quarta-feira, 18 de maio de 2011

"Caldeirões" esquentam as semi


Por Mateus Vilar Schuler (@reportermateus)
Começa nesta quarta-feira a disputa pelas vagas na final da Copa do Brasil. Avaí, Ceará, Coritiba e Vasco são os times que permanecem na disputa e qualquer um que conquiste o título será de forma inédita, pois nenhum deles ainda sentiu o sabor de levantar a taça da competição nacional. As semifinais irão colocar frente a frente Ceará x Coritiba e Vasco da Gama x Avaí.

No Rio de Janeiro, a expectativa é de "caldeirão" no Estádio de São Januário. O local será o palco do primeiro jogo entre Vasco da Gama e Avaí, quarta-feira, às 21h50. A carga total de pouco mais de 20.500 ingressos foi comercializada até o início da tarde desta terça-feira. Dessa maneira, a torcida vascaína promete incentivar ao máximo em busca do resultado positivo dentro de casa.

O Vasco da Gama está invicto na competição. O time carioca disputou até o momento sete jogos, sendo quatro empates e três vitórias. A maior goleada do Vasco foi 6 a 1 diante do Comercial-MS, na primeira fase. Para chegar à semifinal, o time carioca empatou os dois jogos diante do Atlético-PR (2 a 2 em Curitiba e 1 a 1 no Rio de Janeiro), ficando com a vaga devido ao número de gols como visitante.

O Avaí, por sua vez, também disputou sete jogos, sendo três vitórias, três empates e apenas uma derrota. A maior goleada dos catarinenses foi na segunda fase, quando fizeram 4 a 1 diante do Ipatinga. Nas quartas-de-final, o Avaí eliminou o São Paulo. No jogo de ida, derrota por 1 a 0, mas na volta os catarinenses venceram, por 3 a 1, e avançaram à semifinal.

Do outro lado da chave, Ceará e Coritiba também entram em campo na quarta-feira, às 21h50, quando o Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, também estará completamente lotado. O Vozão ainda não sabe o que é derrota na competição, enquanto que o Coxa quer esquecer a perda da invencibilidade de 29 jogos na temporada de 2011.

O Ceará disputou sete jogos na Copa do Brasil, sendo cinco vitórias e dois empates. Apesar disso, o time cearense não conquistou nenhum resultado expressivo na disputa, sendo sua maior diferença de gols foi a vitória diante do Cuiabá-MT, por 2 a 0, no primeiro jogo do time na competição. Nas quartas-de-final, o time cearense passou pelo Flamengo vencendo o jogo de ida, por 2 a 1, no Rio de Janeiro. Na volta, o empate de 2 a 2 bastou.

O Coritiba, por sua vez, foi o time entre os semifinalistas que mais venceu. Em oito jogos, o time paranaense conquistou sete vitórias sendo somente uma derrota, sendo justamente o último jogo, quando levou 2 a 0 do Palmeiras. Por outro lado, a maior goleada foi diante do Verdão, por 6 a 0, no primeiro jogo.

Porto ganha 2º título da temporada


Por Mateus Vilar Schuler (@reportermateus)
O Porto levou a melhor na final portuguesa e conquistou nesta quarta-feira o título da Liga Europa. Na decisão disputada em Dublin, na Irlanda, o time derrotou o Braga por 1 a 0, com gol do atacante colombiano Falcão Garcia, e ganhou a competição pela segunda vez em sua história, repetindo o feito de 2003, quando ainda se chamava Copa da Uefa.


Tradicional força do futebol português, o Porto entrou na decisão desta quarta-feira como favorito diante do modesto Braga, que alcançou o maior feito de sua história ao chegar à final da Liga Europa. E conseguiu conquistar o título em Dublin, coroando uma campanha quase perfeita na competição: 15 vitórias, uma derrota e um empate.


Com 37 gols feitos na conquista do título, o Porto também se tornou o time que mais gols marcou na história de uma competição europeia - superou o Real Madrid, que fez 35 vezes na Liga dos Campeões de 2000 e 2002. E ainda comemorou o feito de Falcão Garcia, maior artilheiro da Liga Europa, com 17 gols, superando o recorde do alemão Jürgen Klinsmann, que fez 15 em 96.
Falcao leva FC Porto à glória
Falcao marca o gol do título do Porto, o 17º para se consagrar na artilharia
Numa temporada inesquecível, sob o comando do técnico André Villas-Boas, de apenas 33 anos, o 
Porto já tinha conquistado o título do Campeonato Português sem perder um jogo sequer - foram 27 vitórias em 30 rodadas. Agora, foi campeão da Liga Europa. E ainda pode conseguir uma tríplice coroa: disputa a final da Taça de Portugal, no domingo, contra o Vitória de Guimarães.


Na final desta quarta-feira, o Porto não conseguiu mostrar o mesmo jogo envolvente que o consagrou durante toda a temporada. Logo aos sete minutos, o atacante brasileiro Hulk quase fez um golaço, mas chutou para fora. Do outro lado, o Braga se concentrou em parar o poderoso ataque adversário e acabou criando poucas chances para marcar seu gol.


Mesmo sem estar num dia inspirado, o ataque do Porto acabou funcionando nesta quarta-feira. O gol da vitória saiu já no final do primeiro tempo. Aos 44 minutos, Guarín cruzou para a área e encontrou o artilheiro Falcão Garcia livre de marcação. A falha defensiva do Braga foi fatal: o atacante colombiano cabeceou com precisão e fez 1 a 0.


O Braga quase chegou ao empate no começo da segunda etapa, quando o meia-atacante brasileiro Márcio Mossoró ficou livre e teve tempo para concluir, mas ele chutou mal e facilitou a defesa do também brasileiro Helton. Depois disso, o Porto não correu mais grandes riscos e administrou a vitória até a confirmação da conquista do título da Liga Europa.
porto campeão da liga europa (Foto: Getty Images)

Dirigentes voltam otimistas em possível acerto com Seedorf

Por Gabriel Pontes (@GabrielPontes14)


Visando o início do Campeonato Brasileiro e a luta por uma vaga na Taça Libertadores da América de 2012, o Botafogo já anda fazendo buscas por jogadores que reforcem o time. E esses reforços serão, realmente, jogadores diferenciados, como pretende os dirigentes. A primeira opção já foge de qualquer comentário: Clarence Seedorf, o chefe do meio-campo do Milan.

Maurício Assumpção e André Silva, diretores do Alvinegro, desembarcaram no Rio de Janeiro na manhã desta quarta-feira, confiantes num acerto com o holandês. Eles tiveram uma reunião que durou 4 horas na última terça-feira, com o empresário e o próprio jogador, em seu escritório.

Clarence é casado com uma brasileira, e possui um apartamento na Zona Sul do Rio de Janeiro, o que pode ajudar muito ao Botafogo no acerto com ele. Mas a concorrência pelo renomado atleta é grande: além do Corinthians, que deu a entender de que irá até o fim para acertar com Seedorf, clubes da Rússia, Inglaterra, Turquia e Catar já sondam o nome dele.

O contrato de Seedorf com o Milan vence em junho, e nos próximos dias ele conversará com o clube italiano para, possivelmente, ouvir uma proposta de renovação. Mas o próprio jogador informou que poderá estar de saída do campeão italiano. Além de Seedorf, o Botafogo também está próximo de acerto com Gilberto, meia do Cruzeiro. O grande problema é o presidente Zezé Perrella, que ainda tem interesse em ver Gilberto atuar pela Raposa.

Portugal vai ficar em festa

Por Mateus Vilar Schuler (@reportermateus)

Nesta quarta-feira (18) acontece a final da Liga Europa 2010/2011 entre Porto e Braga, ambos de Portugal. A decisão será em Dublin, Irlanda, no estádio Dublin Arena. Esta será quinta final do Porto na Liga, enquanto o Braga disputa seu primeiro título da competição.


Para chegar à grande final, o Porto superou os russos CSKA Moscow e o Spartak Moscow, nas oitavas e nas quartas de final, respectivamente. Na semifinal o Dragão venceu o Villareal, da Espanha. Já o Braga passou pelo Liverpool-ING, nas oitavas, pelo Dynamo de Kiev-RUS, nas quartas, e na semifinal eliminou o também português, Benfica.



A favor do Porto, cabe destacar a temporada irretocável do clube, Campeão Português invicto, e o ótimo momento do brasileiro Hulk e do atacante Falcao Garcia, que se tornou o maior artilheiro de uma edição da competição, com 16 gols. A favor do Braga, o fato de jogar sem pressão, a chance de desafiar a tradição dos Dragões e de consolidar seu nome no cenário europeu.


A final da Liga Europa é disputada em jogo único, em campo neutro, neste caso, a decisão 100% portuguesa será em Dublin, Irlanda. Em caso de empate no tempo regulamentar, as equipes decidem o título na prorrogação. Se persistir a igualdade, o campeão será definido nos pênaltis.



Árbitro: Carlos Velasco-ESP
Assistentes: Roberto Alonso Fernández-ESP e Jesús Calvo Guadamuro-ESP


Gostou? Compartilhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More