quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Quem Não faz... leva! de cara nova


O nosso blog agora está de cara nova! Um novo template foi feito especialmente para o nosso blog!

Visamos dar uma renovada na nossa interface e suavizar o visual, além disso, vamos entrar em mais redes sociais para aumentar a interatividade com vocês leitores. Atualmente estamos no twitter (@quemnaofazleva), facebook, orkut e youtube.

Como navegar?

Ao entrar na nossa página você verá os tópicos de seu interesse logo abaixo do nome do nosso site. Logo abaixo, teremos o nosso mosaico, e logo depois as últimas postagens. Caso você queira ver algum conteúdo que não esteja em destaque no início, desça pro lado direito e procure "marcadores". Lá você encontrará os diversos temas tratados pelo blog em palavras-chave. Se quiser procurar por algum assunto específico, vá em "pesquisa" no canto superior direito.

Logo mais, teremos também a nossa rádio, em que discutiremos esportes. Você também poderá assinar o nosso feed/RSS e receber as nossas postagens no seu E-mail e nos seguir pelas redes sociais.

Visamos dar uma renovada na nossa interface, pois logo virão novidades e temos que estar preparados para elas!

Créditos do novo template: Augusto e João Gabriel (elaboração) e Vito Sormany (organização e execução).

Equipe do Blog

Recordando o futebol brasileiro: São Paulo 2005-2008

* Faltando uma semana para o início de 2011, o Quem Não Faz... Leva! termina a série sobre os melhores times dos últimos 10 anos no futebol brasileiro. Neste post irei falar sobre o são paulo de 2005 até 2008.

A imagem de um São Paulo Multicampeão

2005 até 2008 foi um período em que o São Paulo se transformou de vez no clube mais vencedor do brasil. Foram ao todo:

- 1 campeonato paulista: 2005;
- 1 Libertadores: 2005;
- 1 Mundial de Clubes: 2005;
- 3 Campeonatos brasileiros: 2006, 2007 e 2008;

Vamos destacar cada um:

Paulistão 2005:

Aquele foi um paulistão de pontos corridos, e o São Paulo venceu de forma brilhante com apenas duas derrotas e oito pontos de vantagem em cima do segundo e terceiro colocados (Santos e Corinthians, respectivamente)

Libertadores 2005:

O São Paulo trocou de comando técnico ainda na fase de grupos: Saiu Émerson Leão e entrou Paulo Auturi e o tricolor paulista só ganhou mais estabilidade, conseguindo libertar a américa com apenas uma derrota e uma campanha excelente passando por nada mais nada menos do que: Palmeiras, Tigres-MEX, River Plate-ARG e Atlético Paranaense.

Mundial de Clubes 2005:

Depois do título da Libertadores o São Paulo ganhou o direito de disputar o Mundial de Clubes. Nesta competição jogou o primeiro jogo contra o Al-Ittihad e ganhou com certa dificuldade, mas passou à final e jogou uma partida eletrizante contra o Liverpool-ING. Nesta final, o time da europa criou mais oportunidades, mas foi o São Paulo que abriu o placar: Mineiro 1x0. Não tardou para o Liverpool mostrar sua vontade e determinação. Foram 3 gols no segundo tempo, no entanto todos estavam em posição de impedimento e foram corretamente anulados pela arbitragem. Na baliza Rogério Ceni mostrava toda a sua qualidade fazendo defesas arrojadas que iam salvando o tricolor paulista. Fim de jogo: São Paulo 1 x 0 Liverpool.

Brasileiros de 2006, 2007 e 2008

2006
Saiu Paulo Autuori para o Japão, veio Muricy Ramalho que havia sido vice campeão com o Internacional no ano anterior, e já começou bem. Foi vice campeão da libertadores ficando apenas atrás do seu ex-clube. No campeonato Brasileiro, o São Paulo sobrou: Teve o melhor ataque, melhor defesa e terminou 9 pontos à frente do segundo colocado (Internacional).

2007
Em 2007 o São Paulo de Muricy foi ainda melhor no brasileirão. Terminou 15 pontos acima do Santos que foi o segundo colocado.

2008
O Tricolor paulista fechou o tri-campeonato com chave de ouro, teve mais uma vez a melhor defesa do campeonato e ficou 3 pontos acima grêmio.

Durante esses três anos, o São Paulo foi condenado por jogar um futebol muito pragmático e muitas vezes puxando até para a defensividade em demasia e o famoso "chuveirinho" (rifa a bola pro centroavante "poste" ganhar de cabeça e contruir a jogada), ou seja falta de articulação, entretanto foi uma tática que funcionou, portanto não pode ser criticada, porque os times do são paulo durante o tri-campeonato eram equilibrados, ou seja: Faziam muitos gols e tomavam poucos gols, por isso prefiro dizer que Muricy preferia um meio campo forte e marcador. Além disso Muricy Ramalho provou durante este ano no Fluminense que sabe fazer o time jogar bonito, visto que em muitos momentos o futebol do Fluminense foi envolvente e ofensivo, um dos melhores do campeonato.

Os jogadores:

Uma coisa que se notabilizou foi a qualidade de TODOS os elencos do São Paulo durante esses 4 anos: Vamos aos jogadores nomes:

Rogério Ceni, Cicinho, Reasco, Ilsinho, Alex Silva, Miranda, André Dias, Fabão, Edcarlos, Fábio Santos, Diego Lugano, Júnior, Mineiro, Josué, Danilo, Hernanes, Richarlyson, Souza, Jorge Wágner, Eduardo Costa, Carlos Alberto, Aloísio, Grafite, Amoroso, Diego Tardelli, Thiago Ribeiro, Leandro, Ricardo Oliveira, Dagoberto, Éder Luís, Borges e André Lima.

É com muita alegria que terminamos a série Recordando o futebol brasileiro! Obrigado leitores pelo sucesso e por acompanharem a nossa série que visou resgatar uma pequena parte da história do futebol do nosso país durante a década. Logo mais outras séries virão!

Ícaro Alysson, Redator do blog Quem Não Faz... Leva!

Mercado da Bola 14

Por Gabriel Lago

> Sport: o Leão, depois de renovar com o zagueiro Igor, que terá o salário reduzido, correrá contra o tempo para poder acertar com o lateral Cicinho, ex-Santo André e que está no Oeste. Cicinho, anteriormente, seria negociado ao Sport, que envolveria Igor e o meia Adriano Pimenta na negociação. Como o Oeste quer apenas dinheiro, o Leão pôde renovar com seus dois jogadores, e brigará por Cicinho à parte. A negociação, porém, está bem avançada, e o lateral está perto da Ilha. Além dele, o Leão está em negociação com outro lateral, o esquerdo Wellington Saci, ex-Goiás.

> Ypiranga: a equipe de Santa Cruz do Capibaribe segue sua rotina de contratações. O último reforço do clube para o pernambucano é o atacante Felipe Espada, que atuou no Pernambucano de 2010 com a camisa do Central. O jogador tem o aval do experiente treinador Adelmo Soares.

> Náutico: o Timbu tomou um susto, mas já pode comemorar de forma oficial a vinda de Eduardo Ramos. É que a diretoria do Corinthians, clube que emprestou Eduardo, afirmou que o jogador ainda não tinha sido liberado ao Náutico. Hoje de manhã, porém, os dirigentes alvirrubros consertaram o erro e aunciaram de forma oficial a vinda do jogador, com a liberação do clube paulista. Hoje, o clube de Rosa e Silva recebeu uma notícia nada agradável. A negociação com o volante Ramirez não progrediu, e o jogador não será reemprestado ao Náutico pelo Vitória.

> Santa Cruz: a Cobra Coral acertou com mais três nomes: o volante Jeovânio, tanto falado nesta semana, ex-Grêmio, o lateral-direito Jackson, ex-Red Bull Brasil, e o atacante Laécio, ex-América-MG.

> Avaí: ídolo antigo do Avaí, o meia Marquinhos está de volta ao clube. Reserva no Santos na última temporada, Marquinhos fez um dos gols na primeira partida da final da Copa do Brasil, e sempre era bastante utilizado pelo treinador Dorival Júnior. Com a saída de Júnior, Marquinhos perdeu um pouco de espaço. Além de Marquinhos, o Santos emprestará o lateral-direito Maranhão ao clube avaiano. E o atacante Somália conseguiu liberação do Duque de Caxias para poder acertar com o Avaí.

> Corinthians: se com Adriano a negociação praticamente foi selada, com fracassos, a de Cristian recebeu o mesmo rumo. O Fenerbahçe não tem interesse em liberar o volante ao futebol brasileiro. Cristian é reserva do Fener e está desinteressado em continuar a atuar no futebol turco. Marcinho , que atua no futebol do Catar, ainda continua em negociação. Ontem, o presidente Andres afirmou que procurou por Kléber e Valdívia, mas ambos não acertaram. De saída do Timão, o goleiro Bobadilla deverá defender o Olimpia-PAR na próxima temporada.

> Flamengo: depois de algumas poucas conversas, os dirigentes acertaram e apresentaram o meia Darío Bottinelli, do Atlas-MEX e que estava no Universidad Católica-CHI. Bottinelli pode ter a companhia de Ronaldinho Gaúcho. O craque do Milan está muito próximo do Grêmio, mas a presidente rubro-negra Patrícia Amorim, em coletiva, anunciou que o Fla ainda está na briga pelo meia.

> Fluminense: o Tricolor Carioca acertou o atacante Araújo, que estava no futebol do Catar. Araújo, inclusive, já viajou ao Rio para assinar com o Flu. A única coisa que faltaria para selar o acerto é a simples liberação do Al Gharafa ao Fluminense. Já o meia Souza, do Grêmio, pode acertar nesta quinta sua ida às Laranjeiras. O Grêmio já liberou meia para o time carioca. Hoje, o Flu teria recebido uma proposta árabe por Émerson, mas o próprio atacante negou saída do clube.

> Santos: último clube a demonstrar interesse em Ronaldinho, o Santos fechou contrato com o goleiro Aranha. o Goleiraço foi demitido do Atlético-MG após má fase, e a Ponte Preta era o clube preferido para sua volta. Como a Macaca não demonstrou interesse no goleiro, o Santos não teve dificuldades para acertar com Aranha. Além dele, o lateral do Cruzeiro Jonathan está muito próximo de acertar com o Peixe.

> Figueirense: sem chances do Corinthians, o zagueiro Renato, formado na base alvinegra, deverá ser o próximo reforço do Figueirense para a próxima temporada. O zagueiro de 21 anos foi liberado pelo dirigente Andrés Sanchez para acertar empréstimo com qualquer outro clube. Renato deverá ser substituto de João Filipe, que está próximo de acerto com o Botafogo. Vale lembrar que o Figueira já havia acertado com outro zagueiro: Edson, ex-CRB, Botafogo e Fortaleza.

> Atlético-MG: Pwlo twitter (mais uma vez), o presidente do Atlético-MG, Alexandre Kalil, anunciou a contratação do atacante Jóbson. O craque dependia de uma liberação do Brasiliense para poder acertar com o Galo. Além de Jóbson, o Galo está perto de fechar com o goleiro Giovanni, ex-Grêmio Prudente. O goleiro já teria um pré-contrato com o clube mineiro.

> São Caetano: o primeiro reforço do Azulão para a temporada 2011 deverá ser o meia Andrezinho, ex-São Bernardo. Andrezinho já atuou no Flamengo e no Palmeiras, e deverá assinar contrato com o clube do ABC Paulista nesta segunda.

> São Paulo: não vão bem as negociações entre São Paulo e jogadores. Ricardo Oliveira deverá voltar ao Al Jazira, que tem interesse no atleta. Com isso, Mazola deverá ser emprestado ao Atlético-PR. O meia Wágner não virá, pois o Lokomotiv-RUS não interessa liberar o jogador. Thiago Neves e Alex continuam sendo apenas sonho Tricolor, enquanto Sérgio Mota deverá ser emprestado a um clube da Série A. Em contra-partida, o lateral Juan está muito próximo do acerto. Ainda. O Flamengo liberou o jogador, e falta agora a negociação entre São Paulo e jogador. Sem chances no Tricolor, o volante Renan foi liberado do clube após sete anos. Liédson, do Sporting, seria outro reforço próximo do São Paulo. Ele seria trocado por Dagoberto, algo negado pela diretoria são-paulina

> Ceará: uma das sensações no último Brasileirão, o Ceará projeta um ano ainda melhor. Para isso, acertou a renovação com importantes jogadores do elenco e contratou um jogador bastante conhecido da torcida cearense. O atacante Iarley, que estava sem espaço no Corinthians, afirmou que não vai parar em 2011 e tem o desejo de conquistar o Campeonato Cearense em 2011. Seu empréstimo vai até o meio do ano que vem, com chances de renovação. Junto com Ialey, chega ao Vovô o zagueiro Cleber, ex-América-RN.

> Goiás: rebaixado no Brasileirão, o Goiás acertou a renovação com o zagueiro Marcão. Com a renovação, o Goiás descartou acertar com outro zagueiro experiente. Marcão deverá servir de 'professor' aos mais jovens do elenco esmeraldino.

> Cruzeiro: sonhando com Rafael Moura, o Cruzeiro está perto de perder dois de seus principais jogadores. O lateral Jonathan está próximo de acerto com o Santos, enquanto o volante Henrique seria cobiçado à Fiorentina. O atacante Kléber, porém, pode estar de volta ao clube. O Cruzeiro até envolveria Farías, Elicarlos e Bernardo na negociação para ter o atacante do Palmeiras.

> Intenazonale: o meia Kaká seria alvo das contratações do clube italiano para esta temporada. A Inter, campeã Mundial, está a procura de um meia que jogue ao lado de Sneijder. Mas o que os dirigentes italianos mais procuram, agora, é um treinador. Isto porque Rafael Benítez foi demitido da equipe, após não fazer boa campanha em nenhuma das comeptições disputadas pela equipe (fora o Mundial). O seu substituto será Leonardo, que foi anunciado nesta quinta.


> Grêmio: além de Ronaldinho, o Grêmio corre em busca de outros reforços. O mais novo contratado foi o atacante Lins, revelação do Criciúma no Campeonato Brasileira da Série C. Lins foi apresentado e falou no sonho de jogar ao lado de Gaúcho. Dois jogadores que estão deixando a equipe gaúcha são o meia Souza, de saída ao Fluminense, e o lateral Fábio Santos, que preferiu não renovar com a equipe.

> Botafogo-RJ: o clube do Rio estaria próximo de fechar com dois jogadores do Figueirense. O zagueiro João Filipe afirmou que não recebeu propostas ainda, mas pode reforçar o Fogão. Já Lucas está mais próximo. Latera-direito titular do Figueira, Lucas já fala como jogador do clube. A diretoria alvinegra, porém, nega o acordo com o lateral.

> Atlético-GO: sem dificuldades, o Dragão conseguiu renovar o contrato de Renê Simões. Renê se reuniu com os dirigentes rubro-negros no CT do Dragão, nesta tarde, e confirmou permanência para toda a temporada 2011.

> Internacional: interessado em Zé Roberto, do Vasco, os diretores do Inter confirmou que ofereceu o zagueiro uruguaio Sorondo, reserva por toda a temporada Colorada, como moeda de troca na negociação. Sorondo não teve sequência na temporada pelas constantes lesões, que o deixaram de fora do Mundial. O Vasco confirmou o interesse no atleta. Hoje, o Colorado liberou o atacante Ilan e espera algum clube interessado no atacante Edu. A equipe gaúcha ainda sonha ter Luís Fabiano como a grande estrela para a temporada 2011.

> Noroeste: sem dificuldades, o clube de Bauru acertou a vinda por empréstimo do atacante Otacílio Neto, ex-Goiás e que pertence ao Corinthians. Otacílio foi o quarto jogador a ser emprestado. Antes dele, foram Boquita, Dodô, Souza e Iarley.

> América-RJ: o clube Rubro acertou a transferência do zagueiro Luiz Antônio. Luiz jogou parte da temporada passada pelo América e depois se despediu da equipe, sem ter acertado com clube algum.

> América-RN: o Mequinha está perto de anunciar o lateral-direito Osmar, ex-Santa Cruz, como novo reforço do clube para a temporada de 2011. Enquanto busca acertar com Osmar, os dirigentes da equipe alvirrubra anunciaram a contratação do atacante Anderson Santos, 24 anos, que estava no Penapolense e foi revelado no Guarani. Além dele, já haviam acertado o zagueiro Caçapa, ex-Caxias, e os atacantes Djalma, ex-América-AM, e Felipe Moreira, ex-ABC.

Confira os nomes dos atletas que atuarão no América em 2011:

Goleiros:

- Tuti
- Fabiano

Laterais:

- Maneco (D)
- Osmar (D)
- Márcio (E)
- Rogério (E)
- Bruno (E)

Zagueiros:

- Robson
- Caçapa
- Adalberto
- Thiago

Volantes:

- Elielton
- Richardson
- Robson Simplício
- Felipe Macena
- Rafael Paraná

Meias:

- Norberto
- Washington
- Rafael Carioca
- Daniel Barros
- Júnior Cearense

Atacantes:

- Djalma
- Marcelo Brás
- Felipe Moreira

> América-MG: O Coelho acertou mais uma contratação para a temporada 2011: o atacante Daniel Lovinho, 21 anos, que pertence ao Palmeiras e já atuou pelo Goiás e pela Ponte Preta. Além de Lovinho, o América pode acertar com outro jogador, este mais conhecido da torcida: o lateral-direito Marcos Rocha, eleito lateral destaque da Série B 2010 atuando pelo Coelho, deverá acertar sua permanência no clube, já que depende de uma simples liberação do Atlético-MG. O volante Dudu Araxá, porém, não permanecerá no clube para a temporada 2011.

> Portuguesa: boa notícia para a torcida da Lusa. Após ser cobiçado pelo Brusque-SC, o atacante Dodô, destaque da equipe na Série B deste ano, anunciou renovação de contrato para todo o Paulistão de 2011, podendo ser renovado para o restante da temporada.

> Campinense: o Hexacampeão paraibano acertou com o atacante Tiago Resende, 20 anos, que estava no América-MG, e foi indicação do treinador do clube mineiro, Mauro Fernandes. Além de Tiago Resende, vem o lateral Bruno Maia, o meia atacante Kaká e o volante Geovane, todos do América Mineiro, equipe que subiu para Série A do Brasileiro de 2011.

> Manchester City: o clube inglês teria feito uma proposta de R$ 66 milhões para tirar David Luis do Benfica. O clube português nega qualquer acerto entre zagueiro e Sky Blues.

> Caxias: sem oportunidades na Europa, onde atuava pelo Villarreal-ESP, o volante Felipe, de 21 anos, acertou transferência ao Caxias. Felipe atuou por pouco tempo no Sport em 2008, onde praticamente não teve oportunidades no clube de Recife. Somado aos nomes de Patrício, André Sangalli, Bruno, Edson Rocha e Waldison, Felipe é o sexto reforço a ser apresentado até o momento.

> Guarani: o Bugre acertou com o meia Rafael Ipuã, que estva no Uberaba. O clube, porém, perdeu o goleiro Douglas e o meia Ricardo Xavier para o Náutico.

> Duque de Caxias: com a saída de Somália, o Duque estaria interessado no atacante Cristiano, reserva do Náutico na Série B. O goleiro Lopes, titular da equipe carioca, acertou com o Remo. Guto Ferreira, treinador da equipe B do Internacional, não aceitou proposta de trabalho no Duque. Amaral, lateral-direito titular da equipe, defenderá a Ponte Preta, por indicação de Gilson Kleina, ex-treinador do Duque de Caxias.

> Paysandu: o clube do Pará acertou com mais um nome para 2011: o atacante Rafael Oliveira, revelado pelo Papão, mas que já atuou no Santa Cruz, São José-RS e São Raimundo-PA.

> Ipatinga: o clube do interior mineiro acertou a volta do volante Léo Medeiros, que estava na reserva do Flamengo. Lé ajudou o clube a conquistar o Mineirão de 2005, e, em 2006, transferiu-se ao Flamengo, onde não teve muitas oportunidades.

CBF unifica títulos antes de 1971 e Flamengo chora pelo título de 87

Por Gabriel Lago

O Atlético-MG perdeu o orgulho por ter sido o primeiro campeão brasileiro. O São Paulo perdeu o título de maior vencedor de um Brasileirão. O treinador Muricy Ramalho perdeu a fama de ser o Rei do Brasileirão. Tudo porque a CBF anunciou, de forma oficial, a unificação dos títulos Nacionais antes de 1971, nomeando as conquistas de 1959 até 70 como títulos do Campeonato Brasileiro.

Com a unificação, o Bahia, campeão da Taça Brasil em 1959, torna-se o primeiro campeão brasileiro, e Santos e Palmeiras os maiores vencedores, com oito títulos cada. O Santos conquistou cinco vezes a Taça Brasil e uma vez a Taça de Prata/Torneio Roberto Gomes Pedrosa, e o Palmeiras venceu duas vezes a Taça Brasil e duas vezes a Taça de Prata. E pelas homenagens feitas no Itanhangá Golf Club, no Rio de Janeiro, podemos dizer que o Rei Pelé, enfim, pôde ser reconhecido, também, como o Rei do Brasileirao, por ter conquistado seis títulos com o Santos.

Confira os títulos antes de 1971:

Taça Brasil
1959 – Bahia
1960 – Palmeiras
1961 – Santos
1962 – Santos
1963 – Santos
1964 – Santos
1965 – Santos
1966 – Cruzeiro
1967 – Palmeiras
1968 – Botafogo


Torneio Roberto Gomes Pedrosa / Taça de Prata
1967 – Palmeiras
1968 – Santos
1969 – Palmeiras
1970 – Fluminense

TÍTULO DE 1987:


Sobre o Campeonato Brasileiro de 1987, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, anunciou que o título daquela edição é unicamente do Sport, e o Flamengo não será reconhecido como campeão daquela edição. Porém, Teixeira aconselhou ao Flamengo ir à justiça comum em busca do título, já que, se ele validar o título sem aprovação da justiça, pode ser preso.

A presidente do Flamengo, Patrícia Amorim, estava revoltadíssima como a decisão da CBF, e disse que fará o possível e o impossível para que o Flamengo seja reconhecido como campeão de 87. De tão nervosa, quando foi indagada sobre a possível vinda de Ronaldinho Gaúcho ao Flamengo, ela mudou de assunto, afirmando que o Grêmio ainda deve ao clube carioca e terá que pagar a dívida.


Gostou? Compartilhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More