sábado, 27 de novembro de 2010

Um espetáculo chamado Série B chega ao fim

Por Gabriel Lago


Neste sábado, chegou ao fim mais uma edição do Campeonato Brasileiro da Série B. Mas será que poderíamos chamá-la de mais uma? No primeiro ano de sua existencia, o Quem Não Faz... Leva! teve a honra de acompanhar a mais espetacular Série B da história. O maior campeonato de segunda divisão do mundo contou com o acesso de quatro grandes equipes: a poderosa e favorita Coritiba, que queria apagar a imagem negativa deixada na última rodada da Série A de 2010, a jovem Figueirense, que revelou um futebol leve e atraente, a guerreira Bahia, de torcida apaixonada e belos gols, e a surpresa América-MG, estável e de defesa segura.

A classificação do América, aliás, só veio neste sábado. Com o empate sem gols com a Ponte Preta, em Campinas, o Coelho pôde comemorar o retorno à Série A, depois de oito anos. O Mequinha esteve ameaçado apenas pela Portuguesa, que mesmo com vitória sobre o Sport, na Ilha do Retiro, por 2 a 1, ficou de fora da Primeirona por 1 ponto.

O América-MG segurou a Ponte Preta e garantiu acesso à Série A

Mas a Segundona não foi só de alegrias. Duas equipes juntaram-se a Ipatinga e Santo André na vergonha da queda à Série C. E essas duas equipes choraram juntas, no mesmo jogo. Brasiliense e América-RN eram as duas equipes com menos chances de escapar do decesso, e enfrentaram-se no Machadão na esperança de continuarem na Série B. O placar de 2 a 1 para o Brasiliense, porém, acabou rebaixando as duas equipes. Tudo porque o Vila Nova venceu o São Caetano por 2 a 1, no Serra Dourada, e o Guaratinguetá surpreendeu o campeão Coritiba, em Couto Pereira em festa, por 3 a 2.

A festa do Coritiba, inclusive, foi grande. Mesmo com a derrota, a torcida do Coxa comemorou bastante o título da competição e a volta à elite, após a tragédia na última rodada da Série A do ano passado, que levou o fechamento do Couto Pereira por boa parte do ano e a queda da equipe para a Segundona. Comemorações também em Florianópolis, com a torcida do Figueirense festejando com vitória sobre o Paraná, por 4 a 2, e em São Paulo, com a torcida do Bahia. Isso mesmo. Com o apoio de 5000 apaixonados, entre eles o meia Jorge Wágner, do São Paulo, o Bahia comemorou a volta à Primeirona, depois de já ter figurado na Série C. Apesar da derrota or 2 a 0 para o Bragantino, os baianos não deixaram de comemorar.

Todos os resultados da última rodada da Série B 2011:

Sexta, 26/11:

Santo André 1 x 0 Náutico
Duque de Caxias 1 x 1 ASA-AL

Sábado, 27/11:

Ipatinga 2 x 2 Icasa
Bragantino 2 x 0 Bahia
Figueirense 4 x 2 Paraná
Coritiba 2 x 3 Guaratinguetá
Ponte Preta 0 x 0 América-MG
América-RN 1 x 2 Brasiliense
Vila Nova 2 x 1 São Caetano
Sport 1 x 2 Portuguesa

Confira a classificação definitiva da competição:



A equipe do Quem Não Faz... Leva! quer parabenizar Coritiba, Figueirense, Bahia e América-MG pelo acesso à Série A, e deseja melhor sorte para América-RN, Ipatinga, Brasiliense e Santo André para o próximo ano.


0 comentários:


Gostou? Compartilhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More