quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Entrevista com Flávio, Ex-Goleiro

Por Mateus Schuler

Flávio é o que está marcado ou o 3º da esquerda para direita em pé.


Hoje, dia 22/09/2010, entrevistamos Flávio ex-goleiro do Sport Recife. Fomos à escolinha de futebol que ele mantém desde 1994. Conversamos um pouco com ele antes da entrevista para confirmar os times que ele passou e vimos um dia de treino na sua escolinha. Flávio além de atuar no Sport/PE, passou também por Auto Esporte/PB, Paulistano/PE, Sampaio Corrêa/MA, Moto Clube/MA, CRB/AL, Remo/PA, Campinense/PB, Fortaleza/CE, Jataiense/GO e Bacabal/MA. Abaixo segue a entrevista.

Ícaro Alysson: Flávio, na sua opinião, qual a melhor escola de goleiros da atualidade no mundo?

Flávio: A melhor escola de goleiros no mundo na atualidade é a da Alemanha, onde tem muitos bons goleiros e o preparo muito bom.

Í A: Você acha que a escola de goleiros no Brasil melhorou muito nos últimos 30 anos atrás? Você acha que daqui a algum tempo nós podemos chegar ao nível da Alemanha?

F: Melhorou muito, mas deixa muito a desejar na saída de bola. Varia muito o trabalho e as pessoas com quem você trabalha. A qualidade do futebol brasileiro já é boa, falando de atletas de linha, os goleiros ainda são poucos, são poucos os jovens que podem vir a se destacar. É tanto que perdemos a copa numa jogada de cruzamento, onde realmente a maior falha de trabalho dos goleiros no Brasil.

Mateus Schuler: Qual jogo você considera como inesquecível? Qual seu maior título conquistado?

F: Sport/PE x Guarani/PE, no dia 6 de Fevereiro de 1988, no estádio da Ilha do Retiro, dia que conquistei meu maior título. Campeonato Brasileiro de 1987, apesar de bastante contestado pelo Flamengo, CBF e FIFA deu o título para o Sport.

M S: Em quem você se espelhava para agarrar?

F: Taffarel.

Heitor Barros: Quem é o melhor goleiro atuando no Brasil? Nas Américas? No Mundo?

F: Magrão do Sport. Eu não estou acompanhando muito o futebol das Américas, aí nem sei quem está bem, vocês poderiam me ajudar? Í A cita Guillermo Ochoa - América do México e Miguel Pinto - Universidad Chile e M S cita Josué Ayala do Boca Juniors, Flávio escolhe o citado por M S. Iker Casillas do Real Madrid (Espanha).

H B: Qual a sua dica para os jovens que querem seguir carreira no futebol?

F: Primeiro estudar. Porque o estudo... é tudo no ser humano. Futebol e estudo andam junto; futebol, bebida, farra e mulher é feito álcool para o motorista, não podem se misturar.

Coritiba reassume a liderança da Série B

Por Gabriel Lago



Não foi dos melhores jogos, mas valeu a liderança da competição. Em fraco futebol apresentado por ambas as equipes, Brasiliense e Coritiba, com certeza, não animaram os já desanimados torcedores do Brasiliense presentes na Boca do Jacaré. Porém, um simples golzinho, no final do primeiro tempo, levou o Coxa à 1ª posição, com 43. O resultado de 1 a 0 só agravou a crise presente no Brasiliense, que caiu para 16°, com 27.

O time que perdeu o primeiro posto na colocação foi o Bahia. A empolgação da torcida antes do jogo deu lugar à preocupação com o resultado que persistiu por quase todo o jogo. Logo aos 12 minutos da primeira etapa, o tricolor baiano já sofreu a primeira baixa: Bruno Lopes abre o placar para o Vila. Depois disto, as jogadas bem trabalhadas deram lugar à pressa em chegar ao empate e, se possível, à vitória, que se tornava distante a cada minuto passado. Mas no momento em que muitos já não acreditavam mais no empate, eis que surge o nome do jogo. Adriano, recebendo passe de Mendes, faz 1 a 1. Com o placar final, o Bahia caiu para 2°, com 41. O Vila sobe para 15°, com 27.

São Caetano e Bragantino ficaram apenas no 0 a 0, no Anacleto Campanella, e se atrapalharam na competição. O Azulão desceu para 11°, com 31, enquanto o Braga não consegue sair da zona, permanecendo em 17°, com 26.

No estádio Dario Rodrigues Leite, Guaratinguetá e Ponte Preta fizeram uma partida de 5 gols e duas viradas. O resultado, porém, não animou a torcida local, que vaiou o Guará depois da derrota por 3 a 2. O gol que fez a Ponte subir para quarto (com 40) foi marcado aos 50 minutos do segundo tempo. Já os mandantes caíram para nono, com 33.

A Macaca Paulista ainda recebeu o auxílio do Náutico, que voltou a vencer na competição e bateu o Figueirense, nos Aflitos, por 1 a 0. Zé Carlos fez o gol da vitória, de pênalti, no 1° tempo. Mas, ao final do jogo, outro pênalti foi marcado no jogo, mas a favor do Figueira. Fernandes bateu e Glédson defendeu, levando os alvirrubros ao delírio. O Náutico subiu trÊs posições, indo para 8°, com 34. O Figueirense saiu da zona de classificação à Série A, caindo para quinto, com 39.

Outro pernambucano que jogou na noite de ontem foi o Sport, que visitou o Icasa. As duas equipes necessitavam de um bom resultado. Ao Sport, a vitória faria o time ecostar nos líderes. Ao Icasa, levaria ao destanciamento da zona de degola. Em uma partida de boas emoções e pouco futebol, restou um empate por 0 a 0. O Leão continua em 6°, com 37, e o Icasa caiu para 14°, com 29.

No duelo dos Américas, o Mineiro goleou, em casa, o Potiguar, por 4 a 1. O resultado pôs o Coelho na 3ª posição, com 40. Já o América-RN, do técnico Dado Cavacante, permanece em 19°, com 19.

Por fim, o Paraná venceu o Duque de Caxias, por 1 a 0, em casa. O tricolor paranista permanece em 12°, com 31. O Duque cai para 10°, com 32.


Gostou? Compartilhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More