Ele está literalmente "ferrado". Vai ter que lidar com uma pressão capaz de fritar o juízo de qualquer ser normal. Que diga o Anão que treinou a seleção na última copa... Quanto à escolha: Para mim ele é o melhor nome disponível no Brasil, no entanto é pela falta dos 3 nomes que tem mais potencial que ele para o cargo: Felipão assumiu o palmeiras, Luxemburgo não treina mais com o mesmo comprometimento de outrora e Muricy não aceitou.Mas o que devemos esperar do Mano? Primeiramente uma mudança de filosofia. Sai a arrogância de Dunga, e entra a seriedade de Mano Menezes. Sai o futebol fraco, de pouca movimentação, pouca articulação e entra o futebol de resultados razoavelmente agradável de Mano Menezes. Este é um treinador que se espelha bastante nos esquemas táticos do momento: 4-2-3-1 e 4-1-4-1, sendo inclusive um dos precursores destes esquemas no Brasil. Jogando no 4-2-3-1, menezes ganhou a série B 2008, o paulistão 2009 a copa do Brasil deste mesmo ano. Mano é um técnico que possui um conhecimento tático bom, sabe criar retrancas e sabe atacar. Prefere jogar ofensivo, mas não tem medo nenhum de retrancar o seu time. E o principal: Tem currículo em competições de mata-mata, sabendo motivar suas equipes da forma certa, vendendo a derrota a preços altíssimos. Visto que já chegou à final da libertadores pelo grêmio, e foi campeão e vice campeão da copa do Brasil pelo Corinthians Paulista.
Para mais informações sobre o 4-2-3-1 veja o post sobre esse modelo tático.
Vamos aos conceitos táticos usados por Mano:
Vamos aos conceitos táticos usados por Mano:
- Mano gosta de um articulador central ou "Camisa 10" que distribui o jogo; (Douglas, Tcheco, Danilo)
- Mano gosta de que todos recomponham a marcação em velocidade;
- Num time do Mano todas as funções têm funções defensivas previamente estabelecidas;
- Mano gosta de meias extremos (wingers) que tenham velocidade e saibam finalizar; (Jorge Henrique, Diego Souza, Dentinho, Carlos Eduardo)
- Gosta de volantes que saibam ajudar na armação das jogadas (Elias, Lucas, Anderson).
- Goleiros:Renan (Avaí), Jefferson (Botafogo) e Victor (Grêmio)
- Laterais: Rafael (Man Utd); Marcelo (Real Madrid); André Santos (Fenerbahçe) e Daniel Alves (Barcelona)
- Zagueiros: David Luiz (Benfica), Henrique (Racing), Rever (Atlético-MG), Thiago Silva (Milan)
- Meias: Ederson (Lyon), Carlos Eduardo (Hoffenheim), Hernanes (São Paulo), Sandro (Internacional), Paulo Henrique Ganso (Santos), Lucas (Liverpool), Jucilei (Corinthians), Ramires (Benfica).
- Atacantes: Robinho (Santos), Neymar (Santos), Alexandre Pato (Milan), André (Santos), Diego Tardelli (Atlético-MG).
0 comentários:
Postar um comentário