Por Heitor Barros
Depois do excelente resultado obtido na Allianz Arena, o Bayern de Munique mostrou mais uma vez que promete ser o clube a ser batido nos próximos anos. O clube bávaro venceu o Barcelona por 3 a 0 em pleno Camp Nou lotado, com direito a “olé“ dos torcedores alemães que foram à Espanha. Com a vitória, o Bayern irá encarar o Borussia Dortmund, na primeira final alemã da história da liga, a quarta entre equipes do mesmo país (Real X Valencia, Milan X Juventus e Manchester United X Chelsea foram as outras).
Jogando sem o craque Lionel Messi, que nem saiu do banco de reservas, o Barcelona não conseguiu superar a forte marcação do Bayern. Sem criatividade, os espanhóis pouco ameaçaram a meta de Neuer, arriscando mais em chutes de fora da área. Enquanto isso, o Bayern contra atacava, mas só no momento certo. Assim, levou perigo duas vezes no primeiro tempo e em ambas o Barcelona contou com a boa cobertura de Piqué para evitar o gol dos alemães, deixando o primeiro tempo no 0 a 0.
Se em 90 minutos a missão do Barcelona parecia impossível, em 45 parecia inverossímil. Pois Robben tratou logo de piorar as coisas. Logo aos 3 minutos, o holandês recebeu lançamento de Alaba, puxou para a perna esquerda, e mandou para o gol de Valdés. Bayern 1 a 0.
Jogadores do Bayern de Munique comemoram a classificação para Wembley (Foto: Getty Images)
O gol foi um duro golpe para o Barcelona, que não conseguia mais tocar a bola com tranquilidade. Percebendo que o confronto já estava perdido, o técnico Tito Vilanova sacou Xavi e Iniesta do campo. Com o Barça já nocauteado, o Bayern tratou de liquidar a fatura. Ribéry cruzou e Piqué, que vinha sendo o melhor jogador do Barcelona, desviou para o próprio gol. 4 minutos depois, Ribéry cruzou novamente e desta vez coube a Thomas Müller cabecear para o gol. Bayern 3 a 0.
Com o jogo já ganho, Jupp Heynckes conseguiu poupar jogadores importantes que estavam pendurados, como Schweinsteiger, Lahm e Javi Martínez. Já o Barça, sem forças, esperava que o jogo acabasse para evitar um final pior.