quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Estádios a Seguir Exemplo - Itália e França:

Por Heitor Barros

Depois de Espanha e Portugal e Alemanha, a Série Estádios a Seguir Exemplo continua a toda vapor. Os estádios agora são de dois pólos futebolísticos: Itália e França. Ambas sediaram copas do Mundo (Itália em 1934 e 1990 e França em 1938 e 1998). Inclusive, todos os estádios de que falarei (menos o Stade de France) sediaram as duas copas. Portanto são estádios antigos, mas modernos. A França será a sede da Eurocopa de 2016 (derrotando a própria Itália e a Turquia). A França já sediou a Euro de 1960 e 1984. A Itália sediou a Euro em 1968 e 1980.

ITÁLIA:

Estádio San Siro (Giuseppe Meazza): O estádio recebe duas denominações. San Siro, porque é o nome do distrito onde ele se localiza, e Giuseppe Meazza, por conta de um grande ídolo da história do Inter de Milão. O estádio é usado pelo Milan e pela Inter de Milão. Pertence a prefeitura de Milão e tem capacidade para 80.000 pessoas. Além das copas de 34 e 90, sediou 3 finais da Champions e o último jogo oficial do Rei Pelé. Nunca sediou uma Eurocopa.

Stadio Olimpico Stadium in RomaEstádio Olímpico de Roma: O Estádio Olímpico de Roma sofreu 3 grandes reformas. A última devido a copa de 1990. O estádio inaugurado em 1910 tem capacidade para quase 83.000 e recebe os jogos da Lazio e Roma. Sediou (Além das copas de 1934 e 1990)  a final da Champions de 2008/09, vencida pelo Bracelona, e as Eurocopas de 1968 e 1980.  Também recebe algumas competições de Atletismo.

Stadio Olimpico di Torino Stadium in TorinoEstádio Olímpico de Turim: Era o principal estádio de Turim até a construção do estádio Delle Alpi (Foi demolido em 2008). Porém, com a reforma para as Olímpiadas de inverno (onde sediou a abertura), foi modernizado e voltou a ser o principal estádio da cidade. Além da abertura das olimpíadas de inverno, a Eurocopa de 1980. Sua capacidade é de 27.500 torcedores. Com o novo estádio da Juventus, o Torino se tornou o único mandante do estádio.

Stadio Olimpico di Torino Stadium in Torino

Juventus Arena in TorinoJuventus Arena: No local do antigo estádio Delle Alpi, a Juventus construiu seu estádio particular. Com capacidade para 41.000 pessoas, a inauguração oficial do estádio acontecerá na 1ª rodada do italiano, quando a Juventus enfrentar. A Juventus se tornou o 1º gigante italiano com estádio próprio. O estádio custou 276 milhões, mas barato que todos os estádios do Brasil para a copa, com exceção da Arena da Baixada. Estádio bom, nem sempre é estádio caro…

Juventus Arena in Torino

Stadio Luigi Ferraris in GenovaEstádio Luigi Ferraris: Estádio localizado na cidade de Gênova. No estádio atuam as equipes da Sampdoria e do Genoa. Têm Capacidade para um pouco mais de 36.500 torcedores. Têm esse nome em homenagem a um capitão do Genoa e herói da Itália na 1ª guerra.

Stadio Luigi Ferraris in Genova

Outros estádios importantes: San Paolo (Nápoles), Artemio Franchi (Florença), Estádio San Nicolas (Bari)

FRANÇA:

Stade de France Stadium in Saint DenisStade de France: Único estádio desta seleção que não sediou 2 copas, o Stade de France foi o palco de uma das maiores decepções da seleção brasileira: A final da Copa de 1998. O estádio é mais utilizado pela seleção francesa, devido a preferência dos clubes pelo Parc des Princes. Sediou também a Final da Copa do Mundo de Rugby em 2007 (3º evento esportivo mais assistido no mundo). Será sede da Eurocopa de 2016 (Sua 1ª Eurocopa)

Stade de France Stadium in Saint Denis

Stade Vélodrome Stadium in MarseilleStade Vélodrome: Estádio localizado na cidade de Marselha. Seu proprietário é o Olympique de Marselha. Seu nome é devido a pista de ciclismo que existia em volta do campo. Sediou as Copas do Mundo de Futebol de 38 e 98 e da Copa do Mundo de Rugby de 2007. Sua capacidade é de 60.000 pessoas. Também será sede da Eurocopa de 2016. Será sua 3ª participação na Eurocopa (1960 e 1984).

Stade Vélodrome Stadium in Marseille

Stade de Gerland Stadium in LyonStade Gerland: É a casa do Lyon na França, localizado na cidade que dá nome ao time. Têm capacidade para 43.000 pessoas. Foi nesse estádio que o jogador de camarões, Marc-Vivien Foé, morreu durante o confronto entre Camarões e Colômbia. Sediou Eurocopa (1960 e 1984) e será uma das sedes da Euro-2016. Além das copas de 38 e 98, e do Campeonato Mundial de Rugby. Uma das curiosidades desse estádio, é que ele foi terminado por prisioneiros alemães da 1ª guerra.

Stade de Gerland Stadium in Lyon

Stade Parc des Princes Stadium in ParisStade Parc des Princes: Traduzido como Estádio Parque dos Princípes, O estádio tem como proprietário o Paris Saint-German (PSG), antigo clube de Ronaldinho e principal clube de Paris. Inaugurado em 1897, o estádio fica mais perto do centro de Paris. Por isso, tem mais jogos durante o ano do que o Stade de France. Sua capacidade é de 48.500 pessoas. Existe um projeto de ampliação do estádio para 54.000 pessoas. Sediou 3 finais da Champions League (56, 75 e 81), A copa do mundo de Rugby de 2007 e foi o palco da Final da Eurocopa de 1984.

Stade Parc des Princes Stadium in Paris

Outros estádios sedes de 1998: Stade Félix-Bollaert (Lens), Stade de la Beaujoire (Nantes), Stadium Municipal de Tolouse (Tolouse), Stade Geoffroy-Guichard (Saint-Ettiene), Stade Chaban-Delmas (Bordeaux), Stade de la Mosson (Montpellier).

Semana que vem teremos os Estádios da Inglaterra. Até lá!


0 comentários:


Gostou? Compartilhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More