Por Heitor Barros
O Flamengo conquistou a Taça Guanabara e está classificado para a final do cariocão (a não ser que conquiste a Taça Rio, aí o Flamengo será campeão Carioca). E o título veio graças a Ronaldinho Gaúcho, em sua especialidade: a cobrança de faltas.
O jogo começou com algo inusitado: Ronaldinho jogando de centroavante. Vanderlei Luxemburgo sacou Deivid para colocar Bottinelli. A intensão de Luxemburgo era colocar 3 meias para municiar o Gaúcho, mas com uma má atuação de Bottinelli e Thiago Neves, o esquema não deu certo. Enquanto isso, o Boavista não conseguia executar sua proposta de jogo, que era de jogar nos contra-ataques. Isso foi o que aconteceu no 1º tempo. Um Flamengo pouco criativo, e um Boavista sem contra atacar. Porém, no finalzinho, as duas equipes aproveitaram erros adversários para criar boas chances de gol
No 2º tempo, uma alteração mudou o Flamengo: Bottinelli saiu para a entrada do jovem Negueba. Com a alteração, até o Boavista melhorou no jogo, mas não conseguia criar lances perigosos. Luxa fez mais uma alteração: Diego Maurício entrou no lugar de Egídio, deslocando Renato para a lateral esquerda.
Porém, o lance que decidiria a partida veio aos 25 minutos. Thiago Neves foi derrubado perto da área. Ronaldinho foi cobrar e bateu como se ainda estivesse no Barcelona. O jogador bateu no cantinho, e o goleiro Thiago não pulou. 1 a 0 Flamengo. Depois, Vanderlei se fechou e ainda viu Frontini, atacante do Boavista, ser expulso. Mas o título já estava nas mãos do Flamengo.
Ronaldinho ergue a Taça GB (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
Ficha Técnica:
Jogo: Flamengo 1 x 0 Boavista
Local: Estádio Olímpico João Havelange (Engenhão)
Data: 27 de fevereiro
Horário: 16 Horas
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (FIFA)
Assistentes: Dibert Pedrosa Moisés e Luiz Antônio Muniz de Oliveira
Renda: R$ 1.198.930,00
Público Pagante: 36.102 pessoas
Público Presente: 41.708 pessoas
Flamengo: Felipe; Léo Moura, Welinton, David e Egídio (Diego Maurício); Maldonado e Willians; Thiago Neves (Ronaldo Angelim), Bottinelli (Negueba) e Renato Abreu; Ronaldinho.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
Boavista: Thiago; Bruno Costa (Joilson), Gustavo, Santiago e Paulo Rodrigues (Max); Júlio César, Edu Pina, Leandro Chaves e Tony; André Luís (Raphael Augusto) e Frontini.
Técnico: Alfredo Sampaio.
Olaria também conquista título.
O Olaria venceu o Resende nos pênaltis e garantiu o título do Torneio Walter Rodrigues, que funcionava como um torneio do interior. A partida ocorreu antes da final da Taça Guanabara. O título do Olaria veio nos pênaltis, após empate no tempo normal por 1 a 1. Nos pênaltis, a equipe da Rua Bariri venceu por 3 a 1 e faturou o caneco.
Ficha Técnica:
Jogo: Olaria 1 (3) x 1 (1) Resende
Local: Estádio Olímpico João Havelange (Engenhão)
Data: 27 de fevereiro
Árbitro: Antônio Frederico de Carvalho Schneider
Assistentes: Ralph Coutinho Carneiro e Ricardo Nogueira da Silva
Resende: Eduardo; Wellington, Rogério, Anderson e Kim; Valdeir, Léo Silva, Gabriel (Léo) e Marcel; Marcelo Régis (Elias) e Alexandro (Ramon).
Técnico: Paulo Campos.
Olaria: Renan; Ivan, Thiago Eleutério, Rafael e Calisto; David, Danilo (Renato Cardoso), Victor (Fábio) e Renan Silva (Vinícius); Felipe e Waldir.
Técnico: Cleimar Rocha.