sábado, 8 de outubro de 2011

Algumas seleções estão praticamente classificadas à Eurocopa 2012


Por Mateus Vilar Schuler (@reportermateus)

PORTUGAL 5x3 ISLÂNDIAA seleção de Portugal depende só dela para se classificar à Eurocopa do ano que vem. Nesta sexta-feira, o time lusitano recebeu a Islândia na cidade do Porto e goleou por 5x3, assegurando a vantagem de jogar por um empate contra a Dinamarca, na terça-feira, em Copenhague. Nani (2x), Postiga, Moutinho e Eliseu marcaram os gols portugueses no Estádio do Dragão.
Como a Dinamarca também venceu seu compromisso desta sexta-feira (fez 4x1 no Chipre, fora de casa), foi aos mesmos 16 pontos que Portugal no Grupo H, mantendo-se na segunda colocação porque leva desvantagem no confronto direto - no jogo do primeiro turno, vitória portuguesa por 3x1.

Outra equipe que ainda sonha em se classificar à Eurocopa é a Noruega, que tem 13 pontos. Para seguir com chances, precisa torcer por uma derrota de Portugal frente à Dinamarca e vencer o Chipre, também na terça-feira. Ainda assim, precisa tirar uma desvantagem de nove gols de saldo para os portugueses.

TURQUIA 1x3 ALEMANHA
Já classificada para a Eurocopa de 2012, a Alemanha ganhou da Turquia por 3x1, nesta sexta-feira, em Istambul, pela penúltima rodada das Eliminatórias. A derrota em casa para os alemães complicou a situação da seleção turca, que dependerá agora de uma combinação de resultados, na próxima terça, para conseguir a vaga na repescagem.

Mantendo o aproveitamento 100%, a Alemanha tem agora 27 pontos em nove rodadas das Eliminatórias da Eurocopa. A segunda colocação do Grupo A passou a ser da Bélgica, que goleou o Cazaquistão por 4 a 1, também nesta sexta-feira, em Bruxelas, e chegou aos 15 pontos. E a Turquia caiu para o terceiro lugar, estacionada nos 14 pontos.

Agora, na última rodada do Grupo A, a ser disputada na terça-feira, a Bélgica precisa vencer a classificada Alemanha, em Dusseldorf, para garantir a segunda posição da chave e ir à repescagem. E a Turquia tem que ganhar do Azerbaijão, novamente em Istambul, e ainda torcer por um tropeço da seleção belga diante dos alemães.

No jogo desta sexta-feira, a Alemanha comprovou sua força e ganhou em Istambul. Mario Gomez, Thomas Müller e Schweinsteiger (pênalti) marcaram os gols da vitória alemã, enquanto Balta descontou para a Turquia.

BÉLGICA 4x1 CAZAQUISTÃOA Bélgica goleou o time cazaque com gols de Simons, Hazard, Kompany e Ogunjimi, Nurdauletov diminuiu para o Cazaquistão.

MONTENEGRO 2x2 INGLATERRAApesar de ter sofrido durante boa parte das Eliminatórias, a Inglaterra está classificada para a Eurocopa do ano que vem. A vaga veio com muito suor. Nesta sexta-feira, os comandados de Fábio Capello abriram 2x0 sobre Montenegro jogando fora de casa, perderam Rooney, expulso, levaram o empate no fim, mas o resultado foi suficiente para a classificação.
Ashley Young (do Manchester United) e Darren Bent (do Aston Villa) colocaram a Inglaterra na frente, mas Podgorica ainda diminuiu na primeira etapa. Pouco antes do intervalo, Zverotic diminuiu para os donos da casa. Precisando da vitória, os montenegrinos partiram para o ataque no segundo tempo de jogo, pressionaram, viram Rooney ser expulso por falta dura, e conseguiram o empate, aos 46 do segundo tempo, em gol marcado por Delibasic.

O resultado acabou sendo bom para as duas equipes. A Inglaterra foi a 18 pontos e não pode mais ser ultrapassada na liderança do Grupo G. Por sua vez, Montenegro, com 12 pontos, assegura a segunda colocação e o direito de disputar a repescagem.



PAÍS DE GALES 2x0 SUÍÇA
Já a Suíça, que ainda sonhava, foi derrotada pelo País de Gales, por 2x0, fora de casa, e parou nos oito pontos, dando adeus à classificação, uma vez que dependia de vitória da Inglaterra para tentar a vaga no confronto direto contra Montenegro, terça, em Basel. O jogo agora servirá apenas para cumprir tabela. Os gols da partida foram assinalados por Ramsey e Bale.

FRANÇA 3x0 ALBÂNIAA França é a única dentre as grandes seleções do continente europeu que ainda não conseguiu garantir classificação para a Eurocopa do ano que vem. Nesta sexta-feira, o time francês fez sua parte, ao vencer a Albânia por 3x0, mas teve que adiar a comemoração porque, mais cedo, a Bósnia Herzegovina havia goleado Luxemburgo com o placar de 5x0, gols marcados por Dzeko, Misimovic (2x), Pjanic e Medunjanin.

Com os resultados desta sexta-feira, a França segue na liderança do Grupo D, com 20 pontos, ainda com a Bósnia na sua cola, apenas um ponto atrás. A vaga será decidida na terça-feira, no Stade de France, em confronto direto entre as duas equipes. Os franceses jogam pelo empate.

Os gols da vitória da França sobre a Albânia, nesta sexta-feira, no Stade de France, foram marcados por Malouda, Rémy (ambos no primeiro tempo) e Reveillere.



ROMÊNIA 2x2 BIELO-RÚSSIAAs duas equipes, podem comemorar desde já, porém, a chance de jogar a repescagem. Isso porque Romênia e Bielo-Rússia empataram em 2x2 em Bucareste, nesta sexta, e pararam nos 13 pontos. Ambas, assim, não tem mais como ficar com a segunda colocação do grupo. Gols assinalados por Mutu (2x) para os romenos; Dragun e Kornilenko para os bielo-russos.

ESLOVÁQUIA 0x1 RÚSSIA
Pelo Grupo B, o mais equilibrado das Eliminatórias, a Rússia conseguiu uma importante vitória sobre a Eslováquia, por 1x0, fora de casa, gol de Dzagoev. Com o resultado, se manteve na liderança da chave e de quebra eliminou os eslovacos, que caíram para a quarta colocação. Dzagoev fez o gol do jogo. Na última rodada, terça-feira, os russos precisam apenas empatar com Andorra, em Moscou. O adversário soma nove derrotas em nove jogos e só marcou um gol nas Eliminatórias.

ANDORRA 0x2 IRLANDA
A Irlanda ganhou de Andorra, por 2x0, fora de casa, e foi a 18 pontos, gols marcados por Doyle e Mcgeady.


ARMÊNIA 4x1 MACEDÔNIA
Já a Armênia, que goleou a Macedônia por 4x1, tem 17, tentos assinalados por Pizzelli, Mkhitaryan, Ghazaryan e Sarkisov para os armenos; Sikov descontou para os macedônios. Na última rodada, Irlanda e Armênia fazem confronto direto, em Dublin. Os irlandeses jogam por um empate em casa para irem à repescagem.

GRÉCIA 2x0 CROÁCIA
Situação parecida à da Rússia vive a Grécia, que venceu o confronto direto contra a Croácia nesta sexta-feira, por 2x0, em casa. Assim, pulou para a liderança do Grupo F, com 21 pontos, deixando os croatas na segunda colocação, com 19. Na última rodada, os gregos jogam por um empate contra a Geórgia, fora de casa - os georgianos ainda não venceram nas Eliminatórias.

Já a Croácia, além de torcer por um improvável tropeço da Grécia, precisa vencer em casa a Letônia. De qualquer forma, a equipe já está classificada para a repescagem.

ITÁLIA 1x1 SÉRVIANo reencontro entre Itália e Sérvia, um ano depois do jogo entre os dois países que ficou marcado pela violência da torcida, houve empate por 1x1, nesta sexta-feira, em Belgrado, pelas Eliminatórias da Eurocopa de 2012. Líder do Grupo C, a seleção italiana já entrou em campo classificada. Enquanto isso, os sérvios acabaram perdendo a segunda colocação da chave para a Estônia.


No dia 12 de outubro do ano passado, Sérvia e Itália se enfrentaram em Gênova, também pelas Eliminatórias da Eurocopa. O jogo, no entanto, foi encerrado logo aos seis minutos do primeiro tempo, por causa dos violentos distúrbios provocados pelos torcedores sérvios dentro e fora do estádio. Depois, a Uefa declarou a Itália como vencedora daquela partida, pelo placar de 3x0.


Líder dos distúrbios, o torcedor sérvio Ivan Bogdanov chegou a ser preso e condenado pela Justiça italiana, sendo deportado posteriormente para o seu país. Além disso, a seleção da Sérvia foi obrigada a jogar com estádio vazio, sem torcida, no seu jogo seguinte nas Eliminatórias da Eurocopa, contra a Irlanda do Norte, em março. Diante disso, havia temor de mais violência nesta sexta-feira.


Dessa vez, porém, não houve confusão. Em Belgrado, a classificada Itália entrou em campo tranquila e abriu o placar logo aos 55 segundos, com Marchisio. Mas a Sérvia teve forças para buscar o empate ainda no primeiro tempo, com Ivanovic aos 26 minutos. Com o empate, os italianos chegaram aos 23 pontos, com a liderança da chave garantida. E os sérvios se complicaram na luta pela vaga na repescagem.

IRLANDA DO NORTE 1x2 ESTÔNIA
A Sérvia tem agora 15 pontos, caindo para o terceiro lugar. A segunda colocação é da Estônia, que visitou a Irlanda do Norte nesta sexta-feira e venceu por 2x1, chegando aos 16 pontos, com gols de Davis para os irlandeses; Vassiljev (2x) para o estonianos. Como os estonianos já fizeram os 10 jogos, os sérvios dependem apenas de suas forças para conseguir a vaga na repescagem. Para isso, porém, precisam ganhar fora de casa da Eslovênia na terça-feira.



REPÚBLICA TCHECA 0x2 ESPANHAJá classificada para a disputa da Eurocopa de 2012, a Espanha chegou à sua sétima vitória seguida nas Eliminatórias, nesta sexta-feira. Jogando fora de casa, não tomou conhecimento da República Tcheca, rival mais forte do Grupo I, e venceu por 2x0, com gols de Mata e Xabi Alonso, aos 7 e a 23 minutos do primeiro tempo. 

O resultado levou a Espanha a 21 pontos, com sete vitórias em sete jogos. A equipe já tem assegurada a primeira colocação do grupo. O checos ainda estão em segundo, com 10 pontos, mas devem ser ultrapassados pela Escócia, que joga no sábado contra Liechtenstein, lanterna do grupo. Se vencerem, os escoceses vão a 11 pontos.

Na última rodada, porém, a Escócia é quem tem tarefa mais difícil, uma vez que vai visitar a Espanha, em Alicante. A República Checa também joga fora de casa, mas contra a Lituânia. Os dois jogos são na terça-feira. Quem ficar em segundo joga a repescagem contra um dos segundos colocados dos outros grupos. Apenas o melhor dentre esses segundos colocados avança direto à competição que será disputada na Polônia e na Ucrânia.


FINLÂNDIA 1x2 SUÉCIAAo vencer a Finlândia nesta sexta-feira, em Helsinque, por 2x1, a Suécia garantiu que ficará com a segunda colocação do Grupo E das Eliminatórias da Eurocopa de 2012. Desta forma, se classificou para jogar a repescagem, etapa que reunirá oito das segundas colocadas de suas chaves em busca das quatro últimas vagas na competição que será organizada no ano que vem conjuntamente por Polônia e Ucrânia.

A vitória conquistada fora de casa, com gols de Larsson e Olsson, no início de cada uma das duas etapas do jogo - sempre quando a Finlândia era melhor - levou a Suécia a 21 pontos no Grupo E, restando ainda um jogo a fazer. A Hungria, que folgou na rodada, tem 18 pontos, poderia empatar na pontuação na última rodada, mas ficaria atrás no confronto direto. O gol dos finlandeses foi assinalado por Toivio.

A Suécia pode, porém, nem precisar jogar a repescagem. Isso porque se vencer seu último jogo, contra a Holanda, terça-feira, em casa, chegaria a 24 pontos e se classificaria para a Eurocopa com a melhor campanha dentre todas as segundas colocadas de seus grupos.


HOLANDA 1x0 MOLDÁVIAA Holanda já garantiu o primeiro lugar da chave. Única equipe com uma campanha de 100% de aproveitamento, jogou apenas para o gasto nesta sexta-feira. Em Roterdã, venceu a frágil Moldávia por apenas 1x0, suficiente para que a equipe chegasse a 27 pontos, com nove vitórias, 35 gols marcados e apenas cinco sofridos. Huntelaar marcou o único gol do jogo. Foi o décimo dele nas Eliminatórias, agora líder isolado da artilharia.


RESULTADOS


Grupo A
Azerbaijão 1x4 Áustria
Turquia 1x3 Alemanha
Bélgica 4x1 Cazaquistão



Grupo B
Armênia 4x1 Macedônia
Eslováquia 0x1 Rússia
Andorra 0x2 Irlanda



Grupo C
Sérvia 1x1 Itália
Irlanda do Norte 1x2 Estônia



Grupo D
Bósnia-Herzegovina 5x0 Luxemburgo
Romênia 2x2 Belarus
França 3x0 Albânia



Grupo E
Finlândia 1x2 Suécia
Holanda 1x0 Moldávia



Grupo F
Letônia 2x0 Malta
Grécia 2x0 Croácia



Grupo G
País de Gales 2x0 Suíça
Montenegro 2x2 Inglaterra



Grupo H
Portugal 5x3 Islândia
Chipre 1x4 Dinamarca



Grupo I
República Tcheca 0x2 Espanha

1ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas

Por Mateus Vilar Schuler (@reportermateus)
URUGUAI 4x2 BOLÍVIAO melhor time do continente estreou bem nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil. Atual campeã da Copa América, a seleção uruguaia mostrou seu bom futebol apresentado desde a 4ª colocação do Mundial da África do Sul, em 2010, e derrotou a Bolívia por 4x2, nesta sexta-feira (7), no estádio Centenário, em Montevidéu.
O grande destaque da partida não foi nenhum dos três atacantes do Uruguai - Diego Forlán (que joga na Internazionale), Edison Cavani (Napoli) e Luis Suárez (Liverpool). Os dois últimos marcaram um gol cada, mas foi o zagueiro Diego Lugano, atualmente no Paris Saint-Germain e ex-São Paulo e Fenerbahçe, que brilhou ao marcar dois gols.

Como era de se esperar pelo nível técnico das seleções - a Bolívia ficou em último lugar nas últimas Eliminatórias -, o Uruguai não teve trabalho no confronto, mesmo com o gramado molhado por causa das chuvas em Montevidéu e do susto boliviano, que conseguiu o empate, aos 17 minutos, com Rudy Cardozo. Antes, logo aos três, Suárez havia aberto o placar após aproveitar um escanteio. Aos 25, Lugano marcou o seu primeiro gol, de cabeça, após falta precisamente cobrada por Forlán. E, aos 34, Cavani anotou o terceiro dos uruguaios.
Mesmo com 3x1 no marcador, a equipe da casa voltou do intervalo disposta a conseguir uma goleada. Todas as vezes que tinha a posse da bola, os uruguaios levavam perigo ao gol boliviano. Assim, o quarto gol saiu novamente de uma jogada de bola parada. Aos 26 minutos, novamente Lugano estava no lugar certo para marcar seus segundo tento na partida. No final, aos 41, o atacante Marcelo Moreno (ex-Cruzeiro) diminuiu em uma cobrança de pênalti.

Na segunda rodada, na próxima terça, o Uruguai fará a reedição da final da Copa América contra o Paraguai, no estádio Defensores del Chaco, em Assunção. Em julho passado, na Argentina, os uruguaios venceram a decisão por 3 a 0. Já a Bolívia buscará a reabilitação contra a Colômbia, em La Paz.

EQUADOR 2x0 VENEZUELA
A estratégia de jogar bem fechada na defesa e ser eficiente nos contra-ataques, que funcionou na inédita quarta colocação na Copa América, não foi eficiente para a Venezuela nesta sexta-feira. Na estreia nas Eliminatórias da Copa do Mundo, o time venezuelano não impôs grandes dificuldades ao Equador, que venceu por 2 a 0, em Quito, na capital equatoriana.

Com um ritmo de jogo muito superior, o Equador abriu o placar logo aos 14 minutos. Ayoví, atacante do Pachuca, do México, pegou rebote na área e cabeceou sem chances para o goleiro Renny Vega.
Ainda no primeiro tempo, o Equador ampliou. Valência, do Manchester United, dono do meio-campo, cruzou da ponta direita na cabeça de Cristian Benítez, que testou firme e fez o segundo dos donos da casa.

Apostando somente nos contra-ataques, a Venezuela se viu obrigada a passar a procurar o gol com mais intensidade no segundo tempo, sem sucesso. Desistiu de vez quando o zagueiro José Manuel Rey foi expulso pelo segundo amarelo.

Na terça-feira, pela segunda rodada das Eliminatórias, a Venezuela recebe a Argentina e vai em busca de sua primeira vitória. O Equador folga.

ARGENTINA 4x1 CHILE
A seleção argentina vinha decepcionando tanto seu torcedor que o Monumental de Nuñez ficou muito longe de receber sua lotação máxima para a estreia da Argentina nas Eliminatórias da Copa de 2014, contra o Chile, na noite desta sexta-feira. Sorte de quem acreditou, foi ao estádio do River Plate e viu uma grande atuação do trio de ataque, que comandou uma boa goleada argentina por 4 a 1.

Os três jogadores de frente da Argentina foram muito bem. Higuain balançou a rede três vezes e deu uma assistência. Messi fechou o jogo com uma assistência e um gol, enquanto Di Maria brilhou com dois passes perfeitos para gol.

O primeiro gol saiu logo aos 7 minutos. Di Maria tocou para Higuain, que dominou na área e chutou cruzado. No segundo, Messi deu uma de centroavante, recebeu de Higuain e tocou na saída do goleiro, ainda aos 21 da primeira etapa.

O terceiro nasceu de mais um toque de Di Maria para Higuain. Desta vez a jogada nasceu de um cruzamento da esquerda, que o centroavante estufou forte para o gol. Numa confusão geral na área argentina, Fernandez descontou. Logo em seguida, porém, a Argentina fez o quarto. Desta vez quem falhou foi o goleiro do Chile, que saiu jogando errado. Messi dominou, tabelou com Higuain e devolveu para o atacante do Real fazer o terceiro dele.

PERU 2x0 PARAGUAI
Vice-campeão da Copa América, o Paraguai decepcionou na sua estreia nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2014. Nesta sexta-feira, no jogo que fechou a primeira rodada, a equipe do técnico Arce foi derrotada por 2 a 0 pelo Peru, em Lima.
E o resultado ficou até barato para o time paraguaio, que foi dominado durante todo o tempo, desde os primeiros minutos, e correu o risco de levar uma goleada. O placar poderia ter sido aberto no primeiro tempo, mas Guerrero desperdiçou a melhor chance criada pelos peruanos, aos 42 minutos.

Na segunda etapa, ele compensou. Logo no primeiro minuto, Farfán roubou bola no ataque, arrancou e tocou para Guerrero, que driblou o goleiro e tocou para o gol vazio. A pressão seguia apesar da vitória peruana. Pizarro, Vargas e Farfán infernizavam a zaga paraguaia, que sucumbiu novamente aos 27. O jogador do Schalke 04 tocou de calcanhar para Pizarro, que foi à linha de fundo e cruzou para Guerrero marcar.

CBF define calendário 2012

Por Mateus Vilar Schuler (@reportermateus)
Com poucas mudanças, a CBF divulgou nesta sexta-feira o calendário do futebol brasileiro para o próximo ano. A principal diferença está nas semanas em que haverá futebol nos Jogos Olímpicos de Londres, entre os dias 25 de julho e 11 de agosto. Durante este período estarão mantidas as rodadas do Campeonato Brasileiro e da Copa Sul-Americana, o que pode causar desfalques em algumas equipes.

Esta situação deverá se repetir ao longo de todo o Campeonato Brasileiro. Durante a competição acontecerão dez datas Fifa, na qual deverão ocorrer partidas da Seleção Brasileira. Como é de costume, o torneio nacional não será paralisado na maioria destas rodadas.

A arrancada do futebol brasileiro em 2012 terá início no dia 22 de janeiro, com a abertura dos campeonatos estaduais. Eles terão 23 datas disponíveis e terminarão até o dia 13 de maio. Neste período, alguns clubes estarão em meio à disputa da Libertadores, que começa no dia 25 de janeiro e termina em 4 de julho, e outros na Copa do Brasil, que vai de 7 de março a 25 de julho.

Competição mais tradicional do futebol nacional, a Série A do Campeonato Brasileiro começará no dia 20 de maio e vai até 2 de dezembro, enquanto a Série B vai de 19 de maio a 24 de novembro. A Sul-Americana vai do dia 8 de agosto a 12 de dezembro e o Mundial de Clubes da Fifa, de 6 a 16 de dezembro.

As principais mudanças, entretanto, aconteceram nas Séries C e D, que tiveram o início e o final antecipados. A Terceirona começará em 27 de maio e vai até 7 de outubro. Por outro lado, a quarta divisão será disputada entre 27 de maio a 30 de setembro. Isso indica que os clubes que disputarem estas competições ficarão, no mínimo, quase três meses parados.


Gostou? Compartilhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More