segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Sem sustos, Inter de Milão bate zebra africana e é campeã do mundo

Por Jeremias Wernek, do site UOL


A Internazionale pôs fim à maior zebra da história do Mundial de Clubes. Aplicou 3 a 0 no Mazembe, da República Democrática do Congo, com gols de Pandev, Eto’o e Biabiany e garantiu a lógica. Os italianos não tiveram nem de longe a dificuldade do xará brasileiro, que caiu na semifinal. Julio César quase não foi exigido pelos africanos. O resultado garante para a equipe de Milão seu terceiro título mundial, após 45 anos de jejum.

Com a diferença técnica comprovada em campo desde os primeiros minutos, a Inter de Milão não se afobou. Rafa Benítez, sem Sneijder, escalou Thiago Motta e reforçou o meio-campo. Teve o controle total da partida e com a taça ameniza em muito as críticas ao seu trabalho.

A vitória da Inter iguala europeus e sul-americanos em número de títulos mundiais: 25 para cada lado. O último representante da Conmebol a faturar a competição foi o Internacional, em 2006. Depois disso, Milan, Manchester United e Barcelona ergueram a taça homologada pela Fifa.

Invasão e gols
Aos dois minutos de jogo, uma prova dos problemas de organização em Abu Dhabi. Um torcedor com uma flâmula do Milan burlou a segurança e entrou no campo. Aplaudido pela torcida gaúcha, que torcida para o Mazembe, ele foi rapidamente retirado para o seguimento da final.

A Inter de Milão fez o que um postulante ao título faz: gol. Os italianos não esperaram muito para abrir o marcador e abalar o Mazembe. Na primeira oportunidade, placar aberto. Aos 13 minutos, Eto’o dominou na ponta esquerda e lançou Pandev no meio da zaga africana. O camisa 27, então, bateu rasteiro, longe do alcance de Kidiaba. Logo no prosseguimento, mais um duro golpe no azarão do torneio.

Em boa jogada pela direita, Zanetti cruzou para o interior da área. Ali surgiu Eto’o para concluir com jeito no mesmo canto que Pandev havia marcado. O Mazembe sentiu o marcador, se tornou vulnerável ao extremo e permitiu que a Internazionale mandasse ainda mais na partida.

O primeiro tempo poderia terminar com vantagem maior. Diego Milito, por duas vezes, saiu na cara de Kidiaba, mas bateu muito mal, para defesa fácil do excêntrico camisa um africano. No último minuto, Kaluyituka ganhou, finalmente, de um marcador e chutou. Córdoba deu um salto e interceptou a bola.

Na etapa final, a equipe do técnico Lamine N’Diaye chegou a ensaiar uma pressão. Mas dava sinais de ter sentido a presença em uma final. Se equivocava em lançamentos e trocas de passes simples. A resposta dos europeus era com técnica. Maicon, em jogada individual, quase marcou um belo gol pelo lado direito.

Kaluiytuka, um dos carrascos do Internacional na semi, perdeu chance viva de descontar no placar aos 29 minutos. O camisa 15 invadiu a área e preferiu tentar drible em Julio César. Três minutos mais tarde, Eto’o bateu forte e Kidiaba defendeu como pode no centro do gol.

Ainda tentando voltar para a partida, o Mazembe manteve uma certa posse de bolla. A Inter investia na resposta rápida, mas o cenário não se alterou. Aos 40 minutos, Biabiany completou o resultado selou a vitória. A conquista nos Emirados Árabes se junta as taças do Campeonato Intercontinental de 1964 e 1965. Ambos vencidos diante do Independiente.

Inter supera trauma, garante 3º lugar com 4 a 2 e leva Roth às lágrimas

Por Jeremias Wernek, do site UOL


O Inter ainda estava abatido e melancólico. Mas mesmo assim conseguiu vencer o Seongnam, da Coreia do Sul, por 4 a 2 e garantiu o terceiro lugar no Mundial de Clubes da Fifa, em Abu Dhabi. Tinga, Alecsandro duas vezes e D’Alessandro marcaram para os brasileiros. Molina descontou quase no final, por duas vezes. O técnico Celso Roth, pressionado após o vexame vermelho contra o Mazembe, caiu em lágrimas na comemoração do segundo gol.

Roth foi vaiado quando teve sua imagem reproduzida no telão. Dirigentes não vêem nele capacidade para reverter o ambiente após a campanha no Mundial. Sua chance de seguir trabalhando no estádio Beira-Rio em 2011 é quase nula. O gol de Alecsandro, garantindo a vitória ainda na etapa inicial, permitiu o profissional extravasar.

Não foi uma atuação luxuosa, muito menos vistosa do time vermelho. Mas permitiu que Renan, Guiñazu, D’Alessandro e companhia recuperassem um pouco da moral nos Emirado Árabes. O Zayed Sports City, que também é palco da grande decisão, recebeu um bom contingente de colorados. Em sua maioria, os torcedores apoiaram a equipe.

Tensão e gol

O começo de jogo para o Inter carregava ainda os resquícios da semifinal com o Mazembe. Assim, o time mostrava grande abatimento. Durante 10 minutos, foi o Seongnam quem comandou a partida. Mas não se aproveitou para tentar abrir o marcador. Lentamente, se aproveitando das limitações sul-coreanas, os gaúchos partiam mais para frente.

Aos 14 minutos, em jogada pela direita, saiu o primeiro gol do Inter em Abu Dhabi. Um jogo depois do esperado. Mas aconteceu. Alecsandro foi para fora da área e tocou para o meio. Tinga, de ombro, desviou do goleiro. Na comemoração, o camisa sete se ajoelhou no campo, abraçado pelos companheiros.

Era o 'estopim' para o despertar do Inter em campo. Ainda titubeando na defesa, os brasileiros tomaram um susto quando Molina ajeitou e bateu por cobertura de fora da área. O chute do colombiano raspou no travessão e saiu. Sorte de sobra, ausente na partida contra o Mazembe.

Aos 19, Alecsandro – vaiado pelos torcedores do Inter no estádio, tentou aplacar todas as críticas com um gol de classe. O centroavante dominou de costas e arriscou uma bicicleta, mas tocou por cima do gol. Oito minutos mais tarde, depois de D’Alessandro driblar marcador, o próprio camisa nove bate colocado para ampliar o marcador.

Na comemoração, Alecsandro correu em direção ao banco. Não para saudar Celso Roth, mas para reverenciar Abbondanzieri, que se aposentou neste sábado. No meio do caminho, no entanto, o técnico vermelho roubou a cena ao aparecer chorando, na celebração do gol.

Antes do intervalo, o Internacional ainda teve outra boa notícia: Jang Suk Won foi expulso depois de cometer duas faltas fortes em Tinga. Mais liberdade em uma partida que começou extremamente tensionada.

O cenário imaginado contra o Mazembe, de vitória, se confirmou no segundo tempo. O Inter ampliou o marcador cedo. Em contra-ataque rápido, Rafael Sóbis progrediu pela direita e serviu D’Alessandro. O argentino deslocou o goleiro com um chute rasteiro, no canto esquerdo.

Homenagem para Pato

Com um a mais em campo, o Internacional avançou sua linha de marcação e encurralou por completo do Seongnam. Aos 25 minutos, depois de uma séria de tentativas com conclusão equivocada, Alecsandro desviou para o fundo da rede após cruzamento de Nei. O camisa nove do Inter estava impedido, mas a arbitragem não assinalou e confirmou o gol.

Celso Roth ainda prestou uma homenagem para o argentino Abbondanzieri. Encerrando a carreira em 2010, o gringo entrou aos 28 minutos no lugar de Renan e foi ovacionado por companheiros e torcida. Mas dez minutos mais tarde, Molina tocou no canto superando Pato e descontando para os sul-coreanos.

Posto assegurado e moral um pouco recuperada. O Inter não reduz seu vexame, muito menos ameniza a dor da torcida que viajou até o Oriente Médio. Mas breca o que poderia ser um final ainda mais trágico de ano.

Mercado da Bola 12

Por Gabriel Lago


> Santa Cruz: Depois de golear a Seleção de Abreu e Lima, em jogo-amistoso, por 6 a 0, o Santa anunciou a contratação de dois defensores. O zagueiro Leandro Rosa Souza, conhecido por Leandro Bambu, tem 24 anos, nasceu no Rio de Janeiro, tem 1,87m e 80kg. Já atuou pelo Joinville/SC, Atlético/PR, Avaí/SC e Bangu/RJ. E Jeovânio Rocha do Nascimento, o Jeovânio, tem 33 anos, nasceu em Goiânia, tem 1,73m e 73kg, e atuou em Atlético-GO, América-SP, Figueirense, Palmeiras, Grêmio e no Valenciennes, da França.


> Sport: Um dos xodós da torcida leonina, o zagueiro Igor pode estar de saída do clube. A diretoria pretende diminuir o salário do jogador, um dos mais caros do clube. Caso não aceite a diminuição salarial, Igor pode ser negociado com algum clube da Série A. Desde 2007 na Ilha, Igor conquistou três campeonatos estaduais, além da Copa do Brasil, mas não fez uma boa temporada em 2010, sendo figurinha certa no banco de reservas do Sport.


> Náutico: De acordo com a imprensa local, o Timbu está perto de acertar com o lateral Peter e o goleiro Douglas. Além deles, outros dois nomes de maior destaque também estão na mira alvirrubra. São eles os meias Luciano Henrique e Eduardo Ramos, ambos ex-Sport. Luciano está no Fortaleza e está muito perto do Ceará, mas ainda interessa ao clube pernambucano. Já Eduardo estava no Prudente, e negocia por intermédio de seu pai. O lateral Aírton está muito perto do clube, enquanto Tadeu disse não ao Náutico. Dois nomes de destaque na Série B podem renovar. O atacante Bruno Meneghel está mais próximo de acertar com o clube. Outro que está, por detalhes, próximo do clube, é Erick Flores.


> Grêmio: O Palmeiras não está mais sozinho no sonho da volta de Ronaldinho Gaúcho ao futebol brasileiro. O Grêmio é a segunda equipe interessada no jogador. De acordo com o site oficial do clube, o presidente eleito Paulo Odone já teria uma reunião marcada com o empresário e irmão do jogador, Assis, ao lado de algumas lideranças gremistas, para poder acertar a vinda do meia, e ainda incluí-lo num plano de marketing semelhante ao que o Corinthians fez com o Ronaldo. O clube ainda dá prioridades à permanência de seus atletas. André Lima está muito próximo de renovar com o clube. Borges nega ter recebido propostas de clubes cariocas e deve continuar no time. Já Souza tem situação indefinida, pois o atleta não quer permanecer no Grêmio, querendo se transferir ao Flamengo ou ao Fluminense. O lateral Lúcio segue conversando com a diretoria e mantém situação indefinida.

> Portuguesa: Um problemão apareceu na Portuguesa neste sábado. O zagueiro Domingos, insatisfeito com a reserva na reta final da Série B deste ano, pode voltar mais cedo ao Santos. O zagueiro da Lusa teria discutido com o treinador Sergio Guedes, e não teria desejo de continuar na Portuguesa para a próxima temporada. A situação ainda não foi definida.

> Fortaleza: O Tricolor do Pici divulgou o interesse no zagueiro Ronaldo Angelim. Em má fase no Mengão, Angelim é tratado como ídolo no Fortaleza e tido como principal objetivo dos dirigentes do clube. O sonho de ter Angelim, segundo o presidente Paulo Arthur, tem tudo para se tornar realidade, se depender dos investimentos que o clube deverá fazer. Enquanto sonha com Angelim, o clube do Ceará anunciou a sua 12ª contratação. Trata-se do atacante Maiquel, ex-Avaí.

> América-MG: Notícia melhor não poderia chegar ao Coelho. O treinador Mauro Fernandes, que subiu a equipe à Serie A, renovou contrato, e ficará, no mínimo, até final de 2011, treinando o América na Primeira Divisão em 2011.

> Santos: A negociação que estava certa com o meia Charles, andou pra trás nestes dias. A boa notícia é que o que atrapalhou o acerto do jogador com o clube foi apenas uma contusão. O clube paulista espera uma garantia médica de que a lesão do jogador não é grave, possibilitando o jogador de atuar na Libertadores em 2011. A contratação deve ser acertada ainda hoje. O atacante Zé Eduardo negou que estaria acertando com o Milan. Zé viajou para Milão para tirar o visto italiano, e ainda visitou o clube rossonero.

> Boca Juniors: O clube argentino, em uma enorme crise política, deverá apresentar o técnico Júlio César Falcioni, ex-Banfield, nesta semana. A negociação está por detalhes, e o próprio treinador pode ser anunciado ainda hoje.

> Bari: Poucos sabiam, mas o clube italiano fez uma proposta ao Palmeiras para ter o zagueiro Danilo, do Palmeiras. O clube paulista recusou, mas a quem diga que o Bari fará uma outra proposta que deva cubrir o salário atual do jogador. O Verdão tem interesse na sua permanência, por ser o líder defensivo da equipe dirigida por Felipão.


> Atlético-MG: Parece que o Galo venceu mais uma batalha contra o Fluminense. Depois de anunciar Richarlyson, jogador que estava negociando com o Tricolor, o Atlético está muito próximo de fechar com o atacante Wesley, do Grêmio Prudente. O artilheiro do clube paulista na Série A interessava ao Flu, porém, o Galo, mais uma vez, foi mais rápido e praticamente fechou com o atleta. Uma proposta do Catar ainda teria sido feita ao jogador, mas seu empresário, Adriano Spadotto, viajará com o atleta para BH nesta segunda pra fechar contrato com o clube de Minas. E outro atacante que está próximo do acerto é Jóbson. O Botafogo já anunciou sua saída, e quer transferí-lo o mais rápido possível, seja qual for o clube.

> Corinthians: Má notícia para os corintianos. O ex-jogador Gilmar Rinaldi, empresário de Adriano, afirmou que o atacante não sairá da Roma para voltar a atuar no Brasil em 2011. Algumas fontes informam que Adriano estaria vindo ao Brasil para ter uma conversa com o presidente do Timão, Andrés Sanchez, podendo acertar com o clube ainda nesta semana. Mas a frase de Rinaldi talvez diga tudo: 'Adriano vai continuar na Itália'. Ou não.

> São Paulo: Apesar de difícil, a vinda de Guiñazu ao clube não é impossível. O empresário do jogador, Gilmar Veloz, afirmou que aceita conversar com qualquer interessado no argentino, como Boca e o próprio São Paulo, e disse que Guiña tem interesse em vestir a camisa do Tricolor Paulista. O contrato com o Inter, porém, vem dificultando a saída do jogador. Além de um volante, o Tricolor está interessado num meia. O nome mais forte continua sendo o de Wágner, do Lokomotiv-RUS. O Banco BMG pode ser fundamental na negociação com o atleta.

> Pelotas: A surpresa gaúcha no Estadual deste ano, o Pelotas, que quer voltar aos tempos de glória, está formando uma boa equipe visando o Gauchão de 2011. Duas posições, porém requerem a vinda de reforços, segundo a diretoria: a lateral e o gol são os lugares onde o clube busca reforços. A diretoria já está em busca de nomes para poder vestir a camisa do rubro-negro.

> Sevilla: O clube de Luís Fabiano está interessado no meia Fernando Gago. Gago não vem sendo aproveitado pelo Real Madrid e pode ser o primeiro reforço do Sevilla na abertura da janela de transferências em janeiro. Outro jogador do time de José Mourinho que despertou o interesse do Sevilla é Granero, reserva da equipe de Madrid.

> Lazio: Clube-sensação no futebol italiano, a Lazio, do craque Hernanes, está interessada no atacante alemão Miroslav Klose. Artilheiro alemão em Copas do Mundo, Klose está na reserva do Bayern de Munique e poderia jogar ao lado de Hernanes em 2011. Além de Klose, Hugo Almeida, do Werder Bremen, interessa ao clube.


> Botafogo-RJ: Comemorando os 15 anos do Bicampeonato Brasileiro, o Fogão estaria perto de acertar com o meia argentino Darío Bottinelli, do Universidad Católica (CHI). O dirigente André Silva, do clube carioca, negou a vinda do jogador. Bottinelli pertence ao Atlas (MEX), clube de Lúcio Flávio e Elias. Além de Darío, dois outros estrangeiros estão na mira do Fogão: Sebastian Coates (zagueiro do Nacional-URU) e Arévalo Rios (volante do Peñarol-URU). Além dos estrangeiros, o meia Elvis, do Vitória-BA, está próximo do acerto.

> Fluminense: O clube carioca está próximo de acertar com o meia Thiago Neves. A liberação do clube do Catar deve sair nesta semana, mas seu empresário, Léo Rabello, procura desconversar sobre a ida do meia ao futebol carioca. O Flamengo também está interessado no jogador, mas o Flu é preferência.

> Flamengo: Com a saída de Juan, que provavelmente vestirá a camisa do São Paulo, o lateral-esquerdo Egído, ex-Vitória, é favorito para vestir a camisa 6 do Mengão. Formado no clube carioca, Egídio nunca teve muitas oportunidades no clube, pelas excelentes atuações do lateral Juan.

> Internazionale-ITA: Recém-campeã do mundo, a Inter de Milão não tem interesse nenhum em manter o técnico Rafael Benítez. Benítez não faz boa campanha no Italiano, classificou-se em segundo lugar na Liga dos Campeões e venceu o Mundial sem convencer. O brasileiro Leonardo, ex-Milan, e o italiano Spatelli, do Zenit, foram sondados, assim como Fábio Capello, da seleção inglesa.

> Barcelona: Com dinheiro em caixa, o Barça já demonstra que quer investir em 2011. O clube, que acertou contrato de patrocínio milionário com a Qatar Foundation, espera investir R$ 225 milhões só para acertar com dois espanhóis: Fábregas, do Arsenal, e Fernando Torres, do Liverpool. Enquanto negocia com os dois craques, o holandês Afellay, primeiro reforço do clube, despediu-se do PSV neste final de semana aos aplausos da torcida holandesa.

> Figueirense: Em ritmo de contratações, o Figueira anunciou mais um nome para 2011. O atacante Wellington Luis de Sousa, 22 anos, ex-Inter, São Caetano, Náutico e que estava no Fortuna Düsseldorf-ALE, realizou exames médicos na manhã de hoje, e será apresentado à tarde.

> Alecrim: o clube potiguar acertou com o meia Daniel, 23 anos, que atuou pelo clube em 2010. Ele atuou na Série C e depois se desligou da equipe. Agora, ele volta para ajudar a equipe no Estadual e na Série D 2011.

> Campinense: A diretoria do Campinense Clube anunciou nesta sexta-feira (17) a contratação do goleiro, Pantera. O Paredão (assim chamado pela torcida) se destacou na Raposa em 2008, quando se sagrou Campeão Paraibano e subiu para Série B daquele ano.

> Marília: após já ter acertado com o volante Júnior Maranhão e com o meia Renato Martins, o Leão de Marília acertou a volta do meio-campo Fernandinho, 20 anos, para a disputa do Estadual da Série A2. Fernandinho jogou apenas na base do MAC, não jogando como profissional no clube. Outro reforço do clube é o zagueiro Negretti, ex-Náutico.

> Paysandu: por indicação do técnico Sergio Cosme, o Papão acertou com três jogadores: o volante Cristiano, que estava no Olaria, o lateral Sidny, ex-Náutico, Salgueiro, Petrolina e que estava no Brasiliense, além do zagueiro Ari, ex-Treze, CSA e que já jogou pelo Papão.

> Ceará: pelo seu twitter (@EvandroLeitao), o presidente do Ceará anunciou a volta do zagueiro Juninho, 29 anos, que estava no Itumbiara. Leitão não deu mais detalhes da contratação.

Formados os grupos da Libertadores

Por Mateus Schuler



Com o fim dos campeonatos na Colômbia e no Chile, nesse domingo, a Libertadores de 2011 já tem formados todos os seus grupos. Na Colômbia, o Tolima deixou o título escapar e jogará a fase prévia da competição contra o Corinthians. O Once Caldas, campeão nacional, caiu no Grupo 1, ao lado de Universidad San Martin-PER, Libertad-PAR e San Luis-MEX.
As datas previstas para o confronto Corinthians x Tolima são 26 de janeiro (em São Paulo) e 2 de fevereiro (jogo de volta na Colômbia). O vencedor terá pela frente o Grupo 7, que conta ainda com Estudiantes-ARG, Cruzeiro e Guaraní-PAR.
Outro time que também garantiu participação na competição foi o Unión Española-CHI. Também vai disputar a fase prévia (contra o Bolívar-BOL) e, se conseguir avançar, terá um lugar no Grupo 4, ao lado de Caracas-VEN, Universidad Católica-CHI e Vélez Sarsfield-ARG.
Pré-LibertadoresConfrontos
PRÉ 1 - Corinthians x Tolima (COL)PRÉ 2 - Alianza Lima (PER) x Jaguares (MEX)PRÉ 3 - Cerro Porteño (PAR) x Deportivo Petare (VEN)PRÉ 4 - Bolívar (BOL) x Unión Española (CHI)PRÉ 5 - Independiente (ARG) x Deportivo Quito (EQU)PRÉ 6 - Liverpool (URU) x Grêmio
GRUPO 1
Universidad San Martín (PER)
Libertad (PAR)
Once Caldas (COL)
San Luis (MEX)

GRUPO 2
Junior Barranquilla (COL)
Oriente Petrolero (BOL)
León de Huánuco (PER)
Liverpool (URU) ou Grêmio (BRA)

GRUPO 3
Argentinos Juniors (ARG)
Nacional (URU)
Fluminense (BRA)
América (MEX)

GRUPO 4
Caracas (VEN)
Universidad Católica (CHI)
Vélez Sarsfield (ARG)
Bolívar (BOL) ou Unión Española (CHI)

GRUPO 5
Santos (BRA)
Colo-Colo (CHI)
Deportivo Táchira (VEN)
Cerro Porteño (PAR) ou Deportivo Petare (VEN)

GRUPO 6
Internacional (BRA)
Jorge Wilstermann (BOL)
Emelec (EQU)
Alianza Lima (PER) ou Jaguares (MEX)

GRUPO 7
Estudiantes (ARG)
Guaraní (PAR)
Cruzeiro (BRA)
Corinthians ou Tolima (COL)

GRUPO 8
LDU (EQU)
Peñarol (URU)
Godoy Cruz (ARG)
Independiente (ARG) ou Deportivo Quito (EQU)


Gostou? Compartilhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More