
sexta-feira, 8 de julho de 2011
Nota de Esclarecimento
Estádios a Seguir Exemplo: Japão e Coréia
Por Heitor Barros
A série estádios a seguir exemplo voltou. Após falar sobre alguns estádios europeus, começaremos hoje a falar sobre estádios asiáticos. Japão e Coréia, sedes da Copa do Mundo FIFA de 2002, abrem a série com os estádios em que ocorreram os jogos. Serão 20 estádios no total.
Coréia:
Daegu Stadium=> Principal estádio coreano da copa, onde ocorreu a disputa de 3º lugar entre Turquia e Coréia do Sul. Sua capacidade é de 68.000 torcedores. É apelidado de Blue Arc (Arco Azul) e será a sede do Campeonato Mundial de Aletismo desse ano. É a casa do Daegu FC, time do K-League, a 1ª divisão do campeonato coreano.
Estádio Sang-am de Seul=> Localizado na capital coreana, sediou três jogos na copa, entre eles a semifinal entre Alemanha e Coreia do Sul e o jogo de abertura entre França e Senegal. Sua capacidade é de aproximadamente 67.000 torcedores. É a casa do atual campeão da K-League, o FC Seoul. Foi construído porque o principal estádio de Seul, o Estádio Olímpico, estava fora dos padrões da FIFA.
Estádio Busan Asiad => Este estádio de arquitetura interessante é localizado em Busan. O estádio, que também é chamado de Asiad Main, Foi construído para os Jogos Asiáticos de 2002 e para a Copa do Mundo de 2002. Sediou 3 jogos na Copa do Mundo, todos durante a 1ª fase da competição. Sua capacidade é de 56.000 pessoas. É a casa do Busan I’Park, da K-League.
Estádio Munhak de Incheon => Este estádio, localizado no cidade de Incheon, tem capacidade para 52.200 pessoas. Sediou 3 jogos da Copa do Mundo, todos na primeira fase. É a casa do Incheon United, time da K-League. Será a sede dos Jogos Asiáticos de 2014, vencendo a disputa com Nova Deli, capital da Índia.
Big Crown Stadium => Traduzido como Estádio Grande Coroa, fica localizado na cidade de Ulsan. Foi inagurado no jogo Coreia do Sul e Brasil, jogo vencido pelos sul-coreanos. Foi uma das sedes da Copa das Confederações de 2001. E teve como um dos jogos a disputa de 3º lugar entre Austrália e Brasil, em que o Brasil perdeu novamente. Na Copa do Mundo, sediou 3 jogos, uma partida das quartas, e mais uma partida do Brasil. Dessa vez, a seleção venceu a Turquia. Tem Capacidade para 45.000 pessoas aproximadamente e é a casa do Ulsan Hyundai.
Suwon World Cup Stadium => Também conhcecido como Big Bird Stadium (Estádio Grande Pássaro), sediou 3 jogos da Copa das Confederações e 4 partidas da Copa do Mundo. Entre esses 7 jogos, 2 partidas do Brasil: a semifinal da Copa das Confederações contra a França, na qual o Brasil perdeu por 2 a 1, e a 3ª partida da primeira fase contra a Costa Rica, vencida pelo Brasil por 5 a 2. Sua capacidade é de 44.000 torcedores aproximadamente. É a casa do Suwon Samsung Bluewings, um dos maiores vencedores da K-League.
Guus Hiddink Stadium => Primeiramente chamado de Gwangju World Cup Stadium, foi rebatizado em homenagem ao então técnico da Coreia do Sul, Guus Hiddink, que eliminou a seleção espanhola nesse local, levando a Coreia do Sul pela primeira vez nas semiffinais do torneio. No total, sediou 3 jogos. Sua capacidade é de aproximadamente 43.000 pessoas e o clube mandante é o Gwangju Sangmu Phoenix.
Jeonju World Cup Stadium => Sede de 3 jogos na Copa do Mundo, inclusive uma partida de oitavas de final entre México e Estados Unidos, fica localizado na cidade de Jeonju. Sua capacidade é de quase 43.000 pessoas, sendo que 37.205 lugares são cobertos e é a casa do Jeonbuk Hyundai Motors.
Jeju World Cup Stadium => Localizado na cidade de Seogwipo, tem capacidade para 42.250 torcedores. Palco de três partidas da Copa do Mundo, entre elas uma partida de oitavas-de-final entre Alemanha e Paraguai, e uma partida do Brasil, na qual a nossa seleção venceu a China por 4 a 0. É a casa do Jeju United, clube que disputa a K-League.
Daejeon World Cup Stadium => Também conhecida como Purple Arena (Arena Roxa ou Púrpura), este estádio fica localizado na cidade de Daejeon. Palco de 3 partidas na Copa do Mundo, entre elas uma partida de oitavas de final, na qual a seleção coreana eliminou a Itália. Sua capacidade é de 40.400 torcedores. O clube mandante do estádio é o Daejeon Citizen.
Japão:
Estádio Internacional de Yokohama => Principal estádo japonês, foi o palco de 4 partidas na Copa do Mundo de 2002, inclusive da final entre Brasil e Alemanha, vencida pelos brasileiros. Também foi o principal estádio do Mundial de Clubes da Fifa, onde a final era disputada. Este ano, após um perído nos Emirados Árabes, a final volta ao estádio. Sua a capacidade é de quase 73.250 torcedores. Já foi chamado de Nissan Stadium, com um acordo de Naming Rights. É a casa do Yokohama Marinos, time tradicional da J-League, 3 vezes campeão.
Saitama Stadium 2002 => Localizado na cidade de Saitama, este estádio sediou 4 jogos no mundial, entre eles a semifinal entre Brasil e Turquia. Sua capacidade é de 63.700 torcedores. É a casa do tradicional time japonês Urawa Red Diamonds, time que disputa a J-League, e conhecido no Brasil por ser o time em que Washington Coração valente se destacou no Japão.
Estádio Shizuoka Ecopa => Este estádio, localizado em Shizuoka, ficou conhecido pelo gol de falta de Ronaldinho Gaúcho na Copa de 2002 contra a Inglaterra. Além desse jogo, recebeu mais 2 partidas. Sua capacidade é de 50.000 torcedores e é muito utilizado para atletismo. É a casa do Jubilo Iwata. Receberá a final da Copa Suruga, competição de jogo único entre o vencedor da Sulamericana e da Liga Japonesa. Neste ano, Independiente e Jubilo Iwata disputarão o torneio no dia 3 de agosto.
Estádio Nagai => Localizado em Osaka, este estádio foi sede de 3 partidas na Copa do Mundo, uma delas a partida entre Senegal e Turquia, válida pelas quartas de final. Recebeu também o Mundial de Atletismo em 2007 e a Copa Suruga Bank de 2008. Tem capacidade para 50.000 torcedores e é a casa do Cerezo Osaka.
Estádio Miyagi => Situado na cidade de Miyagi, recebeu três partidas da Copa do Mundo. A principal foi a partida de oitavas de final entre Japão e Turquia. Tem capacidade para 49.133 torcedores. A equipe mandante do estádio é o Vegalta Sendai. Recebe algumas competições de atletismo importantes no país e outros eventos, como shows e festivais de esporte. Seu teto, em formato curvo, foi uma homenagem ao daimô e samurai Date Masamune, que habitou a região do estádio.
Estádio Big Eye => Localizado na cidade de Oita, sediou 3 jogos da Copa do Mundo. Entre elas, uma partida de oitavas de final entre Suécia e Senegal, vencida pelos africanos na prorrogação. Seu formato é de um olho, e seu teto retrátil símula um olho umano abrindo e fechando. Sua capacidade é de 43.000 torcedores e é a casa do Oita Trinita, da 2ª divisão japonesa (J-League 2).
Niigata Stadium => Localizado em Niigata, este estádio também é chamado de Big Swan, que quer dizer Grande Cisne em português. Sediou 3 partidas da Copa do Mundo, destacando Inglaterra 3 a 0 na Dinamarca nas oitvas de final, e 3 partidas da Copa das Confederações de 2001. Sua capacidade é de 42.300 torcedores e é a casa do Albirex Niigata, da 1ª divisão japonesa.
Sapporo Dome => Localizado na cidade de Sapporo, este estádio é utilizado para jogos de baseball e futebol. Para isso, tem um gramado artificial fixo, para jogos de baseball, e um gramado natural móvel, para jogos de futebol, em que o gramado desliza para fora do estádio. Foi sede de 3 partidas na Copa, entre elas a maior goleada da competição, Alemanha 8X0 Arábia Saudita. Sua capacidade é de 42.122 torcedores. É a casa do Sapporo Consadole, da J-League 2. Possui teto fixo.
Estádio Kobe Wing => Também chamado de Misaki Park Stadium, este estádio está localizado na cidade de Kobe, foi sede de 3 partidas, uma delas a partida entre Brasil e Bélgica, nas oitavas de final da competição. Tem capacidade para 42.000 torcedores e é a casa do Vissel Kobe, time da J-League.
Estádio Kashima => Localizado na cidade de Kashima, sediou 3 partidas da copa do mundo, todas na primeira fase da competição. Além disso, sediou todos os jogos do Brasil na 1ª fase da Copa das Confederações. Sua capacidade é de 42.000 pessoas. É a casa do tradicional clube japonês Kashima Antlers, clube que mais vezes venceu a J-League e que já teve até Zico em seu plantel.
Estádios que ficaram fora da copa:
Estádio Olímpico de Seul => Este estádio ficou fora da copa porque estava fora dos padrões da FIFA. Foi o principal estádio nos Jogos Asiáticos de 1986 e nas Olimpíadas de Seul, em 1988. As linhas do estádio lembram um vaso da Dinastia Joseon. Tem capacidade para quase 70.000 pessoas e uma reforma estava cogitada, caso o país fosse escolhido para sediar a Copa do Mundo de 2018. Mesmo assim, a reforma pode sair do papel. Recebia jogos do Seoul United FC, clube da terceira divisão coreana.
Toyota Stadium => Localizado na cidade de Toyota este estádio tem o mesmo nome da tradicional montadora japonesa. tem capacidade é de 45 mil torcedores e seu formato lembra um acordeão. É a casa do Nagoya Grampus, atual campeão japonês. Recebe, junto com o estádio Internacional de Yokohama, o Mundial de Clubes da FIFA, que voltará ao Japão esse ano. Recebeu 4 partidas, todas ainda na 1ª fase ou nos Playoffs.
Botafogo, Palmeiras e Figueirense tropeçam. Flamengo agradece
Por Heitor Barros
O Flamengo dormiu na vice-liderança do Brasileirão, mas vai poder ficar mais uma rodada com ela. Figueirense, Botafogo e Palmeiras, times que ameaçavam a colocação final do rubro-negro carioca, não conseguiram vencer seus jogos e ficaram fora do G4 da competição.
Destaque nas últimas partidas, Elkeson teve atuação discreta (Foto: Guilherme Pinto / Ag. O Globo)
Botafogo 1X1 Atlético-GO => Botafogo e Atlético-GO esntraram em campo no Engenhão com interesses distintos. O Botafogo queria se aproximar dos líderes, e o Dragão queria sair da turma de baixo. Mas nenhum dos dois conseguiu rea lizar este objetivo. O alvinegro, melhor durante quase toda a partida, saiu na frente logo no início da partida com Herrera. Mas o Atlético quase dez minutos depois, com Anselmo. O Atlético quase ganhou no Engenhão, mas Márcio Azevedo salvou de cabeça um chute de Juninho.
Ficha Técnica:
Estádio: Engenhão, Rio de Janeiro (RJ). Data: 07/07/2011. Público: 13.649 presentes; 11.598 pagantes. Renda: R$ 197.905,00.
Botafogo: Renan, Alessandro (Cidinho), Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Somália (Caio), Lucas Zen, Maicosuel, Elkeson e Everton (Lucas); Herrera. Técnico: Caio Júnior.
Atlético-GO: Marcio, Rafael Cruz, Gilson, Anderson e Thiago Feltri; Agenor, Bida, Pituca (Renato Augusto) e Thiaguinho (Adriano Pimenta); Anselmo e Juninho (Felipe). Técnico: PC Gusmão.
Árbitro:José Caldas de Souza (DF). Assistentes: César Augusto de Oliveira Vaz (DF) e João Sousa Paulo Neto (DF).
Gols: Herrera, aos 4, e Anselmo, aos 15 minutos do primeiro tempo.
Cartões amarelos: Herrera (BOT), Anderson, Thiaguinho, Agenor e Pituca (AGO).
O zagueiro Emerson abriu o placar aos 29 do segundo tempo para o Coritiba fazer 3 a 0 (Foto: Ag. Estado)
Coritiba 3X0 Figueirense => Figueirense entrou em campo disposto a frear o ímpeto do Coritiba. No primeiro tempo conseguiu, mas após a entrada de Anderson Aquino o Coxa melhorou e colocou a bola trez vezes na meta de Wilson, arqueiro do Figueira. Emerson, Léo Gago com um golaço e o próprio Anderson Aquino marcaram contra o Figueira, que mesmo com a boa campanha na Série A, ainda não venceu fora de casa.
Ficha Técnica:
Data: 07/07/2011. Horário: 19h30m (de Brasília). Local: Couto Pereira,Curitiba (PR).
Coritiba: Edson; Jonas, Emerson, Jéci, Eltinho; Willian (Anderson Aquino), Léo Gago, Tcheco (Gil), Éverton Costa; Leonardo e Marcos Aurélio (Bill). Técnico: Marcelo Oliveira.
Figueirense: Wilson; Bruno, João Paulo, Roger Carvalho e Juninho; Ygor ( Wellington Nem), Túlio, Maicon e Rhayner (Coutinho); Aloísio e Héber (Reinaldo). Técnico:Jorginho.
Árbitro: Péricles Bassols Cortez (RJ). Auxiliares: Dibert Pedrosa Moisés (RJ) e Marcelo Carvalho Van Gase (SP).
Gols: Emerson, aos 29, Léo Gago, aos 46, e Anderson Aquino, aos 47 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Leonardo, Willian, Gil e Tcheco (Coritiba); João Paulo e Rhayner (Figueirense).
Zagueiro, Marício Ramos (Branco) foi o melhor atacante do Palmeiras (Foto: Ag. Estado)
América-MG 1X1 Palmeiras => Em jogo chato, América e Palmeiras empataram na Arena do Jacaré. Os gols, de Alessandro, um dos artilheiros do campeonato com 5 gols, e do zagueiro Maurício Ramos. A entrada de Kempes no América melhorou um pouco jogo, fazendo o América chegar ao gol. Mas o Palmeiras, com sua fortíssima bola parada, empatou quase em seguida,
Ficha Técnica:
Estádio: Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG). Data: 07/07/2011. Renda e público: R$ 25.310,00 / 1.503 pagantes
América-MG: Flávio, Marcos Rocha, Anderson, Gabriel e Gilson; Amaral, Leandro Ferreira, Fabrício (Netinho) e Rodriguinho (Léo); Fábio Júnior (Kempes) e Alessandro. Técnico: Mauro Fernandes
Palmeiras: Deola, Cicinho (João Vitor), Maurício Ramos, Thiago Heleno e Chico; Márcio Araújo, Marcos Assunção, Lincoln (Patrik) e Luan; Maikon Leite e Wellington Paulista (Dinei). Técnico: Luiz Felipe Scolari
Árbitro: Pablo dos Santos Alves (ES). Auxiliares: José Maciel Linhares (ES) e Vanderson Antônio Zanotti (ES).
Gols: Alessandro, aos 20, e Maurício Ramos, aos 30 do segundo tempo.
Cartões amarelos: Fabrício, Kempes, Marcos Rocha (AMG); Maurício Ramos, Thiago Heleno, Maikon Leite (PAL)
