate se torna uma boa solução, já que o resultado elimina o título do rival, Vasco.

Coritiba: Quem parecia longe de uma vaga na Libertadores era o Coritiba. O Coxa venceu o já rebaixado Avaí por 1 a 0, gol de Jeci, e ganhou boas chances de se classificar para a Libertadores. O alviverde paranaense é o segundo clube mais bem colocado para uma vaga na competição continental. Seu próximo adversário é o Atlético-PR e, se vencer, se classifica para a Libertadores e rebaixa o rival. Existe mais motivação que isso?

Internacional: Com a derrota para o Flamengo, o Inter se afastou da Libertadores. Mas o clube gaúcho continua com boas chances de classificação. Basta secar Flamengo e Coritiba, que enfrentam seus rivais que ainda lutam por algo no campeonato, diferente do Inter, que enfrenta um Grêmio com uma única pretensão: estragar o campeonato do Inter.

Figueirense: O clube catarinense é o “segundo da fila” para entrar no G5. A derrota em casa para o Corinthians tirou o Figueira da zona de classificação para a Libertadores, mas o clube segue com boas chances de classificação. O alvinegro tem, em tese, o duelo mais fácil (contra o lanterna Avaí), entre os candidatos a Libertadores. Mas o clube ainda precisa que Flamengo, Coritiba e Internacional, ou pelo menos 2 destes clubes, para garantir a vaga.

São Paulo: apesar da derrota contra o Palmeiras (gol de Marcos Assunção) o São Paulo ainda tem esperança de alcançar a Libertadores. O clube precisa secar Cortiba, Internacional e Figueirense, além de precisar vencer o clássico contra o Santos.

Botafogo: Quem está longe mesmo da Libertadores é o Botafogo. Com a derrota por goleada para o Atlético-MG por 4 a 0 (gols de André (2X), Daniel Carvalho e Leonardo Silva), o clube de General Severiano precisa secar Coritiba, Internacional, Figueirense e São Paulo e ainda vencer o Fluminense para se classificar para a Libertadores.

Sul-americana:

Palmeiras e Grêmio já estão classificados para a Sul-americana. Flamengo, Coritiba, Internacional, Figueirense, São Paulo e Botafogo Vão para a Sul-americana se não forem para a Libertadores. Atlético-MG, Atlético-GO e Bahia brigam pelas últimas 2 vagas.

Rebaixamento:

Cruzeiro: O empate contra o Ceará em 2 a 2 (gols de Osvaldo e Daniel Marques marcaram para o Ceará, Anselmo Ramon e Ortigoza marcaram para o Cruzeiro) não livrou o Cruzeiro do rebaixamento, mas deixou o Cruzeiro só dependendo de si para se livrar do rebaixamento. Basta vencer o arquirrival Atlético-MG, que o Cruzeiro se garante na “A” em 2012.

Ceará: o empate em casa contra o Cruzeiro não foi um bom resultado para o Ceará. Para se livrar do rebaixamento, o “Vovô” precisa vencer o Bahia e torcer para que o Atlético-MG vença a “raposa”. Se depender dos torcedores atleticanos, o Ceará já pode contar com a ajuda do Galo.

Atlético-PR: a missão mais difícil na luta contra o descenso é o Atlético-PR. O “Furacão” perdeu para o lanterna América-MG por 2 a 1 (Kempes e Gilson marcaram para o coelho e Paulo Baier marcou para o Atlético-PR). A derrota colocou o Atlético em uma situação delicada, pois precisa derrotar o Coritiba, que luta pela Libertadores, e torcer para que Cruzeiro e Ceará não vençam seus jogos.

Avaí e América-MG já estão matematicamente rebaixados para a Série B


Gostou? Compartilhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More