Foto: Agência Reuters
|
CONFRONTOS DA REPESCAGEM INTERNACIONAL
O quinto colocado nas Eliminatórias da Conmebol irá enfrentar, na repescagem internacional, um adversário vindo do qualificatório asiático. Como América do Sul e Ásia se confrontarão numa das repescagens, a outra terá o melhor classificado das eliminatórias da Oceania enfrentando o quarto colocado da seletiva da Concacaf.
UEFA - EUROPA
Maior algoz do Brasil na história das Copas, a França terá trabalho para se classificar à Copa do Mundo de 2014 e tentar estragar a festa brasileira. A campeã do mundo de 1998 terá pela frente a Espanha no Grupo I das Eliminatórias da Uefa para o Mundial.
Nas eliminatórias da Uefa, 53 seleções foram divididas em nove grupos. Classificam-se para a Copa do Mundo os campeões de cada chave, automaticamente. Os oito melhores segundos colocados disputam a repescagem, em quatro confrontos mata-mata.
Outra seleção importante a dar azar foi a Inglaterra, que terá Montenegro como adversário mais difícil no Grupo H. Os dois times também são rivais nas Eliminatórias da Eurocopa e empataram em 0 a 0, em pleno Wembley, outubro passado. As duas equipes dividem a liderança do grupo deles (também o G) na seletiva para o torneio continental. O grupo ainda terá Ucrânia e Polônia, que organizarão a próxima Euro.
As três seleções de menor expressão que eram cabeça de chave deram sorte. A Croácia vai enfrentar Bélgica e Escócia no grupo A. A Noruega terá pela frente Eslovênia e Suíça, enquanto a Grécia defrontará Eslováquia e Bósnia.
Confira os Grupos das Eliminatórias:
CONCACAF - AMÉRICA DO NORTE, CENTRAL e CARIBE
Determinados a chegar em 2014 à sua sétima Copa do Mundo consecutiva, os Estados Unidos conheceram neste sábado quem será um dos seus adversários nas Eliminatórias da competição. A seleção do técnico Klinsmann, que assumiu o comando do país na última sexta-feira, enfrentará a Jamaica no Grupo A da terceira fase das Eliminatórias da Concacaf.
Embora esteja longe de ser considerada uma potência, a Jamaica mostrou força na última Copa Ouro da Concacaf, liderando a sua chave na primeira fase da competição e sendo eliminada justamente pelos Estados Unidos nas quartas de final.
Já o México, que bateu os norte-americanos na decisão da Copa Ouro, soube neste sábado que irá enfrentar a Costa Rica pelo Grupo B da terceira fase das Eliminatórias. Os mexicanos atuaram na mesma chave dos costarriquenhos no estágio inicial da última Copa Ouro e golearam os rivais por 4 a 1.
As seleções da Américas do Norte e Central e o Caribe brigarão por três lugares diretos para o Mundial, que acontecerá no Brasil, em três fases. A quarta colocada disputará uma vaga com a equipe mais bem colocada da Oceania.
Belize, Bahamas, Ilhas Virgem, República Dominicana e Santa Lucia já conquistaram vaga à segunda fase da Eliminatória. Essas seleções eliminaram, respectivamente, Montserrat, Ilhas Turcas e Caicos, Ilhas Virgens Britânicas, Anguilla e Aruba em uma primeira fase da disputa.
Apenas seis seleções já têm vaga garantida na terceira fase, por conta da colocação no ranking da Fifa. Além de Estados Unidos e Jamaica, México e Costa Rica, que estão no Grupo B, e Honduras e Cuba, no Grupo C, esperam os outros seis classificados que se unirão a eles.
Confira os grupos das Eliminatórias da Concacaf:
Segunda fase:
Terceira fase:
CAF - ÁFRICA
Tida como uma das principais seleções da África atualmente, a Costa do Marfim não deu sorte no sorteio das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014, que acontecerá no Brasil. A equipe do atacante Didier Drogba caiu no mesmo grupo do Marrocos, que tem certa tradição em Mundiais.
As duas seleções estão no Grupo C, ao lado de Gâmbia e do vencedor do confronto entre Chade e Tanzânia. Nas Eliminatórias africanas, 52 equipes brigam por cinco vagas. São dez grupos de quatro seleções, enquanto as outras 12 disputam uma fase preliminar.
As dez equipes africanas mais bem colocadas no ranking da Fifa são cabeças de chave da disputa. O Marrocos é 63º nesta classificação, ao lado da Líbia, que caiu no Grupo I, Camarões e dos vencedores dos duelos entre Suazilândia e República do Congo, e Guiné-Bissau e Togo, que esteve na Copa do Mundo de 2006.
Com melhor classificação do que Líbia e Marrocos, o Gabão é a seleção africana mais bem colocada no ranking da Fifa, excluindo as cabeças de chave. Os gaboneses estão no Grupo E, ao lado de Burkina Fasso, Níger e do vencedor do confronto entre São Tomé e Príncipe e Congo.
Confira os grupos das Eliminatórias da África:
OFC - OCEANIA
Como a Austrália joga as Eliminatórias da Ásia, a Nova Zelândia sobra no futebol da Oceania. Mas enfrentará a pior situação possível nas Eliminatórias da Copa de 2014. Os neozelandeses, terão pela frente, no Grupo B, as Ilhas Fiji, segunda melhor seleção do continente no ranking da Fifa.
As Eliminatórias da Oceania terão dois grupos de quatro equipes. Os dois primeiros avançam a um quadrangular que define o campeão. Já estava decidido que Samoa Americana, Ilhas Cook, Tonga e Samoa se enfrentariam num mini torneio, entre os dias 21 e 26 de novembro de 2011, para definir o oitavo time a participar das Eliminatórias.
Confira as chaves das Eliminatórias da Oceania:
VENCEDOR da 1ª RODADA = Samoa Americana, Ilhas Cook, Tonga ou Samoa
AFC - ÁSIA
O Japão foi, dentre as grandes seleções do continente asiático, quem deu mais azar no sorteio das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2014, realizado neste sábado, no Rio de Janeiro. A seleção japonesa caiu no grupo C e terá pela frente a Coreia do Norte, que jogou a última Copa, e o Uzbequistão, sexto asiático mais bem colocado no ranking da Fifa, além da Síria.
Vida mais fácil terá o Irã, que caiu num grupo que tem Qatar, Bahrein e Indonésia, todas seleções sem grande expressão. Coreia do Sul e Emirados Árabes, no grupo B, e Austrália e Arábia Saudita, no D, também devem proporcionar confrontos interessantes.
As Eliminatórias da Ásia já tiveram as suas duas primeiras fases realizadas. Primeiro, caíram Camboja, Timor Leste, Afeganistão, Sri Lanka, Paquistão, Mianmar, Macau e Taipei. Depois, saíram Laos, Bangladesh, Palestina, Turcomenistão, Iêmen, Nepal, Tajiquistão, Quirguistão, Vietnã, Filipinas e Maldivas. Nenhum deles entrou no sorteio deste sábado.
Os vinte que sobraram foram divididos em cinco grupos de quatro. Avançam somente os campeões de cada um deles. Na fase final, um pentagonal irá indicar dois times que vão direto à Copa. O terceiro colocado joga contra o quinto das Eliminatórias da América do Sul.
Confira os grupos das Eliminatórias asiáticas:
