segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Mourinho e seus 10 anos de carreira

Por Ícaro Alysson
José dos Santos Mourinho, 47 anos, português, técnico de futebol.


10 anos. Uma carreira invejável. Uma década de muitos títulos conquistados e grandes perspectivas de futuro. Este é o José Mourinho. Atual técnico do Real Madrid. Vamos revelar um pouco da carreira e dos títulos deste técnico.

1) Os primórdios

José Mourinho é filho do ex-Goleiro português Félix Mourinho. José tentou seguir a carreira de jogador, assim como o seu pai, no entanto foi mal sucedido, tendo tido malogradas passagens por Rio Ave, Belenenses, GD sesimbra-POR e Comércio e Indústria-POR.

2) O talento

Desde cedo, Mourinho demonstrava o seu talento para elaborar relatórios sobre o desempenho das equipes nas quais o seu pai jogava. Logo mais, o técnico português passou a ser a trabalhar como auxiliar do falecido técnico Bobby Robson no barelona. Mais tarde, trabalha como auxiliar técnico de Louis Van Gaal no mesmo clube, sendo que o treinador holandês deposita confiança no trabalho de Mourinho, e este passa a elaborar relatórios, ajudar na mentalização de jogos e no treinamento dos jogadores. Podemos afirmar que a maior escola de José Mourinho foi o trabalho com Van Gaal.

3) As primeiras chances
2000-2002

Em 2000, Mourinho é contratado para treinar o Benfica, tendo obtido bons resultados. No entanto, houve eleição e o candidato vencedor veio com outro técnico. O União de Leiria dá a oportunidade para o português inicar um trabalho visando a temporada 2001-2002. Em janeiro de 2002 José é chamado para treinar o Porto, não hesitou em começar uma nova e bela história.

4) Futebol Clube do Porto
2002-2004

Sucesso, é essa a palavra que descreve a passagem de Mourinho pelo Porto. Ganhou dois campeonatos portugueses (2002-2003 e 2003-2004), uma taça UEFA (atual liga europa) e uma liga dos campeões (2002-2003), este título conquistado com um time que no papel era inferior aos outros gigantes da europa, tendo empatado com o Real Madrid na espanha, vencido o Manchester United, Lyon, La Coruña e Monaco. O sucesso foi tremendo que José Mourinho foi treinar o Chelsea.



5) The Special One
2004-2007

José Mourinho fez bonito no Chelsea. Logo na primeira temporada trouxe Tiago do benfica, Paulo Ferreira e Ricardo Carvalho do Porto, onde foi campeão da Champions, a estrela Didier Drogba e Arjen Robben. Logo na primeira temporada, o time londrinjo foi soberano. Venceu 29 jogos e conquistou 95 pontos. O Chelsea de José Mourinho foi incrível, além do campeonato inglês, ganhou também a copa da liga. Pela Champions, Mourinho conquistou vitórias sobre o poderoso Barcelona de Ronaldinho e o Bayern Munique. Entretanto não passou do Liverpool. Para a segunda temporada, "The Blues" se reforçaram com Essien e Wright-Phillips. Mourinho se consagraria com seu segundo título Inglês conseguindo a proeza de ficar 18 pontos acima do segundo lugar, Manchester United. Pela UCL, o Chelsea foi eliminado pelo Barcelona. Na terceira temporada, o time londrino investiu pesado, trouxe Andry Schevchenko, Michael Ballack e Ashley Cole, no entanto os azuis ficaram em segundo lugar, ocasionando a mútua recisão. Até hoje o português é lembrado e idolatrado com sendo o maior técnico da história do Chelsea.



6) Inter de Milão 2008-2010

Mourinho consruiu uma história de sucesso, dessa vez foi na Itália. Ganhou dois títulos italianos consecutivos e ainda conquistou uma liga dos Campeões, passando pelo todo poderoso Barcelona de Messi, Xavi, Ibrahimovic, Daniel Alves e e Iniesta. Na final, venceu o Bayern Munique que era treinado pelo seu antigo professor Louis Van Gaal por 2x0. O português a inter mais uma vez como ídolo.



7) Real Madrid
2010-...


José chegou a Madrid, pois já havia afirmado que gostava da Inter de Milão, mas não do futebol italiano. O novo desafio lhe motivou a treinar o Real Madrid. Assim que chegou, trouxe consigo Ricardo Carvalho, Sami Khedira, Sérgio Canales, Di María e Mesut Özil, que se juntaram ás estrelas Casillas, Sérgio Ramos, Marcelo, Xabi Alonso, Kaká e Cristiano Ronaldo. Vamos ver se essa mistura resulta em tango...

Divulgadas fotos do novo Maracanã

Por Gabriel Lago



O tradicional estádio do Maracanã, fechado para obras, será praticamente mudado por completo. As mudanças serão tão significativas, que o palco futebolístico trocará o colorido azul, verde, branco e amarelo, por uma cor única, o cinza, tanto para as arquibancadas de baixo como as de cima.

A empreza a divulgar as fotos do projeto do "Maior do Mundo" é a Emop. O orçamento das reformas internas e externas é de R$ 705 milhões. Esta empresa também é responsável por fiscalizar as obras no Maraca, mas as obras serão executadas a custo de outras empresas (Andrade Gutierrez, Odebrecht e Delta).

Vale lembrar que, depois de mais de um mês de fechamento da futura arena, foram retiradas apenas as cadeiras azuis, do setor inferior do estádio. Futuramente, serão retiradas as cadeiras da arquibancada superior. Uma cobertura será posta, para proteger todo o público, o que hoje não acontece. A arquibancada de baixo será demolida e outra será construída, aproximando o público do campo, que será bastante rebaixado. A capacidade do estádio será de 76 mil pessoas sentadas, o que hoje é um pouco acima de 85 mil.

http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/fotos/2010/09/imagens-do-maracana-para-copa-de-2014.html


Gostou? Compartilhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More