segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Série - Estádios a seguir exemplo (Alemanha)

Por Heitor Barros
 
image
 

Como o Brasil será a próxima sede da Copa do Mundo de futebol, irei colocar estádios que possam servir de exemplo para o Brasil. A começar pelos estádios alemães:

Berliner Olympiastadion in BerlinOlympstadion Berlim: O estádio olímpico de Berlim foi construído para os jogos olímpicos de Berlim (1936). Depois de uma reforma para a copa de 2006, sediou a final da copa de 2006. tem tambem pista de atletismo. A capacidade dele é em torno de 75000 espectadores. É a casa do Hertha Berlim (2ª divisão alemã) e também é utilizado para jogos de futebol americano. É um estádio 5 estrelas.

Berliner Olympiastadion in Berlin

Veltins Arena (Arena Auf Schalke) in GelsenkirchenGelsenkirchen Arena (Veltins Arena): A casa do Schalke 04 na Alemanha é o meu estádio alemão favorito. Tem capacidade para quase 62 mil torcedores (45 mil sentados). Para jogos internacionais a capacidade sobe para quase 54 mil torcedores. Possui teto retrátil (Ideal para lugares no brasil que chove muito em Junho e Julho), e também um gramado que desliza para dentro ou fora do estádio. (Ideal para fazer shows, sem estragar o gramado). Mas é conhecido por um duto de 5 km que liga uma cervejaria até o estádio (Veltins é uma marca de cerveja alemã).

Veltins Arena (Arena Auf Schalke) in Gelsenkirchen


Allianz Arena in MünchenAllianz Arena: Localizada na cidade de Munique, esse impressionante estádio tem capacidade de 66.000 espectadores. Está equipado com 4 telões de plasma do tamanho de dormitórios convencionais, e um eficiente sistema de evacuação de emergência em 15 minutos. Em comparação com o Maracanã, o estádio brasileiro leva 2 horas. Possui um caracterítica incomum de trocar de cor de acordo com o mandante. Custou 340 milhões de euros (756,5 milhões de reais). O estádio ainda comporta um parque ecológico. Sediou algumas partidas na copa de 2006. É um estádio 5 estrelas e será o palco da final 2011/2012 da Champions League.

Allianz Arena in München

Estádio quando troca de cor:

Signal Iduna Park in DortmundWestfalenstadion: Este estádio, localizado na cidade de Dortmund, é a casa do Borussia Dortmund. É o maior estádio da Alemanha, com capacidade para 80.000 (cerca de 65.000 sentados). Foi fundado em 1974, sediando as Copas do Mundo de 1974 e 2006, tendo recebido 2 jogos do Brasil e uma das semifinais. É um estádio 5 estrelas. Possui um acordo de Naming Rigths com a empresa de seguros Signal Iduna, possuindo um outro nome, o Signal Iduna Park.

Signal Iduna Park in Dortmund

Imtech Arena (Volksparkstadion) in HamburgImtech Arena: É a casa do Hamburgo SV, clube que leva o nome da cidade. Foi inaugurado em 2000 num jogo entre Alemanha e Grécia. Tem capacidade para 56.114 durante os jogos da Bundesliga (durante a Copa do Mundo teve capacidade para 50.750 lugares). Também recebe jogos de Rugby e além da Copa de 2006, sediou a Copa do Mundo de 1974 e no local também foram disputados a Euro de 1988 (no antigo estádio). É um estádio 5 estrelas. Já foi chamado de AOL Arena.

Imtech Arena (Volksparkstadion) in Hamburg

Commerzbank-Arena (Waldstadion) in FrankfurtCommerzbank-Arena: Mais conhecido como Waldstadion, é um estádio localizado em Frankfurt. É a casa do Eintracht Frankfurt e foi inaugurado em 1925. Como a Veltins Arena, possui teto retrátil, útil para dias com chuva ou muito calor, que chegou a falhar como no jogo entre Brasil e Argentina na Copa das Confederações, mas funcionou no jogo entre Coreia do Sul e Togo. Tem capacidade para 52.000 pessoas, mas durante a copa foi reduzida para 48.000. Recebeu as copas de 2006 e 1974 e a Eurocopa de 1988.

Commerzbank-Arena (Waldstadion) in Frankfurt

AWD Arena (Niedersachsenstadion) in HannoverAWD Arena: Localizado em Hannover, é a sede do Hannover 96. Tem capacidade para 50.000 espectadores (durante a Copa, teve capacidade para 43.000 pessoas). Recebeu as Copas de 1974 e 2006 e a Eurocopa de 1988. Levou pouco tempo de obras para a Copa de 2006 (Março de 2003 até Dezembro de 2004). Também é chamado de Niedersachsenstadion por ter sido construído no lugar do estádio do mesmo nome.

AWD Arena (Niedersachsenstadion) in Hannover

Fritz Walter Stadion in KaiserslauternFritz-Walter-Stadion: Localizado na cidade de Kaiserslautern, e sede do 1. FC Kaiserslautern. Recebe o nome do capitão da Alemanha Ocidental no título de 1954, e ídolo da equipe local. Foi inaugurado em 1920, no ponto mais alto da cidade, a montanha Betzenberg. Sua capacidade é de 48.500 pessoas e recebeu 4 jogos da Copa de 2006.

Fritz Walter Stadion in Kaiserslautern

Rhein Energie Stadion (Müngersdorfer Stadion) in KölnRhein Energie Stadion: Situado na cidade de Colônia, é a casa do 1. FC Köln (Colônia em português). Foi construído no lugar do antigo Müngersdorfer Stadion, por isso algumas pessoas o ainda chamam do antigo estádio. Por pouco não sediou a Copa de 1974 (falta de recursos). Atualmente tem capacidade para 51.000 lugares (jogos locais) e 46.000 (jogos internacionais). Foi uma das sedes da copa das Confederações e da Euro 1988.

Rhein Energie Stadion (Müngersdorfer Stadion) in Köln

Red Bull Arena Leipzig (Zentralstadion) in LeipzigZentralstadion: Único estádio desta seleção que pertencia a Alemanha Oriental. Atualmente é a casa do RB Leipzig (Clube da Red Bull). Foi construído em cima do antigo estádio (com pontes interligando as duas arquibancadas) que tinha capacidade para 100.000 pessoas. Atualmente, sua capacidade é de 44.300. Foi utilizado para 5 jogos da copa.

Red Bull Arena Leipzig (Zentralstadion) in Leipzig

easyCredit-Stadion (Frankenstadion) in NürnbergFrankenstadion: Localizado na cidade de Nuremberg, é a casa do FC Nürnberg. Sua capacidade é de 46.780 pessoas. Possui um acordo de Naming Rights com a empresa EasyCredit, tornando chamado de EasyCredit-Stadion. Foi utilizado pelos nazistas para realização da Juventude Hitlerista e ficava perto do Campo Zeppelin, onde seria construído um estádio para 400.000 pessoas (não errei em nenhum zero aí não!). O estádio nunca foi concluído.

easyCredit-Stadion (Frankenstadion) in Nürnberg

Mercedes-Benz Arena in StuttgartMercedes-Benz Arena: Casa do VfB Stuttgart, time da cidade de Stuttgart. Sediou as copas de 1974 e 2006 e a Eurocopa de 2008. Viveu um fato curioso: O estádio já foi chamado de Adolf-Hitler-Kampfbahn. Mas quando foi sede a Euro 1988 recebeu a semifinal de URSS e Itália, vencida pelos Soviéticos, um dos povos mais perseguidos por Hitler. Além disso foi palco do 1º jogo em solo alemão disputado depois da 2ª Guerra e o 1º jogo internacional depois da reunificação. Ambos os jogos foram contra a Suíça.

Mercedes-Benz Arena in Stuttgart

Outros estádios (Não sedes da Copa do Mundo):

- BayArena: 30.000 Pessoas (Bayer Leverkusen)

BayArena Stadion in LeverkusenBayArena Stadion in Leverkusen

- Borussia Park: 45.500 pessoas (Jogos Internacionais) (Borussia Mönchengladbach)

Borussia Park Stadion in Mönchengladbach

Borussia Park Stadion in Mönchengladbach

- Rhein Neckar Arena: 35.000 pessoas (Hoffenhein)

Rhein Neckar Arena in Sinsheim

Rhein Neckar Arena in Sinsheim

- Volkswagen Arena: 30.000 Pessoas (Wolfsburg)

Volkswagen Arena Stadion in Wolfsburg

Volkswagen Arena Stadion in Wolfsburg

Nossos Futuros Estádios: Maracanã

POR GABRIEL LAGO



Visando à Copa do Mundo de 1950, o general Ângelo Mendes de Morais, até então governador do Rio de Janeiro, anunciou a construção de um novo estádio, com uma capacidade quase não vista para aquela época, beirando as 200 mil pessoas. Um projeto ambicioso e de altos gastos, o que foi criticado por muitas lideranças políticas do estado carioca. Mas o projeto saiu do papel, e hoje, 07 de Setembro de 2010, o Estádio Jornalista Mario Filho, conhecido por todos como Maracanã, é o nom mais conhecido quando o referimos à futebol.

O mais belo estádio do mundo, nesta data que hoje nos encontramos, encontra-se fechado, mas por um motivo marailhoso: a reforma para a Copa do Mundo. O barulho das torcidas vibrando gols ou apoiando seus times dará lugar ao som das máquinas operando dentro e fora do lugar, já que não só o Maracanã passará por mudanças, mas sim todo o Estado do Rio de Janeiro.

Situado no bairro de mesmo nome, o Maracanã teve sua construção iniciada no dia 2 de Agosto de 1948, visando justamente à Copa do Mundo de 1950, na qual o estádio seria palco da final da competição. Hoje, nós sabemos no que deu este jogo. Na finalíssima do Mundial, mais de 200 mil pessoas, no duelo Brasil e Uruguai. Apesar da animação e da confiança em ter o primeiro título em Copas, os torcedores presentes no estádio na data 16 de Setembro de 1950 viram o Uruguai vencer, de virada, a seleção canarinha por 2 a 1.

Em sua partida de inauguração, no dia 16 de Junho de 1950, duelo entre a Seleção Carioca e a Seleção Paulista. O dia seria marcado na história do futebol, por isso, várias autoridades políticas estiveram presentes neste dia. O placar do jogo foi o que menos interessou ao público presente no estádio (vitória dos Paulistas por 3 a 1, com Didi marcando o primeiro gol da história do estádio).


E em 60 anos de existência, o Maracanã presenciou partidas históricas. Finais de cariocas, duelos do Brasileirão e partidas simbólicas da seleção brasileira. O milésimo gol de Pelé, o belo gol de Roberto Dinamite, o gol de barriga de Renato Gaúcho, a linda cobrança de falta de Petkovic. Tantos gols que marcaram o estádio. E tantos jogadores também. Fora os três já citados, Ademir, Romário, Vavá, Zico, Romerito, Garrincha...


Mas algumas reformas já fizeram o estádio ser fechado. Em 1999, teve sua capacidade bastante reduzida, comportando ainda 100 mil pessoas. O porquê da redução foi a implantação de cadeiras, dando conforto ao torcedor. Tudo visando o Mundial de Clubes de 2000, que depois seria conquistado pelo Corinthians sobre o Vasco.

Em 2005, o Maraca ficou fechado visando o Pan-Americano de 2007. Arquibanadas azúis foram postas no setor inferior do estádio. O gramado foi rebaixado, e a área chamada geral, onde os torcedores assistiam às partidas de pé, foram cobertas pelas tais cadeiras azúis.


Em partidas posteriores às obras, destaque para a final da Libertadores entre Fluminense e LDU, no dia 2 de Julho de 2008. Era a primeira final da competição sulamericana disputada pelo tricolor carioca. Porém, o final foi infeliz, e o Flu perdeu, nos pênaltis, para a equipe equatoriana. Outro jogo marcante foi a última rodada do Campeonato Brasileiro de 2009, jogo entre Flamengo e Grêmio. O Mengão necessitava da vitória para ser campeão do Nacional daquele ano. Começou perdendo, mas virou e sagrou-se campeão brasileiro pela quinta vez.

Desta vez, o Maraca fecha visando não só a 20ª edição de Copas do Mundo, mas também aos Jogos Olímpicos de 2016, que acontecerão na cidade do Rio de Janeiro. Sua última partida foi neste domingo, duelo entre Flamengo e Santos. O jogo e placar não marcaram bem a despedida do estádio. Um 0 a 0 com nota 0. Mas o jogo foi o que menos interessou aos espectadores que, com saudades antes mesmo do fim do jogo, davam o "até logo" ao maior estádio do Brasil.

As reformas serão bruscas. Uma cobertura será posta, cobrindo toda a capacidade do estádio. Um novo anel inferior será construido no lugar do que hoje é o setor das cadeiras azúis, postas recentemente para o Pan 2007, e que já vão ser retiradas. Um tom cinza deverá estar presente no lugar do azulado. Os camarotes postos para a final do Mundial de 2000 serão demolidos.


Com o fechamento, Fluminense e Flamengo buscam um novo estádio para atuarem durante os próximos três anos. Os dois clubes atuam no local, e a partir de ontem, já deverão buscar novo lugar para jogarem. O Flamengo, que sempre falou em reformar o estádio da Gávea, deve se contentar em jogar em Volta Redonda. Já o Flu pretende jogar no Engenhão, estádio no qual o Botafogo atua desde sua inauguração.

Fim de turno na Série A

POR GABRIEL LAGO



Demoraramos, mas postamos aqui o resultados dos últimos jogos do Campeonato Brasileiro da Série A. A rodada foi marcada por muitos gols, um total de 33 gols em 10 partidas, média maior que 3 gols por jogo. Apenas o duelo Flamengo e Santos ficou com o placar zerado.

Três jogos abriram a rodada no sábado, às 18h30. O Ceará perdeu a primeira no Castelão, para o Vasco da Gama, por 2 a 0, gols de Zé Roberto e Felipe Bastos. O curioso é que o Vasco, mesmo com a vitória que o fez levar aos 26 pontos, caiu uma posição, indo para 8° lugar. O Ceará, em campanha pífia depois da pausa para a Copa, caiu para 11°, com 25.



O Corinthians massacrou o Goiás, no Pacaembu, de virada, por 5 a 1, e agora tem 37 pontos, a um do líder Fluminense. O lanterna Goiás permanece com 13 pontos, sendo o favorito a cair de divisão.

O Timão foi surpreendido com um gol logo de início, aos 6, com Júnior. O gol do empate demorou a sair. Aos 42 da primeira etapa, Bruno César faz Corinthians 1 a 1. Na volta ao segundo tempo, só deu Corinthians. Aos 12, Iarley vira para o Corinthians. Aos 15, Jorge Henrique, sem dificuldades, fez 3 a 1. Mais calmo, o Timão, tocando a bola, chegou ao quarto gol aos 29, em pênalti cobrado por Iarley. O jogo estava praticamente ganho por parte do alvinegro paulista, que viu Marcão marcar contra e aumentar o placar para 5 a 1.



A partida entre Botafogo e Grêmio ficou marcada pelo bom futebol apresentado pelas equipes em tempos diferentes. O Botafogo fez uma primeira etapa excelente e eficiente, abrindo 2 a 0 com Antônio Carlos (aos 16) e Herrera (aos 20). Já o segundo tempo foi todo gremista, que chegou ao empate com Jonas (aos 8 e 40). Botafogo e Grêmio permanecem em 5° com 31 e 16° com 20, respectivamente.



Ontem, às 16h, mais quatro partidas. No jogo de fechamento do Maracanã, um entediante Flamengo e Santos, que ficaram no 0 a 0. O Flamengo foi para 14°, com 22, enquanto o Santos permanece em 3°, com 31.

O Atlético-PR venceu o Avaí, em pleno Ressacada, com gol no último minuto da partida, com Maikon Leite. O Avaí caiu para a 13ª posição, enquanto o Atlético foi para 7°, com 27.



O Guarani venceu o segundo time carioca em duas semanas, dentro de casa. A vítima da vez foi o líder Fluminense, que foi derrotado por 2 a 1, de virada. O Fluminense abriu o placar aos 12 do primeiro tempo. Baiano empatou aos 33. Na segunda etapa, Fabão, aos 31, virou para o time de Campinas. O Guarani subiu três posições, indo para nono, com 26.



O Palmeiras levou uma virada vergonhosa do estrelado time cruzeirense. Os palmeirenses venciam por 2 a 0 (gols de Kléber e Maurício aos 35 e 38, respectivamente) até aos 14 da segunda etapa. Neste mesmo tempo, Roger diminuiu. Aos 20, Montillo virou. E, aos 40, Farías virou para os mineiros. O Palmeiras foi para 12°, com 24, e o Cruzeiro ficou em sexto, com 31.



Três jogos finalizaram a última rodada do turno. O Internacional, garantido na Libertadores, venceu em casa, o Grêmio Prudente, por 2 a 0. Os gols do jogo foram marcados Rafael Sóbis e Leandro Damião, aos 5 e 28 do segundo tempo, respectivamente. O Inter segue se aproximando dos líderes, estando na quarta colocação, com 31. O Prudente segue a campanha horrorosa, caindo para a penúltima colocação, com 16.



Atlético-MG e São Paulo fizeram o jogo mais emocionante da rodada. Com duas viradas, o tricolor paulista acabou saindo vencedor, por 3 a 2, e subindo para 10°. O Galo permanece em 17°, com 17. Os gols do Atlético-MG foram marcados por Obina, nas duas vezes de pênalti, aos 17 e 38 do 1° tempo. O time são-paulino fez com Casemiro, aos 10, com Marcelinho, aos 10 (do segundo tempo) e com Fernandão, aos 15 da etapa final.



Finalizando, o Atlético-GO goleou o Vitória por 4 a 1, no Serra Dourada, e se aproxima de uma possível saída da zona da degola, estando agora na 18ª colocação, com 17. Os gols da partida saíram de Elias, aos 44 da primeira etapa, Juninho, aos 11 do segundo tempo, Elkeson, aos 28, Elias, aos 38, e Juninho, aos 42. O Vitória foi para 15° lugar, com 22.


Gostou? Compartilhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More