domingo, 27 de fevereiro de 2011

Criciúma é campeão na casa do rival


:imagem 5
Momento do gol do título
O Criciúma venceu o Figueirense por 1 a 0 na tarde deste domingo, no Orlando Scarpelli, e conquistou o título do primeiro turno do Campeonato Catarinense. Assim, garantiu vaga na grande decisão e na Copa do Brasil de 2012.


Mesmo diante de cerca de 15 mil torcedores alvinegros, o Tigre não se inibiu e tomou a iniciativa do jogo desde os primeiros minutos. O gol foi marcado por Mika, em cobrança de falta, aos 21 minutos.

O Figueirense, que jogava em casa com a vantagem do empate pela melhor campanha na fase classificatória, sentiu o nervosismo e não soube reagir.

Agora, o Criciúma aguarda o vencedor do returno para saber quem será o seu adversário na final do campeonato. O returno começa na próxima sexta-feira, com Figueirense x Metropolitano, às 20h30, no Scarpelli. No sábado, às 18h30, o Criciúma encara o Concórdia, no Oeste do Estado.


O jogo

Com a necessidade da vitória para sair campeão, o Criciúma iniciou pressionando o Figueirense. Nos cinco minutos iniciais, o Tigre foi todo ao ataque e não deu chances ao rival. Porém, não deu trabalho ao goleiro Wilson. 

Aos 12 minutos, o Figueirense assustou o Criciúma pela primeira vez. Breitner cobrou falta de longe e o goleiro Andrey espalmou para escanteio. O Tigre respondeu com a mesma arma, a bola parada, mas deu o tiro certeiro. Aos 21, Mika cobrou falta com perfeição e acertou o ângulo, sem chances para o Wilson, e fez a festa da torcida tricolor: 1 a 0.

Depois do gol, o Figueira mostrou nervosismo, seus jogadores tentaram resolver no individualismo e o Criciúma encaixou a marcação para explorar os contra-ataques. O primeiro tempo terminou com a torcida do Tigre fazendo festa.



:imagem 1
Até o Mickey Mouse na torcida
No intervalo, o técnico Márcio Goiano mexeu no Figueira. Trocou o baixinho Breitner pelo grandalhão Wellington. Logo no primeiro minuto, o Alvinegro criou uma boa chance de empatar. Juninho cobrou falta, Ygor ajeitou e Heber cabeceou para defesa segura de Andrey.

O Criciúma se fechava bem postado na marcação e explorava os contra-ataques. Aos 23 minutos, quase ampliou o placar com Schwenck, que recebeu livre na área e chutou para o goleiro Wilson salvar o Figueirense.

Se parecia sob o controle o jogo para o Tigre, aos 25 minutos, tudo mudou. O meia Wagner agrediu Juninho com uma cabeçada no rosto e recebeu cartão vermelho. Com um jogador a menos, o Criciúma foi todo para a defesa.

Casais do Tigre comemorando o título
O Figueirense não encontrava espaços pelo meio e tentava jogadas de linha de fundo, mas sem sucesso diante de tantos zagueiros dentro da área tricolor. A estratégia do técnico Guilherme Macuglia funcionou e o Criciúma desbancou o Alvinegro, que até então estava invicto no Scarpelli nesta temporada.


Local: Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC).
Data: 27/02/2011 (domingo).
Horário: 16h (de Brasília).
Arbitragem: Rodrigo D´Alonso Ferreira, auxiliado por Josué Gilberto Lamim e Helton Nunes.
Cartões vermelhos: Wagner (Criciúma).
Cartões amarelos: Ygor, Túlio (Figueirense); Schwenck, Andrey, Pirão, Toninho, Mika, Carlinhos Santos (Criciúma).
Gols: Mika, aos 21’/1º tempo (Criciúma).

Figueirense
Wilson; Léo (Helder), João Paulo, Roger Carvalho e Juninho; Ygor, Túlio, Maicon, Breitner (Wellington) e Fernandes (Dudu); Heber.
Técnico: Márcio Goiano.

Criciúma
Andrey; Fábio Santana, Nirley, Toninho e Pirão; Carlinhos Santos, Mika, Roni (Wagner) e Pedro Carmona; Valdo (Mineiro) e Schwenck (Talles Cunha).
Técnico: Guilherme Macuglia.

Arsenal deixa Título escapar para o Birmingham

POR DANTON BRASIL

Por Essa o Arsenal não esperava. Durante todo o Jogo pressionava, corria atrás e colocava a bola no chão. Tudo isso para acabar com o Jejum de 5 anos sem levantar uma taça. a Defesa Bobeou logo aos 44 do Segundo tempo, o zagueiro Koscielny se atrapalhou com o goleiro Szczesny deixando Oba Oba Martins marcar o segundo do Birmingham sobre o Gunners. No estádio tinham 89mil pessoas, entre elas o Treinador da Seleção, Fábio Capello. os Outros GHols foram de Zigic, o Gigante abriu o Placar, e logo depois Van Persie descontou. É o segundo título de relevância - e da Carling Cup (o primeiro foi em 1963) - dos Blues mais modestos, que ocupam somente a 16ª colocação no Campeonato Inglês. O clube tem no currículo outras cinco conquistas da Segunda Divisão inglesa e ganha motivação extra para lutar contra o rebaixamento. Já a equipe do técnico Arsene Wenger liga o sinal de alerta. Não só por disputar outras três competições, entre elas a Liga dos Campeões, na qual bateu o Barcelona no primeiro jogo das oitavas de final há duas semanas, como também por renovar a fama de um time que não funciona no momento decisivo. Neste domingo, não contou com o capitão Fábregas e o meia Theo Walcott, machucados, mas tinha outros nomes importantes como Van Persie, Nasri, Arshavin.


O JOGO
O Gunners começou indo pra cima. O primeiro lance, no entanto, foi do Birmingham. E gerou muita polêmica. Aos 3, Lee Bowyer foi derrubado por Szczesny na grande área, mas o árbitro Mike Dean assinalou o impedimento de forma incorreta. De qualquer forma, foram os azuis que saíram na frente. Aos 27, Johnson desviou escanteio para a pequena área. O grandalhão sérvio Zigic, de 2,02m, mal precisou pular para desviar.Quando era melhor em campo, sofreu o empate. Aos 38, Wilshere carimbou o travessão com um chutaço de fora da área e viu a bola sobrar com Arshavin. O russo fez boa jogada individual e cruzou para o canhoto Van Persie, que acertou belo chute com a direita, quase um voleio, no canto de Foster. Foi o 13º gol em 11 partidas do holandês em 2011. Quando o jogo caminhava para uma emocionante prorrogação, o mesmo Foster cobrou falta da intermediária, Zigic desviou e Szczesny e Koscielny falharam. O Nigeriano viu a bola na sua frente, doidinha para entrar na barra. Só serviu a vontade dos Deuses do futebol de o Arsenal não ser campeão denovo.

Foto: Reuters

Guarani e Horizonte garantem classificação

Por Gabriel Pontes


Já garantidos nas semifinais do 1º turno, Ceará e Fortaleza entraram em campo apenas para garantirem melhor classificação durante a primeira fase. Atuando em casa, o Leão não teve pena e goleou o Icasa, da 2ª Divisão Brasileira, por 5 a 1. Gilmak, Régis, Bismarck, Tatu e Reginaldo Júnior maracaram para o Fortaleza, enquanto Marciano marcou para o Verdão do Cariri. O Tricolor é segundo colocado, com 24 pontos, enquanto o Icasa é sétimo, com 13 pontos.

O Ceará visitou o Guarany de Sobral e suou para não voltar para casa com uma derrota. O Vovô saiu atrás no placar. Destaques na Série D do ano passado, Wanderley e Cleiton abriram o placar para o Guarany, já na segunda etapa. Mas Marcelo Nicácio e Washington, no final, empataram a partida. 2 a 2 que não alterou a posição do Ceará, 1º colocado com folga, com 29 pontos, enquanto o time de Sobral é quinto, com 17.

Com o apoio de sua torcida, o Guarani de Juazeiro venceu o Itapipoca por 2 a 1 e garantiu classificação para a próxima fase. Outro que também garantiu classificação foi o Horizonte, que venceu o Ferroviário, fora de casa, por 5 a 2.

Veja os resultados da última rodada do 1º turno:

Guarany de Sobral 2-2 Ceará
Ferroviário 2-5 Horizonte
Tiradentes-CE 5-1 Limoeiro
Guarani Juazeiro 2-1 Itapipoca
Quixadá 3-2 Crato
Fortaleza 5-1 Icasa

Final do 1º turno do Catarinense promete



Chegou a hora. Neste domingo, às 16h, Figueirense e Criciúma entram em campo no Orlando Scarpelli para a decisão do primeiro turno do Campeonato Catarinense. Em jogo único, com vantagem do empate para o Alvinegro por ter melhor campanha na fase classificatória, será decidido o finalista do estadual e uma vaga na Copa do Brasil de 2012.


Apesar da vantagem, o Figueirense terá pela frente o único adversário que o derrotou até agora na temporada. No jogo da fase classificatória, no último dia 2, o Tigre venceu no Heriberto Hülse por 2 a 0 e tirou a invencibilidade do Alvinegro no estadual. 

Agora, se o time do Sul do Estado quiser conquistar o turno, precisa quebrar outro tabu: derrotar o Figueira em seus domínios, algo que não acontece desde 14 de setembro do ano passado, quando perdeu para o América-MG pela Série B.




Respeito e confiança no Figueira


Mesmo com a vantagem considerável de jogar por dois resultados, o Figueirense respeita o rival e sabe das dificuldades. Porém, o discurso dos jogadores é de confiança para conquistar a vaga na Copa do Brasil, torneio que não disputa desde 2009.

Para escalar o time, o técnico Márcio Goiano não conta com o lateral-direito Bruno, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, e faz mistério. O substituto imediato é o garoto Léo, oriundo das categorias de base, que ainda não estreou pelo profissional. Porém, o treinador cogita a improvisação do zagueiro Renato para barrar o forte lado esquerdo do Criciúma.




Macuglia tem reforços


Se o Figueira tem desfalques, o Tigre conta com reforços. Os quatro reforços contratados do Internacional já estão à disposição do técnico Guilherme Macuglia. São eles os laterais Kleber Silva e Mineiro, o meia Wagner Líbano e o atacante Talles Cunha. No entanto, apenas Mineiro e Wagner Líbano devem ser relacionados para a decisão.

Mineiro pode ocupar a lateral esquerda. Assim, Pirão poderia ser deslocado para o meio campo para reforçar o sistema defensivo do Criciúma. Mas Macuglia vai fazer mistério até momentos antes do jogo. O zagueiro Rogélio, que foi poupado dos últimos treinos por conta de uma dor na coxa esquerda, é dúvida e pode ser substituído por Rodrigo.



Local: Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC).
Data: 27/02/2011 (domingo).
Horário: 16h (de Brasília).
Arbitragem: Rodrigo D´Alonso Ferreira, auxiliado por Josué Gilberto Lamim e Helton Nunes.

Figueirense
Wilson; Léo (Renato), João Paulo, Roger Carvalho e Juninho; Ygor, Túlio, Maicon, Breitner e Fernandes; Heber.
Técnico: Márcio Goiano.

Criciúma
Andrey; Fábio Santana, Rogélio (Rodrigo), Toninho e Pirão; Carlinhos Santos, Mika, Roni e Pedro Carmona; Valdo e Schwenck.
Técnico: Guilherme Macuglia.

Complemento da rodada

                                                  

Leão vai em busca do G-4


Ypiranga
Roberto; Celso, Sidney, Everton e Marcelo; Mácio, Dinho Souza, Jair e Renato; Fabrício Ceará (Naldinho) e Alex Carioca (Gil). Técnico: Roberto de Jesus.

Sport
Magrão; Igor, Tobi e Alex Bruno; Thiaguinho, Hamilton, Germano, Marcelinho PB e Dutra; Carlinhos Bala e Ciro. Técnico: Hélio dos Anjos.

Local: Otávio Limeira Alves (Santa Cruz do Capibaribe)
Horário: 16h
Árbitro: Carlos Costa
Assistentes: Jossemmar Diniz e Alcides Lira

Para seguir no G-4, Porto encara Carcará


Salgueiro
Marcelo; Rogério Serra, Eridon, Henrique e Josa; Lismar, Pio, Edu Chiquita e Clébson; Fágner e Bruno Garcia (Cláudio). Técnico: Neco.

Porto
Mondragon; Baiano, Marivaldo, Sandro Miguel e Altemar; Popó, Vágner Rosa, Helder (Thiago Laranjeira) e Douglas; Paulista e Kiros. Técnico: Laelson Lima.

Local: Cornélio de Barros (Salgueiro)
Horário: 16h
Árbitro: Emerson Sobral
Assistentes: Aldir Pereira e Clóvis Amaral

Timbu esquece Trem e encara Cabense


Cabense
Danilo; Joécio, Fernando Belém e Paiva; Fernandes (Alex), Dinho, Guego, Rosivaldo e Oziel (Diego); Eduardo (Ricardo Mineiro) e Flávio Caça Rato. Técnico: Adelmo Soares.

Náutico
Glédson; Rodrigo Heffner, Jorge Felipe, Everton Luiz e Airton; Everton, Elicarlos, Eduardo Ramos e Willian (Deyvid Sacconi); Ricardo Xavier e Kieza. Técnico: Roberto Fernandes.

Local: Gileno de Carli (Cabo de Santo Agostinho)
Horário: 16h
Árbitro: Ricardo Tavares
Assistentes: Erich Bandeira e Ubirajara Ferraz

Um briga pelo título, outro para não cair


Central
Sérvulo; Gustavo, Breno, Émerson e Vanderson; Fernando Pires, Wilson Surubim, Vassoura e Rosembrick; Valdiram (Harley) e Roma. Técnico: Maurício Simões.

América
Ibson; Túlio, Carioca, Deivid e Edmilson; Léo, Mousinho e Alexandre Oliveira; França, Branquinho e Flávio Barros. Técnico: Paulo Júnior.

Local: Luiz Lacerda (Caruaru)
Horário: 16h
Árbitro: Cláudio Mercante
Assistentes: Albert Júniot e Roberto José


Cícero Monteiro encara Taboquito 2 vezes em 2 semanas


Vitória
Eduardo; Bruno, Marcelo, Joel e Lucian; Fábio, Da Silva, Jhon e Paulo Victor; Felipe Feitosa e Aleandro. Técnico: Peu Santos.

Petrolina
Romero; Thiaguinho, Deni, Lau e Abuda; Iarley, Juninho, Nau e Robertinho; Fernandes e Luiz Paulo. Técnico: Cícero Monteiro.

Local: Carneirão (Vitória de Santo Antão)
Horário: 16h
Árbitro: Niélson Nogueira Dias
Assistentes: Marcelino Castro e Ricardo Chianca


Gostou? Compartilhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More