Por Gabriel Lago
O Brasileirão teve seguimento neste fim de semana, em jogos aos sábados e domingos. A 23ª rodada teve uma média de quase três gols por jogo, e com apenas um placar no zero. Guarani e Santos ficaram no placar zerado. O Santos, que não teve Neymar, punido pelas reclamações feitas pelo jogador enquanto jogava contra o Atlético-GO, na quarta, permaneceu em sexto lugar, com 35 pontos. O Guarani caiu para 10°, com 30.

No sábado, às 18h30, três jogos. O líder Corinthians, animado pela vitória no meio de semana para o Fluminense, no Rio, goleou o lanterna Grêmio Prudente, por 3 a 0, e agora abre dois pontos de diferença para o tricolor carioca, que é segundo lugar (Timão está com 44, e Flu 42). O Prudente tem apenas 17 pontos.
No duelo dos Atléticos, vitória para o Paranaense diante do Goianiense, por 2 a 1, em Goiás. Os curitibanos permanecem em 7°, mas estão a um ponto do Santos. Os goianos, com a derrota em casa, perderam uma posição, e para o rival Goiás, indo para 19°, com 20.
Os torcedores que assistiram à Botafogo e Cruzeiro não se decepcionaram. Ambas as equipes, de ataques perfeitos, mostraram suas ofensivas e fizeram um belo jogo no Engenhão. Para tamanha perfeição da partida, coube ao placar ser bem justo: 2 a 2. Mesmo assim, o placa não trouxe tantas felicidades para as torcidas botafoguense e cruzeirense, pois viram seus times não encostarem nos outros líderes. Cruzeiro fica em terceiro, com 41, e Botafogo fica fora da zona da Libertadores, em quinto, com 38.
No domingo, além de Guarani e Santos, mais três jogos às 16h. O Internacional, que venceu fora de casa o São Paulo, bateu o Vasco, por 1 a 0, no Beira-Rio. Os colorados, em 4°, estão com 38. Os vascaínos caíram para 12°, com 29.
O público presente no Pacaembu viu mais uma joia brasileira despertar para o futebol. O meia Lucas decidiu a partida para o São Paulo, fazendo 1 gol e dando passe para outro na vitória por 2 a 0 sobre o Palmeiras. Depois de um 1° tempo apático, o tricolor esqueceu a partida horrorosa contra o Inter na quinta e reinou no jogo, não dando chances ao Palmeiras em alta crise. Vale lembrar que Lucas, antes, era chamado por Marcelinho, por já ter atuado em uma escolinha de futebol do craque Marcelinho Carioca. Mas o garoto optou plo próprio nome.

A surpresa da tarde foi a derrota do Atlético-MG, na Arena do Jacaré, para o Vitória, por 3 a 2. Os baianos fizeram 2 a 0, os atleticanos chegaram a empatar, mas viram Henique desempatar a partida a favor do rubronegro de Salvador. O Galo não consegue fazer uma boa sequência no campeonato, mesmo com um treinador de ponta como Luxemburgo no comando. O clube mineiro não consegue sair da 17ª colocação, e não vai conseguir subir nenhuma posição na próxima rodada, pois o 16° lugar, Avaí, tem 25, contra 21 do alvinegro. Já o Vitória sobe para 14°, com 28, passando o mesmo Avaí e o Flamengo.

Falando em Flamengo, o rubronegro fez outro clássico de alta qualidade na rodada. Contra o Fluminense, o pentacampeão brasileiro enganou o vice-líder do campeonato e fez o Flu lutar pelo empate em 3 a 3. Porém, a equipe comandada por Silas caiu para a 15°, com 27. Já o tricolor do Rio, que perdeu a primeira posição na quarta, continuou em 2°, com 42, a dois do atual líder Corinthians.
O Grêmio não tomou conhecimento do adversário e, em plena Ressacada, goleou o Avaí por 3 a 0. Ao som de vaias e protestos da torcida catarinense, o time gremista soube administrar o jogo desde o início, vencendo com facilidade e eficiência. O Avaí caiu para 16°, com 25, e o tricolor gaúcho pulou para 11°, com 29.
Para finalizar, Ceará e Goiás ficaram no 1 a 1 no Castelão. O resultado prejudicou às duas equipes na competição. Os cearences, que mais uma vez ficaram no empate em casa, caíram para nono, com 30. O Goiás, apesar de subir uma posição na tabela, continua longe das equipes fora da zona da degola, estando em 18°, com 21.