segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Série – Estádios a Seguir Exemplo-Espanha e Portugal

Por Heitor Barros

Depois da Alemanha chegou a vez de mostrar os estádios da penísula Ibérica. Vamos aos estádios!

Espanha:

L'Estadi (Camp Nou) Stadium in BarcelonaCamp Nou: O estádio do Barcelona é um dos maiores em capacidade do mundo. A capacidade do estádio é de quase 98.000 pessoas sentadas. No complexo esportivo, possui um museu com a história do Barça, a sede patrimonial e administrativa do clube e um “Mini Estádio”(20.000 pessoas), um ginásio multiuso (8.000 lugares) e dormitórios para os jogadores da base. Sediou a copa do mundo de 1982 e a eurocopa de 1964. Já existe um projeto para reforma.

L'Estadi (Camp Nou) Stadium in Barcelona

Estadio Santiago Bernabeu Stadium in MadridSantiago Bernabeu: O estádio do poderoso Real Madrid faz jus ao clube. Se o estádio tiver lotação máxima, terá 80.354 espectadores. Foi o estádio da final da Eurocopa de 1964, da final do mundial de 1982 e da Liga dos Campeões de 2009/2010. Tem uma estação de metro própria, e por 15 euros, turistas podem fazer um “tour” pelo estádio. Também tem um museu no complexo.

Estadio Santiago Bernabeu Stadium in Madrid

Estadio Vicente Calderón Stadium in MadridVicente Calderón: O Estádio Vicente Calderón, que pertence ao Atlético de Madrid, é um estádio 5 estrelas da UEFA. Tem capacidade de receber quase 55.000 pessoas (54.851). Foi o 1º estádio do mundo a ter seus assentos totalmente cobertos, o qualificando para muitos torneios internacionais da época, inclusive a copa do mundo de 1982.

Estadio Vicente Calderón Stadium in Madrid

Estadi Olímpic Lluís Companys in BarcelonaEstádio Olímpico Lluís Companys:  Outro Estádio 5 estrelas na Espanha, é o Estádio Olímpico Lluís Companys. Situado em Barcelona, foi reconstruído para os jogos olímpicos de Barcelona. Tem capacidade para 56.000 pessoas. E foi a casa do Espanyol depois da demolição do estádio Sarriá. Outra curiosidade do estádio, foi a utilização do estádio como paddock no Grande Prêmio Barcelona de Fórmula 1, em 1972.

Estadi Olímpic Lluís Companys in Barcelona

Estadi Cornellà-El Prat Stadium in Cornellà-El PratEstádio Conellà-El Prat: Se vocês perceberam no texto acima, o Estádio Olímpico foi a casa do Espanyol. A casa do Espanyol agora é o Estádio Cornellà-El Prat. Construído em 2009, custou 60 milhões de euros. e tem capacidade para 40.500 pessoas. O estádio tem esse nome pois fica nos limites das cidades de Cornellà e El Prat. O clube planeja vender o direito de nomeação do estádio, Mas, após a morte do capitão Daniel Jarque, outras pessoas tem a proposta de homenagea-lo com o nomeação do estádio. Apesar de mais moderno, o estádio não é considerado 5 estrelas.

Estadi Cornellà-El Prat Stadium in Cornellà-El Prat

Estadio Mestalla Stadium in ValenciaEstádio Mestalla: O Próximo estádio também não é 5 estrelas, mas é um dos mais conhecidos. O Estádio Mestalla pertence ao Valência. Inaugurado em 1923, tem capacidade de 55.000 pessoas. está vivendo seus últimos anos de existência, já que o Valência está construindo um novo estádio: o Nou Mestalla, com capacidade para 75.000 pessoas. As obras estão paradas, devido o Valência apresentar uma crise financeira. Ainda não se sabe quando o estádio será terminado.

Estadio Mestalla Stadium in Valencia

Veja Como ficaria o Nou Mestalla:

Nou Mestalla in Valencia

Estadio La Cartuja Stadium in SevillaAproveito para deixar um aviso. Alguns estádios da copa de 2014 (Pernambuco, Cuiabá, Manaus) correm risco de, depois da copa, se transformarem em “Elefantes Brancos”. O exemplo vem da Espanha. O Estádio Olímpico de Sevilha ou Estádio de La Cartuja fica vazio quase que 320 dias ao ano. O estádio é considerado 5 estrelas pela UEFA e tem capacidade para 57.619. O estádio foi usado até para jogos da Copa Davis (Tênis). Porém, o estádio pode ter dias melhores. Sevilla e Bétis têm intenção de reformar seus estádios (razão pela qual o estádio não é usado) e prometem mandar os seus jogos no local.

Estadio La Cartuja Stadium in Sevilla

A Causa lembra Pernambuco. Clubes grandes do estado se negando a jogar no local por já possuirem seus estádios. O Trio de Ferro (Sport, Náutico e Santa) e Sevilla e Bétis. Distantes, mas iguais nesse aspecto.

Portugal:

Estádio do Dragão Stadium in PortoEstádio do Dragão: O estádio do Porto foi contruído para a Eurocopa de 2004. Foram investidos 98 milhões de euros (atualmente, quase 227 milhões de reais). A capacidade dele é de 50.399 torcedores. Foi o 1º estádio europeu a ganhar o prêmio Green Light (uso racional de energia e qualidade de iluminação). Tem 1.186 lugares de estacionamento. É considerado um estádio padrão A, podendo sediar qualquer envento futebolístico do mundo.

Estádio do Dragão Stadium in Porto

Estádio da Luz Stadium in LisboaEstádio da Luz: O Estádio da Luz é considerado pelo Inter de Porto Alegre a inspiração para o novo Beira-Rio. Foi o Palco da final da Euro 2004 e custou 120 milhões de euros. A capacidade do estádio é 65.647 pessoas. Já atingiu 6 milhões de torcedores. Pertence ao Benfica de Lisboa.  E é um estádio 5 estrelas segundo a UEFA. Além da final da Euro 2004, foi o palco da apresentação pública das novas sete maravilhas do mundo.

Estádio da Luz Stadium in Lisboa

Estádio Alvalade XXI Stadium in LisboaEstádio José Alvalade: Pertence ao Sporting Lisboa. O estádio possui a capacidade de 52.000 lugares, todos sentados e cobertos Além de 1600 vagas de estacionamento (30 para deficientes físicos). Faz parte do estádio um complexo poliesportivo, uma loja, denominada Alvaláxia, uma academia famosa em Portugal e uma Clínica. Foi o 1º estádio português a ter 5 estrelas da UEFA. O estádio também recebe shows. Já recebeu os Guns n’ roses, Micheal Jackson, ACDC e U2. Custou quase 154 milhões de euros e foi sede da Euro 2004 e da final da Copa da UEFA (atual liga europa) 2004/2005.

Estádio Alvalade XXI Stadium in Lisboa

Estádio Municipal de Braga Stadium in BragaEstádio Municipal de Braga: Pode ser considerado uma obra prima da arquitetura portuguesa. Utilizado pelo Braga, o estádio é conhecido como “A Pedreira”, pelo fato de ser construído em um monte e presevar parte do monte. Seu teto foi inspirados em pontes incas. Sediou a Euro 2004. Sua capacidade é de 30.154 lugares sentados e o estádio custou 161 milhões de euros. Atualmente, uma empresa chamada AXA dá nome ao estádio.

Estádio Municipal de Braga Stadium in Braga

Em Portugal, ainda podemos destacar os estádios: Algarve, Cidade de Coimbra, Aveiro, D. Afonso Henriques, Dr. Magalhães Pessoa.


0 comentários:


Gostou? Compartilhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More