quarta-feira, 27 de abril de 2011

Com 2 gols de Messi, Barcelona vence Real em Madrid e leva vantagem para casa

Por Heitor Barros

Barcelona e Real Madrid se enfrentaram hoje no Santiago Bernabéu, em duelo válido pela 1ª partida da semifinal da Champions League. E o Barcelona venceu por 2 a 0 (Curiosamente, o mesmo resultado obtido pelo Manchester United encima do Schalke na Alemanha) com 2 gols de Lionel Messi. O luso-brasileiro Pepe foi expulso por falta em Dani Alves, o que piorou a situação do Real na partida (a expulsão foi antes do 1º gol do Barça).

O JOGO:

No 1º tempo a proposta do Real Madrid era de segurar o ímpeto catalão e contra-atacar. Estratégia utilizada nos dois últimos confrontos, em qual o Real Madrid empatou um e venceu outro. a estratégia do Real funcionava, mas quando Messi e Xavi tinham liberdade geravam perigo para o gol de Casillas.

Retrancado, o Real Madrid praticamente não deixava o Barcelona atacar, o que deixava o clube catalão a fazer o que mais gosta: ter a posse de bola. Sem muitas chances, a melhor do Barcelona no 1º tempo foi quando Messi lançou Xavi e o meia espanhol chutou para defesa de Casillas.

Mas aos 30 minutos o Real decidiu atacar mais, o que deixou o jogo mais truncado. Dí Maria começou a fazer seu estilo de jogo. Partindo para cima dos zagueiros e cavando faltas, principalmente em cima de  Daniel Alves, o que acabou deixando o lateral irritado. Quem também reclamou de um jogador do Real Madrid foi Pedro, que alegou ter tomada um soco de Arbeloa.

Ânimos exaltados e Real levando perigo. O time da capital quase chegou a abrir o marcador com Cristiano Ronaldo, mas o português parou em Victor Valdés. Este foi o último bom lance do 1º tempo, que acabou com discussão na saída de campo, que levou na expulsão do goleiro reserva do Barcelona, Pinto, que deu um tapa em Arbeloa.

José Pinto arruma confusão no intervalo do jogo (Foto: Getty Images)José Pinto, mesmo sendo reserva, acabou expulso ao discutir com jogadores madrilenhos (Getty Images)

O 2º tempo continuou nervoso e com pequena vantagem Madrilenha, que voltou para o jogo com Adebayor no lugar de Özil. A alteração melhorou o Real, mas quando o time estava perto do 2º gol, Pepe, que vinha fazendo uma boa partida, chegou de forma imprudente em Daniel Alves, e foi expulso. Inconformado, Mourinho não parava de reclamar da arbitragem e foi expulso e acabou em uma cadeira do lado do banco de reservas.

Com a expulsão o Barça cresceu. Pedro chegou perto da área e cavou pênalti em cima de Marcelo. Os dois discutiram. Para mim, esse lance foi crucial. Vocês entenderão porque.

Além do Barcelona, Villa melhorou no jogo. Pelo lado direito, o atacante levou perigo, mas Casillas defendeu. A bola voltou para Pedro, que, desequilibrado, perdeu gol. Mas depois, vemos no replay que Marcelo pisou no atacante, que sentiu dores no local, e acabou saindo para a entrada de Afellay.

E foi justamente Afellay que fez a jogada para o 1º gol. O holândes recebeu passe de Xavi, aproveitou escorregão de Marcelo, e tocou para Messi fazer seu 10º gol na Champions 2010/11.

Aumentando a posse de bola, o Barça parecia satisfeito com o resultado. Mas acabou fazendo o 2º. Messi arrancou, passou por 2 marcadores e fez um golaço. 11º gol de Messi em 11 jogos na atual Liga dos Campeões. Messi é o artilheiro da competição.

Para se classificar, o Real Madrid precisa de uma vitória por 3 gols, ou vitória por 2 gols apartir do resultado de 3 a 1.

Messi comemora gol do Barcelona contra o Real Madrid (Foto: AFP)Messi comemora o segundo gol do Barcelona. Festa na casa do rival (Foto: AFP)

FICHA TÉCNICA
REAL MADRID 0 X 2 BARCELONA
Local:
Estádio Santiago Bernabéu, em Madri (Espanha)
Data: 27/04/2011, quarta-feira, 15h45 (de Brasília)
Árbitro: Wolfgang Stark (ALE)
Assistentes: Jan-Hendrik Salver e Mike Pickel (ambos ALE)
Cartões amarelos: Arbeloa, Sérgio Ramos e Adebayor (Real Madrid); Daniel Alves e Mascherano (Barcelona)
Cartão vermelho: Pepe (Real Madrid); Pinto (Barcelona)
Gols: BARCELONA: Messi, aos 31 e aos 43 minutos do segundo tempo
Real Madrid: Casillas; Arbeloa, Sérgio Ramos, Albiol e Marcelo; Pepe, Lass Diarra e Xabi Alonso; Özil (Adebayor), Cristiano Ronaldo e Di María. Técnico: José Mourinho.
Barcelona: Valdés; Daniel Alves, Piqué, Mascherano e Puyol; Xavi, Busquets e Keita; Pedro (Afellay), David Villa (Sergi Roberto) e Lionel Messi. Técnico: Josep Guardiola.

 


0 comentários:


Gostou? Compartilhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More