Por Heitor Barros
A FIFA divulgou hoje uma lista de atletas que se destacaram em 2010 e que nasceram depois de 31 de dezembro de 1990. E nela constavam 3 brasileiros: Neymar do Santos, Lucas do São Paulo e Philippe Coutinho da Inter de Milão. Os três foram convocados para o Sulamericano sub-20.
Neymar caiu um pouco de rendimento com a contusão de Ganso, seu companheiro de clube. Mas continuou marcando gols. Mas 2010 ficará marcado para Neymar como um menino mimado. Mas não podemos esquecer seu 1º semestre.
Da esquerda para direita: Wilshere, Neymar, Hazard e Lukaku (Foto: fifa.com)
Lucas surgiu bem no São Paulo. Antes chamado de Marcelinho (pelo fato de ter surgido na escolinha de futebol de Marcelinho Carioca), Preferiu ser chamado de Lucas (seu verdadeiro nome), pelo fato de Marcelinho ser ídolo do Corinthians. pode ser o meia que o São Paulo estava procurando desde a saída de Danilo.
Já Philippe Coutinho apareceu bem na base do Vasco. tão bem que foi contratado pela Inter antes de se tornar profissional, com 16 anos. Foi emprestado ao Vasco até atingir a maturidade. Fez uma boa Série B, mas só apareceu nos titulares do Vasco no Carioca. Tem feito bons jogos pela Inter. Não disputou o mundial por que estava machucado.
Além dos brasileiros, a lista também teve os seguintes jogadores:
Jano Ananidze (Geórgia), Sergio Araujo (Argentina), Khouma Babacar (Senegal), Sergio Canales (Espanha), Luc Castaignos (Holanda), Christian Eriksen (Dinamarca), Mario Gotze (Alemanha), Eden Hazard (Bélgica), Markus Henriksen (Noruega), Gael Kakuta (França), Erik Lamela (Argentina), Romelu Lukaku (Bélgica), Iker Muniain (Espanha), João Reis (Portugal), James Rodriguez (Colômbia), Jack Rodwell (Inglaterra), Xherdan Shaqiri (Suíça), Son Heung-Min (Coreia do Sul), Yannis Tafer (França) e Jack Wilshere (Inglaterra).
Pela lista, poderemos ver que poderemos ter uma seleção da Bélgica forte.